Mitos e Verdades sobre Cabelos

Mitos e Verdades sobre Cabelos

Dúvidas sobre cabelos é o que não falta não é mesmo? Confira algumas perguntas e respostas que realmente fazem a diferença para a saúde e beleza dos seus cabelos.

O reparador de pontas realmente funciona?

Os reparadores de pontas surgiram como a solução perfeita para as pontas duplas, problema tão comum principalmente em cabelos frágeis. Estes produtos costumam fazer parte dos cuidados capilares de quem sofre com fios frágeis, quebradiços e que se lesam com facilidade. Na verdade eles não tem a função de reparar as pontas. Agem nas áreas de lesão dos fios, que normalmente caracterizam as pontas duplas, e as mantêm seladas durante o período em que estiverem sobre o cabelo. Porém, uma vez que lavamos as madeixas, os efeitos do produto desaparecem, ou seja, resolve o problema momentaneamente.

O mar desidrata a fibra capilar?

A água do mar é rica em cloreto de sódio, substância que abre demais as cutículas do cabelo, deixando o fio mais poroso. O resultado disso é uma perda maior de líquido na fibra capilar, deixando-os mais secos. Em outras palavras, os cabelos perdem a maciez, ficam opacos e profundamente secos.

É essencial enxaguar os fios com água doce após um mergulho no mar?

Tomar uma ducha de água doce é imprescindível para retirar o excesso de sal cabelos. Essa ação é necessária porque o cloreto de sódio presente na água deposita-se nos cabelos durante o período que a pessoa está praia. Este acúmulo resseca ainda mais os fios.

Os cabelos tingidos sofrem mais com as agressões do sal?

Ao deixar o fio mais poroso, a água do mar também faz com que a cor desbote mais rapidamente. Por isso, os cabelos com tintura necessitam de tratamento especial para que a coloração não dure menos tempo.Hidratação intensiva e uso de leave-in são os cuidados essenciais. É necessário também recorrer a xampus para cabelos tingidos que aumentam a fixação do pigmento ao fio.

PH baixo dos xampus deixa cabelo mais sedoso?

Antes de discutir se a informação acima é verdadeira ou não, é importante entender o significado da sigla.  PH é a abreviação de potencial hidrogeniônico, que é uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade de cada xampu. Ela varia de 0 a 14, dividida da seguinte forma:

  • pH 7 = neutro
  • pH abaixo de 7 = ácido
  • pH acima de 7 = alcalino (básico)

Segundo o Centro de Tricologia, o pH do couro cabeludo varia entre 3,8 e 5,6. Já o pH natural dos fios é de 4,5 a 6. Ou seja, nos dois casos, é levemente ácido. Por conta disso, o xampu que usamos também deve ter pH baixo, preferencialmente entre 4,5 e 6, pois esse tipo penetra mais profundamente na fibra capilar e, consequentemente, favorece a ação dos ativos dentro dela. Resumindo, o pH ácido ajuda a fechar as cutículas e aumenta o brilho dos fios. Sendo assim, o pH baixo nos xampus deixa, sim, o cabelo mais sedoso.

Mitos e Verdades sobre Cabelos

O xampu sem sal é mais eficiente?

Os xampus sem sal teriam a função de limpar e não promover irritação nem ressecamento. O sem sal do rótulo, no entanto, se refere apenas à ausência de cloreto de sódio na fórmula. Vale lembrar que, quando se refere a sal, está se falando do cloreto de sódios (sal de cozinha). Mas os xampus têm que ter algum tipo de sal para promover a espuma e o espessamento necessário. No entanto o excesso de sal faz mal no caso de cabelos finos e secos, couro cabeludo ressecado e irritado, e também em pessoas muito sensíveis e com cabelos quimicamente ressecados. Crianças e recém-nascidos sofrem mais com xampus que retiram toda gordura e resíduos.

O óleo de argan é mais eficiente nas hidratações?

É uma hidratação poderosa, pois é riquíssimo em nutrientes e dá muito brilho aos fios. Além disso, ao contrário das outras hidratações, os resultados podem durar até mais de 30 lavagens. O óleo é rapidamente absorvido pelo fio e não deixa resíduos gordurosos. Ele é  extraído das amêndoas da árvore marroquina Argania e tem ações anti-frizz e de restauração fundamentais para manter a vitalidade capilar em tempos mais secos como o outono e inverno. Ele deixa os cabelos hidratados e disciplinados e sem provocar oleosidade excessiva.

A oleosidade excessiva pode provocar a queda?

A produção excessiva de oleosidade pode causar a seborreia, que é uma inflamação crônica. A seborreia, por sua vez, pode causar um entupimento dos folículos pilosos, levando a uma menor oxigenação dos mesmos, e consequentemente, à queda de cabelo.

A argila ajuda no controle da oleosidade?

A argiloterapia faz uma limpeza profundo nos fios desde o couro cabeludo, devolvendo vida aos fios. Quando a argila é aplicada na raiz, ela remove todas as células mortas e ativa a circulação do couro cabeludo para incentivar o crescimento de novos fios saudáveis.

Gestação deixa os cabelos mais bonitos?

Sim, verdade. O corpo da mulher sofre várias transformações devido às alterações hormonais e é esperado que durante a gestação ocorra um crescimento mais intenso dos fios. A fase de crescimento (anágena) será mais prolongada e de queda (telógena) diminui. Assim, a gestante terá um cabelo mais farto e mais bonito.

Após o parto, o cabelo sofre mais com queda ?

Após o parto, há uma alteração brusca hormonal e, portanto, sem o estímulo que existia anteriormente, os fios entram rápida e intensamente na fase telógena, isto é, de queda. Geralmente, isso pode acontecer até seis meses após o parto.Mas se a gestante já tem antecedentes pessoais de calvície, esse período de queda pode se prolongar por muito mais tempo.

O estresse estimula a queda capilar?

Sim. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta disso não é definitiva e ele voltará a crescer.

Cortar o cabelo na lua cheia ou crescente acelera o crescimento?

As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, a três ou quatro milímetros de profundidade. Nossos cabelos nada mais são do que células mortas impregnadas de queratina. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis?

Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas. Mas a água fria ajuda a fechar as cutículas, evidenciando o brilho dos fios e diminuindo a oleosidade.

180 comentários para “Mitos e Verdades sobre Cabelos”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola
    Eu queria saber se eu que tenho quimica nos cabelos posso fazer hidratacao?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oie vi sua pergunta , nao sou nenhuma especialista em cabelos + tbm faço quimica no cabelo e sei q é importantíssimo hidratar o cabelo sempre ,se possivel semanalmente . espero ter ajudado bjus //

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    A lua influencia no corte de cabelo?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Não, a lua não influencia no corte do cabelo. É crendice mesmo.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    qro saber o q fazer p regenerar os fios do meu cabelo.pois eles tem muita quimica

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu tenho os cabelos cacheados, cheios, e secos, consigo que ele fique domado com PANTENE HIDRATAÇÃO INTENSA shmapoo e condicionador, lavo tds os dias enxaguo bem o condicionador e seco bem, para finalizar eu uso o BLINDAGEM da VITA A é sem enxague, meu cabelo fica com brilho, cacheadinho, com volume ideal, para quem tem cabelos cacheados e cheios de frizz é uma boa experimentar.
    um abraço

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola Sabrina, sua cabeleira parece ser ótima aonde ela atende fiquei muito enteressada.

    Não acerto com nem uma todas que eu vou querem fazer do jeito delas …
    isso eh péssimo ñ respeitam o que a gente quer di fatoo

    Por favor si puder responder eu agradeço

    abs,
    Zanna

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    GOSTEI DA DICA AGORA QUANDO FOR CORTAR AS PONTAS, NAO VOU PRECISAR DE OLHAR A LUA . GOSTARIA DE SABER SE POSSO CORTAR AS PONTAS DO CABELO PORQUE VOU 3EM 3MESES AO SALAO RELACHAR O CABELO OU SEJA 4 VEZES AO ANO.OBRIGADO.BEIJOS

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      O correto é cortar o cabelo a cada dois meses, nós cabeleireiros chamamos isso de manutenção do corte, aonde o cabeleireiro vai tirar o famoso dedinho ( cerca de 1 a 2 centímetros de cabelo) . Além de manter seu corte sempre em dia ele tira as pontas danificadas do cabelo evitando que esse desgaste se estenda ao longo dos fios.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu gostaria de saber se é verdade que lavar os cabelos todos os dias estraga o cabelo? Por favor respondem>

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Não, em tese não estraga. Mas a água deve ser morna, o shampoo deve ser neutro, e os movimentos da lavagem devem ser suaves.

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Quantas vezes devo lavar os cabelos por semana?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Deve lavar seus cabelos sempre que sentir necessidade. Seu corpo ‘pedirá’. Mas atenção: use água morna, shampoo neutro e movimentos delicados nas lavagens.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostaria de saber se e verdade k a progressiva fasz mal a saude

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Boa Tarde !!!!!! o que eu faço para o meu cabelo crescer mais rapido ?

    Obrigado!!!

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi ,tudo bem?^^, entao…tive que cortar meu cabelo 2 vezes por causa de besteira que fiz,sempre usei grande,era na cintura. sinto muita falta dele,vi na internete “MONOVIM A”,que é um concentrado de vitamina a,encontrado em lojas veterinarias,em algumas das minhas pesquisas,li que ele pode faser o cabelo crescer até 8 cm,de 3 a8 dependendo da pessoa,isso é verdede????, e se é, mesmo que nao tanto tipo “8cm” pode ressecar??ou deixar estranho ???quero muito meu cabelo grande denovo :/

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?