Suco de Fruta

Os sucos de fruta energizam e limpam o organismo. Eles são ricos em açúcares naturais e, por isso, devem ser ingeridos apenas em pequenas quantidades por pessoas que necessitam limitar o consumo do açúcar.

Dicas de Como Preparar Sucos

Em primeiro lugar, é importante possuir uma centrífuga e um liquidificador de alta qualidade. As frutas devem ser muito bem lavadas para retirar os agrotóxicos. O ideal é usar frutas orgânicas. Além de lavar muito bem, devem-se retirar os pedaços embolorados, machucados ou danificados.

A casca da laranja contém uma substância tóxica e não deve ser consumida. As cascas de praticamente todas as outras frutas, inclusive limão e lima, não devem ser retiradas. Todos os caroços e partes duras devem ser retirados antes de colocar as frutas na centrífuga. As sementes podem ser incluídas no preparo dos sucos. A única semente não recomendada é a semente da maçã que contém cianeto, substância tóxica.

Suco de Fruta

Suco de Laranja

O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo que auxiliam na proteção de doenças cardiovasculares. Mas não adianta consumir litros de suco de uma única vez: o ideal é manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.

Vale lembrar que o suco de laranja feito na centrífuga é mais benéfico que o produzido pelo espremedor, em função da pele branca da fruta, que contém a maior parte do seu valor alimentício. Esse delicioso suco é rico em vitamina C, complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e glicose natural. Além disso, é conhecido como um potente antioxidante e renovador da energia celular.

Suco de Abacaxi

O suco de abacaxi é uma fantástica fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). O suco é rico em vitaminas (A, complexo B e C). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.

Para fazer o suco do abacaxi, lave-o bem, esfregando-o com uma escova e enxágüe com bastante água corrente. Utilize o centro duro e a casca para aproveitar os nutrientes ao máximo.

Suco de Limão

O suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais. O ideal é tomar meio limão com água em jejum todos os dias, sem adição de açúcar.

Suco de Maçã

O suco de maçã é famoso pelo seu poder de rejuvenescimento. Além disso, o suco contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos. É bom comer maçã, e melhor ainda é tomar suco de maçã.

Suco de Melancia

A vantagem de se fazer suco de melancia é que podemos aproveitar a sua casca (a parte verde e branca). Ela é extremamente nutritiva, e contém vitamina A, potássio e zinco. O suco de melancia, por ser muito diurético, fortalece o organismo, limpa os canais urogenitais, rins e bexiga.

As vantagens do suco tornam-se ainda mais admiráveis pelo fato de a casca liberar uma substância que limpa as impurezas do corpo, permitindo maior oxigenação das células. A polpa vermelha e doce proporciona muitos sais minerais e fibras, além de hidratar o organismo.

Suco de Morango

O suco de morango é uma incrível fonte de vitaminas e açúcares naturais que limpam o organismo. Ele é rico em potássio e ferro, que são bons para o fortalecimento do sangue. O sódio contido no suco é um excelente tônico para os nervos e mantém as glândulas saudáveis.

Tomar suco de morango é um modo sensacional de aproveitar todos os benefícios dessa fruta. Como o suco é bastante denso, pode-se misturar água ou outro suco, por exemplo, uva ou abacaxi.

Suco de Pêra

O suco da pêra tem muita vitamina B1 (tiamina, importante parte do complexo B), que contribui para a saúde do coração e para um alto nível de energia. Além disso, contém boa dose de vitamina C e sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio. Ainda mais que a maçã, a pêra é excelente fonte de pectina, que ajuda na digestão e na limpeza das toxinas do organismo.

Esse suco deve ser feito na centrífuga. Como é denso e doce, o suco da pêra pode ser diluído com outro, geralmente o de maçã.

Suco de Uva

O suco de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula os batimentos cardíacos. Ele é também fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso. Se o suco de uva ficar muito doce, adicione um pouco de limão.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?