Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar

Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar

Ao atingir nossa pele, os raios UV (ultravioleta) penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares.

Provocam também reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

Tipos de Radiação Solar

Radiação UVA

A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande causadora do fotoenvelhecimento. Esse tipo de radiação não contribui para o câncer de pele.

Radiação UVB

Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre as 10 da manhã e 3 da tarde. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal fonte de alterações celulares que causam predisposição ao câncer da pele.

Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Já os raios UVA não provocam essa reação superficial. Porém, são capazes de penetrar em camadas mais profundas. A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.

O Uso do Protetor Solar

Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar

Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. O primeiro deles é evitar se expor ao sol entre as 10 da manhã e 3 da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos nos proteger com chapéus, óculos de sol e aplicar o protetor solar.

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar. Ao comprar um protetor solar devemos procurar produtos que ofereçam proteção tanto contra os raios UVA como contra os raios UVB, além de escolher um FPS adequado ao nosso tipo de pele.

Fator de Proteção Solar

O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção contra os raios UVB. O número do FPS indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar. Por exemplo, uma pessoa que costuma ficar vermelha depois de dez minutos de exposição, com um protetor de FPS 8 começará a se queimar após 80 minutos, com FPS 15 após 150 minutos, e assim por diante.

Fotoenvelhecimento

Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar

Ao longo dos anos, a pele, assim como todos os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. Tais alterações levam à perda de elasticidade e luminosidade, surgem rugas e flacidez. Mas não é só o envelhecimento cronológico que faz com que a aparência da pele mude ao longo dos anos. Fatores externos como o estresse, o fumo e, principalmente a radiação solar, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele, fazendo com que o aspecto da pele seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.

A pele fotoenvelhecida apresenta perda da elasticidade, rugas, manchas escuras ou claras e alterações da superfície, podendo tornar-se áspera e descamativa. Já a pele envelhecida em decorrência da deterioração natural do organismo tem uma aparência mais fina, flácida, com pouca elasticidade e apresenta rugas finas, porém sem manchas ou alterações em sua superfície.

Prevenção e Tratamento do Fotoenvelhecimento

A melhor forma de prevenção do fotoenvelhecimento, de novo, é o uso de protetor solar. Quanto antes a pessoa começa a se cuidar, melhor. E quem já atingiu a casa dos 30 deve começar logo, pois é a partir dos 30 anos de idade que o desempenho biológico começa a declinar. Felizmente, hoje sabemos que podemos adiar os efeitos do tempo, protegendo a pele de seu mais implacável inimigo: o sol.

Os tratamentos estéticos vêm se modernizando a cada dia. Varias técnicas estão sendo utilizadas, entre elas destacam-se os peelings. As inovações na área da estética envolvem ainda aparelhagens sofisticadas e variadas técnicas de massagem. Isso sem falar nos lançamentos constantes de linhas de cosméticos químicos e naturais.

E lembre-se: para fazer um tratamento estético de pele, consulte sempre um dermatologista.

158 comentários para “Radiação UVA e UVB: Entenda exatamente a importância do protetor solar”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá meninas!!!
    Nossa adorei esse tema,eu uso o protetor da red apple,mas depois do esclarecimento da carina eu vou partir para a lore’al (kkkkk).
    Celisa como sempre vc trazendo um assunto tão importante em nossas vidas,vc é maravilhosa e eu adooooooooooooooooro BELEZA E SAÙDE.big bjs

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi pessoal…

    Quanto às reportagens com a Gisele… a minha opinião é que ela está querendo vender os produtos dele, e tb prestando um desserviço a toda nossa sociedade… Exemplo: minha tia-avó faleceu em 2009 de um câncer de pele q deu metastase… Ela já tinha 91 anos e trabalhou na “roça” por mtos anos, nunca havia se protegido… Culpa dela? Claro que não… O problema é falta de informação, falta de recursos ($$$$ !!!). Quanto a “top model”, eu estou com o folder de propaganda dos produtos da linha que ela lançou: Sejaa Pure SkinCare, além do folder tenho tb o catálogo da Droga Raia, uma das farmácias que está oficialmente comercializando os produtos e tem uma foto enormeeeee do rosto da Gisele fazendo a propaganda… O rosto lo-ta-do de sardas, e tem uma bem no meio do nariz, que só de olhar dá MEDO!!! E é essa beleza que ela está querendo vender… Não vou me admirar se daqui a pouco aparecer adolescentes querendo se tostar no Sol, para ficar com sardas… Pq a moda da magreza pegou, agora só faltava essa!!!

    E não vou parar de usar meus filtros!!! hehehe ;)

    Beijos!!!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Ana,

      Nem a Gisele nem a marca dela te fora para mudar uma cultura e conceito assim não.. acho totalmente difícil isso “pegar:

      Primeiro que essa tema so é discuto por pessoas quem freqüentam blog, sites e comunidades ligadas a beleza, estética e saúde.. ou áreas médicas.. o leitor/ usuário/ consumidor comum sequer sabe desse comentário. A repercussão foi em alguns nichos, e este freqüentado por pessoas que estudam, tem ideias formadas.. e não caem em “achismos”;
      Segundo que imagina as grandes industriais e empresas de cosméticos espalhadas pelo Mundo todo.. dezenas delas conceituadas.. todas possuem algum tipo de linha solar… vão afzer oq se resolverem revidar?? Pobre Seeja..

      Terceiro: se ela quer fazer marketing social, politicamente correto e ativista, coloque os cosméticos dela por 1,99!!! Assim todas as classes podem usufruir, né??

      Bjs

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        força*

      2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Nando, só tenho uma palavra para tudo que vc disse: AMÉM!!! E, tomara que seja assim mesmo (opssss seja?!?!?! rsrsrs :D ahhhhhhhhh, mas tem outro “a” no final hehehe ;) ). E é uma marca tão pequena, tão sem expliações… Eu já visitei o site… eles não se preocupam em falar sobre os benefícios dos cremes e sim da forma “ecológica” que foram feitos… Poucas explicações tem dos produtos, sem falar que não existem linhas específicas para cada tipo de pele, nem um sabonete simples tem!!! Pode uma coisa dessas??? Seria o mínimo que eles poderiam fazer!!! E, vamos combinar uma coisa? Uma pessoa que paga mais de R$ 100,00 num cosmético desse tipo só pode não ter a mínima noção de cuidados com a pele… A não ser que seja uma adolescente desavisada, como te falei acima… Um creme que não trata nada??? Ahhhhh, faça-me o favor!!! Se for para hidratar somente existem vários mais baratos por aí…

        Beijos

        1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

          Eu visitei o twitter deles.. quase mandei uma boa para eles.. mas preferi não entrar em atrito.. rs

          Olha, os ingredientes naturais que eles usam são coisas usadas há séculos em manipulados e produtos naturais.. que vc encontra em casas assim pela metade do preço… a própria Vitaderm tem mt coisa nessa linha e olha a diferença de preço e marketing..

          Se eles querem falar de “beleza natural”.. eu poderia enviar a foto do primo da minha mãe.. estive com ele em dezembro e ele estava com o rosto todo enfaixado.. e sem a orelha direta, resultado de câncer de pele!! Desculpe a morbidez.. mas eu sou a favor de campanhas agressivas, já que mt gente não dá valor a saúde pq acredita que para tudo há cura….

          Bjs

          1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

            Nando…

            Mas tu está certo rapaz… Eu não falei da minha tia-avó que faleceu devido ao câncer de pele q deu metastase? Não se trata de morbidez não amigo, é a realidade nua e crua, temos que ser cuidadosos com nossa saúde…

            Já falei aqui e vou repetir: a Gisele está com uma sarda no meio do nariz que dá MEDO (fora as outras milhares que ela tem, claro…)…

            Mas foi bom saber que eles tem Twiter rsrsrs… É a única coisa q tenho entre Facebook, orkut, etc, etc… Mas o meu está totalmente sem uso rsrsrs…

            Beijos, bom final de semana …

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu uso o adapaleno 3% no verão, e só uso o filtro solar ao
    sair de casa, pois acho importante deixarmos a pele respirar
    livre de qualquer química. No inverno uso vitanol A 0,5%, , ai
    sim não deixo de usar o filtro, mesmo dentro de casa.
    bjus

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Pessoal, olha só o que diz no folder dos produtos da Gisele:

    “Puro como a terra e a chuva e “”desenvolvido”” (???!!!) pela modelo, atriz e ativista ambiental Gisele Bündchen, Sejaa é o resultado de muitos anos de desenvolvimento.”

    Agora fica a pergunta: desenvolvido pela modelo??? Desde quando a Gisele é farmacêutica, médica ou química, para “desenvolver produtos” para a pele??? Isso é um disparate! E gente, que linha mais “pobrinha” rsrsrs… 3 produtinhos: creme p/ o dia, creme para a noite e máscara de barro (hã, heinnnnnn??? rsrsrs)… E os preços? Os cremes custam R$ 109,27 cada um com 57 grs, e a tal máscara custa R$ 98,20 !!! :o

    Vou deixar o site para quem quiser olhar a tal “revolucionária” marca, que, diga-se de passagem, usa componentes que já estamos carecas de conhecer… ai, ai…

    http://www.sejaabrasil.com.br

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Viviani,

    Só lendo a embalagem para saber… o hidratante com filtro solar da linha UV perfect tem a indicação.. mas se optar por um hidratante, prefira algo que tenha um fps no mínimo 25… assim, espera-se que o indice de proteção UVA dele tbm seja bom.

    Bjs

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      acabei de ver no post do fluido clareador da eucerim que a nova formula vem com proteção 30 e ainda fala sobre proteção UVA e UVB que maravilha hem :D acho que será perfeito para os dias mais frios. agora o dificil vai ser achar essa nova formula ai ai ai

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Pri…

    Respondendo sua pergunta!! e tbm dando um feedback para a Celisa que me indicou.
    Estou usando o Ada tina matte fps 50…é simplismente M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O Na primeira vez que vc passa vc ja percebe a aderencia na pela e tbm a sensação fresquinha e de rapida absorção do produto e digo mais, não tem cheiro, bom que vc n enjoa.fiquei impressionada com o resultado. Resolvi comprar o fator 50 pq os dias aqui em SP estão quentissimos portanto para garantir a proteção seja na cidade ou na praia eu comprei o fator maior mesmo. Assim não preciso ficar carregando 2 produtos com o mesmo beneficio. Eu super recomendo!
    Espero ter ajudado a vc e outras leitoras…

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Bom dia, Edilaine

      Nossa que bom saber isso…sempre scuto falar muito bem do Ada Tina mate……ele será o proximo que irei comprar concerteza…..estava em duvida no Ada Tina 25 ou50…..mais acho que vou comprar 50….menina anda fazendo um sol de rachar.moro Santo André SP- e vc onde mora em SP?

      Obrigada pela dica…..

      Boa semana

      bjos

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi gente,
    alguem pode me explicar como fica nossa maquiagem se temos que aplicar o filtro a cada 2 hrs,ou será que o tempo de ação do filtro solar das maquiagens é maior?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Complicado msm…

      Ou vc terá que lavar o rosto depois de um tempo ou reaplicarr em forma de pó compacto.. há mts marcas de linha solar com pó compacto com FPS alto.. o melhor é que segura a oleosidade e fica mais tempo na pele.. pó compacto tem mt filtro fisico que não sai da pele e não perde a proteção após horas…

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia Pri..

    Sim moro em SP.
    Com o calor que esta fazendo por aqui não abro mão do protetor solar.
    Compre sim o Ada Tina Matte, espero que goste, depois nos conte o que achou!
    Beijão

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      OI, Edilaine

      è flor aqui anda fazendo um calor de matar…….um solzão o dia todo. aquela chuvona de final de tarde neh……..temos que usar protetor sempre mesmo.

      Vou esperar acabar meu Minesol OC.para comprar Ada Tina…….

      bjos

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Vejam entrevista com o Dr. Lair Ribeiro, sobre filtro solar no
    blog – http://arraseecase.blogspot.com/

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Foi nesta entrevista que ele comenta do filtro solar engordar!!

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nando,
    Hoje, ele esteve na TV Gazeta, no programa “Manhã Gazeta” , com
    a Claudete Troiano, numa entrevista sobre “Obesidade Feminina”,
    entrevista esta, interessantíssima! e ficou de retornar para discu-
    tir, sobre o filtro solar. bjus

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou usando Anthelios AC Fluide Extreme Alta Proteção p/ Rosto La Roche-Posay FPS 40 e ele possui 4-metilbenzilidenocânfora, será que engorda?? se fosse soh isso não era nada, mas além disso ser uma substância cancerigina já me causa preocupação.

    NANDO, o que vc acha sobre isso??

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Diana,

      Eu até hoje não li nada que comprovasse tudo isso, só as suspeitas.. mas por precaução, muitas empresas nacionais estão tirando, por exemplo, os parabenos de suas fórmulas.. e vai coçar tbm a cortar esses ingredientes suspeitos.. já comentei que a linha solar Anthelios foi modificada, mas não sei ao certo quando isso ocorreu e quando ocorrerá no Brasil.mas aconteceu dela diminuir o uso de filtros químicos.. pq a Anvisa tá começando a analisar tudo isso.

      4-metilbenzilidenocânfora e benzofenonas estão em grande parte dos filtros nacionais.. a tendência é reduzirem..

      A hidroquinona, usada em um monte de clareadores tbm tem a suspeita de modificar as células.. em vários países na Europa ela é proibida!!

      Não duvido nada como em breve os filtros te~rao tarja do tipo: contem benzofenona 3″ ou “livre de benzofenona 3″ Foi assim, para quem sem lembra, do PABA.

      Bjs

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        coçar – começar

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    correção: CANCERÍGENA e n cancerigina.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    boa noite

    eu uso o minesol oil control fps 30, ele é maravilhoso para peles mistas e oleosas e protege e muito contra os raios uva, como ele tem soja ele uniformiza o tom da pele, sou morena, então passo ele de manhã, depois pó compacto da avon com fps 10, lápis e rímel, pronto a maquiagem fica linda, muitos me perguntam se uso base, mas não uso, só o meu amado minesol, na hora do almoço dou uma retocada no protetor e pronto, minha pele está pronta para aguentar as agressões externas.

    beijos a todos e estou adorando todos os comentários

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    esqueci que o minesol tem seu sistema de filtros solares fotoestáveis (Tinosorb S + Tinosorb M), de altíssima eficácia e longa duração e permanece na pele por até 8 horas.

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Nando.

    “PABA free” apartir 2009 ficou proíbido uso do igrediente PABA em cosmeticos, li alguma coisa sobre…

    A 4-metilbenzilidenocânfora também é proíbida em alguns países no Brasil não.

    Imagina! vc tentando se proteger e acaba usando justamente um produto causador de tanto mal. cruzes!

    bjs. obrigada por sua ateção!

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    amo beleza e saude
    tudo pra mim…….

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Nossa nao concordo ver tudo isso fiko revoutada de ler as barbaridades desse DR
    protetor tem sim quimica mais foi feito pra proteger nao para dar cancer pela amor de Deus ne ,engorda se fosse assim eu era uma baleia meu pesso e de 47 kilos ficaria ate feliz de ganhar uns kilinhos !!! gostaria de pedir ao sate que colocasen coisas boua e verdadeiras para as pessouas saberem pois isso ai e maldade muita maldade

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    O texto é contraditório em relação aos raios UVA. Num momento diz que não contribui para o cancer. Em outro, afirma de “favorece o surgimento do cancer”. Outra coisa que precisa ficar claro: o uso de protetor solar impede a pele de sintetisar o hormônio D3 (também chamada de vitamina D3). A midia trabalha para vender o produto como algo milagroso. A população desconhece a estratégia da mídia e dos médicos dermatologistas, que prescrevem sem cessar esse creme solar. Estar na hora de o povo despertar.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?