9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?

9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?

Quando se fala em exercícios físicos, há muita desinformação e opiniões contraditórias. Para exercícios físicos com resultados, é importante estar munido contra as falsidades por aí: conheça 9 ideias que muita gente considera como verdade mas que não passam de mito!

Publicidade

Mito #1: "Você pode direcionar sua queima de gorgura"

Fato: Exercícios reduzem sua gordura corporal como um todo; você não pode controlar de onde vêm essa gordura. Em um estudo recente, 11 pessoas fizeram um treino de 12 semanas, exercitando apenas uma das pernas. No final, eles perderam a mesma quantidade de gordura nas duas pernas (e ainda mais acima da cintura!)

Mito #2: "Sem sofrimento, sem resultado"

Fato: Um pouco de desconforto no exercício é normal, mas se você sentir dor aguda em qualquer parte do corpo por tempo prolongado, o exercício está excessivo ou, mais provavelmente, sendo executado de forma errada. O famoso "no pain, no gain" não combina com saúde. Em matéria de exercícios a regularidade é mais importante que a intensidade, portanto não há necessidade de sofrimento.

Mito #3: "Você precisa se alongar antes do exercício"

Fato: O alongamento solta seus tendões e faz seus músculos ficarem mais fracos, de acordo com um novo estudo. Antes do exercício, o mais indicado é fazer um aquecimento, com uma rotina mais aeróbica para aceleração cardiovascular. O alongamento continua indicado para o final do exercício.

Mito #4: "Levantar pesos vai aumentar muito seu tamanho"

Fato: Na verdade, pode até te emagrecer. Em um estudo recente, mulheres que levantaram um peso maior por 8 repetições queimaram praticamente o dobro de calorias a mais que mulheres que fizeram mais repetições com pesos mais leves.

9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?

Mito #5: "Aparelhos são melhores que pesos simples"

Fato: A ideia dos aparelhos é isolar o exercício para determinados músculos. Isso faz com que você queime menos calorias do que exercícios tradicionais, além de não desenvolver a musculatura de forma uniforme. Para a saúde, exercícios livres que mexam o corpo como um todo sempre são preferíveis. Além disso, os aparelhos de exercícios em sua grande maioria foram criados para homens, o que pode dificultar uma uso adequado para o corpo da mulher.

Mito #6: "Correr na esteira é tão eficiente quanto correr ao ar livre"

Fato: O vento e o terreno irregular exige mais de seu corpo, o que faz a caminhada ou corrida ao ar livre ser pelo menos 10% mais eficiente em termos de gasto calórico. Além disso, o irregularidades no terreno fazem com que você desenvolva melhor seu senso de equilíbrio e adaptação corporal.

Mito #7: "Você não deve se exercitar todos os dias"

Fato: Se o seu corpo rotineiramente precisa de descanso prolongado (mais de 1 dia) após o exercício, é por que sua rotina está muito pesada. No caso da musculação, o ideal é alternar grupos musculares a cada treino (para o tão importante efeito de recuperação do músculo). Claro, você não é obrigada a fazer exercício todos os dias, mas isso deve ser uma opção, e não uma necessidade!

Mito #8: "Suar significa que você está fora de forma"

Fato: Não é intuitivo, mas , em geral, quanto mais em forma você estiver, mais você vai começar a suar antes. A medida que seu corpo se adapta a fazer exercícios, ele se torna uma máquina mais eficiente, que produz suor de forma adequada para manter seu corpo em temperatura adequada (e funcionando bem!) por mais tempo.

Mito #9: "Abdominais ‘secam’ a barriga"

Fato: Como vimos no item #1, não podemos direcionar nossa queima de gordura. Então, abdominais simplesmente exercitam os músculos da barriga; e não queimam gordura especificamente da barriga. Se os músculos da barriga estiverem abaixo de uma grande camada de gordura, eles dificilmente aparecerão! Por isso, para ver a famosa "barriga tanquinho" é necessário não somente exercitar o abdominal, mas estar quase sem gordura no corpo antes!

38 comentários para “9 Mitos do Fitness: você já caiu em algum deles?”

  1. Avatar de Nathália

    Muito bom! O mito 1 é o que eu sempre quis saber 😉

  2. Avatar de Jocélia

    Comecei musculação faz pouco tempo, mas é muito chato…. bom saber dessas dicas

  3. Avatar de Márcia Leme

    Nossa, veio bem a calhar…
    Tenho me exercitado bastante: de segunda a sábado. Estava com medo de estar fazendo “overtraining”. Adorei as dicas. Muito esclarecedoras, mesmo, como sempre!!
    Beijo

    1. Avatar de Ludmilla

      Acho muitas vezes, o ideal seria 5 vezes na semana.

  4. Avatar de Lana Bello

    Olha já malho alguns anos e não faço só por estética, penso na minha saúde também, mas sem querer ofender ao post, o #Mito 2 está equivocado, quando vc malha, chega um momento que vc adquiri mais resistência e força, mas é necessário a ‘dor’, pq são micro lesões no musculo é impossível não sentir a cada vez que mudar o treino, que deve durar no máximo 20 dias, é claro que não quero um corpo ‘hardcore’ como diz o pessoal da academia, sou mais fitness, rsrs, contudo esse negócio que vai ser tranquilo, não vai não. É como estudar para concurso público, as pessoas dizem, ah faz um cursinho, lê um pouquinho, que passa… Mentira, precisa planejar, entenda a matéria e faça muitos exercícios, se não vai ficar só no sonho!! 🙂

    P.S.: Falo essas coisas por experiência, conversei com uma médica sobre algumas dores musculares, fui ao um nutricionista e faço massagem com uma fisioterapeuta; acredito que o pessoal tem respaldo pra falar algo. 😛 😆 😉

    1. Avatar de Celisa

      Olá Lana

      Não se preocupe, discordar nunca é ofensa. Você tem razão quanto à musculação: realmente é necessário romper as fibras musculares para que elas cresçam novamente, mais fortes. No entanto, no artigo estou me referindo à dor aguda ou por tempo muito prolongado, muito comum em academias quando as pessoas (ou os personal trainers!) exageram na dose. Alterei o texto um pouco para deixar mais claro. Obrigada pelo comentário! 🙂

      1. Avatar de Lana Bello

        Celisa princess, rs 🙂 É pq admiro tanto seu trabalho e tem me ajudado em tantas coisas, eu preciso mesmo ter uma alimentação saudável pela minha saúde e por várias vezes seus posts me ajudaram a agregar ou a tirar algumas coisas que foram benéficas pra mim. Já indiquei seu site para minhas amigas e elas gostam muito. Realmente não quis ser agressiva em nenhuma frase, contudo percebi que entendeu 🙂

        1. Avatar de Raquel Delis

          legal!

  5. Avatar de Lourdes Alves

    😆 Obrigada pelas dicas excelentes! Faço corridas regularmente e observo que meu corpo se tornou bem tonico. Minha disposição e energia melhoraram muito! Fico satisfeita de saber da importancia de um estilo de vida são. Abraços a todos.

  6. Avatar de Rodrigo

    Gostei de saber mais sobre os mitos. Muito bom!

  7. Avatar de Alcione

    Sou mamãe , dona de casa e ciclista adorei o mito 8# eu achava que suar demais e sinal de fraqueza, e o que minha mãe sempre fala pra mim,você ta. Com muita fraqueza ou com anemia, porque esta suando demais ,parece que estou lavando o corpo mais também cuidar de uma casa gigantesca e ainda andar de bike sem marcha ,44 kilometro Mauá a são Bernardo do campo, tem que ter muito pique agora que eu quero e suar. adorei mesmo a dica valeu bjs 😉 a todos Alciangel

    1. Avatar de Patrícia Da Matta

      Suar é natural, faz parte da natureza humana.

    2. Avatar de Verônica

      “Fraqueza ou com anemia” cuidando de uma casa grande e ainda se exercitando? Com certeza sua mãe está enganada. Será q ela faz isso tudo sem suar? Rsrsrs

  8. Avatar de Cris Almeida

    mito 3 eu cai!!! nossa quanta informação, obrigadaaa 😆

  9. Avatar de Angel

    NOSSA DIFICIL ACREDITAR NO QUE OS OUTROS FALAM, CADA UM FALA UMA COISA… EM QUEM ACREDITAR !!!!!!!!! 😆

    1. Avatar de Raquel Delis

      Usa o bom-senso

  10. Avatar de Ana

    e caminhar com caneleira de 2kg ajuda ou atrapalha os músculos da coxa?

    1. Avatar de Celisa

      Olha, nunca vi isso, mas acho que é melhor caminhar sem a caneleira e, se quiser tonificar as pernas, faça um exercício específico. Certamente será mais eficiente, e evitará lesões.

    2. Avatar de Raquel Delis

      Que estranho, tb nunca vi ninguem andando de caneleiras.

  11. Avatar de Carmela

    Muito bom!

  12. Avatar de Antonieta

    adorei essas dicas, já caí em alguns mitos, mas hj já não caio mais.

  13. Avatar de Larissa Camargo

    Fazemos os exercicios tudo errado, gostei muito das dicas

  14. Avatar de Mari

    Faço exerciocios em casa… aqueles que vcs sugeriram, estou gostando, é sempre bom aprender mais sobre isso.

  15. Avatar de Valéria

    O médico e o professor de musculação me aconselharam fazer musculação três vezes na semana em dias alternados para recuperação dos músculos que sofrem micro fissuras.Mesmo alternando os grupos musculares tem que fazer uma pausa mas eu não sigo as recomendações.Se For mito que bom!!!!!

  16. Avatar de Luisa

    Muito bom esse artigo, sanou minhas duvidas

  17. Avatar de Patrícia Da Matta

    Muito interessante esses mitos, bom saber

  18. Avatar de Ana

    boa dicas, é sempre importante esclarecer as duvidas.

  19. Avatar de Marlene

    Olá, eu faço musculação tem uns dois meses e meio, e tem algum tempo notei que quando fico sentada e depois de alguns minutos quando levanto, sinto uma queimação na área do quadril, é normal?

    1. Avatar de Ludmilla

      Acho que nunca é normal sentir dor ou queimação, fale com o professor da academia.

  20. Avatar de Ludmilla

    Bem esclarecedor, e tirou minhas dúvidas, parabéns.

  21. Avatar de Raquel Delis

    Gostei de saber mais sobre fitness, quero entrar nesse mundo hehehe

  22. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    😎 agora já estou bem informada.

    obrigado pelas dicas.

  23. Avatar de Carla Silva

    Um maravilhoso!!!!!!! é berry nectar pro fígado adorei a matéria!!!!!!! 😀

  24. Avatar de Genyr Marques T.calicchio

    Gosto muito dos post da Celisa, sempre muito bem informados…

  25. Avatar de Adriana Prado

    Beleza de postagem!

    Demorei um pouco para aceitar o fato de não necessitar alongamento antes do exercício. Por um tempo fiz musculação e ficava “horrorizada” com jovens chegando e pegando logo peso absurdo sem alongamento. Nem mesmo caminha na esteira faziam antes (talvez caminhassem antes de chegar, né?). Enfim, acabei deixando esta academia por achar isso muito errado e não encontrar uma explicação dos profissionais.

    Gostei dos esclarecimentos, principalmente do mito 9!

    Beijo

  26. Avatar de Eldim Oeste

    é imteressante eu nao sabia do alongamento antes do exercicio o ideal é fazer alongamento. quanto mais soa mais eficiente é seu corpo super bom essas noticias

  27. Avatar de Alana

    GOSTARIA DE SABER SE O ÓLEO DE CARTAMO AJUDA MESMO NO EMAGRECIMENTO OU É MITO, TOMAR AS CÁPSULAS ANTES DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES AJUDA MESMO?

  28. Avatar de Paula

    Adorei essa matéria!
    Eu fazia corrida leve alternada com caminhada, num total de 7 km todos os dias (de 2ª a 6ª).
    2km correndo, 1,5km caminhando. Voltava 1,5km correndo e finalizava com 2km caminhando.
    Minha disposição e auto-estima estavam lá em cima, além de pele, unhas e cabelos super 10!
    Tive que parar devido aos horários de trabalho.
    Voltei semana retrasada, mas….. só consigo fazer 3 vezes por semana (por causa do horário), e tive que reduzir o tempo: agora são 1,7km correndo, e volto 1,7km caminhando.
    Essa redução de tempo/distância vai resultar nos mesmos benefícios anteriores? Ou terei que me readaptar?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva