Prepare-se para a chegada do inverno!

Prepare-se para a chegada do inverno!

Com a chegada da estação mais fria do ano, é hora de reforçar os cuidados com para manter nossa beleza e nossa saúde. Com a queda das temperaturas e clima seco, chegam também a tosse, os espirros, o ressecamento da pele, danos aos cabelos, alergias respiratórias, infecções, resfriados, dermatites atópicas e até rugas de expressão.

Publicidade

Para que esses males não se instalem, ou pior, não evoluam, aposte na prevenção. Confira alguns cuidados básicos para essa época.

Cabelos

Prepare-se para a chegada do inverno!

A melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno é utilizar shampoos e condicionadores de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo.

Outra medida importante é fazer hidratação. Idealmente, faça uma limpeza profunda dos fios para retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Também é comum no inverno o aparecimento de caspa. O principal sintoma é excesso de oleosidade nas regiões com maior concentração de glândulas sebáceas — como couro cabeludo, rosto, supercílios e tórax. O ideal é, antes da chegado do inverno, consultar um dermatologista para fazer o tratamento adequado para evitar que a dermatite se manifeste.

Lábios

Prepare-se para a chegada do inverno!

Os lábios ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios. Mantenha sempre seus lábios hidratados.

Na hora de escolher um protetor labial ou um batom, preste atenção na fórmula. Prefira produtos com filtro solar associado a preparações oleosas e produtos a base de cera de abelha, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam na hidratação. .

Além do uso regular de filtros solares labiais, é importante beber muita água. Outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras (que às vezes até sangram os lábios) é simplesmente evitando de passar a língua nos lábios, um hábito inconsciente de muita gente.

Rachaduras nos Pés

No inverno, a umidade do ar diminui, causando o ressecamento da pele, inclusive dos pés. A hidratação é fundamental, mas também é necessário usar sapatos fechados e um bom hidratante, específico para a região dos pés. As rachaduras acabam se tornando locais propensos à proliferação de bactérias e fungos; por isso é importante tratá-las com cuidado.

Uma boa dica para acabar com as rachaduras é usar a bastante conhecida pomada Bepantol.

Olhos

A baixa umidade do ar no inverno pode comprometer a visão com a chamada síndrome do olho seco. O problema provoca a diminuição da produção da lágrima ou a piora da qualidade de lubrificação. Os principais sintomas são: sensação de areia nos olhos, coceira e extrema sensibilidade à luz. Para evitar esse problema a ingestão de água e colírios específicos para hidratar os olhos ajudam bastante.

Pele

Prepare-se para a chegada do inverno!

O inverno é propício para deixar sua pele ressecada. Com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar. Além de ressecar a pele, esses dois fatores aumentam a exposição da pele aos vírus, bactérias e doenças em geral.

A hidratação é essencial para termos a pele saudável e linda. Alguns danos que sua pele sofre quando não hidratada corretamente incluem prurido, urticária e dermatite atópica, entre outros. Para combater essas reações podemos recorrer a algumas regras básicas:

  • Beba muita água, coma frutas, legumes e verduras. Invista nas gorduras boas como abacate, coco, castanhas, manteiga e ovo.
  • Não tome banhos quentes e longos.
  • Use sabonetes suaves e emolientes.
  • Use toalhas macias.
  • Hidrate a pele do corpo, principalmente a do rosto que é mais sensível.
Prepare-se para a chegada do inverno!

Na hora de hidratar a pele do corpo, você pode utilizar hidratantes de banho para facilitar os cuidados. Ou use hidratantes corporais sempre após o banho. Para as partes mais ressecadas do corpo utilize óleos vegetais para hidratação.

Se a pele do rosto não for hidratada adequadamente, vai surgir o ressecamento, que traz riscos como envelhecimento precoce (rugas finas) e diminuição da elasticidade da pele. Com a diminuição da temperatura, os banhos acabam por ser mais quentes, causando a perda da barreira de proteção da pele, levando a um ressecamento severo e, com isso, o aparecimento das rugas e diminuição da elasticidade.

Além da hidratação no rosto, não esquecer também da proteção solar e base facial, que formam uma barreira e protegem a pele dos raios solares, vento e poluição.

Alergias Respiratórias

No inverno, muitas pessoas mostram sintomas de rinite, bronquite e asma, queixando-se de nariz escorrendo, coceira nos olhos, tosse e dificuldade para respirar. Isso sem falar nas constantes crises de espirro, principalmente na parte da manhã. Veja algumas dicas para evitar o problema:

  • Limpe a casa com um pano umedecido em água ou álcool, evitando desinfetante e outros produtos químicos.
  • Evite usar espanador, cortinas de tecido e carpete, que concentram muita poeira. Os ácaros, principais causadores de alergia, são abundantes nos colchões e travesseiros, locais onde costumamos passar grande parte do nosso dia. Por isso é imprescindível o uso de capas impermeáveis aos ácaros.
  • Evite almofadas, bichinhos de pelúcia e cortinas pesadas, pois tudo isso se torna ninho de ácaros. Deixe entrar ar e sol sempre que possível nos cômodos, evitando assim também o aparecimento de fungos.

Não desaparecendo os sintomas com esses cuidados, consulte um médico. Em algumas situações é necessária a prescrição de medicamento antialérgico (corticoide como última opção).

Prepare-se para a chegada do inverno!

Gripes e Resfriados

Especialistas afirmam que o frio causa constrição e estreitamento dos vasos sanguíneos, responsáveis por transportar os elementos de defesa para o organismo. Por isso nossa imunidade fica mais baixa. Então prepare sua imunidade para manter a saúde em dia.

Dicas para prevenir gripes e resfriados

  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Beba bastante líquido
  • Poupe suas energias: durma bem e descanse
  • Não tome antibióticos desnecessariamente
  • Combata a febre e a dor muscular com dipirona ou paracetamol. Não use aspirina
  • Mantenha a casa bem ventilada
  • Evite aglomerações
  • Lave as mãos com frequência e use lenços descartáveis.
  • Soro fisiológico nas narinas ajuda a combater a obstrução.
  • Não agasalhe seu filho exageradamente, isso pode desencadear uma convulsão febril.
  • Não use medicamentos como xaropes, gotas nasais, ou descongestionantes sem uma avaliação médica.
  • Procure um serviço médico se tiver dúvidas ou ocorrerem complicações.

E então, está preparada para enfrentar o inverno?

21 comentários para “Prepare-se para a chegada do inverno!”

  1. Avatar de Angela Cristina

    olá, amei essa matéria, moro em Lajes-Sc e aqui é frio demais, sofro com tudo… pele, lábios e pés rachados. Tenho que usar hidratantes o tempo todo para a pele não rachar. Cabelo é um problema, pois fazer hidratação no frio é triste!
    Gripe é outro problema.

  2. Avatar de Bruna

    Gostei muito da materia
    Sofro muito com fortes dores de cabeça no periodo do frio, nao é sinusite é o estímulo do nervo trigeminal ou trigêmeo (responsável pelas sensações de todo o rosto, garganta e pescoço) que causa a contração dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando a dor.
    Ja ouviu falar?
    E alguém aqui sofre com isso tbm?
    Eu sinto tanta dor que parece pancadas, ja fui no medico e nao existe tratamento, simplesmente tem se agasalhar, faço isso mas na resolve muito
    Amo o seus posts
    Parabéns!

  3. Avatar de Luisa

    Acho que a pior parte do inverno fica pro cabelo.
    É impossível não tomar um belo banho quentinho e demorado, pelo menos pra mim.
    E impossível fazer uma hidratação direito nesse frio, só aquela básica no banho mesmo, mas como depois uso secador, o efeito é quase nada.

  4. Avatar de Glaucia Nogueira

    Gostei muitos das dicas, não gosto desse frio intenso, as articulações me incomodam muito, pele seca demais.

  5. Avatar de Cintia

    Gosto do frio, muito mais do que o calor. No calor passo muito mal, sempre fico com muita fraqueza e indisposição, sem contar a pressão… Tenho pressão baixa e em todo verão sempre passo muito mal, pois ela tende a cair mais.
    A única coisa quando chega essa época do ano que é ruim, é a minha rinite que fica bem atacada. Sempre coloco bacias de água espalhadas pelo quarto para ajudar na umidade, na hora de dormir. Fico espirrando muito…
    Mas apesar disso, ainda prefiro o frio. Adoro! Claro que tem dias que tá um gelo aqui em SP, na parte da manhã e da noite que só por Deus… Rsrs. Mas faz parte da estação mais charmosa do ano.
    Muito boa essas dicas!

  6. Avatar de Raquel Santos

    Esse friozinho tá uma delícia!!!
    O problema é passar hidratante depois do banho…

    memyselfandibyraquel.blogs por.com.br

    1. Avatar de Raquel Santos

      Corrigindo:
      memyselfandibyraquel.blogspot.com.br

  7. Avatar de Patricia

    Gostei dessa materia, bem objetiva precisamos muito disso. Realmente hidratar o cabelo no inverno é triste, já em relação ao banho quente, não me encomoda, gosto de banho frio. Meus banhos quentes são rapidos, gosto de hidratar a pele, e beber bastante água. O pior pra mim é hidratar o cabelo, tenho cabelo grande, exige tempo, mas tenho que cuidar né, é um esforço que nós mulheres fazemos. Bom inverno pra todos !

  8. Avatar de Tatiana

    Show de bola, amo o frio!

  9. Avatar de Ana Paula

    Sofro muito com a pele, queda de cabelo absurda todo inverno, este ano, desde o mês passado a dermatologista já receitou minoxidil pra amenizar a queda e xampu fortificante.
    Ah é uma rotina desgastante cuidar da beleza no inverno!!rs
    Que seja breve…rs
    Bjs

  10. Avatar de Jeruza

    gostei das dicas, onde moro não faz muito frio… e adoro o frio.

  11. Avatar de Adriana Prado

    Não gosto muito do inverno, não suporto roupas pesadas. Intensifico a hidratação e procuro não esquecer da água.

  12. Avatar de Mariângela

    Onde moro faz muitooooo frio de manhã e a noite e calor a tarde + superpoluição… não há saude(pele, cabelo, olhos, nariz..rs). Eu já entro no inverno esperando que passe bem rapidinho pra eu curtir o maravilhoso calor novamente!!

  13. Avatar de Solange

    Obrigada pelas dicas, foram bastante proveitosas.

  14. Avatar de Ana

    Muito bom, esse inverno vai ser mesmo rigoroso e precisamos nos cuidar.

  15. Avatar de Abigail

    ah eu gosto desse friozinhu q faz em sampa meu maior problema sao os labios.
    para os pés acho uma boa epoca para hidrata-los, pois uso muita bota, ai passo um creminho de manha e a noite meus pés estão super hidradatos ja q no verao o uso de sandalias dificulta a hidratação, meus pé ficam piores no verao com certeza.
    cabelos e pele por incrivel q pareça prefiro no inverno, pois minha pele ñ fica oleosa, adoro essa epoca, posso usar d td no rosto q ñ fica oleoso e meus cabelos não sinto diferença, mas hidrato eles sempre. Tbm gosto mais de me vestir no inverno, adoro casacos botas cachecois e tal.
    mas realmente no inverno da uma preguicinha de acordar cedo.
    bom tento aproveitar o maximo das partes boas do frio acho q ja me acostumei por isso fica mais facil, mas ñ sei como seria morar no sul por exemplo, q o frio é muuuuito maior, la sim deve ser dificil a coisa rsrsrs
    bjsss

  16. Avatar de Lenir Lopes Cardoso

    se agasalhar as crianças no inverno exageradamente como disse,mesmo sem febre pode desencadear convulsão febril,me desculpe fiquei com duvidas.

  17. Avatar de Nacrefa Marques

    Gostei dessa matéria,assim tarei a me prevenir de outras doenças. 😆

  18. Avatar de Iracema

    Adorei as dicas!!!. 🙂

  19. Avatar de Silmara

    Tá frio mesmo, boas dicas!

  20. Avatar de Rosana

    Adoro outono e inverno! Durmo muiiiiito melhor,aquela sopinha quente tomar banho e não ficar melada 5 min depois as roupas mais chiques. Prefiro sofrer um pouquinho c/ ar seco, sinusite (sei controlar agora) e pele ressecada do que ficar melada só de dar dois passos no verão e o pior é a pele do rosto brilhando mais que vagalume ecaq!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva