Para a mulher que gosta de se cuidar

Pontas ressecadas: tem solução?

Pontas ressecadas: tem solução?

Quando as pontas dos cabelos estão espigadas e ressecadas, sabe-se que o melhor tratamento é cortar as pontas. Mas para quem não quer de jeito nenhum cortar as madeixas, existe um truque para recuperar a vitalidade das pontas dos cabelos.

Cabelos Mistos

A característica principal dos cabelos mistos são as raízes oleosas e as pontas ressecadas. É preciso lembrar que os fios secos podem ser ocasionados por diversos fatores, como: o grande comprimento dos fios (uma vez que as proteínas não conseguem chegar às pontas); uso de shampoos inadequados; falta de proteção solar e exposição ao sol, tintas ou tratamentos químicos.

Agora, se os seus cabelos possuem essas características, a solução (ou prevenção) ficam por conta de atitudes fáceis e rápidas. A principal é uar shampoos para cabelos oleosos, com o intuito de tratar a oleosidade do couro cabeludo, ou os específicos para pontas secas e raízes oleosas. O uso de condicionadores ou máscaras de hidratação deve ser apenas nas pontas.

Umectação

Para as que sofrem com o problema de pontas ressecadas, utilizam silicones, sérum e reparadores de pontas, mas que o efeito dura apenas poucas horas e o problema não é solucionado. Por isso, o mais indicado é fazer o tratamento de umectação.

Umectação é um banho de óleo. O procedimento, ideal para cabelos ressecados, repõe a umidade do fio, hidrata, diminui o volume e garante brilho, maciez e balanço aos cabelos. Deve ser feita somente nas pontas que estejam bem ressecadas.

A umectação deve ser feita com óleo vegetal puro.

Como se faz a umectação?

  • Aqueça levemente o óleo vegetal até que fique morno.
  • Passe nos cabelos secos somente nas pontas e massageie.
  • Coloque um papel alumínio e deixe agir por uma hora.
  • Lave os cabelos normalmente.

Faça o procedimento uma vez por semana, até a recuperação total dos fios.

Quais óleos vegetais usar?

Pontas ressecadas: tem solução?

Óleo de Argan: É um antioxidante natural e extremamente rico em vitamina E. Contém também Ômega 6 e 9, além de ser um composto natural fundamental para a cicatrização e irritação no couro cabeludo. Possui um poder incrível de hidratação.

Óleo de Oliva: É antioxidante natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e hidratação aos fios.

Pontas ressecadas: tem solução?

Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.

Óleo de Coco: Possui ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país.

Pontas ressecadas: tem solução?

Óleo de Amêndoas: O óleo de amêndoas dá brilho e maciez aos cabelos maltratados, queimados, escamosa ou quebradiços. Tem função emoliente e hidratante.

Óleo de Macadâmia: Tem ação emoliente, hidratante e antienvelhecimento. Obtido das nozes de macadâmia. É a maior fonte vegetal de ácido palmitoléico (25%) e rico em ácido Oleico. É facilmente absorvido pelos cabelos, mantendo a hidratação.

Pontas ressecadas: tem solução?

Óleo de Abacate: É um óleo rico em vitamina A e com um altíssimo teor de vitamina E — um poderoso antioxidante, que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento e garantindo uma hidratação e nutrição profunda aos fios.

Óleo de Semente de Uva: é considerado um remédio natural para fazer os fios crescerem mais rápido, já que a vitamina E atua no fortalecimento e contribui para tornar os cabelos mais brilhantes e menos frágeis. Sua textura não-gordurosa permite uma rápida absorção pelos fios. Por isso, o óleo de semente de uva pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo.

Você pode utilizar esses óleos ao natural ou em produtos específicos para os cabelos. Algumas empresas comercializam produtos contendo alguns desses tipos de óleos.

Prevenção contra Pontas Ressecadas

Se suas pontas ainda não estão ressecadas, você pode tomar algumas precauções para evitar que isso aconteça:

  • Corte as pontas a cada 3 meses.
  • Evite o uso constante de chapinha.
  • Faça hidratações capilares pelo menos a cada 15 dias.
  • Ao se expor no sol proteja seus cabelos com leave-in com filtro solar.
  • O silicone e os óleos reparadores de pontas auxiliam muito, mas desde que usados apenas nas pontas. Por isso, o ideal é que as mulheres carreguem um vidrinho na bolsa, pois esses finalizadores também ajudam a assentar os fios e a manter o cabelo mais saudável, mesmo que por poucas horas.

Dicas de Reparadores, Silicones e Seladores de Pontas

Pontas ressecadas: tem solução?
  1. Soro Capilar Ultra Hidratante Silicones e Oliva Ecologie
  2. Absolut Repair Serum Reparador de Pontas, L’Óreal
  3. Reparador de Pontas, Avora
  4. Bio Extratus Selador de pontas
  5. Reparador de Pontas Ceramidas e Camomila, Vult
  6. Revitrat Ultra Repair, Dermage
  7. Reparador de Pontas Serum Nutri Sculpt, Kérastase
    Pontas ressecadas: tem solução?
  8. Elixir Reparador, AcquaFlora
  9. Fluido Ultra Reparador de Pontas Advance Techniques Avon
  10. Reparador de Pontas Amend
  11. Silicone Reparador De Pontas Niely Gold Queratina
  12. Reparador de Pontas Basic Hair
  13. Fluído Ravor Escova & Chapinha Óleo de Argan
  14. Reparador de Pontas Alta Moda Alfaparf

E você, tem pontas ressecadas? O que faz para diminuir esse problema?

241 comentários para “Pontas ressecadas: tem solução?”

  1. Avatar de Ana

    Olá Celisa ,

    Você falou que o óleo de semente de uva é um remédio para o crescimento do cabelo , gostaria de saber se para isso pode ser passado no couro cabeludo , ou somente nas pontas .

    Bjs …

    1. Avatar de Eu

      Se trabalha no crescimento, o ideal seria a aplicação no couro cabeludo, nas pontas não obteria o resultado desejado, apenas uma nutrião dos fios. Espero ter ajudado

  2. Avatar de Cassia

    Marcelo,

    muito obrigada, mas será que posso, pelo menos enxaguar, para não ficar muito oleoso?

    Abçs.

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Cassia.

      Pode enxaguar sim, voce escova e prnacha 2 vezes cada mecha do cabelo com o produto para melhor efeito, depois disso vc enxagua e condiciona, escova e prancha de novo, isso e indicado para melhor selagem do fio, caso fique com aquela preguisinha, so pranche o cabelo com o produto 2 vezes cada mecha na menor temperatura da chapinha, enchague e condicione depois escove e pranche como de costume!.

      Abçs.

      1. Avatar de Cassia

        Marcelo,

        muito obrigada pelas orientações!

        Um abraço!

  3. Avatar de Joseanny Machado

    Posso fazer a umectacão com qualquer tipo de oleo especifico para cabelo, pois não encontro oleo puro.bjs joseane

  4. Avatar de Joseanny

    Gente, eu uso e aprovo o reparador de óleo de argan da avon ele deixa o cabelo macio e reduz o frizz, e o brilho entao, é otimo e tem um preço acessivel, qusta apenas 16 e nas promocões, já comprei ate de 11. Queria saber se posso fazer a umectção com ele?

    1. Avatar de Joana Darc

      eu tambem uso oleo de argam da avon e otimo!!!!! 😀

      1. Avatar de Amanda

        Também

  5. Avatar de Maria

    ótimo post.Parabéns!!!

  6. Avatar de Mykaely

    Olá!
    Uso a linha de reconstrução e força de Tressemé,gostaria de saber a sua opinião a respeito deste tipo de shampoo. Uso a aproximadamente 6 meses.
    Meu cabelo é volumoso,esta sem brilho e com friz. Gostaria de saber qual outro shampoo é indicado para o meu cabelo.

    1. Avatar de Adriana Prado

      Mykaely!

      Dê uma olhada no post de cronograma capilar. Acredito que dará bons resultados.
      Beijo

    2. Avatar de Priscila Lopez

      eu indicaria a linha tresseme ressecou muito meu cabelo, estou usando a linha haskell de mandioca e é maravolhoso ou então usa a linha haskell cavalo forte. bjos boa sorte.

  7. Avatar de élida

    Adorei esse post. Parabéns!

  8. Avatar de Lanna Ataide

    🙁 Olá gostaria de sabe,o que fazer com os meus cabelos,eles estão muitos ressecados nas pontas,estou usando o shampoo pra caspa,e sinto que cada vez que passo ele fica mas seco,o que devo fazer,pra recupera as pontas.

    1. Avatar de Ingrid Gomes

      Olá!! Tenho um excelente óleo para cabelos a base de sementes de uva. É um produto com enxague, portanto não deixa os cabelos oleosos e dá um brilho intenso nas madeixas, fortalece, repara e ajuda no crescimento!! Muito bom!!! Entregamos em seu endereço.
      Chama no Whats: 82 996652556

  9. Avatar de Vilma

    😀

  10. Avatar de Vilma

    MUITO LEGAL 🙂

  11. Avatar de Erica

    😎 minhas pontas estão muito secas.e eu vo pinta ele de loiro…o ki vc acha

  12. Avatar de Ana

    é um post muito legal. Parabéns. Eu uso óleo de argan puro da Argana, muito bom mesmo.

  13. Avatar de Creuma Tanurio

    Usei recentimente uma receita para os fios e pontas do Cabelo. O resultado é na hora! A Base é o Óleo Semí dí Líno. 😀

  14. Avatar de Andressa

    olá meninas tudo bem ?

    gostaria de saber tbm se esse tratamento e recomendado só para as pontas pois estou com um serio problema com meu cabelo ele esta bem danificado e gostaria de saber se posso fazer esse tratamento nele inteiro ..

    me ajudem por favor ..

    fico muito grata bjos

  15. Avatar de Jaqueline

    Oi gente, meu cabelo esta com as pontas muito ressecada e eu n quero ficar cortando e quero deixar crescer. Eu queria uma dica para crescimento e hidratação para as pontas, me ajude gente

    1. Avatar de Sirlei

      O ideal seria azeite de oliva extra virgem, mas evite passar na raiz! Passar chapinha no cabelo mesmo depois de enchaguar e loucura,porque ainda fica residuo de oleo no cabelo,fazendo isso oleo mais chapinha vc vai queimar (fritar) os fios! 😆

  16. Avatar de Sandra Roberto Serotti

    Para quem quer recuperar de vez os cabelos.
    Usem chantilly novelty cosmética, em sua formulação tem o d’pantenol que é um cicatrizante de cotículas e reconstrói toda a fibra capilar.
    perfeito

  17. Avatar de Fatinha

    POSSO FAZER COM AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM???

  18. Avatar de Denilson Souza

    Sol x Cabelos
    Recentemente estudos comprovaram que o sol é maléfico a todos os tipos de cabelos, não importando se ele é fino, grosso, liso, crespo, com ou sem coloração. A exposição aos raios solares pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo, deixando o fio mais claro. Esse clareamento não é algo positivo, pois isso significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz.
    É preciso alguns cuidados para manter seus cabelos sempre bonitos e saudáveis:

    • Utilize sempre gel para pentear, produtos termo-ativados ou óleos protetores.
    • Chapéus, bonés ajudam bastante na proteção.
    • Se os fios estiverem sem brilho e ressecados é recomendada uma hidratação ou também uma cauterização. A hidratação devolverá a água que o cabelo perdeu e para quem está com o cabelo mais danificado pode ser feita uma cauterização que oferecerá proteína que ajudará a recuperar a estrutura dos fios.
    O cuidado com os cabelos é tão importante quanto os que devemos ter com a pele. Eles têm que ser regulares para manter a saúde e beleza dos fios.

    http://www.meushampoo.com.br/p-34-sol-x-cabelos

  19. Avatar de Edna

    Meus cabelos são muito finos, faço relaxamento pra diminuir o volume, porém as pontas ficam muito ressecadas não quero corta-las , o que devo fazer?

  20. Avatar de Vanessa

    oi,gostaria de saber o que é bom pro cabelo parar de cair,eu pintei meu cabelo 1 dia de uma cor e no outro dia de outra cor, só que a tinta que eu passei era tonalizante meu cabelo quebrou todo na frente e não para de cair.obrigado 😳

  21. Avatar de Queren

    Queria sabe se usar muita creatina, se estraga o cabelo.e se cabelos com luzes podem usa-la para fazer cauterização?…bjus

  22. Avatar de Minervina Madalena

    Depois q eu passar o oleo,deixar por uma hora no papel aluminio e depois lavar normalmente posso usar secador ou prancha???????

  23. Avatar de Anamaria

    Usei o óleo de rosa mosqueta e meu cabelo virou uma palha de aço.
    Fiquei muito decepcionada, li comentários satisfatórios e comigo foi um horror.

  24. Avatar de Beatrizferreirasoares

    Como fazer produtos para hidratar o cabelo em casa?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.