Você conhece o poder dos óleos funcionais da linhaça e gergelim?

Óleo de Linhaça X Óleo de Gergelim

Olá meninas, passaram um bom final de ano :)? Que tal começarmos o ano no Beleza e Saúde com um assunto relevante à nossa alimentação?

Publicidade

Extraídos de sementes e grãos eles contribuem para a saúde e ainda auxiliam no emagrecimento.

São também chamados de óleos funcionais que podem, além de suas funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde.  O consumo regular desses óleos pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, beleza e saúde. Basta uma pequena dose diária para prevenir doenças cardíacas, controlar o colesterol, potencializar o emagrecimento, cuidar da pele e até mesmo suavizar os efeitos da tensão pré-menstrual.

Para garantir a eficácia desses óleos, eles são extraídos em uma prensagem fria e não passam por refinamento nem recebem a adição de solventes. Dessa maneira, todas as propriedades benéficas do alimento são devidamente conservadas.

Os especialistas recomendam que os óleos sejam ingeridos em temperatura ambiente, pois o aquecimento também pode eliminar alguns nutrientes importantes e diminuir a eficácia do produto. Para contar com todos os benefícios dos óleos, basta ingerir uma colher de sopa por dia.

Óleo de Linhaça

Óleo de Linhaça X Óleo de Gergelim

O óleo de linhaça é utilizado no controle do colesterol e da pressão arterial, além de apresentar ação anti-inflamatória.  O óleo de linhaça auxilia na saúde cardiovascular e no sistema gastrointestinal, devido aos compostos anticancerígenos e antioxidantes.

Composição

O óleo de linhaça contém 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras poli-insaturadas (ou 57% de Omega 3 e 16% de Omega 6 ). A sua composição ainda contém uma elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, ferro, caroteno, e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

O óleo de linhaça retarda a digestão, devido à presença de fibras solúveis, que absorvem a água e incha dentro do organismo, esta mistura engrossada move-se lentamente pelo intestino delgado e também absorve algumas substâncias como a glicose e o colesterol.

Este retardamento da digestão é benéfico para promover o estado anabólico do corpo humano e o uso eficiente da energia proveniente dos alimentos.

O óleo de linhaça é usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é ótimo para quem quer manter uma dieta consistente.

As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade.

Óleo de Gergelim

Óleo de Linhaça X Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim natural possui um tipo de ácido graxo que traz profundos benefícios para nosso corpo e mente. Entre esses benefícios está o poder de prevenção e redução do colesterol sanguíneo, das doenças cardiovasculares e dos processos inflamatórios em geral.

Considerado o óleo de maior resistência à oxidação, por ser o mais rico em antioxidantes naturais – dentre os quais: Sesamina, Sesamolina, Sesamol e Vitamina E – ele ainda auxilia no combate aos radicais livres e favorece um ótimo funcionamento intestinal.

As propriedades do óleo de gergelim são muitas, entre eles vale a pena mencionar que o uso revitaliza a pele e é muito bom no tratamento de flacidez. O óleo pode ser usado junto com uma máscara hidratante para ajudar hidratar os cabelos secos e danificados.

Benefícios dos óleos

Tanto o óleo de linhaça quanto o de gergelim são ricos em ácido alfa linolênico, ácido linoleico, além de ser fonte de proteínas e gorduras ômega 3, ômega 6 e ômega 9 (ácido oleico, principal componente do azeite de oliva). Entre os efeitos previstos pelo consumo do produto estão o aumento do metabolismo de gorduras e do funcionamento do intestino.

A combinação destes óleos ou seu uso individual é indicado para acelerar o metabolismo e como fonte de ômega 3 e 6, além de ter propriedades antioxidantes. Se consumidos nas quantidades indicadas, possuem poucos efeitos colaterais, a não ser uma maior atividade intestinal. Em geral, o aumento do ritmo funcionamento do intestino auxilia em dietas com baixo teor de gordura que podem causar constipação intestinal. O suplemento desses óleos, juntamente com uma maior ingestão de líquidos pode auxiliar o fluxo intestinal a se manter normal.

E você, já inclui algum tipo de óleo funcional na sua alimentação?

81 comentários para “Você conhece o poder dos óleos funcionais da linhaça e gergelim?”

  1. Avatar de Ana

    Olá Celisa ,

    Onde eu posso encontrar esse óleos em Curitiba ?

    1. Avatar de Ana

      Eu já consumo as sementes de gergelim, é muito ótima!
      agora eu comprei o óleo, mas não sabia como poderia incluir numa dieta.
      então li que podemos ingerir puro, uma colher de sopa por dia! Ótimo, adorei

      GOSTARIA DE SABER, SE: eu poderia incluir as sementes de gergelim no suco que eu
      faço para tomar (suco verde) todos os dia com couve, sementes de linhaça e chia.

      Aguardo resposta,
      Ana – 05.08.2014

  2. Avatar de Rosa

    como poderei fazer um suco da folha da couve que me traga energia etc… estou com meu organismo debilitado pois extrai todos meus dentes o que posso acrescentar junto com a folha e agua , quero tomar durante o dia para me fortalecer. obrigada

  3. Avatar de Alda Maria

    Gostei muito desta matéria,vou mudar meu hábito,amei,vou colocar em prática o uso das verduras e frutas.valeu

  4. Avatar de Valciene

    Todas ais idade pode consumir esses nutrientes ?

  5. Avatar de Conce Pinheiro

    O gergelim tostado tem a mesma quantidade do outro que foi mencionado na matéria?

  6. Avatar de Conce Pinheiro

    Desculpa eu fiz uma pergunta anteriormente, sobre o gergelim, mais eu dizer qualidade ok

  7. Avatar de Cleine Jose De Carvalho

    Amei a materia sempre e bom saber mais

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva