Tudo sobre Proteção Solar!

Tudo sobre Proteção Solar!

Resenha enviada por Mayara Barros

Olá leitoras!

Quero compartilhar com vocês um assunto muito importante: proteção solar.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o termo bloqueador solar foi proibido pela legislação americana, já que não e possível um bloqueio de 100% da radiação solar.A radiação UV é dividida em UVA (315-400nm); UVB (280-315 nm) e UVC (100-280 nm)

Em 1975, o médico Dr. Thomas B. Fitzpatrick , da Escola de Medicina de Harvard, criou uma classificação para os tipos de pele. A Classificação está baseada na cor da pele e na reação a exposição solar.

Esta classificação é utilizada, hoje em dia, para a programação dos tratamentos a laser. Ela permite a calibração dos equipamentos em níveis de energia seguros para cada tipo de pele.

Fototipos de pele:

I: queima facilmente, nunca bronzeia (Branca)

IV: queimadura mínima, bronzeado moderado (Morena clara)

II: queima facilmente, bronzeia levemente (Branca)

V: raramente queima. Bronzeamento abundante e escuro (Morena)

III: queima moderadamente, bronzeado gradual e uniforme (Branca)

VI: nunca queima. Pigmentação profunda (Escura)

Tudo sobre Proteção Solar!

Existem dois problemas na classificação de FitzPatrick:

  1. Os fototipos não são abrangentes, ou seja, isso significa que nós ficamos entre os fototipos de pele. No Brasil, existe a miscigenação, a mistura de raças, então existem mais fototipos de pele do que os seis indicados.
  2. Nesta classificação, não levam em conta o câncer de pele. Apenas bronzeado e queimadura. Por isso, a indicação de FPS baixo.

Além disso, FitzPatrick não leva em conta  a maneira como passamos o protetor solar. Em laboratório (in vitro), eles funcionam, agora, na prática (in vivo), se forem utilizados de maneira errada, diminuem a proteção.

No link abaixo, há um teste, que vocês podem fazer para saber o seu fototipo de pele, ou seja, a sua cor normal sem a exposição solar. Só para lembrar: você sempre ficará entre um fototipo e outro.

http://veja.abril.com.br/idade/testes/pele_fitzpatrick.shtml

Os protetores solares são divididos em: Físicos e Químicos.

  • Filtros Solares Físicos: Atuam refletindo ou dispersando a luz solar pela formação de um filme sobre a pele. São bons para bebês, crianças e pessoas com pele sensível (são aqueles protetores que ficam branquinhos na pele).

    Tudo sobre Proteção Solar!

  • Filtros Solares Químicos: Absorvem radiação Solar, transformam quimicamente e liberam.

    Tudo sobre Proteção Solar!

    Em lugares poluídos, as pessoas se queimam mais. A poluição apenas barra a radiação visível. Podemos observar que o céu e o ambiente ficam mais escurecidos, como por exemplo, em São Paulo.

    Diferenças entre Bronzeador, Protetor, Bloqueador e Gel pós-sol:

    • Bronzeador: Bronzeia e mancha a pele. Não tem proteção UVA, só UVB.
    • Protetor: Tem FPS entre 6 a 30.
    • Bloqueador: Acima do FPS 30. Não bloqueia totalmente a radiação solar, mesmo se o FPS for 100.
    • Gel pós-sol: Só alivia o ardor. A radiação continua sendo absorvida

    Uso incorreto do fotoprotetor

    • Não passamos no pescoço, orelhas, laterais do rosto e perto do cabelo.
    • Não reaplicamos a cada 2 ou 3 h.
    • Geralmente, aplicamos na praia, e o correto é aplicar em casa, 30 minutos antes. O fotoprotetor demora pelo menos 30 minutos para ficar ativo.
    • Temos o costume de esfregar o rosto e quando isso acontece ou retiramos parte do produto, por ser superficial, ou fazemos com que ele penetre em camadas mais profundas da pele.
    • Não higienizamos a pele antes de aplicá-lo, então, há uma camada de protetor solar sobre uma pele suja, o que pode aumentar a tendência à acne.

    Diferenças entre base com FPS e Protetor com cor de base ou tonalizante

    • A base com protetor geralmente tem o FPS mais baixo do que na embalagem.
    • O protetor com base tem o FPS normal, apenas foi adicionado cor.

    O hábito de não utilizar o protetor e tomar muito sol pode provocar câncer de pele, pois toda a radiação solar que tomamos a vida inteira é absorvida pelo nosso corpo, e ali fica acumulada. O protetor deveria ser distribuído pelo governo, pois além de ser um produto caro, é questão de saúde pública.

    Perguntas e Respostas

    1. Qual a quantidade certa para aplicarmos no rosto? R: 2 g. É o equivalente a uma colher de chá.
    2. Qual a quantidade certa para aplicarmos no rosto? R: 1 colher de sopa por regiões de corpo
    3. Por que não devemos compartilhar um vidro de protetor solar? R: Geralmente, as famílias tem o hábito de dividir o protetor solar e isso não é aconselhável, pois se a quantidade certa para usar de protetor é uma colher de sopa por regiões corpo, um protetor solar para uma pessoa na praia, por exemplo, não deveria durar mais que duas semanas. O protetor solar além de ser um produto caro, dura pouco. Façam as contas e vejam o quanto vocês gastariam usando a quantidade certa de filtro solar por um mês.
    4. Existem mais fatores que podem diminuir o FPS além do uso incorreto? R: Sim, a alteração química do produto é um deles. Se o produto estiver vencido ou se ficou exposto ao sol, pode haver uma alteração.
    5. O protetor solar corporal pode ser utilizado na face? R: Sim, mas não é o ideal. O fotoprotetor corporal geralmente é mais oleoso, não foi formulado com o mesmo cuidado do fotoprotetor facial, que preferencialmente é oil free. Para responder essa pergunta, também temos que avaliar as condições da pessoa. Se você percebe que é uma pessoa que não tem condições para comprar frequentemente um produto que é caro, é preferível que ela use o protetor solar corporal no rosto, memso não sendo o ideal, do que ficar sem proteção.
    6. Há diferenças entre o protetor solar spray e a emulsão? R: Não, porém o spray além de ser mais caro, desperdiça muito produto e tem que espalhar do mesmo jeito. Não adianta só borrifar, pois se não ele fica depositado apenas na superfície na pele e não penetra.
    7. E quanto ao protetor solar para o cabelo, realmente funciona? R: Não comprem se não vier escrito na embalagem o número do FPS. Se não vier escrito não funciona, é dinheiro jogado fora.
    8. O óleo bronzeador é prejudicial? R: Sim, o óleo serve como uma lupa que direciona a radiação para o centro da célula (núcleo). O núcleo da célula é onde fica o nosso material genético. Então com a radiação penetrando no núcleo, as células podem sofrer mutações, e com a mutação das células, o câncer.

    Veja o esquema do câncer de pele:

    Sol à pele agredida à transformação celular à multiplicação desordenada à novo tecido = neoplasia.

    Segundo o MS o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores diagnosticados.

    Dermatoses (doenças da pele) relacionadas à radiação solar

    • Queimadura Solar: Reação inflamatória aguda que consiste na formação de vermelhidão, inchaço, dor local e, nos casos mais intensos, vesiculação e bolhas.
    • Fotodermatose: Queimadura da pele sem condições imunológicas.  Ex: manchas causadas por frutas cítricas. (aquelas famosas receitinhas caseiras que envolvem o limão para clarear a pele, e quando expostas ao sol, mancham).
    • Fotoalergia: Aumento da reatividade cutânea a luz ultravioleta.
    • Fotoenvelhecimento: Envelhecimento Precoce.
    • Dermatoses (doenças de pele) relacionadas à exposição solar crônica:
    • Manchas Solares: Também conhecida como melanose senil. Ex: manchas senis. (aquelas manchinhas que geralmente os idosos apresentam nas mãos, são resultado de muita exposição ao sol sem proteção durante toda a vida)
    • Queratose: Manchas escuras compostas por queratina. Ex: manchinhas que o ator Morgan Freeman apresenta no rosto.
    • Leucodermia: Pequenas manchas despigmentadas localizadas principalmente nos braços, colo e face.
    • Elastose Solar: Engrossamento, espessamento da pele.

    As fotos abaixo das irmãs gêmeas foram tiradas  quando possuíam 71 anos. Elas envelheceram de formas diferentes. A irmã da primeira foto teve uma exposição solar menor do que a irmã da segunda foto, que vivia na praia e trabalhou durante toda a sua vida exposta ao sol.

    Tudo sobre Proteção Solar!

    Agora me respondam, vale ou não vale a pena usar o filtro solar? De qual forma vocês preferem envelhecer?

    Espero que tenham gostado! Tudo sobre Proteção Solar!

176 comentários para “Tudo sobre Proteção Solar!”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa Celisa super importante esse post!!!
    Eu gostaria de ter começado a passar protetor mais cedo mas só comecei lá pelos meus 24 anos…
    Uso o minessol serum no rosto e amooooo de paixão!!!

    O pior é ter que aguentar piada de quem não entende nada, uma vez estava na faculdade num sábado fazendo trabalho, como de costume lavei o rosto após o almoço e e vi que tinha esquecido o protetor no laboratório, fui lá e como só o meu grupo estava por lá resolvi aplicar ali mesmo. Era um dia meio nublado e um dos carinhas vira e fala bem alto “Nossa mas tá um sol hoje” do jeito mais sarcástico possivel. Eu fiquei toda sem graça e ignorei mas se fosse hj eu teria dado uma boa resposta…

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Olha, já me acostumei com o sacarmos dos outros.. eu levo protetor solar para qualquer canto, reaplico até em banheiro de shopping ou ônibus.. aqui em casa sou chamado de “neurótico” porque aplico filtro logo assim que eu acordo..

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Sou um pouco chata em relação a proteção solar tb, confesso q tb ja reapliquei em onibus ou no meio de uma aula, o importante é estarmos bem conosco, esse carinha vai chegar aos 40 com cara de 60, e eu, se Deus quiser, não!!!

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          É isso ai, ninguém paga os meus protetores ou irá pagar pela cirurgia plástica no futuro.. podem reclamar ou deboche..

          1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Na verdade eu só “ODEIO” quando vem querer dizer que não há fundamento para usar protetor solar no dia a dia.. sabe aquele “achismo”.. ai, eu sou obrigado a discutir e enumerar todos os fundamentos.. e dependendo to estado da pele do fulano, eu ainda uso ele como exemplo: “mocinha, sabe essas rugas que você tem na área dos olhos, então..” rs

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Eu também já não me importo pelo que dizem. Minha irmã acha que sou exagerada, mas fica caladinha quanto alguém pergunta se ela é mais velha que eu (na verdade, eu sou mais velha) ou o que uso para manter a pele bonita. Sempre respondo: protetor solar todos os dias e hidratantes. Se perguntam mais a conversa se estende, se não, já respondi.

      Beijo

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá Celina eu amei essa resenha, mas me ficou uma dúvida! Qual o filtro melhor bloqueador eu protetor? Eu sempre usei o bloqueador fator 50.
    Abraço fraternal.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Adriana, o termo bloqueador solar deve mudar, pois nenhum protetor bloqueia a luz do sol e isso pode levar a acreditar que usando um bloqueador, pode ficar o tempo todo exposto. Nem um FPS 100 ou superior protege 100%, por isso estão ocorrendo mudanças na fórmula de rotular os produtos e em alguns países, usam FPS 30 + ou FPS 50+..

      Mesmo protetor que diz proteger por 12 horas, você deve reaplicar dependendo do grau de exposição.. o mínimo hoje em dia indicado é FPS 30, antigamente indicavam o FPS 15 como fator mínimo, só que hoje contamos também com a avaliação do fator de proteção UVA que deveria ser de grande importância na hora de comprar um protetor solar.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Pessoas queridas,

    Eu queria muito poder eleger um protetor solar preferido, mas como é difícil!

    O primeiro protetor que consegui usar de verdade foi o Minesol oil control, mas mesmo usando ele fiquei o rosto cheio de manchas

    Procurei um dermato e ele falou que fps 30 era pouco para mim porque sou muito branquinha, passou o Neutrogena Lotion fps 55, sté que gostei do produto ele é bem fluido, mas tive que suspender porque todods os protetores da Neutrogena tem oxibenzona e como eu amamento eu não queria arriscar.

    Então começou uma busca sem fim pelo protetor ideal, acho que só esse ano comprei uns 10 diferentes, mas as duas ultimas dermatos que eu fui me recomendaram usar indispensavelmente protetor com cor de base porque passo muitas horas no computador.

    Já testei MUITOS protetores e no momento estou com 8, hoje fiz algo que para minha surpresa deu muito certo: misturei o Fluido tonalizante da Adcos + o Biore Milk e ficou OTEMO, só não sei se tem algum risco fazer essas misturinhas.

    Minha pergunta é:

    Pessoas com fototipo 1 como eu tem que usar fps 50 ou um fps 30 bem generoso e reaplicado várias vezes ao dia da conta do recado?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Silvia,

      Por experiencia, por mais que você encontre um filtro “ideal” naquele momento, alguns fatores como clima, tratamentos, etc, pode ‘afetar” isso. Por exemplo: eu tinha o protetor N como preferido, mas suava ele no inverno porém, quando começou a fazer muito calor, o protetor N já não apresentava o mesmo favoritismo. Se contar que há produtos que parecem melhorar ou piorar a textura dele.. o jeito é você ter alguns avaliados como positivos e usá-los em determinadas estações.

      Sobre o FPS: então, vai depender do tipo de exposição. Se você se expõe apenas de forma comedida, como ir ao banco, fazer comprar, levar os filhos no colégio.. um FPS 30 já seria indicado. Mas se o seu tipo de exposição é prolongado, como pessoas que trabalham na rua – não necessariamente o tempo todo, mas precisa toda hora ir à rua.. – dai, sugiro usar um FPS maior. Ou intercalar: se você vai só na rus fazer compras, use um filtro.. se precisar ir para um evento ao ar livre, reforce com um FPS maior. E se for exposição extrema, como mar, montanha ou neve, use sempre um FPS altíssimo, de preferência aplicando uma base com pó físico sobre a pele.

      Dizem que friccionar a pele pode desestabilizar o protetor.. então, na hora de aplicar um pó, acho melhor usa pincel ou pó solto.. mas eu não uso make, então não posso opinar melhor.

      Mas como já citei, eu avalio mais o fator de proteção UVA do produto e filtros acima de 30 costumam tem um PPD/ PA superior. Eu me preocupo muito com os raios UV-As pois ele estão o dia inteiro.. até mesmo em ambientes fechados, pois janelas não protegem contra eles.. eu suo sempre fator 50 porque eu ão tenho rotina: posso ficar o dia todo trancado como posso, do nada, precisar ficar uma hora na rua.. às vezes eu saiu justamente no sol de 11 horas.. logo, eu prefiro estar sempre bem protegido.

      E você está certa: reaplicar é muito importante para manter estável o protetor.. não basta usar um filtro alto e aplicar às 7 da manhã e lá pelas 14 horas você precisa ficar um tempo demasiado no sol.. pelo menos, no meio do dia, reaplique. Eu costumo medir de 5 em 5 horas.. a recomendação de aplicar a cada 2 horas é para quem está na praia, piscina.. para sol diário – salvo que trabalha exposto 8 horas ao sol – acho impossível, nem os dermatos fazem isso..

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Celisa!
    Não há de quê. Adoreei redigir este texto e repassar estas informações.
    Meu principal objetivo, atingi, que foi o de conscientizar algumas pessoas sobre a importância de cuidar da pele e da saúde. Obrigada pela oportunidade!
    Um abraaço liinda (:

    Meninas e Meninos, muito obrigada por terem perdido um pouquinho do tempo de vocês para ler este texto. Espero que tenha sido útil pra maioria de vocês! E muito obrigada por terem dado credibilidade a uma simples estudante de estética de 18 anos! rs

    Obs: Para redigir este texto, me basiei nas aulas aprendidas de Dermatologia. Me desculpem por não ter dado dicas de filtros solares e por não responder algumas perguntas, é que prefiro esperar pelas aulas de Cosmetologia, aí repassarei muuuito mais informações pra vocês com detalhes!

    Um grande abraço ♥

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Mayara!

      Obrigada por escrever sobre um assunto tão importante. Veja como gera comentários…

      Espero que escreva mais! Valeu!

      Beijo

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Nós q agradecemos.
      Quando aprendemos algo importante para nós o tempo é bem gasto e não perdido!

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu vivo um dilema a parte:
    Sou homem e tenho 31 anos. Comecei a me preocupar com uso de protetor há aproximadamente 2 anos. Daí, comecei pelo o mais conhecido: sundown FPS 50 (UVA, UVB e água). Como eu era iniciante, descobri que minha pele é muito, muito, muito oleosa. E que aquele brilho na minha testa ficava ainda pior com o protetor.

    Busquei informações e descobri que poderia usar um filtro para peles oleosas, comprei o Hidratante facial Marcelo Beauty FPS 20. Além de não ajudar muito na questão brilho na testa, a proteção é baixa.

    Resolvi comprar o ADA Tina FPS 50 para peles oleosas. Hoje eu concluo que ele é um dos melhores, mas, na época me irritava o fato de não ajudar no brilho que minha testa hiper oleosa produzia 1 ou 2 horas depois da aplicação, mesmo sem está exposto diretamente ao sol.

    Por este motivo, continuei em busca do protetor ideal, passei por La Roche Posay – fluide extreme que deixou minha pele branca como “boneca de porcelana” – segundo minha esposa. E achei ruim por ser muito líquido, estava habituado a protetores mais consistentes…

    Fui para o Episol water gel – recomendado pelo dermato. Horrível, após a aplicação a pele descama toda como se eu estivesse mudando de pele.

    Fui para o ADCOS fluid tonalizante – um protetor que vem com um “tipo de maquiagem”, como comprei pela internet, não pude ver detalhes como os diferentes tipos de protetores que a ADCOS têm, quando passei a primeira vez, parecia que eu estava bronzeado artificialmente.

    Comprei o ADCOS oily solution, um tipo de protetor com hidratante FPS 20 além de ser proteção baixa também me deixa muito pálido.

    Hoje eu tento usar todos esses que tenho (afinal, gastar dinheiro com tantos filtros e não usá-los não é algo que faço sem que sinta certa dor) e ainda uso o da minha esposa que é o episol whitegel FPS 45 que é bem diferente do Episol water gel.

    Para resumir a ópera, nenhum desses resolve meu problema de brilho excessivo na testa (geralmente após 1 ou 2 horas de aplicação do filtro), mesmo quando o protetor é para pele oleosa.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Nossa, isso ai é um martírio!!rs

      De todos, os que eu diria sem pensar: joga na ribeirinha para despachar é o Episol. U dos piores filtros que eu já usei na vida e até hoje não entendo como dermatos indicam ele..

      Sundown, tirando a versão fical que é mai urbana, só rola na praia.

      Adcos eu nunca usei, ams tem quem gente que ama,; outros não gostam mesmo

      Filtros com tonalizantes para homens são um inferno, dificilmente quem tem pele clara, do tipo I, II ou até III consegue achar u tom parecido, a maioria, mesmo os que ele chama de bege-claro, parece “bronzear” a pele, e no caso dos rapazes, fica artificial. Mulheres ainda conseguem homogenizar com um pó por cima.

      Os da La Roche são terríveis, as versões para peles oleosas são ótimas – para quem mora na Sibéria baixo de 30 graus.. eu não consigo usar na face, apenas na área dos olhos e olhe lá.. quado não deixam a pele mega oleosa, é capaz de deixar uma máscara branca sobre a face..

      De todos, o único que eu conseguia usar era o Ada Tina Matte 50, mas eu comparativo era com relação aos outros produtos que eu usei: la Roche, Minesol, Natura.. então, ele parecia um bálsamo.. porém, hoje, não conseguiria mais suar nenhum deles.. pois só uso filtros asiáticos, com fórmulas leves, proteção impecável, textura impar.. minha pele está cada dia mais branca devido a proteção extrema deles.. consegui passar o verão carioca literalmente em “branco”…

      O mais seco de todos: Bioré Milk. Porém se tiver pele monera, ele pode deixar um pouco mais claro, mas nada assustador..

      – Sofina White: textura impecável levíssimo.. não é extremamente mate como o Bioré, mas não é oleoso.. estou com ele no momento e no frio que está fazendo no Rio (passei uma loção e um hidratante por baixo delle e a pele continua como se não tivesse com nada).

      – Allie Perfect Alpha: uma ótima textura, não é tão mate, mas eu diria que ele é “neutro”.. protege extremamente bem.. a ponto de passar por uma terapia com laser, sai da sala com a pele muito avermelhada e irirtada, passar o protetor e em 5 minutos já está na rua, debaixo d eu sol escaldante e a pele continuar intacta. Ele é tão “poderoso” que é indicado para exposição extrema, como neve, alto-mar e montanhas..

      Com bioré milk eu posso ficar até umas seis horas sem passar mais nada para absorver o óleo, quando estou com outros, eu passo um lenço que já suga tudo e a pele fica ótima.. reaplico e se for o caso, jogo um Magix por cima e está tudo perfeito.

      O melhor de tudo: todos os asiáticos que eu citei não escorrem no suor… as versões nacionais eu ficava tenso quando andava muito no calor e a pele ficava suando.. não tinha coragem de passar a mão com receio do produto sair, sem contar que basta jogar um pouco de água que metade do produto já foi embora… já os asiáticos você tem que usar demaquilante para retirá-los devido a forte aderência.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Olá Nando,

        Frio no Rio? Vc fala de 30º?? rsrs

        Brincadeiras à parte.

        O que é Magix ??
        Sua pele é oleosa?
        Qual o protetor que você usa e recomendaria para alguém de pele tipo III?
        Se o protetor deve ser passado duas a três vezes durante o dia isso significa que você anda com demaquilante para retirá-lo e reaplicar?? Quem tem vida agitada sofre então? rsrs

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          Aahha, não.. hoje está uns 19 graus, ontem deu 15 graus..

          Magix é um primer da Avon..

          Minha pele é mega hiper oleosa…

          Minha pele é tipo III e me dou bem com todos os filtros asiáticos que podem ficar mais claros em pessoas morenas.. todos os que eu citei servem para tipo III/ oleosa..

          Não retiro para reaplicar filtro.. nem recomendo.. primeiro que eu não lavo meu rosto mais de duas vezes ao dia (manhã e final do dia); segundo que eu uso outros produtos, como hidratante e vitamina C, então teria que recomeçar tudo; terceiro que ao reaplicar, eu reforço a camada que já existia..

          O diferencial dos filtros asiáticos é que quanto mais você reaplicar, dependendo do produto, mais a pele fica seca e bonita.

          1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Vou me informar sobre primer…

            Sou de sampa, o tempo aqui está muito bom… pena que a previsão é para uma frente fria no final do dia de hoje /o\

            Vou ver onde posso adquirir Sofina White, Allie Perfect Alpha ou Bioré Milk (vc disse que esse é o mais seco – será minha prioridade na busca).

            Espero que minha saga “los filtros solare” esteja chegando ao fim rsrs

            Valeu pela ajuda!!!

          2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Ahhhh, mais uma coisa,

            vc podia fazer um post para homens falando qual é seu “ritual” para cuidados com o rosto.

            Eu não faço ideia de como ficaria se eu lavasse o rosto apenas ao acordar e ao dormir…

            O que mais você usa e ver resultados?
            Acho que se eu levar a sério isso, meu rosto vai ficar cheio de cravos e espinhas…
            o dermato recomendou esfoliante, adstringente, sabonete com anti-acne e faço esses rituais com 3 a 5 lavadas por dia…
            Minha pele é bem “sebosa”… de uns 2 anos para cá minha esposa começou a pegar no meu pé e passei a ver melhoras significativas e agora me preocupo com o cuidado da pele.

            Sendo assim, preciso aprender com quem entende… Vou aguardar um post ou resposta com dicas de o que usar (seja específico com nomes e marcas – prime por exemplo me lembra marca de tomadas de eletricidades rsrsrs) para manter a pele saudável e bem cuidada!!
            Abraços

          3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Pelo contrário.. lavar o rosto 5 vezes ao dia gera mais oleosidade e pode ocasionar inflamações à pele. Resultado: mais espinhas. Ao retirar demais a oleosidade, a pele entende tenta suprir isso produzindo mais óleos.. então vira um efeito “rebote”.

            Eu lavo o rosto ao acordar. No meio do dia, uso um lenço estilo blotting paper para absorver qualquer brilho. No final do dia, lavo a pele, dando enfase a uma limpeza mais profunda para retirar o excesso de óleo, poluição, sujeira em geral, além do filtro solar.

            Os dermatos recomendam duas lavagens por dia, no máximo, três… mesmo assim dando um tempo médio de 6 horas..

            Você lava, esfolia e usa adstringente nas 5 lavagens? Meu amigo fazia isso e teve uma infamação louca na pele, produziu tantas espinhas que precisou tomar antibiótico oral.. as espinhas criaram resistência e agora está purgando com Roacutan..

            Acredite, a pele opaca demais muitas vezes é uma pele ressecada e desvitalizada.

            Mas você faz isso por conta p´ro´ria ou foi indicação da dermato..?? Lavar o rosto em excesso só piora a oleosidade, além de retirar a proteção natural da pele e o resultado pode ser uma pele propensa a inflamações, ressecada e até mais envelhecida.

            Esfoliação física o melhor é fazer duas vezes na semana.

            Eu uso limpadores suaves, loções com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, sérum com ação anti-oxidante e filtros com proteção física

            à noite: uso um óleo de limpeza para retirar o proetor, passo uma espuma suave para lavar a pele, emulsões com ação umectante e ácidos para esfoliar. Sem contar a área dos olhos que uso serum, hidratação e protetor solar.

          4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Olha, criei vício no lavar o rosto. Sinto oleoso, corro pra lavar… qdo posso. Geralmente qdo tô no trabalho passo papel higiênico quando sinto oleoso…

            Fui indicado a usar o esfoliante (um bem suave – L’oréal Pure Zone) uma vez por dia. Como tô de férias, estava esfoliando quase todas as vezes que lavo o rosto. Eu faço natação, então, lavo o rosto quando acordo, quando saiu de casa, quando vou nadar e quando vou dormir… Mas, vou procurar seguir suas dicas.

            Depois vou atrás desses produtos. Vou chegar na farmácia e pedir: óleo de limpeza para retirar o protetor, espuma suave para lavar a pele, emulsões com ação umectante e ácidos para esfoliar, serum, hidratação e protetor solar) QUANTA COISA PARA 2 LAVADAS APENAS rsrsrsrs ESPERO QUE EU ENCONTRE TUDO ISSO!!!

            Valeu novamente Nando!!!

          5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Ed,

            O produtos que eu uso não são encontrados em farmácias, a maioria são da Ásia.. nunca me dei bem com produtos daqui.. é praticamente impossível usar hidratantes, mesmo de marcas para peles oleosas.. limpadores, só usaria o Cleanance gel..

            Talvez o excesso de oleosidade seja pela fato de retirar demais a gordura protetora da sua pele.. esfoliar todos os dias.. eu sentia o mesmo.. depois que passei a cuidar melhor do rosto.. reduzi em 99% a incidência de espinhas.. é sério.. hoje só aparece se for por algum problema interno.. tipo alimentação, hormonal.. até uso emulsões leves para hidratar… coisa que eu nunca fiz na vida.

            Até dois anos eu só podia lavar o rosto e aplicar u protetor solar.. nada mais.. hoje eu posso usar loção ou, hidratante, serum anti-idade e protetor solar.. que a pele não fica mais oleosa que antes..

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi gente,Tenho o mesmo problema do Ed, mas estou usando Heiliocare que foi o melhor até agora, mas não fica muito tempo sem brilho na testa não rs.. mas eu limpo com um lencinho e vou levando, mas ficar sem protetor jamais. Valeu pelo post!

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Cecília!!! Parabéns pelo post, hoje você se superou!!! :D

    Impressionante como coisas ou atos simples fazem tanta diferença em nossa saúde!! Fique impressionada msm….
    Parabéns!!!!
    BjuSSss…. :D ;D

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Quando alguém fala em Episol lembro logo do Nando, rsrsss. Mas, realmente, vai ser ruim de usar…

    O Magix segura bem aquele brilho na testa. Tenho usado pouco, porque o Sofina White é uma belezinha. Por volta de meio-dia reaplico Sofina, aplico bb cream e só noto algum brilhinho já no finalzinho da tarde se tiver muito calor. Caso contrário, nada de brilho! Ohhh beleza!

    Beijo

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho a pele muito branca e durante toda a vida usei protetor solar e detestei tomar sol,no entanto gostaria de esclarecer,realmente é preciso usar protetor em dias nublados ?
    Obrigada ! =)

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Sempre… a radiação continua agindo, msm nos dias nublados… eu já fiquei queimado por ir à piscina numa dia muito nublado, mas na época que eu não usava filtro solar. Os dermatos recomendam até dentro de casa, pois a radiação é refletida por vidros, espelhos, asfalto.. e os raios UVAs ultrapassam os vidros das janelas..

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nando,

    Eu sou foto tipo 1, mas quando eu uso o Biore e o Sherr defense da Skinceutcals meu rosto fica branco ( principalmente com esse segundo), tenho que providenciar uma base ou um pó para consertar a cor, saliento que é um branco matificado e sequinho.

    Você sabe se esse efeito branco garante uma proteção maior do que os protetores que desaparecem na pele como o Ada Tina?

    Tipo assim, o efeito branco eu poderia considerar uma proteção fisica?

    No meu psicologico eu me sinto mais protegida com protetores que formam uma fina camada na pele ( os que eu citei), como se fosse um efeito base ( barreira fisica), será que estou certa?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Silvia,

      O Tipo I e aquela pele de nórdico: loiro ou ruivo demais, com excesso de sardas.. pela sua foto você parece tipo III ou, que sabe II, mas só avaliando. O Tipo III é o mais comum em se tratando de pele clara no Brasil, tipo como os paulistas..

      O Bioré Milk não m deixa branco, só se eu reaplicar umas três vezes.. acredito que a pele clara do asiático tenha mais um tipo III, sendo mais amarelada.. eu vejo alguns por aqui e os mais branquinhos tem a minha cor.

      A questão da brancura é do tipo de filtro físico usado.. o tamanho dos flocos.. antigamente, qualquer filtro físico deixava uma camada grossa feito pasta d’água na pele (lembra surfista com pasta branca na área do nariz??).. só que a matéria-prima foi evoluindo e hoje encontramos com filtros em nano partículas que deixa a pele quase que transparente. Tenho leitores que usam produtos com 20% de filtro físico e até em pele negra fica transparente.

      O óxido de zinco é o melhor filtro UVA e UVB.. por isso é sempre bom usar u protetor com ele, no mínimo, com 8%.

      Não necessariamente a pele ficar branca quer dizer que tenha muita proteção física, pois outros ingredientes podem deixar uma aparência de “pomada” sobre a pele.. o Minesol OC deixa a pele branca em pessoas de pele escura.. dependendo da reaplicação.

      O que tenho lido pe que os filtros físicos em flocos maiores protegem mais, principalmente da luz visível, mas como a cosmética deles é complicada, pois tende a dar efeito “white cast”, acabam tingindo-os com pigmento para disfarçar e igualar ao tom da pele. Só que eu ainda não li nenhum estudo detalhado sobre isso, pois não explicam quais os tipo de óxidos de zinco que fora usados. A Skincelticals usa um tipo de filtro mineral; as empresas asiáticas usam outros, desenvolvidas por ela.. a Kao tem uma nova tecnologia que reduziu ainda mais as partículas com óxido de zinco e aumentou a proteção dele.. é um óxido de zinco “tratado” que potencializa a proteção. Então, fica difícil afirmar se essa nano partícula da kao protege tanto, igual ou menor aos flocos maiores. mas pelo empenho deles e o cuidado excessivo com o sol, acho que dá para confirmar mesmo.

      O Bioré milk deixa a pele mais clara porque tem óxido de zinco e dióxido de titânio.. mas mesmo assim é muito mais discreto. O da skincelticals parece que até quem tem pele alva demais, apresenta “white cast”…. embora a emprsa diga que o produto é transparente.. vá entender.. e olha que numa comparação de %, os filtros Sofina e Bioré tem até mais filtro físico. O que eu uso, o Allie Perfect Alpha tem bastante filtro físico e não me dá “white cast”. O Kosé FPS 50 tem 20% de óxido de zinco e fica totalmente transparente. A Biazinha, leitora daqui, tem a pele morena e consegue usá-lo.

      A Base física protege bem.. é aconselhável usar um filtro químico e jogar uma base física por cima… a Dra Baumann faz isso, mas pelos filtros que ele usa, o primeiro tem proteção química e depois ele usa um físico da Skincelticals. No meu caso, o meu já tem uma quantidade superior de filtro físico e um excelente filtro químico.. então, eu não preciso usar. Só se eu quisesse potencializar, mas isso no caso de ir para um lugar com neve ou um sol escaldante.. se eu fosse passar um final de semana nos Lençóis Maranhenses, sabe? rs Quando eu vou para a Serra, eu dobro a proteção.. porque eu sinto a pele arder só de andar no sol…

      Você pode usar um ada tina e jogar um pó com cor mais neutra.. o problema que eu vejo em seus relatos é comprar isso do exterior.. mas olha, compensa mais, o valor é menor, você tem mais opções, aliás, excelente opções.. o Pedro tem publicado pós com proteção excelentes.. tenho um leitor que usa um pó com alta proteção, mate e baratinho.

      Se eu tivesse problemas com manchas, eu usaria um filtro asiático com textura boa, com bastante filtro físico e tacaria um pó para reforçar. A reaplicaria só o pó.. pois o filtro físico só perde a sua proteção se sair fisicamente da pele..

      Outra coisa: usar uma loção com ingrediente que previne manchas.. eu não tenho manchas, mas uso a linha Aqualabel White.. a loção S parece bepantol de tão leve.. e já recebi relatos de duas leitores que estão usando e comentam que a pele cada dia está mais clara e reluzente.. os dermatos no Brasil já estão adotando o ácido tranexâmico para revenir e clarear manchas. Assim eu já reforço qualquer vermelhidão que o sol possa ocasionar – sim a exposição solar inflama a nossa pele.. a impressão que eu tenho quando estou no sol é que a minha pele fica levemente corada, mas não porque estou s em proteção.. pois basta depois sair da área de exposição que volta ao normal..

      Fiz um resumão aqui das suas perguntas.. ok?

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Nando,

        Eu achava que era fototipo 1 porque minhas cores de base são sempre a primeira opção de cor ( mais clara), fiz o teste e realmente tenho foto tipo 2.

        Olha fiz o teste de usar protetor e reforçar com pó ( pó Adcos fps 30 ) e notei que parece que o pó acumulava muito nos poros e estava començando a ocasionar acne, então decidi fazer o teste agora com base liquida e se não der certo tambem, vou ficar mesmo só com protetor com boa porcentagem de oxido de zinco e dioxido de titanio e vou observar se só isso mesmo não é suficiente para proteger a minha pele.

        Vou pesquisar essa linha Aqualabel White e ver se compro ao menos a loção, eu tambem tenho tendencia a vermelidão na face, inclusive até encomendei aquele lançamento da la roche para Rosacea.

        Meu maior dilema é que tenho aquele mesmo problema que você, se eu cobrir demais a pele os poros inflamam, então usar base ou pó é super complicado, eu já não uso nenhuma maquiagem nos olhos ( rimel, sombra, etç) porque tenho blefarite.

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          Então, postei uma resposta hoje logo abaixo.

          Eu não tenho experiencia com pós, mas teria que testar outros para ver como fica..

          O lance das tonalidades das bases, quem tem pele clara para comprar produtos vendidos aqui é complicado: ou vc fica morena, rosada – quase vermelho – ou branco feito fantasma.. não se guie por isso.. eu nem sou muito branco, sou tipo III e os produtos com cor, as cores mais claras, ficam escuras na minha pele.

          BB cream é complicado.. eu não consigo usar nada com cor.. tentei os BBs, mas não deu.. mas há outras opções.. é uma loteria achar a cor ideal + textura ideal = resultado ideal… tenho leitoras que odiaram, outras usam até hoje..

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nando,

    Você sabe se protetores que ficam brancos na pele como o Biore e o Sher Defense da Skincetcals ( saliento que é um branco seco e matificado) protegem mais do que os protetores que desaparecem na pele cono o Ada Tina?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Não, vai depender dos ingredientes que o produto leva..

      Um filtro com FPS 20 pote ter um filtro físico tão grosso e deixar a pele feito pasta d’água e um FPS 60, pode ter uma textura levíssima, mesmo com filtro físico e deixar uma tonalidade transparente.

      O Ada Tina tem filtro físico, mas pouca quantidade, mas tem filtros como Tinosorb M e S, além de Uvinul A Plus que são excelentes em proteção foto-estável.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Nando,

        As dermatos querem que eu uso filtro com cor, mas eu não gosto, então pensei se esses protetores que tem filtro fisico poderiam substituir protetor com cor, já que eles deixam rosto branco.

        Se eu optasse por usar só o Ada tina, o que você acha que eu poderia fazer para compensar a falta de filtro fisico?

        Usar uma base em pó?

        Queria não ter manchas e usar um protetor que ficasse sequinho e não me preocupar com esses outros detalhes, mas ifeslimente tenho que escolher ou pele mais manchada ainda ou pele sequinha.

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          Olha, respondendo melhor a sua pergunta, o Pedro hoje postou um estudo justamente sore o tema, nele é apontando que filtros com tonalizantes protegem mais que os filtros transparentes ou apenas brancos, contra a luz visível:

          “Produtos coloridos apresentaram Evis superior à dos produtos brancos..”

          Outro ponto interessante:

          “os dados apresentados demonstram que o valor do FPS não tem relação com a eficácia absortiva na faixa da luz visível. Dessa forma, evidencia-se que, na escolha de fotoprotetores coloridos para proteção contra essa específica faixa da radiação solar, o médico prescritor não deve considerar o FPS único critério para a seleção, devendo também considerar informações acerca da eficácia fotoprotetora dentro da faixa de luz visível…”

          Ou seja, no estudo você percebe que um FPS 30, dependendo do produto, pode proteger mais que um FPS 60 ou 100 da luz visível.

          O critério seria ter no produto um novo índice de proteção para luz visível, assim, o consumidor saberia até qual faixa estaria protegido. No estudo alem de problemas como manchas, “a participação da luz visível na geração de radicais livres”.

          Quer dizer, cada dia a “coisa pega”: se até uns 15 anos os filtros protegiam mais contra os UV-Bs, depois passaram a proteger contra os UV-As.. agora vamos ter que analisar novos critérios de proteção…

          O estudo completo:

          http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=183

          1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Nando,

            Vou dar uma olhada no poster do Pedro, ele já publicou?

            Isso que você falou é justamente o que eu tinha obeservado na conduta dos dermatos, uma conhecida minha foi ao dermato tentar tratar as manchas, a primeira coisa que ele perguntou foi pergunta qual filtro ela usava, e ela mostrou o Anthelios fps 60, pensando que ele iria aprovar e dizer que ela estava super protegida com fps 60, mas para a decepção dela ele falou que estava tudo errado, trocou por um fps 30 com cor da Dermage.

          2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Sílvia, não é do Pedro.. eu quis dizer que ele compartilhou o estudo.. mas acho interessante para você ler porque explica tudo que você gostaria de saber.. como falei, há poucos estudos até hoje para ter uma opinião formada.. mas acho que este vai trazer luz ás suas dúvidas e você pode tentar testar as opções que ele cita como mais “eficientes”……

          3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Nando,

            Mas no blog do Pedro já tem algo falando a respeito?

          4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            não, ele só compartilhou no twitter…

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Nando,

      Eu estou lendo o estudo, mas não estou consenguindo decifrar se tem sugestão de algum protetor com cor eficiente, mas tambem eu estou usando só um olho, o outro está super inflamado por causa da blefarite.

      Muito obrigada por compartilhar as informações

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Silvia,
        Pois é, ele não cita nomes, mas só os dados de cada um, aí, teria que analisar as tabelas e descobrir quais os melhores resutados, por exemplo:

        O nº 10 – colorido FPS 40 teve melhor aprovação. Na tabela 1 você encontra a fórmula dele.. teria que pesquisar para saber se descobre o nome, como é nacional.. vai render menos trabalho.

        Ou entrar em contato com um dos dermatos responsáveis pelo estudo.

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          Nando

          Você é o meu “anjo da guarda dos cosmeticos”.

          Você arriscaria escolher um protetor com cor, se precisasse usar?

          1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            No meu caso, além da proteção teria que avaliar a cor base dele… porque não sairia na rua com o rosto maquiado… acho que para as mulheres é mais fácil..rs..

            Mas não estou achando o filtro nº 10 que ele cita:

            FPS 40 com tonalizante e:

            Bis-ethylhexyloxyphenol methoxyphenyl triazine

            titanium dioxide

            octocrylene

            2- Ethylhexyl salicylate Butylmethoxydibenzoylmethane

            Por exemplo, a Adcos tem um fluido com cor FPS 40 que tem alguns desses ingredientes… mas não seis e é o tal.

          2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Nando,

            Juro que quando vi esse fps 40, pensei no filtro da Adcos, eu tenho ele, mas deixa o rosto bem oleoso com o passar das horas, só tô conseguindo usar porque misturo ele com o Biore Milk, não sei nem se pode fazer isso, mas a nescessidade obriga!

            Andei conversando com meu outro “anjo da guarda dos cosmeticos” e pedi opinião tambem, ele falou que se fosse ele, usaria protetor sem cor com base por cima, assim fica mais facil, porque pelo menos já consigo ” engolir” alguns protetores sem cor.

          3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Então, eu estou achando que deve ser algum da Adcos msm, porque tem o fluido e um em gel creme..

            Sim, tenta usar uma base por cima dos eu filtro msm, elas costumam ter óxido de ferro que “funciona” como protetor.

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu aprendi a usar protetor solar com este blog/site, aqui tem dicas e informações valiosíssimas. Sem falar nas pessoas que estão sempre disponíveis para nos ajudar com nossas dulvidas.
    beijos.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito importante sabermos sempre mais sobre este assunto!!!
    muito bom bjjjjjjjus!!

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Nando,

    pode me tirar uma dúvida? Eu uso protetor antes de sair de casa mas aplico pó com pincel por cima, mas não costumo reaplicar durante o dia pois fico em ambiente fechado e não saio no sol, e aqui em Curitiba onde moro tbem é raro ele aparecer rsrs.
    Minha dúvida é a seguinte, devo reaplicar o protetor durante o dia? para reaplicar tenho que lavar o rosto e repetir o ritual que faço de manhã? lavar, limpar, filtro, pó….
    Vc sabe me dizer onde encontro aqueles protetores asiáticos?

    se puder me responder ficarei muito grata

    bjs

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Para reforçar a proteção é sempre bom reaplicar, mas se você só pega sol de manhã quando vai para o trabalho e se o seu pó tiver FPS está ok.. mas você sai para almoçar?

      Não precisa lavar o rosto.. você reaplica por cima, mas no caso de quem usa make, fica complicado.. se for reaplicar, use em pó compacto mesmo. Há excelentes protetores em pó compacto com FPS alto e que ainda vai matificar a pele.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Valeu Nandooo…
        Vc é 1000

        bjus

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Nando, que protetor vc usa?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Vários: Sofina White, Allie Percfect Alpha, um novo que estou testando agora: salanoveil. Fora os para o corpo.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá! gostaria de saber mais à respeito de protetor solar que engordam,pois recebi um site falando sobre essa matéria! é ssustador. Aguardo resp. obrigada

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Pessoal!
    vcs viram que finalmente a ROC se tocou e lançou o Minesol OIL CONTROL FPS 70 ?!?!?
    Ainda não comprei, mas se for igual ao 30, acho q meus problemas de proteção solar para pele oleosa x FPS alto x preço bom, estão com os dias contados! rsrsrsrs
    bjs a todos

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi nando,primeiramente queria parabeniza-lo. nao vivo sem protetor solar,tenho melasma e pele oleosa,cor de pele tipo ivete sangalo,gostaria de saber qual protetor vc indicaria.se puder me ajudar muito obrigada,grande abraco.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Bom, há algumas fórmulas asiáticas que levam proteção + clareamento.

      O Sofina White tem clareador, acabamento seco, bem agradável para usar..

      O Solanoveil idem, mas este pode deixara pele levemente branca.

      Ambos usam proteção física que é bem indicado para peles com melasmas.

      Abraços.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Aonde encontro esses produtos, seja lá o preço que for ! valeu.

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          No Brasil tem a Vânia que revende:

          http://vaniaimports.blogspot.com.br/

          Fora isos há sites asiáticos que entregam no Brasil ou Ebay…

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Nando , eu tenho 17 anos e durante todos esses anos vivi na exposisão do sol tenho a pele tipo II ou III porém fiquei muito exposta e fiquei com manchas e a pele escura e ela não se regenera , já não sei más o tipo de protetor que devo usar e o que posso fazer para voltar ao normal ?
    Vou viajar para a Bahia em janeiro e quero começar a me cuidar !

    Quem poder me ajudar ….. obrigada

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Erica,

      A exposição soalr é acumulativa, como vc tem um histórico de foto-exposição.. melhor é começar a usar produtos que vão ajudar a reduzir os danos, tanto presentes quanto os futuros.. para isso há os retinoides, vitamina C, E, niacinamida, AHAs..

      Protetor vai prevenir futuros danos, se um FPS superior a 30, mantendo o cuidado de reaplicar uma camada equivalente a uma colher de café.. se for possível também use proteção física, como pós e bases além de, dependendo do tipo de exposição, usar chapéus óculos e roupas para ajudar.

      Infelizmente, grande maioria só passa a usar filtro na fase adulta, mas você consegue reverter ter e ter bons resultados seguindo cuidados assim.. procure um dermato para ele prescrever uma rotina de cuidados, focando principalmente nas manchas..

      Boa sorte.

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nando, você é “o cara” no assunto cuidados solares. Tenho uma dúvida que ñ achei resposta no google (!). Ao reaplicar o filtro eu tenho q lavar o rosto antes ou não… pq já tentei reaplicar o l’oreal solar expertise por cima da primeira aplicação, por ex, e não espalha direito, além de parecer q vai pesando o rosto.

    Outra dúvida. Dizem os dermatologistas que o protetor tem de deixar uma camada visível, pq se ficar mto seco, mto transparente ñ há proteção. O da l’oreal passou naquele teste de resistência ao calor, só q deixa minha pele morena média – negro de pele clara – com white cast. E como sou homem, já deu pra ver a vergonha q é isso. Já me chamaram de Goku do dragon ball. rsrsrs. Por isso eu deixei de usá-lo. O cenoura&bronze deixa minha pele reluzente como ouro, outra vergonha; vivem me perguntando se tenho problema de sudorese facial. Abaixo eu extraí trecho de um comentário seu. Vc pode me citar q protetores são esses q possuem flocos maiores, porém são tingidos com um pigmento para disfarçar o white cast ?

    “O que tenho lido pe que os filtros físicos em flocos maiores protegem mais, principalmente da luz visível, mas como a cosmética deles é complicada, pois tende a dar efeito “white cast”, acabam tingindo-os com pigmento para disfarçar e igualar ao tom da pele.”

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nando, você é “o cara” no assunto cuidados solares. Tenho uma dúvida que ñ achei resposta no google (!). Ao reaplicar o filtro eu tenho q lavar o rosto antes ou não… pq já tentei reaplicar o l’oreal solar expertise por cima da primeira aplicação, por ex, e não espalha direito, além de parecer q vai pesando o rosto.

    Outra dúvida. Dizem os dermatologistas que o protetor tem de deixar uma camada visível, pq se ficar mto seco, mto transparente ñ há proteção. O da l’oreal passou naquele teste de resistência ao calor, só q deixa minha pele morena média – negro de pele clara – com white cast. E como sou homem, já deu pra ver a vergonha q é isso. Já me chamaram de Goku do dragon ball. rsrsrs. Por isso eu deixei de usá-lo. O cenoura&bronze deixa minha pele reluzente como ouro, outra vergonha; vivem me perguntando se tenho problema de sudorese facial. Abaixo eu extraí trecho de um comentário seu. Vc pode me citar q protetores são esses q possuem flocos maiores, porém são tingidos com um pigmento para disfarçar o white cast ?

    “O que tenho lido pe que os filtros físicos em flocos maiores protegem mais, principalmente da luz visível, mas como a cosmética deles é complicada, pois tende a dar efeito “white cast”, acabam tingindo-os com pigmento para disfarçar e igualar ao tom da pele”

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Marcos,

      Eu não lavo o rosto para reaplicar, vou explicar:

      além do protetor, uso outros produtos, então, se eu tivesse que lavar o rosto, iria tbm retirar os outros da pele e seria complicado refazer todos os cuidados no meio do dia.
      Não gosto de lavar o rosto mais que 2 x ao dia.
      Ao reaplicar, eu estou reforçando a camada que já existe na pele, proveniente do protetor aplicado pela manhã.

      A camada deve ser equivalente a uma colher de café para o rosto todo. Só que, infelizmente, grande parte dos filtros vendidos no mercado brasileiro não favorecem muito, pois a pele tende a ficar brilhosa demais. Aplicar uma pequena camada e espalhar demais sobre a pele, reduz drasticamente a proteção disponível na bula. Nos estudos feito para mostrar a proteção, recomenda-se 2mg/cm. Basta usar uma colher dosadora para ter isso..

      O Expertise é brabo msm.. para usar no rosto eu acho impossível.. eu até uso nos braços e pescoço, mas aplico um talco Barla para reduzir a pegajosidade.

      Os protetores com tonalizantes são assim, mas o chato, para nós rapazes, é encontrar com um “tom” que não dê aparência de make.

      Há vários no mercado, mas vc teria que testá-los para ver como fica na sua pele.. tenta ver numa Adcos, lá tem filtros com tom e vc pode testar a cor.

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Nando, Celisa e autora da resenha, tentei achar a resposta de minha dúvida nos comentario, mas são tantos rs… tenho trabalhado muito em casa, quero usar som um hidratante da ADCOS c FPS 20, vc acha q resolve? O escritorio tem uma pequena janela e se saio p rua passo um FPS30, cansada de usar protetor e ficar cheia de cravinhos… obrigada, bjox!!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Gabriela,

      Se vc não fica exposta diretamente ao sol, o FPS 20 pode ajudá-la.. mas reaplique e usa a quantidade correta para manter o FPS. Talvez vc tbm possa usar um pó com FPS para reforçar a barreira física sem piorar os cravos.. a média hoje recomendada pelos dermatos é o FPS 30, para o dia a dia, mas no geral, quem se expõe na rua, indo ao trabalho, etc…

      Abs

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Nando, obrigada! Bjo!!!

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá,comecei a ter como hábito passar filtro solar quando percebi minhas manchas, estavam muito escurecidas. Até então não me importava muito. Custei a achar um filtro que gostasse alguns são muito pegajosos,outros ficava com a pele esbranquiçada parecendo um fantasma. Achei um com Colágeno na fórmula muito bom.

    http://www.nenagugel.com.br/produtos/linha-vivah-sun/geral/geral/vivahsun-protetor-solar-fps-30-60g

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá… Adorei as informações obtidas no site. Só uma pergunta: Eu corro o risco de pagar imposto de importação sobre os produtos adquiridos na Vânia??? Obrigada e parabéns pelo post e pelo excelentes comentários!!!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Kelly, a Vânia vende produtos que já estão no Brasil. Talvez compre um pouquinho mais caros. No meu caso, que não faço compras internacionais, vale a pena.

      Beijo

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi nando vi que vc entende do babado! gostaria de uma ajuda por favor!! eu tenho mancha claras no meu rosto não são muito profundas pois consigo mante-las claras com cuidados diarios. de noite um manipulado de acidos receitados por uma biomedica, tais como kojico malico e outros, uso todos os dias antioxidantes topico(vitamina c) e horal (luteina) e o filtro solar minesol oill control de 4 em 4 horas, porem acaba ficando caro pois o minesol tem 50 g e usando dessa forma não dá nem pra um mês, então pesquisei muito sobre o adatina matte fps 50 e ele oferece 12 horas de fotoproteção e 6 horas de pele sequinha,já que eu não tomo sol será que eu podia usar o adatina de 6 em 6 horas (duas vezes ao dia aí sim daria pra um mes inteiro) ao inves de 4 em 4 horas? e tambem tem o filtro fisico, vi uma dermatologista falando que ele pode ser usado uma vez ao dia, se a pessoa não ficar exposta ao sol, o que é o meu caso. só saio no sol quando é extremamente indispensável.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Bruna,

      No seu caso, sugiro trocar por um filtro físico, no Brasil tem da Skinceuticals, terá excelente proteção solar, custo na faixa de preço do Ada Tina. Não se expondo diretamente ao sol por umas 4 horas, não precisa ficar a neura de reaplicar de 4 em 4 horas.. isso é para quem está na praia ou passa o dia todo exposto.. que só se expõe para ir ao trabalho, almoçar, não precisa. Uma dica: aplique uma quantidade boa de filtro, passe um pó com filtro e depois, se sentir necessidade ou for se expor muito tempo depois, como no horário de verão que o dia fica mais longo, reaplique outra camada de pó e pronto.

      Não há pele que aguente tanta reaplicação de filtro solar, né? Nem o bolso… o problemas é que a maioria das bulas indica o uso em praia, piscina… há dermatos hoje mais realistas, como a Dra Steiner, que já fala em reaplicar conforme a sua exposição.

      Lembrando que se vc mora num local mt ensolarado.. o UV-A passa pelas janelas.. tem a luz visível, a infra..então, por questão de segurança, sempre reaplico, mesmo não saindo de casa.. mais dou um prazo de 5/6 horas que divide o horário de exposição.

      abs

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi nando, queria saber se o nivea sun fator 50 é bom…
    em janeiro irei para a praia e não quero ficar queimada como da outra vez então queria saber se o nivea é bom?

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    passei protetor solar vencido no rosto , e eseta todo vermelho e ardendo , e devido a epoca ( final do ano) nao conheço nenhum dermatologista que nao esteja de ferias , o que eu faço?

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    tenho a pele branca e so pego sol no rosto e nos braços e a muito nao uso xort mais esse ano queria pegar uma cor em casa mesmo, o que faço? uso protetor solar ou bronzeador?
    to de ferias. S ou o fator de pele tipo ll

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    OI Nando

    Hoje qual protetor para face e para os braços vc está usando?
    Tenho problema parecidos com o seu, comum agravante tenho Melasma na face…
    Transpiro muito no rosto, fico com a pele oleosa como passar das horas e vermelhidão quanto exposta ao sol.
    Tbém quero deixar meus braço protegidos e claros!
    Gostaria de saber mais sobre os protetores com filtro físico, e se eles são indicados para minha pele( com base no que relatei)
    Beijão
    Aguardo sua dica
    Forte abraço

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Alguém pode me ajudar, meus filhos no verão é complicado tirá-los da piscina ou do mar, e por mais protetor que aplico e coloco boné eles ainda ficam muito vermelhos. E me chamou atenção que na praia os surfistas estão sempre com o rosto branco, mesmo depois de sair da água. Gostaria de saber o no do protetor ou se for algo diferente como creme ou sei lá…e saber se pode usar em crianças.

    Obrigada.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?