Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça os Benefícios da Própolis

Conheça os Benefícios da Própolis

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus.

A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.

Composição da Própolis

  • Resinas vegetais e bálsamos: 50%
  • Cera de abelha: 30%
  • Óleos essenciais: 10%
  • Grãos de pólen: 5%
  • Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
  • Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
  • Flavonoides: Ésteres cafeinados.

Propriedades e Aplicação da Própolis

A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Estudos comprovam as diversas propriedades biológicas e terapêuticas da própolis:

  • Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
  • Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
  • Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
  • Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
  • Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.
  • Age como antioxidante no organismo.
  • Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
  • Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
  • Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.

A própolis é realmente um antibiótico natural. A cada dia, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais, juntamente condições que ela combate:

Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano: as bactérias sucumbem à ação da própolis. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides. Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já está bastante comprovada.

Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram animadores, principalmente quando foi verificado que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto à ação anticancerígena da própolis.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram à conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior à cocaína (usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética).

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Conheça os Benefícios da Própolis

Tipos de Própolis

Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora.

Própolis Verde

A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas, extratos e exudatos do alecrim-do-campo. Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.

A própolis verde ganha a cada dia mais fama por destruir bactérias, fungos, vírus, aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia, evitando as radiodermites. Análises dentro e fora do país confirmam que a própolis verde carrega altos teores de fenólicos e flavonoides, potentes antioxidantes.

Própolis Vermelha

A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.

A própolis vermelha caracteriza-se por possuir constituintes diferenciados dos outros 12 tipos de própolis já conhecidos e catalogados, tornado assim um produto único e diferenciado. Os constituintes únicos encontrados somente na própolis vermelha são: benzofenonas, preniladas, dihidroxiisoflavona, homopterocarpina, medicarpina e isoflavona. Somando-se estes diferenciais aos benefícios em comum das variações do propolis, o própolis vermelho é considerado um produto diferenciado e cobiçado em diversos países.

Própolis Preta (tradicional)

É a mais utilizada e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza por predominância de nenhuma planta em particular. A propolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.

Os componentes ativos mais importantes são: composto fenólicos, flavonóides, enzimas, derivados do ácido benzóico, ácido cafeico, ácido e álcool cinâmico, benzaldeído, terpenos e óleos essenciais.

Modo de usar

  • Para crianças: 3 a 5 gotas uma vezes ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
  • Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia. Diluída em meio copo com água sem cloro e sem gás.

Em cortes, após lavar o ferimento com bastante água, pegue um algodão, umedeça no extrato e passe no ferimento. Vai arder um pouco. Repita duas ou mais vezes ao dia, tapando o ferimento com gaze.

A própolis em solução alcoólica é recomendável para gripe, sinusite, artrite, tendinite, dores de garganta, aftas e outra doenças do corpo humano.

Onde Comprar a Própolis

A própolis pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Para compra online, a Natue tem diversos produtos à base de própolis. Eu encontrei e estou usando este extrato aqui, uma mistura da própolis verde e vermelha, super-recomendo..

E você, já experimentou essa maravilha?

181 comentários para “Conheça os Benefícios da Própolis”

  1. Avatar de Gustavo

    Meu filho tem 3 anos e esta com crise de larigite já a 5 dias com tosse constante.sera que o propulis pode resolver essas crises?

    1. Avatar de Da Paz Flores

      com certeza, o própolis é muito bom ,minha filha tinhas asma crônica medico nem um passou remédio que desse certo ,ai pesquisei na internet e encontrei o milagroso própolis conclusão milha filha não tem mais ASMA ,só que ainda continua tomando porque previne outras doenças !!!! 😀

    2. Avatar de Edilene

      Oi Gustavo , dê própolis vai ajudar a levantar a imunidade dele. Não sou médica, mas uso própolis há muito tempo. E gosto muito. Ele é completo além de ser natural. Um filho de uma amiga minha ia operar as amígdalas e com o uso do própolis teve uma melhora enorme e não operou até então. Tente ao menos. Felicidades e melhoras. Ah yone própolis TB junto com todos da casa. Vai fazer bem 😉

      1. Avatar de Joelma Ferreira Da Cunha

        Posso usar amamentando

    3. Avatar de Seneli

      Com toda a certeza vai resolver sim!

  2. Avatar de Célio César

    Obrigado pelos comentários à respeito da Própolis. Foi para mim bastante úteis.

    1. Avatar de Cláudia Almada Da Silva

      Gostei muito saber o resultado desses chás obrigado

  3. Avatar de Arlene Costa Santana Omena

    excelente explicação adorei

  4. Avatar de Rosilene

    🙁 cmprei e usei , pingo cinco gotas na boca sem agua direto com o conta gora rs será que faz mau ,,, abraços.

  5. Avatar de Manoel

    nunca gostei muito, apesar de ter todos esses beneficios.

    http://deolhonasuasaude.com.br/

  6. Avatar de Rodolfo Campos Simas Filho

    Fui informado de que a ingestão de 5 gotas pode afastar o mosquito da dengue, Zica, etc. O que não consegui saber é se são cinco gotas diárias (creio que sim).

    1. Avatar de Rsl

      não é que afasta o mosquito da zica, o propolis aumenta a sua imunidade. as gotas que vc vai tomar é a metade do que vc pesa. ex: pesa 50kg toma 25 gotas diarias uma vez por dia.

  7. Avatar de Marlene

    Muito bom e esclarecedor .👏👏👏

  8. Avatar de Junilson

    algum deles tem algum contra indicaçoes pra diabetes?

  9. Avatar de Isqbel

    Por quanto tempo a gente toma o própolis .?

  10. Avatar de Elita Bezerra

    Estou confusa qnt a dosagem, lí que devemos tomar uma gota por kl uma vez ao dia, depois de 15 a 20 gotas 3 vzs ao dia, depois 30 a 40 gotas 3 vzs ao dia e ainda 25 gotas apenas uma vez ao dia, finalmente como devo usar???!!!???

    1. Avatar de Jessica

      Elita isso tudo é um exagero. Eu tomo 15 gotas uma vez ao dia, o meu médico disse para tomar no máximo 20 gotas ao dia.

      imagina, 30 gotas 3 vezes ao dia… isso é demais, um exagero.

      O beleza e Saude é um site super confiável e aqui eles tb sugerem essa quantidade.

      Espero ter te ajudao.

      1. Avatar de Elita Bezerra

        Ajudou muito amiga, estava mesmo desnorteada com tanta informação .obrigada.

    2. Avatar de Olinda Barbosa

      Ola,tenho tomado 25 gotas com agua,diarias,e tem feito muito bem.Obs:tenho diabetes

  11. Avatar de Elita Bezerra

    Preciso de ajuda quanto a dosagem..por favor tô confusa, escontro uma dosagem em cada matéria, e agora?!? 😉

  12. Avatar de Jesus Antonio Da Silva

    adorei as informacoes.
    amo tomar coisas naturais ,Deus nos deixou essas maravilhas para nos curar.
    mas fica a dica nao deixem de ir ao medico sempre que precisar.

  13. Avatar de Vanessa

    Gestante pode ingerir com segurança?

  14. Avatar de Maria Da Conceição Silva Santos

    Preciso saber se é o dicado era quem tem diabetes?

  15. Avatar de Maria Da Conceição Silva Santos

    Peciso saber se é contra-indicado pra quem tem diabete.

    1. Avatar de Naiulce T Da Silva

      Oi Maria, não ha contra indicações para quem tem diabetes, ao contrario a senhora usando ficara curada; uma vez que a própolis e Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos.

  16. Avatar de Fernanda Vity

    Própolis é um repelente natural ao ser ingerido…afasta os mosquitos…Verdade ou mito?

  17. Avatar de Alcileia

    É verdade q estão usando ele para q o mosquito da dengue não pique agente? Me ensinaram a colocar 7 gotas na água e tomar, dizem q o mosquito não chega nem perto da gente. Verdade ou falso?

    1. Avatar de Silvana

      o propolis a base de agua tem o mesmo efeito que o a alcool.

  18. Avatar de Hemy

    http://www.tabloide.info/biologo-brasileiro-ensina-como-nunca-pegar-dengue-chikungunya-e-zika-virus/

    Creio q o link acima vai elucidar bastante as dúvidas na administração do própolis.

  19. Avatar de Sonia

    Peso 75 kls estou tomando 6 gotas de própolis pela manhã, já tem 15 dias não fui picada por nenhum inseto e olha que no meu caso nem repelentes funcionava. Por enquanto estou muito feliz esta dando certo.

  20. Avatar de Irene

    Meu marido tem artrite colesterol alto muito alto diabete e triglicérides ele pode tá tomando estrato de propolis

  21. Avatar de Irene

    Temo colesterol alto triglicérides posso tá tomando estrato de propolis

  22. Avatar de Patricia

    :)tomo própolis já faz alguns anos tinha sinusite e melhorou tipo 90% sempre índico para as pessoas .Ele é otimo para gripes , cicatrizações realmente ele é fantástico . Ultimamente tenho usado no rosto …estou fazendo experiência kkkk
    Mas é sério é excelente …

  23. Avatar de Zuleica

    Gente estou tomando o própolis faz 1 mês está m ajudando muito,eu estava com muita fosse, tenho tiróide e da muita dor nas articulações, ele tirou totalmente as minhas dores,recomendo muito,mas tomo 15,gotas em jejum ,todos os dias!

  24. Avatar de Auria

    Gente… estou colocando 2 gotinhas na língua da minha filha que tem 1 a 9 meses… e o resultado está sendo fantástico… minha filha nunca ficou duas semanas sem tomar antibióticos… ela tinha repetitivas infecções de garganta e já está resistente a 2 antibióticos… ja faz 1 mês e 7 dias que minha filha não tem nada… estou muito contente com o resultado…

  25. Avatar de José Souza

    Bom dia ! Recomendo própolis e Cloreto de Magnésio PA. Repassando: CLORETO DE MAGNÉSIO

    Quem sofre de bico de papagaio, nervo ciático, coluna e calcificação pode se curar de forma perfeita,indolor, fácil e barata.
    Pe. Benno J. Shorr (padre jesuíta, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense,Sta. Catarina).Minha cura:
    Iniciei minha cura aos 61 anos. Dez anos antes, eu estava quase paralítico, sentia pontadas agudas na região lombar – um bico de papagaio incurável, segundo o médico. Após cinco anos, o peso virou dor e, apesar de todos os tratamentos, a dor só aumentava.
    Sem tardar, voltei a Florianópolis com novas radiografias e procurei um especialista.
    Agora já era um bando de bicos de papagaios, calcificados, duros em grau avançado.
    Nada se poderia fazer. As dez aplicações de ondas curtas e distensões da coluna não detiveram a dor, a ponto de nem mais deitado eu poder dormir.
    Ficava sentado, até quase cair da cadeira, de tanto sono.
    Providencialmente, fui ao Encontro dos Jesuítas Cientistas, em Porto Alegre e o Padre Suarez me disse ser fácil a cura com cloreto de magnésio, mostrando-me o pequeno livro do Padre Puig, jesuíta espanhol que descobriu o uso do cloreto de magnésio: sua mão era dura de tão calcificada, mas, com este sal, ficou móvel como a de uma menina.
    Em Florianópolis, logo comecei a tomar uma dose pela manhã e uma à noite; mesmo assim continuei dormindo encolhido até o 20º dia; naquela manhã, porém, acordei estirado na casa, sem dor.
    Mas caminhar ainda era um sofrimento. Depois de 30 dias, eu me levantei sentindo-me estranho:”Será que estou sonhando?” Nada mais me doía! Dei até uma voltinha pela cidade, sentindo, contudo, o peso de 10 anos antes.
    Aos 40 dias caminhei o dia inteiro sentindo menos peso; três meses depois minha flexibilidade aumentava. Dez meses já se passaram e me dobro quase como uma cobra.
    Outros efeitos:
    O cloreto de magnésio arranca o cálcio dos lugares indevidos e o fixa solidamente nos ossos.
    Ainda mais: minha pulsação que sempre estava abaixo de 40 – eu já pensava em marca passo – normalizou-se. O sistema nervoso ficou motorialmente calmo, ganhei maior lucidez, meu sangue estava descalcificado e fluido.
    A próstata, que eu deveria operar assim que tivesse uma folga nos trabalhos, já não me incomoda muito. Houve ainda outros efeitos, a ponto de várias pessoas me perguntarem:
    -“O que está acontecendo com você? Está mais jovem! ” – “É isso mesmo”.
    Importância do cloreto de magnésio:
    O cloreto de magnésio produz o equilíbrio mineral, anima os órgãos em suas funções (catalisadoras), como os rins, para eliminar o ácido úrico nas artroses; descalcifica até as finas membranas nas articulações e as escleroses calcificadas, evitando enfartes; purificando o sangue, vitaliza o cérebro, desenvolve ou conserva a juventude até alta idade.
    Após os 40 anos, o organismo absorve sempre menos cloreto de magnésio, produzindo velhice e doenças.
    Uso: dissolver 2 colheres de sopa de cloreto de magnésio (33g) em 1 litro de água filtrada.
    Deve ser tomado conforme a idade:
    dos 20 anos aos 55 anos (1 copinho de café – 50ml);
    dos 55 anos aos 70 anos (1 copinho e meio – 75ml);
    dos 70 anos aos 100 anos (2 copinho de café – 100ml).
    Tomar 1 dose pela manhã e 1 dose à noite.
    Quando curado, deve-se tomar o cloreto de magnésio como preventivo, isto é, conforme a idade e 1 x ao dia (noite).
    O cloreto de magnésio não é remédio, mas alimento. E não tem contra-indicação.
    É compatível com qualquer medicamento simultâneo.
    O cloreto de magnésio põe em ordem todo o corpo e é indicado para homens e mulheres.
    No caso das mulheres, ele ajuda a prevenir a osteoporose.
    Artrose: O ácido úrico se deposita nas articulações do corpo, em particular nos dedos, que até incham. Isso resulta de uma falha no funcionamento dos rins, justamente por falta do cloreto de magnésio.
    Depois de curado, continue com as doses normais, como preventivo.
    Outros problemas:
    reumatismo, rigidez muscular, impotência sexual, câimbras, tremores, frigidez, artérias duras,
    falta de atividade cerebral, sistema nervoso:
    uma dose pela manhã, uma dose à tarde, uma dose à noite.
    Sentindo-se melhor, passar para a dose preventiva.
    Onde encontrar: em farmácias de produtos naturais ou mesmo nas alopáticas.
    O cloreto de magnésio para uso humano, tem que ser do tipo P.A . (Puro para Análise) e sua cor bem branca. É normal empedrar, mas isto não altera seu teor de qualidade. (Colaboração do Engenheiro Celso Vietro)
    *Pe. Benno J. Shorr – padre jesuíta, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense / Sta. Catarina., durante mais de 35 anos.
    Faleceu em maio de 2005, no Colégio Catarinense, com idade superior a 90 anos, tendo usado cloreto de magnésio por mais de 30 anos consecutivos.
    FAVOR REPASSAR ÀS PESSOAS NECESSITADAS, POIS É MUITO FÁCIL DE USAR E MUITO BARATO,
    SEM NECESSIDADE DE GASTOS ABSURDOS COM TRATAMENTOS MÉDICOS PALIATIVOS!!!

  26. Avatar de Maria Cristina

    Estou fazendo uso agora,estou tendo resultados.ficava muito gripada agora muito difícil eu me gripar

  27. Avatar de Sônia

    Posso tomar o extrato de Própolis fazendo tratamento de quimioterapia?

  28. Avatar de Fabiana Aquino

    Ola eu tenho um filho de 03 anos e desde que nasceu toma remédio para alergia,ronquidão no peito ultimamente vive tomando remédio para nariz trancado,ronqueira noturna e alergia da pele,só que hj resolvi iniciar o tratamento com extrato de própolis com fé em Deus que logo contarei para vcs como ele esta.abraços

  29. Avatar de Elaine

    Bom dia, tenho um filho de 7 anos o Bryan,ele já fez cirurgia das amídalas,Adenoide e fez tratamento para alergia,fungos,ácaros e bactérias,nenhum mosquito pode picar que fica ferido,gostaria da ajuda de vocês,qual o própolis é melhor,o verde ou vermelho e também saber como devo usar,quantas gotas e quantas vezes ao dia…

  30. Avatar de Ana

    OLÁ, REALMENTE O PRÓPOLIS É MUITO BOM, MINHA FILHA TINHA SINUSITE, RINITE, TBM NÃO SAIA DO MEDICO, FOI QDO RESOLVI DAR PRÓPOLIS COM MEL, FOI PARAR DE LEVÁ-LA AO MEDICO, SAROU DE TUDO! TOMEM PRÓPOLIS COM MEL.

  31. Avatar de Ana Paula

    Quantas gotas dou para meu filho de 2 anoz?

  32. Avatar de Gabriel

    Minha mae tem hipotireoidismo , a própolis verde auxilia e ajuda ? E emagrece ?

  33. Avatar de Gabriel

    Pra quem é soro+ no que a Própolis verde ajuda ?

  34. Avatar de Fernanda

    A PROPÓLIS É UM REMEDIO ENVIADO POR DEUS,,MINHA FILHA DE 5 ANOS NAO FICAVA UM MES SEM VISITAR UM MEDICO E CONSEQUENTEMENTE UMA INTERNAÇAO..GRIPAVA MUITO,TINHA SINUSITE,CHEGAVA A DAR 2 PNEUMONIAS EM 1 MES SO..FOI QUANDO ME FALARAM DA PROPOLIS,,COMEÇEI A DAR JUNTO COM UM XAROPE NATURAL DE EUCALIPTO E ALCASSUZ 5 GOTAS POR DIA DA PROPOLIS UMA VEZ AO DIA…JA TEM 6 MESES QUEM ELA NAO TEM MAIS NADA…GRAÇAS A DEUS…E TODO PEDIATRA QUE EU PERGUNTAVA DIZIAM QUE ERA BALELA NAO IA ADIANTAR NADA….SO O QUE EU GASTAVA EM MEDICOS E REMEDIOS..PAGO 20 REAIS SORRINDO EM VIDRO DA PROPOLIS…

  35. Avatar de Lucia De Oliveira

    Eu detesto o cheiro do própolis. Mas resolvi tomar todos os dias. Pra aumentar imunidade. Vou continuar.

  36. Avatar de Lena

    Há muito tempo uso a própolis no tratamento das inflamações de garganta, sinusite, gripes e dores de ouvido da filha, em solução alcoólica. Sempre foi eficiente. Agora, para mim, tenho usado o aquoso, sem álcool e descobri a utilidade da própolis no combate à ação bacteriana e fúngica da área ginecológica. Estou surpresa com os resultados já percebidos a partir do quinto dia de uso. Ao mesmo tempo percebi também uma melhora significativa da gengivite. O modo de usar que tenho adotado é esse: 30 gotas ao levantar (em jejum) e 30 gotas ao deitar, em meio copo d’água filtrada.

  37. Avatar de Bruna

    Oi, alguém sabe me dizer se tomo por alguns meses apenas ou 1 vidrinho completo ?

  38. Avatar de Rosana Castro

    Olá bom dia,minha mãe é cardíaca quero saber se ela pode estar tomando o própolis

  39. Avatar de Rosana Castro

    Olá bom dia, minha mãe é cardíaca quero saber se ela pode estar tomando o própolis

  40. Avatar de Valéria Torres

    Olá boa tarde,
    comecei a tomar o própolis por indicação de um farmacêutico amigo, para evitar a picada do zica virus…E me surpreendeu que eu tinha dores nas articulações dos pés e pernas e percebi minhas unhas fortes, pq tbm tenho anemia. Estou quase sem dor alguma no corpo. Fui pesquisar para ver se poderia ser do própolis e realmente vi que atua na áreas nas articulações. Estou muito feliz. Estou dando para minha filha de 5 anos e toda família já aderiu. Acreditem, Própolis é maravilhoso para inúmeras coisas. Muito bom este artigo. Algo simples e com um custo bom pode transformar nossa saúde. Abçs a todos.
    Valéria Torres

  41. Avatar de Suely

    Estou gestante, posso tomar propoles?!

    1. Avatar de Patrícia

      eu tbm estou grávida e tomo própolis todas as manhãs, 12 a 15 gotinhas na água.

  42. Avatar de Amarante

    Deixo uma dica para o pessoal que quer usar produtos de própolis, apitoxina e melitina de qualidade, os produtos naturais e orgânicos da Veromed Online. Eles enviam para todo o Brasil. Excelente, recomendo! 😉
    https://www.veromedonline.com.br

  43. Avatar de Camilla

    Tenho herpes genital e passei propolis nas feridas. Quaze morri mas aliviou muito e ja nao sinto os sintomas

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.