Progesterona

Progesterona

A progesterona é um hormônio esteróide estritamente feminino produzido no ovário a partir da puberdade. Esse hormônio está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, quanto das glândulas mamárias para a amamentação.

Além disso, ele aumenta o grau de atividade das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente irrigado por vasos sangüíneos, deixando o útero pronto para a gravidez.

A progesterona é um hormônio muito importante porque age em todo o estado físico e emocional da mulher, sendo essencial tanto na preparação como na manutenção da gravidez. Quando a quantidade de progesterona no sangue é baixa na fase inicial da gravidez, recomenda-se fazer um suplemento do hormônio para que não ocorra um aborto.

A progesterona também tem a função de inibir as contrações do útero. Com isso, impede a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.

Benefícios da Progesterona

Progesterona

A progesterona traz muitos benefícios à saúde da mulher. Entre eles:

  • A progesterona estimula a ação das células responsáveis pela formação dos ossos, evitando a osteoporose.
  • Uma terapia a base de progesterona é muito eficaz para mulheres que sofrem de depressão pós-parto.
  • Os hormônios femininos sofrem grandes mudanças no período menstrual, causando a tensão pré-menstrual (TPM). A administração de progesterona equilibra a predominância estrogênica, mostrando-se assim fundamental na prevenção dos sintomas mais comuns da TPM, como dores de cabeça, irritabilidade, mudanças bruscas de humor, agressividade e depressão.
  • Em casos de câncer, é necessária uma dose de progesterona natural. Esta ativa a expressão do gene P-53, responsável pela morte celular programada, fazendo com que não haja uma proliferação celular descontrolada e excessiva.
  • A progesterona ajuda também pacientes com problemas cerebrais.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?