Para a mulher que gosta de se cuidar

Minoxidil para Queda de Cabelo!

Minoxidil para Queda de Cabelo!

O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície. O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área.

A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 5% a 10%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.

O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já "morreu" não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos. Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.

Minoxidil para Queda de Cabelo!

Como funciona o Minoxidil? Qual a sua eficiência? Quais os efeitos colaterais?

O Minoxidil, droga vaso-dilatadora periférica, inicialmente utilizada como anti-hipertensivo (Lonitem) atualmente é uma das principais drogas utilizadas na alopecia androgenética e no estímulo do crescimento do eflúvio telogênico. É uma droga vasodilatadora que age nos vasos do couro cabeludo aumentando a irrigação local, consequentemente dos folículos pilosos.

Pode ser utilizados em homens e mulheres numa concentração 5% a 10%, duas vezes ao dia. Seus efeitos colaterais são observados a nível do sistema cardiovascular, principalmente alteração de pressão arterial. A ação da droga ocorre somente durante a sua utilização.

A ação é principalmente na região parietal do couro cabeludo ou coroa, estabilizando a calvície, postergando sua evolução e estimulando cabelos que estão enfraquecidos ou finos (os velos), a se transformarem em cabelos mais grossos, em alopecias em estágio inicial.

Como usar o Minoxidil?

Recomenda-se passar 1 ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos. Usar duas vezes por dia.

Minoxidil para Queda de Cabelo!

Efeito Shedding

Uma das formas pela qual o minoxidil age é estimulando os folículos a passarem mais rapidamente da fase de repouso para uma nova fase de crescimento, ou seja, ele antecipa a troca de fios que iriam cair um pouquinho mais pra frente.

Assim, ao invés de o folículo demorar 3 meses para liberar o fio, ele é liberado prematuramente, pelo estímulo do minoxidil.

Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia.

Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar. Deve-se lembrar que é temporário e é uma troca e não perda de cabelo. A duração pode chegar até 3 meses, contados a partir do início do aumento da troca de fios pelo minoxidil.

O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.

Minoxidil para Queda de Cabelo!

Qual minoxidil usar?

A maioria dos médicos passa o minoxidil manipulado. Mas não tenha dúvida que o mais eficiente é o minoxidil normal ou industrial. A melhor marca, segundo o mercado é o Rogaine. Eu uso minoxidil há uns 12 anos, usei a vida inteira o manipulado. Faz uns 2 anos que estou usando o pant e notei uma diferença incrível, é mais caro que o manipulado (até por isso é melhor) mas vale a pena.

Para quem nunca testou o pant, acho que vale a pena experimentar.

Aqui na Drogaraia já vem com 2 frascos, para 2 meses.

6.606 comentários para “Minoxidil para Queda de Cabelo!”

  1. Avatar de Cíntia

    Olá, meninas! Estou aqui hoje para falar que finalmente a queda do meu cabelo normalizou e que estou vendo cabelinhos arrepiados por toda cabeça, mas principalmente na frente que foi onde mais usei o minoxidil e o avicis. O corte do meu cabelo não tem franja e estou com uma franja ralinha dos cabelos que estão nascendo. Por isso, quero pedir a vocês que tenham calma e persistência no tratamento e nas consultas médicas, porque tudo vai dar certo! Fiquei meses com uma queda violenta que resultou em falhas, mas tudo está voltando ao normal. Há uns 15 dias eu estava no trânsito quando passei a mão nos meus cabelos e já fui logo olhar para ver quantos fios tinham caído e, para a minha surpresa, não tinha nenhum fio na minha mão! E de lá para cá vim percebendo a diminuição na queda. Acredito que o resultado foi por causa da persistência no tratamento, melhora na alimentação e deixar de me estressar com pouca coisa. Sigo com o Complexo B, Avicis e o Pantogar. Estou acabando o meu segundo frasco de Avicis e acabei hoje a minha segunda caixa de Pantogar (2 x ao dia). Pretendo ainda consumir, pelo menos, mais um de cada. Grande beijo a todos que estão na luta, muita força e fé porque tudo vai dar certo.

  2. Avatar de Bia

    hj eu nao tive tanto medo de lavar o cabelo,penteei antes para desembaraçar,nao caiu tanto para pentear mas o problema é sempre durante e apos o banho ao pentear,no banho nao caiu tanto, me deixou um pouco esperançosa, mas para pentear caiu sim muitos, mas acho q no banho e para pentear ao total caiu uns 150 fios, menos do q as vezes passadas, nao quero me encher de esperanças, mas de certo modo me deixou mais confiante, lavo a cabeça 2x por semana, acho q vou lavar dia sim dia nao, podem estar me perguntado, mais 150 fios nao é muito? é sim ainda mais pra mim q ja perdi muito mais da metado do cabelo, mas meu cabelo ja caiu muito mais de 500 / 600 fios em uma unica lavada,tbm ne ja nao tenho mais tanto cabelo como antes a cair,mas isso me da uma luzinha no fim do tunel…ai meu Deus tomara

  3. Avatar de Bia

    cintia nem li seu comentario todo só a primeira linha mas sou muito anciosa depois leio o restante primeiro quero dizer q to muito feliz por ter normalizado a queda 🙂

  4. Avatar de Bia

    é muito animador ver uma pessoa feliz dizendo q o tratamento deu certo, faz pensar se ela conseguiu tbm vou, obrigada por dividir conosco, comprei o complexo b e nao tomei, tomo 2 ao dia daquelas tipo centrum sabe, e tenho tbm o sulfato ferroso q as vezes tomo, eu controlei a alimentaçao, ate emagreci 8 kilos ouvi dizer q ganho de peso tbm é prejudicial na queda, cortei refrigerantes, massas, doces, frituras…meu pill food acabou tem uns 5 dias, to só com o minoxidil mas acho q vou investir no pantogar pq com o pill food nem as unhas senti mais forte, e o pantogar tomei uma caixinha da outra vez senti unhas fortes e cabelo brilhoso, é caro mas acho q vale a pena

  5. Avatar de Cíntia

    Bia, tenho certeza que a sua queda vai diminuir até parar. Na primeira vez que notei a queda diminuir também pensei como você: não quero me encher de esperanças. Fato é que dia a dia fui constatando a diminuição da queda. O meu cabelo cai durante o banho, mas a queda tem que ter, o que não pode é queda abundante. Então, fique muito feliz de a sua queda estar diminuindo, saiba que essa felicidade vai diminuir o stress e melhorar esse problema. Tenha fé. É o que vc falou, se a minha queda melhorou a sua vai melhorar também. Não fique com medo de lavar os cabelos. Eu lavo todos os dias pela manhã porque como tenho o cabelo muito fino e ondulado só consigo penteá-los molhados. Uso secador, praticamente, todos os dias. Se fico um dia sem lavar tenho a impressão que cai o dobro, e acho que realmente cai. Isso porque como não penteio quando não lavo, cai acumulado. E não fique estressada, isso é muito importante.

  6. Avatar de Lissa

    Comecei meu tratamento à 4 dias, não reparei a queda de cabelo, como fui tão dispersa? Quando acordei já estava com o cabelo todo ralinho principalmente na gfrente, acredito que foi o stress que passei nos últimos tempo, tenho tentado manter a calma, pois, sei que se não mante-la, posso agravar, mas, é difícil, estou choque, tenho cabelo cumprido à 20 anos, e amanhã terei q corta-lo, ainda com pensamento que tudo dará certo, mas, a verdade que nem sei, só queria voltar no tempo e cuidar mais de mim.

  7. Avatar de Cidy

    Não indico de forma alguma o minoxidil. Usei 1 frasco da solução capilar para queda de cabelo e estou parecendo uma macaca. Ele realmente ajuda no crescimento capilar, mas não age somente no couro cabelo se generalisa, pois meu rosto inteiro, testa, buço, bochecha tudo mesmo está com muito pêlo. Se eu soubesse nunca teria usado. Um conselho de mulher não usem.

  8. Avatar de Delzinha

    Olá, Cidy!

    Não se pode generalizar! Eu uso Minoxidil a anos, no começo nasciam uns pelinhos aqui e ali no rosto, que eu tirava com pinça mesmo, hoje não nasce mais nada no rosto.
    O que não serve pra você não significa que não serve para os outros, e vice versa.

    Del

  9. Avatar de Jeh

    Olá meninas, estou tomando o serenoa repens desde o final do mês de abril e minha queda melhorou,só preciso que nasça novos fios para tampar as falhas que tenho fiz a burrada de fazer escova progressiva, agora ficou mais visível as falhas 🙁 .Mas também relaxei com o minoxidil faz 20 dias que o meu acabou e não fui buscar o que mandei fazer,agora pegarei firme e acredito que vai melhorar ainda mais bjs e fiquem com Deus.

  10. Avatar de Bia

    oi meninas

    o fator emocional conta muito na queda, eu estava tao feliz pq a minha queda estava diminuindo cheguei ate a postar, mas no dia seguinte tive um grande choque um estresse imenso totalmente inesperado q me deixou desesperada e automaticamente no dia seguinte la estava a queda de novo, tento tanto ficar o mais tranquila possivel mas quando acontece situaçoes estressantes inesperadas nao tem como, nao ta caindo como antes mas esta uma queda consideravel, outra vez,mas sigo firme com o minoxidil 🙁

  11. Avatar de Bia

    Jeh

    vc mandou formular o serenoa? quantos mg sao? ouvi dizer q para queda tem q ser mais de 160 mg, vc toma um ao dia?

  12. Avatar de Katia

    ola..eu tb tou a usar o minoxidil a quase um mês..e realmente n tem caido tanto,mas quando coloco o produto no couro cabeludo custa-me mto a pentear..fica mto ressequido,parece pastoso nessa area,no dia a seguir fica esbranquiçado,quase n consigo passar a mão no cabelo..será mesmo assim o produto???!!

  13. Avatar de Lio

    Meninas, comprei o minoxidil em caneta pra sobrancelhas, chegou hoje mas estou com medo de usar pq uso o latisse na palpebra para o crescimento dos cílios. Vcs sabem me dizer se pode ser perigoso? Alguma de vcs usa tb?
    Bjs, Lio

  14. Avatar de Bia
  15. Avatar de Aline

    Bia se isso for verdade mesmo o nosso sofrimento está com os dias contados!!

  16. Avatar de Nice

    Bia, mas esse seria um tratamento apenas para quem tem alopecia universalis e não para a maioria dos casos que são alopecia androgenética, que depois que o folículo piloso morre, apenas um transplante é capaz de fazer a redistribuição dos cabelos. A alopecia universalis ou aquela em que apenas cai o cabelo em rodelas é uma doença autoimune, em que o próprio organismo acaba atacando o folículo capilar e o cabelo cai. Porém em alguns casos até mesmo a aplicação de corticoide é capaz de recuperá-lo, então acredito que não é o caso da maioria de nós mulheres, que na sua maioria, são afetadas pela alopécia androgenética.

  17. Avatar de Aline

    olá nice,vc sabe me dizer quais são os sinais da alopécia androgénetica,ja pesquisei na internet tudo referente a ela,estou meio confusa,nao sei se estou com eflúvio telógeno crônico,pois minha queda ja tem nove meses,ou se estou com essa aag pois de tres meses pra cá vem caindo vários fios pequenos e finos,será que esses fios são os miniaturizados?Estou confusa demais,fiz aquele tricograma e o dermatologista falou que eu estava com uma queda em dobro,mas ela tem piorado,sera que ele me enganou…(Obs: eu nao peguei o exame,ficou com ele,ele só me mostrou umas porcentagens feitas a caneta…)Na minha família nao tem histórico de calvíce,será que mesmo assim eu posso ter?São muitas as dúvidas…

  18. Avatar de Bia

    é aline eu tbm tenho esas mesmas duvidas, meu cabelo cai grande pequeno, fios forte fios fracos, e tbm ja deve ter de 7 a 9 meses

  19. Avatar de Lucimar

    Bom dia pessoal! Tenho meu cabelo bem cacheado, e por isso sempre fiz alisamentos. Mas no ano passado cortei bem curtinho e agora ele está natural e na altura do ombro, porém ele é muito ruim de crescimento, finíssimo e está caindo horrores! Minha tia e prima me indicaram essa fórmula para ajudar no crescimento, fortalecimento e para com a queda! O que vocês que já usaram me dizem? Eu sempre alisei, pois por ele ser muito fino, não tem peso e por isso tem volume! O que faço? Me ajudem!

  20. Avatar de Sara

    Ola pessoal!!!Meu Deus,que tormento.Bem dificil mesmo.To tomando pantogar 2vezes ao dia,e aplicando minoxidil manipulado 5% que custou 18,00 na Grindelia manipulacao.Gente estou desesperada,meu cabelo ta despencando,cai o tempo todo.Estou perdendo na faixa de 600 fios por dia,sinceramente.Pentear e lavar cabelos pra mim ta sendo um drama,estou desesperada,deprimida e com medo de ficar careca.Meu cabelo bate na cintura,mais vou ter que cortar.Comecei o tratamento com minox e pantogar tem uns 12 a 15 dias.Deus do ceu me ajude!!!!

  21. Avatar de Aline

    Olá sara,te entendo perfeitamente,todas nós estamos passando por essa fase,mas nao pode desistir,tem que ter muita paciência pois o resultado é um pouco demorado,o meu cabelo tbm batia na cintura mas tive que cortar no ombro para amenizar o meu sofrimento na hora de pentear…seria bom vc fazer um exame de sangue pra ver se nao esta com nenhuma alteraçao…Boa sorte no tratamento!

    1. Avatar de Sara

      Oi Aline,vou fazer uns exames essa semana para dar uma olhada.So estou com um pouco de receio por que tomando tanto remedio pode dar alguma alteracao.Sera que tem algum problema fazer os exames tomando medicamentos??

  22. Avatar de Sara

    Pra me ajudar,ainda peguei uma gripe terrivel,que atacaram garganta e ouvidos(dores insuportaveis),resultado disso estou tomando 5 remedios,sendo que dois sao antibioticos fortissimos,e um antienflamatorio ,antialergico.Agora pensa,mais cabelos a cairem.Gente o que fazer,meu Deus.

  23. Avatar de Aline

    Sara,tem que manter a calma,pois o estresse e o fator emocional contribui muito para a queda,tem que ser firme.

  24. Avatar de Aline

    Sara quando vc for fazer o exame é bom falar que vc está tomando medicamento,geralmente eles perguntam.

  25. Avatar de Laura

    Este site vem falando um pouco sobre alguns tratamentos para queda achei interessante
    http://myimportnews.blogspot.com.br/

  26. Avatar de Sara

    Aline muito obrigado pela for¢a,realmente e muito dificil essa situa¢ao.Vou tratando e fazendo os exames necessarios!!!Hoje e dia de lavar meus cabelos,estou tentando preparar meu psicologico.bjin

  27. Avatar de Bia

    Sara nao desista meu cabelo tbm caia uns 600 fios ou mais por dia, se vissem uma foto da pia coberta de cabelo se horrorizavam, mas hj em dia depois de qse 2 meses de tratamento cai bem menos, tem q ter fé e paciencia…estresse só piora, tb nao gosto do dia de lavar cabelo mas ficar sem lavar é pior ainda….nossa vc paga só 18 reais no minoxidil 5%? o meu é 47,00 reais 100 ml…acho q vou ver em outro lugar

    1. Avatar de Sara

      Oi Bia,estou muito feliz pela diminui¢ao da sua queda:-) .Ontem lavei meus cabelos e fiquei desesperada pois caiu ainda mais, caia tufos e mais tufos,qnd chega entre 500 e 600 fios o restante que fica pra contar ja nem consigo mais, pois ja estou desolada.Consegui dermato so para finalzinho da semana que vem.Marquei clinico geral hoje so para pedir os exames.Acho que vou comprar o Avicis pra usar por enquanto,,ta muito caro aqui 110,90.To com medo de ficar careca gente,pelo amor de DEUS.bjs e boa sorte para todos.

  28. Avatar de Bia

    acabei de lavar o cabelo, caiu uma media de uns 200 fios mas fiquei sem lavar a cabeça uma semana pq estava naqueles dias…gripada dor de garganta…..achei q ia cair mais ate pq ja estava coçando irritada,mas a garganta inflamada nem lavei

  29. Avatar de Aline

    Bia que bom que a queda diminuiu,amanha vou lavar o meu cabelo,estou lavando de quatro em quatro dias,ja estou preparando meu psicologico pois sei que nao vai ser fácil…

  30. Avatar de Bruna

    Olá meninas! Comprei hoje meu minoxidil 5% por impulso pois estou desesperada com a queda gigantesca excessiva do meu cabelo. Eu nunca tive muito cabelo e sempre foram fios finos mas agora ele esta ralinho e tenho o cabelo na cintura. Bom estou aqui com o fraquinho na mão morrendo de medo dos efeitos colaterais dele mas vou começar. Gostaria de saber se só o minox vai adiantar ou tenho qu3 assossiar com outra coisa. Vejo tantos nomes de remédio que já estou louca sem saber. Obrigada meninas seus depoimentos ajudam muito outras pessoas.

    1. Avatar de Sara

      Bruna tbm estou desesperada,,nem sei qual a palavra certa pra definir o que realmente estou sentindo!!Meucabelo tava abaixo da cintura,,agora ja ta no meio das costas,na hora do desespero eu mesmo acabei tacando a tesoura,o pior que tem mais de 6 anos que estou com ele longo.

  31. Avatar de Sara

    Gente por favor, quais os exames que tenho que pedir para o clinico hoje?que ai ja levo na consulta pra dermatologista.

    1. Avatar de Maria

      Olá Sara,

      Também tenho andado desesperada. Escrevi para o Dr. Peruzzo e ele enviou-me uma lista de exames que têm de ser feitos. Segue a lista que ele enviou-me:

      1.Hemograma completo
      2.Testosterona livre e total
      3.DHT

      4. 3-Alfa-androstenediol glucoronídeo
      5.Estradiol
      6.TGO
      7.TGP
      8.GamaGt
      9.Bilirrubinas
      10.Progesterona
      11.Selênio
      12.Magnésio
      13.Ferritina
      14.Ferro
      15.Estrogênio
      16.zinco
      17.ultrasom de cavidade abdominal(esteatose hepática?)
      18.ultrasom pélvico(OP?)
      19.T3
      20.T4
      21.TSH
      22.Glicemia de jejum

      Espero ter ajudado.

      Espero que você encontre um médico realmente preocupado com o seu caso, até agora não encontrei, mas não moro em São Paulo e aí fica tudo muito mais difícil.

      Continuo na luta para encontrar uma solução.

      Boa sorte Sara.

      1. Avatar de Sara

        Maria muito obrigada pelas informa ¢oes.Eu tbm nΔo encontrei nenhum medico realmente. interessado.Ja fiz alguns exames q pego. resultado semana. q. vem.bjss e boa sorte. tbm.:-)

  32. Avatar de Dariane

    Bom dia mulhereda
    tava na net pesquisando sobre o Minoxidil, e fiquei lendo a troca de informação de vocês, que linda união, rsrs [/mesmo sem se conhecerem hein?]
    olha estou num desespero só, meu cabelo está caindo muito, a tempos, so que a cada dia me surprendo a todo canto da casa tem cabelo meu, durmo acordo e cama cheia.
    E os fios são inteiros, não partem não
    vem inteirinhos…
    me ajudem…
    minha amiga me indicou esse Minoxidil, e o pantogar
    falou que é muito bom, mais tenho medo, sei lá 🙁 😕

  33. Avatar de Leia

    Quem mi ajuda eu compra

  34. Avatar de Lucas R

    Primeiramente bom dia/tarde ou noite para você que esta lendo essa mensagem agora! 🙂
    Meu nome é Lucas e conheci o site através de uma pessoa muito importante para mim. Claro que a maioria pensará que se estou aqui é porque tenho problemas também com a queda de cabelo…mas não, estou aqui exatamente pelo fato de querer ajudar mais uma vez essa pessoa e ajudando ela eu posso ajudar muitos de vocês também, levando o conhecimento que alguns não tenham sobre o Minoxidil em questão ou até ajudando aqueles que já sabem mas gostariam de ficar a par da situação…
    Então se fosse tem um tempo, por mesmo que eu fuja do assunto um pouco, peço que leia o que tenho a dizer! 🙂
    Antes de conhece-la eu não tinha um propósito, era como se me faltasse algo… Aqueles dias que você apenas vive por viver, aqueles dias em que você sabe que falta uma pessoa do seu lado para dizer o que tem que ser feito, mesmo você já sabendo a resposta…
    Já se fazem um ano e alguns meses desde que a conheci e me lembro de cada detalhe daquele dia, de tudo que vivi com ela e sempre fui sincero a ponto dela duvidar de certas coisas que eu dizia, mas eu sempre mostrava que ela podia confiar em mim e ainda mostro, pois tanto como eu, ela já passou por muita coisa e eu respeito e admiro muito ela.
    Quando a conheci eu não conseguia dizer tudo que eu sentia por ela, mas ela me vez ser um homem melhor e mesmo pelo pouco tempo que passamos juntos eu sentia que podia fazer tudo por ela, porque ali naquele momento, ela era meu mundo e eu só queria ficar com ela, deixa-lá feliz. Pode ter demorado um pouco, mas há alguns dias ela se abriu comigo e me disse sobre esse problema que ela tem passado. Me lembro de como ela era perfumada, linda e de como seu cabelo era maravilhoso. Com certeza muitas outras mulheres tinham uma certa inveja daqueles lindos cabelos encaracolados, bem cuidados e que também sinto falta. Fico feliz por ela ter me contado sobre isso, mas triste por estar acontecendo com ela e com vocês também, homens, mulheres ou crianças… Pode ser que aconteça comigo um dia, mas uma coisa que irá me ajudar serão essas pessoas em que posso confiar e dizer o que sinto. Da mesma forma que sempre tento ajuda-lá espero que hoje eu ajude de alguma forma alguns de vocês… 🙂

    Eu não conhecia o minoxidil e fiz algumas pesquisas, então para aqueles que não tem meios para fazer o mesmo, leiam com atenção: Diversos tratamentos clínicos já foram propostos para tentar solucionar ou retardar a AAG ( Alopecia Androgenética ou Calvície ), porém apenas dois tratamentos são atualmente aceitos e aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration, entidade governamental dos Estados Unidos, responsável pela análise e aprovação de uso de medicamentos): o uso tópico do Minoxidil e o uso oral de Finasteride.
    Para se obter o efeito desejado, deve-se deixar a medicação agindo por pelo menos 4 horas. Por isso seu uso é indicado à noite e pela manhã, logo ao acordar. Depois de 4 horas pode-se lavar os cabelos.
    Quanto ao mecanismo de ação do minoxidil como estimulante do crescimento dos fios, os estudos continuam, posto que, até aqui, existem somente suposições. O que se sabe, de fato, é que ele age exclusivamente nos folículos capilares que estão vivos, ou seja, sob aqueles que já “morreram”, esse medicamento não exerce finalidade. Para que o minoxidil possa, então, promover os resultados esperados – embora estes variem muito de pessoa para pessoa , fica evidente a necessidade de que, de qualquer maneira, o indivíduo no qual esteja ocorrendo a perda de cabelo em excesso recorra à intervenção médica, pois somente ao especialista na área (dermatologista/tricologista) caberá a avaliação do caso, identificando as causas que estão desencadeando o problema e, a par destas, indicando o correto tratamento para cada paciente.
    Assim, não há dúvida de que o diagnóstico preciso é fundamental. Se, por exemplo, a calvície for provocada por estresse, deficiências alimentares, uso de anabolizantes, enfermidades, problemas do próprio couro cabeludo, etc., o uso de minoxidil não alcançará pleno êxito, dada a especificidade da sua indicação.

    Mulheres com AAG padrão feminino também podem ser tratadas com minoxidil, mas respondem melhor ao minoxidil 5% do que ao 2%. Em 7% destas mulheres pode ocorrer hipertricose facial, ou seja, crescimento de pêlos mais grossos nesta região. É mais comum naquelas que já tinham uma certa quantidade de pêlos faciais, idade acima dos 50 anos ou com algum problema hormonal presente. Este problema é totalmente reversível. Primeiramente tenta-se a diminuição da concentração para 2%, e se com alguns meses de tentativa não ocorrer a diminuição destes pêlos, interrompe-se o uso da droga. Não se recomenda o uso em gestantes ou período de amamentação.
    Os primeiros resultados do uso do minoxidil podem ser observados após aproximadamente 4 a 6 meses, sendo evidentes com 01 ano de tratamento. Observa-se primeiramente uma redução na queda capilar, depois o processo de miniturazição se estabiliza, e por fim há um aumento do volume dos fios. Alguns pacientes podem ter uma queda capilar temporária nas primeiras semanas do tratamento. Isto ocorre por que a droga induz um eflúvio telógeno ( queda dos fios ) para depois estimular o crescimento dos menos.
    Seus efeitos colaterais são mínimos, mas podem ocorrer “irritações” no couro cabeludo (ressecamento, prurido e eritema) que tendem a desaparecer com a interrupção da droga ou após algum tempo de uso.

    Quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, melhores os resultados, pois qualquer tratamento não cirúrgico para queda dos cabelos, vai agir nos folículos “vivos”. Aquele folículo que já “morreu” não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos. Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.

    “Existe algum risco se, mesmo sem ter ido ao médico, eu quiser usar o minoxidil?”

    Se por um lado, a procura por medicamentos como o minoxidil é crescente, por outro vale ressaltar que, na esmagadora maioria das vezes, os interessados na sua aquisição estão medicando a si próprios, sem que tenham passado pela indispensável avaliação médica. Embora, por uma série de razões, a automedicação seja uma prática relativamente “comum” para uma grande parcela da sociedade, todos temos ciência de que não se trata de um procedimento correto, de forma que o tratamento da alopecia, independentemente de quais sejam o seu tipo e grau, não é exceção à regra.

    Inúmeras vezes, influenciados pelas propagandas e/ou por sugestões de parentes, amigos ou conhecidos, muitos recorrem ao minoxidil, desconsiderando o fato de que, assim como em relação a qualquer outro medicamento, o seu uso indiscriminado pode causar reações adversas, desde um leve incômodo a problemas de saúde mais graves.

    Boa parte daqueles que se automedicam em busca dessa solução para a calvície desconhece, por exemplo, o fato de que, originalmente, a prescrição do minoxidil (“Loniten”, em comprimidos) esteve voltada unicamente à terapêutica de pacientes com hipertensão. Isto porque ele é considerado uma droga vasodilatadora, isto é, que auxilia no processo de dilatação (“alargamento”/“expansão”) dos vasos sanguíneos, e a sua atuação contra a acentuada queda de cabelo somente foi descoberta como um efeito secundário, já que, dos hipertensos que o tomaram, muitos começaram a notar o crescimento dos fios e de pelos no corpo. Foi a partir daí que, da sua apresentação oral, passaram-se às experimentações dessa substância como loção, cujo uso não é irrestrito. Por se tratar de um vasodilatador, uma das contraindicações quanto à sua utilização se dá, justamente, por parte de pessoas com irregularidades na pressão sanguínea, principalmente quando diagnosticada a hipotensão.Em relação a outros possíveis efeitos colaterais, existem relatos de surgimento de pruridos, irritação no couro cabeludo, coceira, crescimento de pelos nas faces (o que pode acometer as mulheres), palpitações, e até mesmo aumento da queda dos cabelos.

    Por essas e outras razões é que, para toda pessoa que está notando a perda do cabelo em quantidade maior que a habitual ou na qual a calvície já esteja em grau avançado, a única e legítima recomendação é a de que se procure a ajuda do dermatologista/tricologista – quanto antes, melhor.

    Quanto ao minoxidil ou qualquer outra medicação para o tratamento da calvície que não tenha sido receitada pelo médico responsável, o melhor é sempre não arriscar.

    Até há pouco tempo, acreditava-se que o Minoxidil, sendo um potente vasodilatador, estimulava o fluxo sanguíneo e, dessa forma, fazia crescer o cabelo. Mais tarde foram feitas experiências com outros vasodilatadores e os resultados foram nulos. Portanto, não é a ação vasodilatadora que faz crescer o cabelo.

    Ainda não se conhece o mecanismo exato de ação do Minoxidil, mas hoje em dia supõe-se que ele atua estimulando a abertura de canais de potássio, impedindo que o cálcio, que envia o sinal aos folículos para que detenham o crescimento, ingresse diretamente às células.

    Talvez sejam ambas as coisas que façam crescer o cabelo. O bloqueio do cálcio somado à ação vasodilatadora. Atualmente seu mecanismo de ação continua sendo investigado.

    Não utilizar em caso de:
    Existir alguma irritação, inflamação ou ferida no couro cabeludo. Isso poderia levar a uma absorção excessiva do fármaco pelo corpo. Assegure-se de que o couro cabeludo esteja saudável.
    Ser mulher. As mulheres devem consultar um dermatologista para avaliar a causa de sua alopecia antes de tomar a decisão de iniciar o tratamento com o Minoxidil.
    Estar sob tratamento com outros medicamentos ou loções no couro cabeludo.
    Possuir irregularidades na pressão sanguínea ou sofrer de problemas cardíacos.
    Ser menor de 18 anos. Nesse caso recomenda-se buscar outras alternativas. Consulte um profissional para lhe indique um tratamento de acordo com sua idade.

    Efeitos Colaterais:
    Caso ocorra algum efeito colateral, deve-se parar o tratamento imediatamente e consultar um médico o mais breve possível.
    Crescimento de pelo no rosto.
    Dor no peito ou aceleração do ritmo cardíaco.
    Zumbido nos ouvidos, visão nublada, desmaios ou tonturas.
    Aumento inexplicável de peso, inchaço de mãos e pés.
    Alergia ou inflamação em alguma parte do corpo.

    Os resultados do Minoxidil são evidentes mas não são mágicos. É necessário aguardar uns quatro meses para saber se de fato está dando resultado. O tratamento precisa ser constante após iniciado.

    Entre dez e quatorze meses após o inicio do tratamento, são obtidos os resultados máximos que o Minoxidil é capaz de oferecer quanto ao crescimento do cabelo. Depois de 24 meses, pode perder eficácia. É recomendado para de um ate três meses e logo voltar ao tratamento. Continue fazendo o seguinte assim que quiser:
    Começo do tratamento: Uso por 20/24 meses.
    Descanso: 1-3 meses

    Ciclar entre diferentes períodos, fara retornar os resultados (caso tenha sofrido perda de efetividade) usando as mesmas doses e aplicações diárias. Algumas pessoas tem mostrado inclusive melhor resposta no recomeço que no principio do tratamento

    Se planejar utilizá-lo duas vezes ao dia, caso esqueça uma aplicação não tente recuperá-la no dia seguinte. Esquecer uma aplicação não afetará o resultado final do tratamento. O máximo a ser utilizado são duas aplicações diárias.

    Se decidir parar definitivamente o tratamento, o cabelo voltará ao seu estado inicial ao fim de 4 meses. O Minoxidil não cura a Alopecia e sim promove o crescimento do cabelo, prevenindo sua posterior queda.

    Durante o período de descanso, outros tratamentos que não contenham Minoxidil podem ser utilizados. Existem algumas opções naturais que, ainda que não tenham demonstrado grande eficácia, podem ser úteis para estes períodos.

    Lembre-se que nunca se deve começar um tratamento sem antes consultar um profissional.

    Finasteride

    O finasteride é usado para preservar os fios que ainda não caíram. Ele não faz surgir novos fios em área já calva. Seu efeito só se mantém durante o uso da medicação. Uma vez interrompido, o processo da calvície recomeça. Ele não acelera a queda de fios quando interrompido.

    Indica-se o uso a partir dos 18 anos de idade, sempre com orientação médica. Uma vez iniciado tratamento, recomenda-se que o paciente faça acompanhamento médico a cada 6 meses nos 2 primeiros anos, e depois 1 vez ao ano, enquanto estiver usando a medicação.

    O efeito máximo da medicação ocorre com 2 anos de tratamento. Caso o paciente ainda queira mais volume de cabelos, indica-se a associação com a cirurgia de transplante capilar.

    A associação do Finasteride com a loção de minoxidil traz resultados mais eficazes do que o finasteride isolado. A associação com shampoo de cetoconazol ( Hair Max Controle de Oleosidade como um exemplo ) 2 a 3 vezes na semana também é eficaz.

    1. Avatar de Lucas R

      Desculpem por alguns erros ortográficos! :/ 🙂

  35. Avatar de Lucas R

    Postarei outro comentário referente ao “estresse” que influência sobre o que muitas/os de vocês passam também e pode piorar em certos termos…

    O que é Estresse?
    Sinônimos: Ansiedade; Estar nervoso; Estresse; Tensão; Nervosismo; Apreensão
    O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que o faz se sentir frustrado, irritado ou nervoso.

    O estresse é uma sensação de medo, desconforto e preocupação. A origem desses sintomas nem sempre é conhecida.

    O estresse não afeta todas as pessoas da mesma maneira.

    Muitas pessoas sentem os sintomas do estresse em seu corpo.

    Quando você está muito estressado, pode notar:

    Um ritmo cardíaco acelerado
    Batimento fora do ritmo
    Respiração acelerada
    Sudorese
    Tremores
    Tontura

    Você pode apresentar dificuldade de concentração, sensação de cansaço a maior parte do tempo ou perda de controle mais frequente. O estresse também pode provocar problemas para adormecer ou permanecer dormindo e pesadelos.Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns em pessoas que se sentem deprimidas e tristes.

    A forma de aliviar o estresse não é igual para todos. Fazer determinadas mudanças no estilo de vida é o melhor começo.

    Comece por ter uma dieta balanceada e saudável, bem como dormir o suficiente e exercitar-se. Além disso, limite a ingestão de cafeína e álcool e não use nicotina, cocaína ou outras drogas ilícitas.

    Encontrar maneiras saudáveis e divertidas para lidar com o estresse ajuda a maioria das pessoas. Você pode aprender meios de relaxar e praticá-los. Pesquise sobre ioga, tai chi chuan ou meditação.

    Faça pausas no trabalho. Equilibre atividades divertidas com seu trabalho e tarefas familiares. Programe um tempo de lazer todos os dias. Passe seu tempo com as pessoas de quem você gosta, incluindo a sua família.

    Tente aprender a fazer coisas com as mãos, tocar um instrumento ou ouvir música.

    Reflita sobre o que pode estar causando seu estresse. Mantenha um diário sobre o que está acontecendo quando você tem essas sensações.

    Então, encontre alguém de confiança para escutá-lo nos momentos de estresse. Muitas vezes, conversar com um amigo ou ente querido é tudo o que você precisa para se sentir melhor.

    Uma dica minha: acessem o link que irem deixar aqui sobre um site de musicas que descobri recentemente. Lá existem várias opções para vocês escolherem de acordo com o momento em que estão! Como esse comentário meu foi referente ao estresse aconselho o “Para meditar” quando vocês acessarem… Ele não serve apenas para quando estiverem estressados, façam como eu que estou ouvindo ele agora apenas para aliviar a mente, como uma forma de relaxamento. 🙂 Espero que gostem!!

    https://www.superplayer.fm/musicas-para-meditar

    Então é isso pessoal, desculpem pelo tamanho dos comentários, mostrei o que cada um por aqui já deve saber um pouco, minha intenção foi apenas ajudar mesmo e espero que da mesma forma que essa pessoa tem a mim para ajuda-lá no que puder vocês também tenham alguém assim em suas vidas! 🙂 Já li o comentário de várias/os de vocês e desejo boa sorte a todos nessa etapa em suas vidas!!! Grande abraço! ^^

  36. Avatar de Sara

    BRUNO,que legal cara sua solidariedade!!!Muito bom os esclarecimentos:-) .Vou te falar que esse problema de queda de cabelo,realmente,acaba com a gente,tanto fisicamente como psicologicamente.Q DEUS nos abencoe!!!

  37. Avatar de Delzinha

    Lucas, muito gentil de sua parte se dar ao trabalho de vir aqui escrever, e escrever um texto tão longo, que paciência.
    Muito obrigada!

    D.

  38. Avatar de Aline

    ai meninas estou tão desiludida,sem esperanças,meu cabelo não para de cair,muito triste isso viu.

  39. Avatar de Bia

    Aline tem dias q meu cabelo cai mto tem dia q

  40. Avatar de Bia

    Aline tem dias q meu cabelo cai mto tem dia q cai mais…mas cai sempre tbm……….nao lavo todo dia lavo a cada 2 ou 3 dias…..fui pra gramado quinta tava mto frio e esqueci o pilexil nao lavei, vou lavar amanha, hj ainda estava cansada da viagem, acho q vai cair mto, pq quanto mais tempo sem lavar mais cai….olha ja nem me importo tanto mais, se cair deixa cair n posso fazer nada mesmo, alem do tratamento, decidi nao ficar louca por isso, to ate com falhas minimas …acho q tem fases. desespero, choros. desiluçao tristeza, aceitamento e coragem para seguir e tratar…vamos la ver no q da

  41. Avatar de Aline

    Eu já estou esperando pelo pior,já tem nove meses de tratamento e nada de resultado,só vejo piora,e o pior é que estou com várias falhas,já nem saio mais de casa,até sai do serviço por conta disso…eu simplesmente me fechei para o mundo

  42. Avatar de Sara

    Aline tbm to passando por essa situa¢ao,,dificil. demais amiga,,sei como e.Eu sempre andava com meu cabelao solto, agora alem do cabelo ta menor ,ta ralinho , so ando com ele preso.Muito triste!!!Mais vamos seguindo em frente,,e continuando. o tratamento. Vc fez exames???Passou pelo dermatologista. ?bjss Q DEUS nos proteja:-)

  43. Avatar de Rodrigo

    Boa noite a todos.
    Gostaria de algumas dicas e sugestões, eu estava usando finasterida a mais de um ano e não tinha problema. Só que de três meses pra cá estou percebermos o aumento da queda de cabelo, mesmo usando o remédio. E agora Aproveitando que acabou a minha cartela de remédio estou pensando em usar o minoxidil depois de ler os comentários da maioria. Ouvi dizer que tem porcentagens diferentes do produto, qual deveria comprar? E se encontro em qualquer drogaria? E se é necessário ter a receita médica para comprar o minoxidil? Obrigado!

  44. Avatar de Sara

    Oi Rodrigo !Bem o minoxidil comprado em farmacia costuma ser bem mais caro.Tem os manipulados( farmacia. Manipula¢ao ) que eu costumo paga r em torno 18,00 reais o de 5%, ,mais tenho visto a galera. pagando. pre¢os bem variados 🙂

  45. Avatar de Sara

    Oi Rodrigo !Bem o minoxidil comprado em farmacia costuma ser bem mais caro.Tem os manipulados( farmacia. Manipula¢ao ) que eu costumo paga r em torno 20,00 reais o de 5%, ,mais tenho visto a galera. pagando. pre¢os bem variados .Isso ai,usa sim .Abra¢os

  46. Avatar de Sara

    Eu to usando o minoxidil dia sim,outro nao.To naquele efeito (shedding),dobrou a queda.Meu minoxidil. compro sem receita.bjss. e sorte para todos nos!!!

  47. Avatar de Rosa

    Olá, Rodrigo! Antes de trocar de medicamento, acho pertinente você conversar com o seu dermatologista primeiro, pois o que pode ajudar algumas pessoas, prejudica outras. Outra coisa, não entendo essa variação de preço. Comprei o Minoxidil 5% numa farmácia de manipulação em Salvador e paguei R$ 95 reais pelo frasquinho de 100ml. Um absurdo!

  48. Avatar de Rosa

    Sara, minha dermatologista prescreveu o Minoxidil duas vezes ao dia (manhã e noite), todos os dias da semana, sem nenhuma interrupção.

  49. Avatar de Rosa

    Gente, é bom que todos tenham a consciência que se interromper o uso do medicamento, o cabelo volta a cair tudo de novo. Se o problema de vocês for a alopecia Androgenética, o Minoxidil deverá ser utilizado até o resto da vida, pois é uma doença que, infelizmente, ainda não se conhece a cura.

  50. Avatar de Rosa

    Eu, pessoalmente, fico bastante preocupada, pois vejo pessoas utilizando o produto sem, ao menos, saber o que realmente tem. Nesses casos, é mais que óbvio que o medicamento não vai fazer nenhum efeito e ainda pode piorar o problema.