Rúcula: Opção Fantástica para sua Saúde

Rúcula: Opção Fantástica para sua Saúde

Você costuma consumir rúcula? Se não consome, é hora de dar mais atenção a ela, pois é repleta de nutrientes e faz um bem danado para saúde.

Publicidade

A rúcula, membro da mesma família do brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos, também possui um perfil nutricional bastante atrativo. Ela é boa fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina K e minerais como o potássio, ferro, manganês, magnésio, zinco e cobre. Suas folhas apresentam propriedades digestivas, diuréticas e são amplamente reconhecidas como um potente alimento anticâncer, pois apresentam diversos fitoquímicos, que desempenham um papel antioxidante vital no corpo. Eles ajudam a livrar o corpo de toxinas e substâncias cancerígenas.

Se fizermos uma comparação nutricional entre a rúcula e a alface, veremos que a rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio, cinco vezes mais vitamina A, vitamina C e vitamina K, além de quatro vezes mais ferro que a mesma quantidade de alface.

A rúcula também é considerada superior a  outras folhas verdes porque, ao contrário destas, ela tem baixa concentração de ácido oxalático, um composto químico natural que inibe a absorção de alguns minerais pelo organismo.

A rúcula contém altos níveis de folatos e antioxidantes, o que a torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres. Ela também é rica em carotenoides e minerais. Contém fitoquímicos, que são benéficos na prevenção do câncer. Fitoquímicos são compostos derivados de plantas, responsáveis por grande parte da defesa do nosso organismo contra doenças, entre as quais podemos citar pressão alta, deterioração da visão, envelhecimento da pele causado por radicais livres, aumento do colesterol ruim e câncer por causa da degeneração celular.

A rúcula é também uma rica fonte em fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígenas.

Rúcula: Opção Fantástica para sua Saúde

Benefícios da Rúcula

  • A vitamina C presente na rúcula proporciona um impulso ao funcionamento do sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso corpo. Ele é responsável por buscar as ameaças trazidas pelos radicais livres e processos inflamatórios e eliminá-los antes que possam nos causar doenças.
  • A rúcula é uma boa fonte de carotenoides, pigmentos de gordura solúveis que são conhecidos por ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na rúcula pode ajudar na prevenção da catarata.
  • Os baixos níveis de oxalatos, combinadas com uma grande variedade de vitaminas e minerais encontrados na rúcula, a torna grande para a saúde óssea. Um estudo sobre a vitamina K descobriu que o consumo diário de vitamina levou à diminuição dos riscos de fraturas ósseas. O cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitamina C são também considerados bons contribuintes para a saúde dos ossos.
  • As folhas de rúcula também são ricas em certos fitoquímicos. Estes componentes têm sido usados por cientistas para anular os efeitos cancerígenos do hormônio estrógeno, além de oferecer proteção contra o crescimento das células cancerosas na próstata, mama, colo do útero e ovários.
  • Estudos apontam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural evitando a degeneração das conexões neurais em indivíduos jovens, como ocorre no caso do mal de Alzheimer. A ingestão de rúcula é uma boa saída para evitar a deficiência de vitamina K na dieta e assim inibir doenças degenerativas do cérebro e manter a sua mente ativa e focada.
  • Os vegetais de folhas verdes como a rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes. O controle do peso é fundamental para evitar o diabetes tipo dois e o consumo de rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.
  • A rúcula está entre os vegetais com alta concentração de nitrato, substância que melhora a oxigenação muscular durante exercícios físicos. A ingestão de nitrato pode aumentar a tolerância do organismo durante exercícios físicos de resistência e de longa duração. O consumo de rúcula pode eventualmente melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias, ou metabólicas porque estimula a oxigenação ideal dos músculos dos sistemas envolvidos.
  • O gosto amargo das folhas da rúcula é proveniente dos compostos de enxofre, ou sulforafano, que ela contém. Estes compostos ajudam a melhorar a digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por excesso de acidez no estômago. Comer folhas de rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições estimula a produção da bile, e melhora o processo de digestão dos alimentos.
Rúcula: Opção Fantástica para sua Saúde

Dicas para o Consumo de Rúcula

Para obter o máximo de benefícios da rúcula aliada ao sabor, escolha folhas jovens, tenras e de verde vivo para preparar a salada de rúcula. As folhas mais velhas são mais duras e devem ser usadas em pratos quentes. A rúcula também pode ser usada no preparo de sucos junto com outras folhas verdes ou misturada com frutas e vegetais para fazer vitaminas. Guarde-a sempre na geladeira, na gaveta indicada para os vegetais, onde a umidade é alta e apropriada para sua melhor conservação.

A hortaliça é vendida em maços. Na hora da compra, é recomendável optar por rúculas firmes, brilhantes, além de verificar se seus talos não estão quebrados, já que assim as folhas murcham com maior facilidade.

E você, costuma consumir rúcula?

24 comentários para “Rúcula: Opção Fantástica para sua Saúde”

  1. Avatar de Alberto Alves

    Sou vegetariano!. A rucula, assim como uma variedade bem grande de vegetais que me e possivel encontrar, fazem parte da minha alimentacao. Adoro o v/ site!… E sempre importante, para mim, adquirir mais conhecimentos acerca do tema “.alimentacao”. Obrigado.

  2. Avatar de Fatinha

    Amo rúcula, não sabia que era tão saudável assim, vou comer mais vezes.

  3. Avatar de Marcos

    Excelentes informações sobre a rúcula.

    1. Avatar de Jair Lara

      eu amo rúcula uso como salada todos os dias mas não sabia de todos os benefícios que ela proporciona muito obrigado pela informação

  4. Avatar de Deise Gomes

    Amei o artigo sobre rúcula!

  5. Avatar de Georgina

    sempre amei comer ruculas mas não sabia de tantas propriedades medicinais, vou consumi-las diariamente, ja que não consigo almoçar sem uma boa salada. De rucula é claro.

  6. Avatar de Raimundo P. Silva

    Amo suas dicas; vc e demais… 😎

  7. Avatar de Lucília De Souza Maciel

    EU COMO RÚCULA QUASE TODOS OS DIAS. AMO

  8. Avatar de Glaucia Nogueira

    Que delícia esse artigo! Gostei muito de saber mais sobre a rucula, pois gosto muito, obrigada.

  9. Avatar de Neilda Oliveira Araujo

    Não sabia que a rùcula tinha tanta eficácia vou consumir com mais frequência
    Obrigado pela dica amei. :

  10. Avatar de Renata

    Amoooo Rúcula demais!!!

    1. Avatar de João Fernando Sans

      para mim é ítem indispensávelpara uma boa salada

  11. Avatar de Antonio Carlos De Camargo

    Também adoro rúcula e agora vou consumir ainda mais.Excelente artigo, gostei muito.

  12. Avatar de Graciela Noemi Casal Moraes

    Eu cheiro a rúcula, transpiro rúcula, eu sou viciada em rúcula, e muito difícil quando não encontro ela .Agora eu planto rúcula em casa. E congelo mais não e o mesmo de que fresquinha da terra.adoro todas suas dicas vcs. são muito do bem bjos. atodos vcs.

  13. Avatar de Luisa

    Eu gosto, mas depois de ler tantas coisas boas, vou consumir mais, valeuuu

  14. Avatar de Diva

    Eu sabia que a rúcula era bem mais nutritiva que alface, mas não sabia que era tão boa assim, amei o artigo.

  15. Avatar de F(ávio.me((o

    Só de ser folhas comíveis e verde, já tirou nota máxima em saúde… Show de informações!!!!

  16. Avatar de Analia

    Parabéns, fantásticos td sobre rúcula, a partir de agora será minha aliada em tds refeições.

  17. Avatar de Letícia Ramos

    Eu tb amo rúcula, tenho em casa, que bom!

  18. Avatar de Ro

    Excelente, gosto e sempre quis saber mais sobre a rucula.

  19. Avatar de Amanda

    Amo rucula, comi ontem mesmo.

  20. Avatar de Andreza

    Eu não sou muito fã do sabor, mas confesso que ultimamente tenho comido e até tenho gostado, fiquei mais animada por tantos benefícios.

  21. Avatar de Eugenio Dantas

    Rucula sempre fez parte do meu cardápio, agora mais ainda.

  22. Avatar de Walter

    Rúcula é dos mais fáceis vegetais para se plantar em casa. Nasce e cresce bem em qualquer vasinho ou canteiro. Além do plantio com sementes, muitas vezes elas vêm com um pouco de raiz. Dá pra comer a maior parte das folhas, replantar e elas brotam facilmente.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva