Você tem sensibilidade nos dentes?

Psoríase

Quem nunca teve aquela sensação de arrepio nos dentes? Essa sensação é mais comum do que se imagina.

Publicidade

A sensibilidade dentária é uma dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum em pessoas adultas é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração da gengiva. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.

Quando o calor, frio ou pressão afetam esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Um problema bastante comum é quando a dor faz com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.

Causas da Sensibilidade

  • Escovação com creme dental muito abrasivo.
  • Escovação incorreta e/ou quantidade exagerada de escovações (mais de 3 vezes ao dia);
  • Gengivite, que pode causar retração gengival;
  • Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
  • Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
  • Bruxismo. Faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
  • Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;
  • Procedimento de clareamento;
  • Colocação de aparelhos ortodônticos;
  • E até uma simples restauração, se mal-feita.

Tratamento para Sensibilidade

Psoríase

Após descobrir a causa da sua sensibilidade com a ajuda de um dentista, o importante é encontrar uma solução que seja eficaz.

O que você pode fazer em casa?

  • Use uma escova de cerdas bem macias, com creme dental pouco abrasivo;
  • Escove corretamente e não exagere na escovação;
  • Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
  • Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente.

O que você pode fazer no consultório?

  • Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
  • Aplicação de espuma ou gel de flúor, por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
  • Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície de a dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade.

Consulte sempre o seu dentista. Não tente diagnosticar o problema você mesmo, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer a questão.

Psoríase

Eu estava com uma pequena sensibilidade nos dentes por usar aparelho ortodôntico, após alguns anos, ocorreu uma pequena retração da gengiva. O dentista me recomendou o Creme Dental Colgate Sensitive Pro-Alívio e foi muito bom. Ele é bem carinho (de R$8 a R$10), mas vale a pena.

81 comentários para “Você tem sensibilidade nos dentes?”

  1. Avatar de Aline

    Tenho sensibilidades a anos nem sei quanto tempo faz, e a minha dor é muito intensa chego a chorar, não dormir e lateja muito meu dente só Jesus na causa mesmo. To numa crise nesse exato momento é desespero total, vou fazer um tratamento agora para sensibilidades, comprar escovas pra sensibilidades, voltar a usar a sensodyni pois acho que esse colgate sentive pro alivio em mim não ta dano melhoras. E minha sensibilidade em com tudo vento, gelado, quente, doce, ou outros tipos de comida mesmo.

    1. Avatar de Elisângela

      Em mim TB a Colgate não funcionou estou bem a base de spitufem 600…nossa doe demais. Tenho medo de comer e beber por causa da dor
      ..se como carne fica latejando…se tomo gelado tenho vontade de gritar de dor…to desesperada

  2. Avatar de Givanildo

    Eu fiz tratamento com resina nossa meus dentes além de sensíveis estão doendo o pior q não da pra saber qual dente q doi 😳 😳

  3. Avatar de Givanildo

    Eu gostaria de saber se alguém sabe se esse incômodo é passageiro

  4. Avatar de Valeria

    Oooi Eu Uso Aparelho Odontologico a 3 Anos Mais ou menos e nao é Pra tratamento e agora venho percebendo que quando forço um poco os dentes eles fazem um barulho estranhos como se tivecem soltando , meeeu Utimo dente do fundo quebro um pedaço do nada foi caindo uns pedacinhos e da parte da gengiva Gostaria de tira o aparelho mais to com medo ‘ Me responda por favor

  5. Avatar de Julia

    Tenho retração na gengiva, já tentei fazer clareamento caseiro usando moldeira. Mas não aguentei mais que 1 hra. Tentei usar enxagusnte bucal clareador, na primeira tentativa me causou sendibilidade.
    Gostaria de saber se dxiste algum método para clarear, qual o mais indicado, e se de repente com o uso de anestésico forte ou um protetor na gengiva melhoraria o meu caso!?

  6. Avatar de Amanda

    Oi então eu uso aparelho a 3 meses e na última consulta depois de 4 dias meu dente um só começou a dar choque nem o vento eu aguento o dente e é so com coisa normais como água suco agora café não doe, fui no dentista ele tirou o ferro q vai so nesse dente ele falou q se não parar de dar esse choque vou ter q fazer um canal será q vai precisar pq ja tem quase uma semana ja troquei o creme e escova de dente e ele continua doendo so quando tomo água e bate um vento ou a gengiva fica seca ai doe será q só está sensível ou vou ter q fazer o canal mesmo

  7. Avatar de Claudete

    Estava com sensibilidade nos dentes inferiores e também superiores,com raízes expostas.Depois de usar aparelho por 3 anos. Comecei o tratamento, o dentista recobriu as raízes, melhorou mas, ainda tenho sensibilidade, agora meu dentista vai completar o tratamento com uma aplicação de fluor que dura meia hora em todos os dentes. Espero melhorar, se não ele vai ter que usar outro recurso também indicado até que resolva. Quero um tratamento eficaz,por isto faça como eu escolha um bom profissional!!! Ah continuo usando colgate sensitive pró alívio e faço uma leve e boa higiênização, amo cuidar dos meus dentes,está dando certo.

    1. Avatar de Deusdete Martins

      estou sofrendo tenho 51 anos fiz canais, cirurgia em um dente na raiz e agora continua doendo demais nos raios x nao há nada acho q vou arrancar os 13 dentes superiores pois já gastei 10.000 e o dinheiro acabou, 3 anos e meio só com dores, triste demais, estou, q fazer?

      1. Avatar de Roberto

        Deusdete Martins, você pode estar com síndrome do dente gretado. Pesquise e fale com seu dentista, pois é um problema de difícil diagnóstico.

  8. Avatar de Lea

    Apos limpeza notei desgaste colo todos dentes inferior e pouco mas ha sensibilidade

  9. Avatar de Lea

    Rsqueci de citar que tenho 64 anod e pode pesar na informacao de certa sensibilidade dentes inferiores apos limpeza e desgaste

  10. Avatar de Lea

    As orientacoes ajudam muito permitindo aproximar do caso que estamos consultando. Muito bom.

  11. Avatar de Vânia

    😳 Meu dente lateja tanto que eu ja n aguento mais

  12. Avatar de Odair

    oi fui ao dentista e ele constatou que havia varias erosões e caries tratei as caries e fiz plastica com a resina , depois de uns 5 dias meus dentes começaram a doer muito , estou a base de antiflamatórios , mas agora estou vendo que não esta funcionando , existe algum tratamento pra isso pois até minha cabeça doi bastante , tenho tbem mordida cruzada , gostaria da opinião de um profissional urgente, pois não posso com gelado , quente, isso está me deixando louco.

  13. Avatar de Eliana Macedo

    Oi boa noite, não sei mas oque fazer com tanta sensibilidade que tenho nos meus dentes já vivo bem preocupada.

  14. Avatar de Eliana Macedo

    😳

  15. Avatar de Fabiana

    Vivo agora sofrendo com tanta senssibilidade nos dentes. e sem falar das dores que sao tamanhas chega a latejar o dente nao seii o q fazer eles nao estavam assim mas depois q abenturei ficaram um caso serio ja uso a tempo pasta sensodwni mas nem escovar direito estou podendo a dor e Grandeeeee d masssss o que faço??? a dentista disse que era assim mesmo mas com passar de dias isso sumiria como?? Se fazem mas d 3 meses que to sofrendo pra morre… depois q restsurei alguns dentes quero uma soluçao pra ja nao to mas aguentando. Se alguem poder mim ajuda ficaria muito grata. Sera que tem algum dentista aq que possa nos ajuda???

  16. Avatar de Jhonnn

    Estou a 3 dias sofrendo cm essa porra! To usando a pomada gengilone!
    Começou nos dentes superiores, agora ta nos inferiores. O dente superior ja ate melhorou um pouco. E essa padta sensodyne eh uma bosta faz eh doer mais essa porra! Phoda eh que meus dentes sao tao limpinhos nao entendo por que doem.

  17. Avatar de Adelina

    Eu tenho dentes muito senciveis, dpois de tomar um refrigerante nao posso meter nada na boca porque ao tentar mastigar qualquer coisa sinto um arrepio que doi e isso é horrivel. Por isso que evito tomar refrigerantes, bebidas alcoolicas.

  18. Avatar de Savannah

    To morrendo

  19. Avatar de Juh

    A uma semana fiz limpeza e raspagem nos meus dente , faz 3 dias que não aguento de tanta dor na maioria dos dentes ,não sei oq fazer lateja muito ,não durmo direito, até minha cabeça doe ,por favor me ajudem oq eu faço 🙁

  20. Avatar de Daniela

    Li e reli todos os depoimentos,pois sofro do mesmo problema,estou trocando as obturações antigas q estão me dando um baita problema.Do lado esquerdo todos meus dentes tem sensibilidade,já fiz 4 canais,estou traumatizada.Não aguento mais,agora preciso restaurar mais 4 dente, so dinheiro q vai pois o tratamento ficou bem caro.E ainda sinto dores nos dentes,chupar cana e come rapadura nunca mais.E esse creme dental colgate pro alivio,pra mim não serve pra nada.Que sofrimento do Deus na causa.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva