Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

A progesterona é um hormônio esteróide feminino produzido no ovário a partir da puberdade. Esse hormônio está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, quanto das glândulas mamárias para a amamentação.

Publicidade

Além disso, ele aumenta o grau de atividade das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente irrigado por vasos sangüíneos, deixando o útero pronto para a gravidez.

A progesterona é um hormônio muito importante porque age em todo o estado físico e emocional da mulher, e especialmente essencial na preparação e manutenção da gravidez. Quando a quantidade de progesterona no sangue é baixa na fase inicial da gravidez, recomenda-se fazer um suplemento do hormônio para que não ocorra um aborto.

A progesterona também tem a função de inibir as contrações do útero. Com isso, impede a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.

Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

Progesterona × Estrogênio

Durante a menopausa, a mulher deixa de ovular, e com a queda brutal nos níveis de progesterona o estrogênio passa a se tornar atuante demais, permitindo inclusive maior entrada de água e sódio nas células. Daí vem a retenção hídrica, o ganho de peso e todos os sintomas indesejáveis subsequentes.

Quando esse desequilíbrio acontece, a progesterona precisa voltar a atuar no organismo feminino, para neutralizar os efeitos do estrogênio.

Quando se restaura esse hormônio a níveis apropriados, a mulher volta a se sentir bem, devido à eliminação dos sintomas da menopausa.

Efeitos dos Baixos Níveis de Progesterona

Você costuma fazer o exame de sangue para medir o nível de progesterona?

O desequilíbrio hormonal, muito estrogênio e pouca progesterona circulando pelo organismo, pode gerar alguns sintomas. São eles:

  • Falhas nos ciclos menstruais, que se tornam irregulares
  • Endometriose
  • Sangramento menstrual intenso, com possibilidade de coágulos
  • A mulher não consegue engravidar, ou se engravidar perde o bebê no início da gestação
  • Insônia, irritabilidade, dores de cabeça e queda de cabelo.
Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

Progesterona Natural Bioidêntica

O creme de hormônio bioidêntico é utilizado para equilibrar os hormônios naturais do corpo. Hormônios bioidênticos são hormônios manipulados conforne os exames solicitados pelo seu médico, e são idênticos ao seu hormônio natural.

Benefícios da Progesterona Natural

  • Normaliza os níveis de zinco e cobre
  • Protege contra o câncer de mama
  • Estimula a fabricação de osso novo
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora sintomas da TPM e menopausa
  • Combate a irritabilidade
  • Normaliza os ciclos menstruais
  • Evita a enxaqueca
  • Melhora pele e cabelo

Observa-se que o uso da progesterona natural melhora a pele, o cabelo, a libido, e ajuda na recuperação da concentração mental. Outro fator relevante é que a reposição hormonal pode ajudar a livrar-se do excesso de peso, bastando para isso combinar o uso com uma dieta saudável. O hormônio age combatendo a irritabilidade, as dores e cólicas abdominais a enxaqueca e até mesmo a depressão. Mulheres com depressão pós-parto encontraram na progesterona natural o alivio para os diversos sintomas causados por conta da alteração hormonal tão comum nesses casos. Homens também podem fazer uso da progesterona natural que combate e previne alguns tipos de câncer, e também é eficaz no tratamento da calvície e da acne.

Contraindicação da Reposição com Progesterona Natural

Embora a progesterona natural ofereça inúmeras vantagens para a terapia de reposição hormonal, há alguns casos onde seu uso deve ser restringido ou evitado: sangramentos uterinos provenientes de tumores, casos de tumor de mama, suspeita de gravidez, período de amamentação, casos de diabetes, doenças hepáticas.

Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer uma reposição com progesterona natural, ela pode fazer muita diferença na sua qualidade de vida.

E você? Já fez a reposição com a progesterona natural bioidêntica?

144 comentários para “Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?”

  1. Avatar de Julya

    Boa noite, tenho endometriose e uso o hormônio Bioidêntico de Progesterona de 20mg.
    Alguém sabe me dizer se posso fazer o tratamento continuo com esse hormônio?
    Posso usar sempre?

    1. Avatar de Marco

      o hormônio progesterona, assim como outros hormônios (+ de 20) deve ser dosado antes e durante o tratamento. exames complementares devem ser feitos como o ultra som trans vaginal.
      sempre deve-se descartar a presença de neoplasias ou outras patologias (doênças). A via transdérmica (pela pele) é a forma mais sem efeitos colaterais. Em alguns casos pode ser utilizado pelo resto da vida.
      Converse com o seu médico a possibilidade de uso concomitante do hormônio gestrinona, também transdérmico ( potencializado pelo uso do Pentravan; um produto que aumenta a permeabilidade cutânea do hormônio).

  2. Avatar de Julya

    Boa noite, tenho endometriose e uso o hormônio Bioidêntico de Progesterona de 20mg.
    Alguém sabe me dizer se posso fazer o tratamento continuo com esse hormônio?
    Posso usar sempre?
    Desde já agradeço!!!!

  3. Avatar de Joana Ferreira

    Olá boa noite.

    Tenho 54 anos e sofro muito com os sintomas da menpausa.. sensação de desmaio antes da onda de calor..perda de sono… dificuldade de emagrecer etc…
    tentei diversas vezes TRH com hormonios sinteticos..mas tenho muita dor nas mamas.
    Agora conversei com uma farmaceutica que me indicou o uso em dose baixissima de progesterona.
    É possivel fazer reposição só com progesterona?
    Att Joana.

  4. Avatar de Debora

    Olá! Tomo anticoncepcional e sinto que afeta minha libido. Se eu passar o creme de progesterona, afeta o efeito do anticoncepcional? Eu corro um risco maior de engravidar?

    1. Avatar de Mandy

      Hormônios não são o mesmo que bioidênticos. Em vez de ajudar, só fazem piorar os sintomas da menopausa. Consulte seu médico para formular um hormônio bioidêntico em farmácia de manipulação. De preferência procure um médico ortomolecular.

  5. Avatar de Denise Maria

    Eu posso usa o progesterona tenho 47 anos eu fiz a cirurgia de retirada do útero e ovário

    1. Avatar de Marcia Margarida De Sousa

      eu tambem fiz a retirada de utero e ovario fico na duvido se preciso repor progesterona pois alguns medicos dizem que sim outros nao

      1. Avatar de Vilma O. Santos

        Prescisa sim ! Eu estou fazendo estou melhor dos sintomas .procure um médico ortomolecular para passar a progesterona bioidentica .

  6. Avatar de Lilia Alessandra Vieira

    Ola sou Lilia tenho 27 anos sofro sop tive um aborto …queria sabe se progesterona iria me ajuda engravida não perde bebe

  7. Avatar de Sandra Santos

    tenho 42 anos faço reposição com progesterona estradiol e testosterona

    mas a medica pede que eu quando menstruo pare de tomar a progesterona por 10 dias

    porque devo parar

  8. Avatar de Ivone Alves

    Boa noite,tenho 41 anos sofro com os sintomas da menopausa,ja uso a progesterona e me sinto melhor,porem o estriol me dá mt reação,sera q posso utilizar somente a progesterona!
    Obs: sou esterectomizada! Obrigada

  9. Avatar de Ivone Alves

    Boa noite,tenho 41 anos e sofro com a menopausa precoce,ja uso a progesterona e me sinto melhor,porem não consigo usar o estriol ou estradiol sinto mts reações,sera q posso usar somente a progesterona!
    Obs: sou esterectomizada

  10. Avatar de Sarah

    GOSTARIA DE SABER SE APROGESTERONA E REALMENTE BOA PARA EVITAR PRE PARTO ?

  11. Avatar de Micheline

    Tenho 39 anos, meu esposo fez vasectomia, não preciso tomar Anticoncepcional, porém sofro com Tpm, fortes cólicas, dores nas mamas, irritação e choro muito. Será que se eu usar a progesterona vai aliviar esses sintomas. Obrigada

  12. Avatar de Irene

    Boa tarde! gostaria de saber como faço par fazer esse creme com hormônio bioidêndico para melhorar meus sintomas da TPM tenho!

  13. Avatar de Márcia

    Olá Celisa,

    Tenho acompanhado o seu blog, mais sobre os artigos sobre alopecia, pesquisando sobre a progesterona e queda de cabelo, vim parar na sua página.

    Li que você faz uso da progesterona, e vejo que o seu cabelo, apesar de você ter AAG, está muito bom.

    Estou pensando em falar com a ginecologista sobre a possibilidade de usar a progesterona para também ajudar na queda do cabelo.

    Celisa, você utiliza a progesterona em creme? Qual a porcentagem? Não consegui achar como você utiliza? Há algum tempo limite para o uso da progesterona? A que você usa é natural?

    Por favor, se puder responda. Obrigada.

  14. Avatar de Aparecida Fatima De Oliveira

    oie, eu tenho 44 anos, faço reposição hormonal desde os 40, tenho uma duvida, o meu hormônio me atrapalha no ganho de massa na academia???? sinceramente quanto mais eu treino, parece que ganho mais celulite, e minha dieta esta ótima.

  15. Avatar de Ana

    Olá Celisa, excelente matéria!
    Por favor poderia me mandar o contato da sua médica também?
    Grata

  16. Avatar de Celia Sousa

    OI bom dia tenho 42 anos minha menstruação esta muito irregular fui no meu ginecologista que passou vários exames ex: us transvaginal vários tipos de exames de sangue e uma HISTEROSSALPINGOGRAFIA e por final descobrir que para eu engravidar eu tenho que usar um tal de diu de progesterona por causa do meu hormônio que esta muito baixo sera que usando Progesterona Natural Bioidêntica vai resolver ou eu tenho que voltar no meu medico. Queria muito poder engravidar.

  17. Avatar de Glória

    Fiz uso dois anos atrás de progesterona bioidêntica de 20 mg, e tive uma queda acentuada de cabelo, porem não tinha associado ao uso do hormônio , pois fazia dieta e tenho hipotireoidismo que quando está desregulado costuma enfraquecer e causar queda; nesses quase 2 anos que fiquei sem usar , não tive queda , mas a irritabilidade, aumento de peso, insonia vem me causando muitos transtornos, então a questão é escolher entre queda do cabelo e sintomas do climatério que está me limitando até profissionalmente. Resolvi arriscar e hoje reinicio com progesterona de 20 mg

  18. Avatar de Rizane Alencar

    Olá faço uso de Utrogestan e tenho um mioma tenho 48 anos essa progesterona e boa pra mim diminui o mioma? Ele engorda? Meu corpo fica igual de homem? Quanto tempo tenho q tomar? Da câncer?

  19. Avatar de Beth

    Tenho uma dúvida sobre progesterona bioidêntica de 20mg. Na bula consta que deve ser passada na pele por 3 semanas e 1 semana não passar, porém tem pessoas que dizem para passar somente por 10 dias e o restante não passar. Sou menopausada e tenho 60 anos.

  20. Avatar de Marajomez

    Hormônios nunca mais!!
    Olá!!
    Tenho 55 anos, sempre fiz e trabalho com esportes ( sou personal trainer) e uma alimentação sempre bem balanceada. Até dez/16 nunca havia sentido sintomas da menopausa
    Meus testes saguineos eram sempre fantásticos!
    Dez/16 estive num médico por causa de uma lesão muscular. E ele pediu exames de sangue
    Para ver os meus hormónios e Vit.D.
    Resultado: Vit.D baixa e progesterona também.
    Ele logo me receitou Vit.D3 e reposicão hormonal bioidêntica em forma de creme afirmando que eu me sentiria mais vital e emagreceria. (Eu 1,65 de altura e 54 kg) Eu fui contra ao uso de hormônios já que eu não sentia desconforto algum.
    Sem maiores explicações ele disse para passar o creme nos pulsos. Cerca de 5mm em cada lado. Pela manhã e a noite. Pensei! Ele é médico e tem experiência, tentarei!
    Nos primeiros 3 dias foram um inferno. Os ataques de calor e suor 10 a 15 vezes ao dia e noite!! Isônias e irritabilidade enorme!!
    1 semana depois comecei a reter liquido e um aumento de gordura localizada na barriga ( de ficar caida) pernas, braços e rosto enormes a pele e os cabelos extremamente secos ( que não era o caso antes!) mesmo fazendo esportes. Aumento de peso e etc… Até as minhas feições mudaram, aparência pesada já não me reconhecia no espelho. Fiquei deprê e desesperada. Voltei lá depois de 2 semanas relatei tudo. Ele disse continue a usar! Eu ainda usei 2 dias, me senti cada vez pior. Parei de usar…fazem 5 semanas e eu ainda continuo enorme e peso alto.
    Graças a Deus estou dormindo bem, sou alegre novamente e calma. Só a aparência me irrata, porque todos me perguntam se estou doente! Tenho que explicar e isso é irritante!
    Ouvi dizer que a progesterona deixa a função da tiréoide baixar por isso engordamos. É verdade?
    Pergunta: Gostaria de saber quando tempo demora quando cessamos o uso do creme para corpo se regenerar e voltar ao que era antes? Já que só foram 2 semanas de uso! Alguém poderia me ajudar?

    Abraços

    1. Avatar de Glaucia Nogueira

      Não entendi o seu comentário, vc disse que passou a progesterona e começou a ter sintomas? Nossa a progesterona foi a melhor coisa que me aconteceu, eu uso a mais de 3 anos. Usar por duas semanas não faz nada, para se ter efeito com o uso da progesterona demora pelo menos uns 3 meses. Depois de um ano usando é que notei melhoras significativas.

      Vc passou por uma coincidencia e está culpando a progesterona sem fundamento.

  21. Avatar de Dulce

    Olá me chamo Dulce eu estou com expressamento de endometrios e um cisto minha mãe morreu de câncer de mama. fui a minha jenecolojista ela me disse que não posso fazer reposição ormonal alguém que teve este mesmo problema que eu já fez? Boa noite.

  22. Avatar de Marajomez

    Olá Glaucia,
    Negativo nada de coinsidencia. Os sintomas foram sim causados pelo uso incorreto do creme bioidentico a base de progesterona. Esse foi meu depoimento e foi uma experiencia pessoal. Como falei usei o creme no máximo 2 semanas. E aumentei o peso logo apois os primeiros dias. ( odema)
    Eu ñ mudei meu habito de comer e ñ passei a ser sedendaria subitamente. E o acumulo de gordura na parte da barriga e estomago é anormal. Tenho que ressaltar q nunca havia sentido sinoma algum de Menopause. Na minha familia as mulheres ñ sofrem com esse probema tenho uma tia q fez em janeiro 58 anos e ela nunca fez reposição hormonal. Nem a minha mãe hj com 73 anos. Fico feliz por voce Glaucia que os seus problemas acabaram com a reposição hormonal. Cada corpo reage de maneira distinta. Nois nao fomos feitos em formas, para todos terem a mesma assimilação e absorção de certos medicamentos. Meu conselho: procurar sempre um especialista e fazer varios exames de sangue antes. Importante q o profissional conheça a paciênte, e a observe por meses p poder indicar um reposição hormonal. Desde q cessei de passar o creme se passaram 2,5 meses. Até hoje ñ consegui baixar as medidas principalmente na barriga e abdomen. Mas, irei consegui sim, sou muito positiva e ñ me deixo enloquecer por isso. Tenho o apoio de amigos, familia e alunas. Pois, sabem q estou assim ñ por relaxameto, e sim por efeitos colateras sofridos. Eu desejo a todas muita sorte e um lindo dia!

    Abraços

  23. Avatar de Rosalia

    Tenho 37 e fui diagnosticada pre menopausa.estou secura vaginal severa. Estou usando progesterona utrogestran 100 mg.será q está certo? Mais um creme ovestrion durante 14 dias.sera quero esta certo? Senti melhoras nos sintomas.menos queda de cabelo menos espinhas e seborreia.mas fico um.pouco em.dúvida na questão da dosagem se está correto

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva