Para a mulher que gosta de se cuidar

Menstruar ou não menstruar?

Menstruar ou não menstruar?

Esse é um assunto que ainda causa muita polêmica. Há o lado dos que são totalmente contra interromper a menstruação. O que eles alegam? Que menstruar é natural e que se você parar pode fazer mal a sua saúde. Mas afinal existe comprovação científica de que parar de menstruar pode prejudicar a saúde?

O tema dividiu a opinião dos médicos e, pior, confundiu a cabeça das mulheres. A boa notícia é que toda essa controvérsia serviu de estímulo à realização de um estudo científico que testou cada um desses métodos para responder definitivamente se vale a pena parar de menstruar.

Para alguns especialistas, suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como também seria o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual. Até existe certo consenso entre os especialistas quanto ao uso de hormônios para tratar doenças, mas boa parte deles discorda da prescrição para casos de TPM ou apenas pela praticidade de não menstruar mais.

Entre os principais motivos dos que se opõe está o fato de que, com a suspensão da menstruação, perderiam-se duas funções importantes da menstruação: indicar para o organismo que 1) o óvulo não foi fecundado e 2) que está tudo correndo bem com o organismo.  A ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. Ou seja, ao se interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento.

Essas questões foram colocadas à prova em um estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foram acompanhadas voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. O objetivo era verificar o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado: checar se amenizavam os sintomas, interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam efeitos colaterais.

Menstruar ou não menstruar?

Conclusão

Durante os dois anos de acompanhamento no estudo, não se comprovou nada que interromper a menstruação pode causar algum dano à saúde da mulher.

Em relação aos sintomas físicos da TPM (inchaço, cólica e dor de cabeça), o implante de progesterona, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação.

Quanto às pílulas, se você já toma e não tem efeitos colaterais, elas também são eficazes. Porém, muitas mulheres alegaram que a menstruação não foi totalmente interrompida, houve pequenos sangramentos irregulares (chamados pelos ginecologistas de spotting).

Ao interferir nos processos naturais do organismo, todos os medicamentos apresentam vantagens e desvantagens. Inclusive há situações em que a suspensão da menstruação pode até salvar vidas.

Na verdade, cada caso é um caso: você deve fazer o que te faz sentir melhor. Se você menstrua e é feliz, se sente bem, continue menstruando, mas se a menstruação te aborrece, prejudica seu bem-estar, procure auxílio de um médico para fazer o tratamento adequado para você.

228 comentários para “Menstruar ou não menstruar?”

  1. Avatar de Zilda Alves

    Eu uso gestinol 28 há quase 1ano , e ainda sinto dores nos ovários sera normal e fora os sangramentos que são com freguesias !!!

    1. Avatar de Mayara

      Acredito que é melhor ir a um ginecologista pra ver se você não tem sistos.

    2. Avatar de Neyva Andreia Viana

      meu nome e neyva tenho 34 anos tive quatro gestacoes tres vivose um natimorto fiquei ipertensa depois da gravidez tem dois anos que fiz uma laquiadura e parei de mestruar a dois anos fiz todos tipo de exame e nao deu nada todo mes aida sinto aquelas colicas mas nao desce nada, esso e normal tenho 10 anos de pressao alta.

  2. Avatar de Silvanira

    Oi eu tomo tamisa 30 a mais de um ano nao sinto mais dor nem sagramento e nem desmaior mais tomo sem para tem cisto e mioma

  3. Avatar de Jaqueline

    olá mim chama Jaqueline , comecei a tomar o tamisa 30 no segundo dia da mestruação pq esqueci de tomar no 1..tem algum problema?
    mim ajudem to super curiosa
    bjos!

    1. Avatar de Mariana

      Olá , vc é Índia?

  4. Avatar de Fabiane Cardoso

    Bom dia eu tomo Elaine 28 uso contínuo fui no médico ele pediu todos o exame está tudo , mais depois de um tempo, avezes eu sinto minha barriga mexer, não é sempre que isso acontece, um exemplo como sé foce um mãe do corpo, por favor mi ajude, muito obrigado .

  5. Avatar de Roseli

    Boa noite, parar de menstruar, corro o risco de engordar?

  6. Avatar de Bárbara

    Ola, boa tarde, gostaria de saber se é normal ter muita dor e não ter muito sangue? Sei que vai dizer que não é normal, mas fui ao medico e ele disse que esta tudo certo comigo, mas eu sinto muita dor, chego a deitar no chão, vomito muito, não mais o que fazer poderia me ajudar.

  7. Avatar de Andreia

    Bom dia sou Andreia,
    Gostaria de saber se usar o TRANZANIN , usando o DIU, se esse remédio pode afeta o diu de alguma forma?
    ️️Pq eu sangro muito, mas mto mesmo, ️vcs não tem noção , já estou até com anemia , e este remédio tranzamim foi minha mãe ️Q está tomando e disse pra eu tomar tbm ️Q irei melhorar no sangramento , e ️️aki onde moro pra ter uma vaga no gineco, é difícil .
    Obrigada pela atenção !!!!
    Me responda por favor 😘

  8. Avatar de Andreia

    Esqueci de dizer onde moro
    Moro em Parque araruama São João de Meriti
    Baixada fluminense rj
    Andreia

  9. Avatar de Vanessa Santos Pastor De Oliveira

    Bom eu queria saber , tomo Tâmisa 30 sem parar mais agora quero mestrur é possível tomar Tâmisa 30 e mestruar?

  10. Avatar de Núbia

    Olá! Meu nome é Nubia. Moro em Manaus. Também tomo gestinol 28,devido um mioma intramural. Perdia bastante sangue no meu período menstrual,com pedaços de sangue grosso! A minha ultima menstruação durou quase que 30 dias. E como também tinha que fazer uma biópsia, voltei na minha ginecologista, pedindo Que me desse um remédio pra para com a menstruação, ela me indicou * gestinol28 * Tudo bem,tenho 17 dias hoje,tudo normal… Apenas com SINTOMAS DE QUEM ESTAR PARA MENTRUAR,ENTÃO ALGUÉM AI DA INTERNET, PODE ME AJUDAR?! EH NORMAL EU SENTIR ESSE SINTOMA DE QUEM VAI MENTRUAR,JÁ QUE EU ESTOU TOMANDO ,O GESTINOL 28. VAI PASSAR ESSE SINTOMA?

  11. Avatar de Gabriela

    Oi eu tomo tamisa 30 sem parar a mais de cinco anos foi a melhor solução para os meus problemas o fato é q minha ginecologista me indicou tomar em quatro em quatro meses mais as vezes sai um pouco de sangue com uma borra marrom queria saber de algo para solucionar isso.

  12. Avatar de Solange

    eu uso de tamisa 30 sem para e me sinto otima ,e nao engordei por isso,foi a melhor coisa pra mim.

  13. Avatar de Julia

    Me ajudem eu tomava Tâmisa 30 já faz tempo mudei para o Tâmisa 30 sem parar q não pode mestrua né….teve um dia q não cheguei a mestrua mais saiu um pouquinho só sujando o absorvente passo os dias normal…hj fui no banheiro agora e tbm saiu quando fui me secar…posso estar grávida?

  14. Avatar de Gleyce Kelly

    olá bom dia, meu nome é gleyce kelly, tenho 17 anos. eu tomava tantin, mas não me dei bem. ficava passando mal e isso atrasou minha menstruação.
    mestruei no dia 10 de fevereiro, vou tomar outro anticoncepcional passada pela ginecologista, posso seguir o tratamento? ou tenho que esperar a menstruação vim para poder começar?

  15. Avatar de Gleyce Kelly

    é Femina desogestrel 150 mcg e etinilestradiol 20 mcg.

  16. Avatar de Francisca Veronica Silva

    Tomo o anticoncepcional Tamisa 30 o mesmo e tratamento durante seis meses só que tenho que tomar sem parar iú seja : passar seis meses sem mestoar só que faz dois meses que omo o Tamisa e este mês sinto muita dor no pe da barriga e estou mestroando por que isso ?e normal?

    1. Avatar de Bruna

      Ola tomo Tamisa 30 estou no terceiro mês de uso , e nos dois primeiros meses tive sangramento porém e que fiz uso de pirula do dia seguinte agora este mês não tive nenhum sangramento e minha menstruação não desceu é efeito do remédio ?

  17. Avatar de Raul Jorge Da Silva Simon

    Bom dia! Minha esposa tem regras com sangramentos intensos o que causa anemia quase que pra fazer uma transfusão de sangue. Fomos a Gine e por conta do teratoma e miomas pequenos mas existem só sugerem cirurgia que é fato mas por ultimo indo ao hemato e fazendo todos exames constatando a causa que é a regra e o espanto por nenhuma Gine passado medicação pra ao menos diminuir a regra por conta da anemia haja visto que encaminharam a cirurgia. Qual medicação sem hormônio pra conter um pouco a regra ou total? Raul

  18. Avatar de Luane

    Estou pensando em tomar injetável direto, sem intervalo. Tem problema? Pesquisei sobre o medicamento que estou em mente mas não encontrei essa informação aqui http://cyclofemina.com.br/. Aguardo resposta. Muito obrigada!

  19. Avatar de Dulci

    Será que existe um medicamento que impedisse de vez que a mulher menstruasse pq sofro muito 10 dias amtes de menatruar e durante.O que fazer? Preciso de ajuda.Tenho 42 anos e não aguento mais.SOCORRO!!!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.