Peeling Facial

Peeling Facial

Olá meninas! Vocês costumam fazer peeling facial? Existem diversos tipos de tratamento, e cada um é adequado para um tipo de pele. Conheça mais e saiba como utilizar esse recurso que ajuda a tornar a pele mais bonita.

Introdução

O peeling facial é um tratamento estético feito por dermatologistas por meio de ácidos e outros cremes manipulados. Durante o processo de peeling facial ocorre a destruição da camada superficial, média ou profunda da pele, sofrendo escamação dessas camadas — eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, mais saudável e bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições.

Em princípio, ele retira uma camada, que depois é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.

A descamação superficial da camada mais externa ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular, através de alterações profundas na arquitetura celular, tais como:

  • aumento da espessura da epiderme
  • diminuição da quantidade de melanina depositada
  • aumento na produção de fibras colágenas e na irrigação sangüínea
  • aumento na permeabilidade cutânea, favorecendo a penetração de princípios ativos coadjuvantes no tratamento pós peeling.

Profundidade do Peeling Facial

Como primeiro passo do peeling, o profissional analisa e prepara a pele do paciente. Em seguida, decide o tipo de ácido e a intensidade do processo. Baseado no tipo de pele e nos objetivos a serem alcançados pelo paciente, o profissional pode realizar o peeling dentro dos seguintes critérios:

  • Peeling Facial Superficial: indicado para manchas superficiais, poros dilatados e sardas, assim como peles sem brilho, secas ou cansadas.
  • Peeling Facial Médio: ideal para manchas profundas, cicatrizes de acne, rugas finas e peles envelhecidas pelo sol.
  • Peeling Facial Profundo: perfeito para peles muito envelhecidas, com manchas, rugas ou cicatrizes profundas de acne.

Tipos de Peeling Facial

Peeling Facial

O peeling pode ser de três tipos:

  • Químico.Feito através do uso de substâncias químicas
  • Mecânico.Com receitas caseiras, aparelhos de microdermoabrasão ou lixas de ponta de diamante.
  • Físico. A laser.

Peeling Químico

Para realizar um peeling químico, a pele deve ser preparada com antecedência de 15 a 30 dias através do uso de um creme pré peeling, receitado por seu dermatologista. O preparo da pele permite a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings — como hiperpigmentação ou queimaduras, que podem acontecer mesmo quando todos os cuidados são tomados.

Os peelings químicos utilizam substâncias que provocam o desprendimento das camadas superficiais da pele, permitindo estímulo para a renovação celular e formação de colágeno, gerando assim uma pele macia, brilhante e uniforme. Sua finalidade é rejuvenescer a pele, melhorar sua textura e cor, suavizar as rugas. Quanto maior a profundidade do peeling facial, maiores são os riscos de ocorrerem complicações. Deve ser realizado com acompanhamento médico.

Alguns tipos de peeling químicos:

Peeling de Ácido Retinóico

O peeling de ácido retinóico continua sendo uma das grandes armas no combate às estrias. O peeling ácido retinóico promove uma descamação superficial e constante da pele, renovando-a e favorecendo a formação de colágeno, levando a uma significativa melhora na aparência das estrias.

Peeling de Ácido Glicólico

O peeling de acido glicólico geralmente é utilizado para tratamento da face, pescoço e mãos. O ácido glicólico é cuidadosamente aplicado sobre a pele, deixando a mais macia e com menos rugas após o tratamento com o peeling. O peeling de ácido glicólico é excelente não só para o tratamento dos efeitos nocivos do sol — como aparecimento de rugas precoces e manchas na pele — mas também para o tratamento da pele com acne e estrias.

Peeling Fenol

O peeling fenol é capaz de promover um rejuvenescimento facial intenso, em um procedimento de cerca de 30 minutos. Ele elimina rugas e marcas de expressão profundas de uma só vez, devolvendo a aparência jovem ao paciente. Embora proporcione os melhores resultados no rejuvenescimento facial, o peeling de fenol deve é indicado apenas para os casos mais graves de envelhecimento cutâneo.

Peeling Resorcina

O peeling resorcina é indicado para tratamento da acne, discromias e peles rugosas, hiperpigmentação pós-inflamatória. É o mais indicado para peles mais escuras com tendência à hiperpigmentação.

Peeling Ácido Salicílico

O peeling ácido salicílico é utilizado em solução alcoólica a 35% por cerca de 5 minutos, seguida de neutralização com água, e é indicado para clareamento da pele, atenuação de rugas e tratamento de comedões. A descamação se inicia entre o 4º e 5º dias, prolongando-se por cerca de 10 dias, com eritema e edema mínimos, podendo ser repetidos entre 2 a 4 semanas.

Cuidados Pós Peeling Facial

Peeling Facial

O paciente deve hidratar a pele durante uma semana com hidratantes recomendados pelo médico para o período após o peeling facial, em geral esses produtos ajudam também na regeneração da pele. Usar água termal, cuja principal função é acalmar a pele, à vontade. O uso de ácidos só deve ser retomado após sete dias, pois a pele estará sensibilizada. O rosto deve ser lavado com sabonete neutro por um período de sete dias após o procedimento.

Não esquecer do filtro solar nessa fase. O fator deve ser no mínimo 30, que proteja contra radiação UVA e UVB, com reaplicação de, no mínimo, quatro em quatro horas. Os protetores solares físicos são as melhores opções, pois seus compostos reagem menos quimicamente com a pele em comparação com os filtros solares químicos, o que diminui as chances de irritações. Dê preferência às maquiagens hipoalergênicas, que têm menor probabilidade de gerar irritações na pele sensibilizada.

Cuidados necessários:

  • Colocar compressas frias em infusões de camomila sobre a área do peeling
  • Hidratações semanais no consultório, que ajudarão a retirar as crostas residuais, diminuir o edema e facilitar a reepitelização.
  • Uso de hidratantes com filtros solar diariamente, renovando as aplicações várias vezes ao dia.
  • Evitar expor-se a luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura.
  • Uso diário de gel ou creme com ácido glicólico em concentrações de 8 a 15% por vezes associados a despigmentantes (como ácido fítico e hidroquinona) nas áreas com manchas, cicatrizes ou rugas residuais.
  • Tratar cicatrizes ou manchas residuais com um novo peeling facial localizado (retoque) ou através da prescrição de outros agentes esfoliantes de uso tópico.

Após a normalização da pele devemos instituir um tratamento diário tópico preventivo e de manutenção.

38 comentários para “Peeling Facial”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu já fiz peeling químico. Gostei do resultado, mas a pele só fica bonita no dia seguinte.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia! Gostei muito do post, só acrescentando, o “Peeling Facial” também é feito por esteticistas! Eu sou uma estudante de estética. Beijos e parabéns pelo post :D

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Verdade Andrea, sou esteticista e faço peeling sempre com bons resultados.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu costumo fazer peelings, gosto do resultado na pele, fica lisinha e melhora meus cravinhos. Gostei das dicas pós peelings, as vezes minha pele fica sensível.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Excelente post!!!! Faço peeling químico, a pele agradece.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Amei as sugestões, quero fazer.

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Peeling deixa a pele bem bonita, mas não é bom fazer em peles muito finas e sensíveis.

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom! Fiz uma vez, e nunca mais, quero fazer mais vezes.

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    FAÇO PELING QUIMICO E ORESULTADO E MUITO BOM ;MAS SEMPRE ACABO ADIQUIRINDO NOVAS MANCHAS E USO BLOQUEADOR FATOR 65… ADOREI AS DICAS.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O melhor peeling é o de cristal.

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Sempre ouvi falar e sempre tive curiosidade, alguém sabe o que tenho que procurar para fazer? é em clinica dermatologica?

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já fiz uma vez, a a pele ficou uma seda de macia.

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já fiz sim, duas vezes, na última vez fiquei uma semana descascando, foi bem ruim, aí não fiz mais.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom esse artigo, vou experimentar o peeling químico.

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já fiz sim a pele ficou irritada e vermelha no primeiro dia, depois ficou ótima.

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Fiz para melhorar problemas de oleosidade, mas não resolveu muito, acho que a clinica que fiz era picareta

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom esse texto, vou experimentar, bjooo

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    SOU QUIMICA E VENDO O PRODUTO PARA A APLICACAO EM CASA “HOME CARE”
    ACIDO SALICILICO 30%
    GLICOLICO 30% TUDO DENTRO DAS LEIS BRASILEIRAS.
    RENATA REIS 9185 1312 ATENDO A TODOS
    OBRIGADA.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Renata!
      Onde vc mora?
      Beijos,
      Sinara

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Eu quero meu email sjccacau@bol.com.br

    3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      oi qual o valor do creme para o peeling quero comprar bj,,,,

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu faço o peeling médio,
    tenho bons resultados.
    Tenho vontade de experimentar
    outros.

    :D ;)

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    conheço esses tratamentos so de ouvir falar e atravez de pesquisas e materias , parece ser um bom tratamento para a pele, mais é valido lembrar que para alcançar um otimo resultado nao basta fazer apenas uma vez e o custo é um pouco caro.

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O peeling feito por um bom profissional de estetica tem exelentes resultados! : :oops:

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Sempre faço peeling, acho maravilhoso, para meu tipo de pele que é grossa, dá um bom resultado.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Excelente matéria! Vou começar meu tratamento com a Dermo para pele madura e uma das etapas está o peling. Aqui pude obter detalhadas informações sobre esse tratamento. show! Gi.

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tenho vontade de fazer o peling físico :)

    ja vi pessoa que fez no dia não fica muito legal, mas no dia seguinte ja da resultado :D

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Sobre que pode fazer peeling, uma ressalva aos esteticistas, fisioterapeutas dermato funcionais também podem fazer peeling de acordo com cada substância que lhe é permitida.
    O problema destes sites e blogs que não se informam direito e passam informações erradas aos leitores. :evil:

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Posso fazer o peeling e ir ao trabalho normamente? Aqui na minha região é muito quente,a algum problema?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Karla eu fiz alguns tipos,
      mas foram sempre considerados
      médios.
      Porém teve um, que se quisesse
      sair de casa, tinha que usar mascara
      e minha região não é tão quente.
      Acredito que os mais fortes deve
      existir uma forma de cuidar,
      como a pele fica muito sensível,
      pode mancha-la.
      Espero que alguém ou a Celisa
      responda de forma mais precisa p/
      vc

      ;) :lol:

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Boa noite!

    Nunca fiz peeling mas tenho muita vontade de fazer. Achei ótimo este artigo! Excelente!!
    Agradeço pelas dicas.
    Beijos…!

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :P eu adorei o post. Quero sem dúvida experimentar fazer um peeling quimico pois tenho a cara manchada do acne intenso que tive na minha adolescência. Muito obrigado por todas as dicas!

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :o gostei do artigo, mais sou bem sistemática com relação a tratamentos facial tanto para rugas ou machas na pele,mais quem sabe….em qnt isso prefiro as massagem facial.

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O uso constante de ácido mantém minha pele limpa e hidratada. Talvez seja este o motivo de não sentir necessidade em fazer peeling, mas não descarto a possibilidade.

    Beijo

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia, quero fazer um peeling, mas tenho medo, depende dá idade para fazer, apartir de quantos anos.

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Hoje eu fiz o pilling medio foi uma sensacao de queimacao espero que o resultado seja satisfatorio depois faco comentarios sobre o resultado b ;

  32. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Fiz um peeling tem uma semana e
    ontem que começou a ficar vermelha,
    como se tivesse manchada. Espero que
    seja só um processo normal por ter
    uma pele sensível demais. A pele fica
    ótima, mas tem alguns contratempos!

  33. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá. Peeling tbm pode ser feito no caso de marcas de acne, sendo que a acne é causada por problemas hormonais?

    Depois do peeling, as marcas ainda voltam?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?