Reposição de Minerais ajuda na Beleza e na Saúde

Reposição de Minerais ajuda na Beleza e na Saúde

Os minerais possuem um papel bastante importante em nosso organismo, pois é através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas. Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidas no nosso corpo. Estas substâncias inorgânicas possuem função fundamental no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios sérios no organismo.

Os sais minerais também são usados em tratamentos estéticos e de saúde para ajudar a resolver problemas como: queda de cabelo, unhas frágeis, pele, dores de cabeça e depressão.

Benefícios dos Sais Minerais

Reposição de Minerais ajuda na Beleza e na Saúde

  • Geram a estrutura da formação dos ossos, dentes e esqueleto, sendo fundamental desde o nascimento.
  • Participam na manutenção do ritmo cardíaco, na contratilidade muscular, condutividade neural, e no equilíbrio ácido-básico do organismo.
  • Agem como parte importante das enzimas e dos hormônios que modificam e regulam a atividade celular.
  • Melhoram a estrutura capilar, fortalecem as unhas e deixam a pele mais saudável.

Principais Minerais

  • Ferro: Componente fundamental na circulação sanguínea, tendo funções importantes na hemoglobina e no sistema respiratório.
  • Cálcio: Importante para o fortalecimento de ossos e dentes, o cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico, contração muscular, coagulação sanguínea e pressão arterial.
  • Zinco: Ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de machucados e recuperação de lesões. Atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos e participa no metabolismo das proteínas e carboidratos.
  • Fósforo: Atua na formação dos dentes e ossos; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular. Tem um papel importante na produção de energia.
  • Magnésio: Tem um papel fundamental no desempenho em esportes de resistência. Este mineral atua principalmente nos músculos e ossos, onde ajuda na contração muscular e metabolismo energético.
  • Potássio: Dá equilíbrio ao organismo, extremamente importante para a contração muscular e na transmissão nervosa. Sua deficiência pode trazer fraqueza muscular e fadiga.

Reposição de Minerais

Reposição de Minerais ajuda na Beleza e na Saúde

A reposição de minerais deve ser feita em conjunto com uma reeducação alimentar. O déficit nutricional precisa ser resolvido a longo prazo, coisa que só a alimentação correta proporciona. Só se deve fazer a reposição de sais minerais com comprimidos quando a alimentação é pobre: quem já se alimenta bem não há necessidade.

Há casos em que a reposição de minerais é necessária, mas ela só pode ser indicada depois de um exame cuidadoso que indique deficiência. Sabemos que a deficiência de cálcio aparece na menopausa e pode ser compensada com cápsulas, assim como há casos de queda de cabelo em que o suplemento de ferro é necessário.

Nas mulheres a falta de minerais é muito perceptível e pode causar danos. Por isso a mudança dos hábitos alimentares e o acompanhamento através de check-ups e de exames de sangue são de extrema importância. Aliado a isso, não podemos esquecer que também contamos com o uso de alimentos e suplementos minerais e vitamínicos.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?