Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

Já é comprovado que comer oleaginosas (castanhas, amêndoas, etc.) faz bem ao coração. Um novo estudo relaciona as castanhas com melhorias na síndrome metabólica (conjunto de fatores de risco que inclui hipertensão arterial, obesidade abdominal, níveis elevados de colesterol e resistência à insulina). As castanhas têm vitaminas, minerais e são antioxidantes. Conheça os benefícios de cada um dos tipos de castanha:

Castanha do Pará

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

Contém fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias. Além disso, a castanha do Brasil (ou castanha do Pará), é a oleaginosa que contém a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular. A castanha protege os neurônios, melhora o funcionamento da tireoide, o sistema imunológico e é antioxidante, prevenindo doenças.

Recomendação: 1 a 2 castanhas por dia.

Castanha de Caju

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

Fonte de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas. Essa parte do caju contém um aminoácido chamado argimino, que alarga as artérias, diminuindo a pressão sanguínea, protegendo todo o sistema cardiovascular. Outros compostos importantes presentes nessa oleaginosa são as vitaminas C, K e do complexo B; o ácido anacárdico, que combate algumas bactérias que causam cáries dentárias; e a dupla riboflavina e tiamina, que melhora a visão, a saúde da pele e os sintomas da TPM.

Recomendação: 3 castanhas por dia.

Nozes

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

Possuem gorduras poli-insaturadas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol LDL, aumentar o HDL e manter as triglicérides baixas. Seus principais nutrientes são: Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina.  Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Além disso, nas mulheres, seus compostos chamados fitoestrogênios – aqueles encontrados também na soja – reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes. Ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6: só o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão ganham da noz nesse quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

Recomendação:  2 a 4 nozes por dia.

Amêndoa

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

A principal característica da amêndoa  é a fartura de zinco. O mineral contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas orgânicas, e também é necessário para a divisão celular, estrutura da pele e cicatrização. Ele ainda tem função antioxidante, através do manganês, do cobre e da vitamina E. Esta última é encontrada em quantidade maior do que a necessária, e ajuda a combater inflamações. Rica em proteínas (aproximadamente 20% de sua composição), a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Recomendação: 5 a 10 amêndoas por dia.

Avelã

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

Essa oleaginosa contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que combatem o “colesterol ruim” (LDL) no sangue. Para fazer uma comparação, ela possui o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Além disso, a avelã é fonte de magnésio e vitaminas do complexo B que servem como anti-inflamatórios que protegem o coração. É fonte de cálcio, que previne contra problemas nos ossos como a osteoporose, e ainda melhora a saúde dos dentes.

Recomedação: 4 avelãs por dia.

Pistache

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

Essa oleaginosa reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na proteção do organismo contra radicais livres, pois tem efeito antioxidante. O pistache contém fitoesteróis em quantidades suficientes para melhorar a saúde do organismo, fazendo com que se evite um eventual entupimento das veias pelo mau colesterol.
Além de possuir gorduras insaturadas, o pistache dispõe de substâncias antioxidantes, como selênio e vitamina E, as quais auxiliam na inativação dos radicais livres que danificam as células, prevenindo o envelhecimento precoce.

Recomendação: 15 g por dia ou meia xícara de chá.

Amendoim

Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde

O amendoim é rico em ácidos graxos insaturados, que são benéficos à saúde e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoquímicos. Por isso, o amendoim é grande aliado da nutrição humana. Um nutriente chamado ácido fólico é abundante no amendoim, o que é benéfico para a saúde da mente, pois é um cofator para a produção de diversos neurotransmissores.

Recomendação: 30 g por dia ou uma xícara de chá.

Recomendação para Consumo

Preste atenção às quantidades recomendadas: as oleaginosas são maravilhosas para a saúde, mas devem ser consumidas sem excesso. Escolha duas ou três de suas favoritas e inclua no seu dia. Com o tempo, procure variar: assim você aproveita todos os benefícios!

Onde encontrar?

As oleaginosas podem ser encontradas em casas de produtos naturais, mas é sempre bom optar por casas de boa procedência, para não comprar produtos velhos/estragados. Para comprar online, a Natue possui uma boa seleção de oleaginosas e produtos derivados.

51 comentários para “Os Melhores Tipos de Castanhas para sua Saúde”

  1. Avatar de Raquel

    Amei esse artigo, estou procurando comer mais essas castanhas, por enquanto estou comento, pistache e castanha do Pará

  2. Avatar de Marta

    Excelente! consumo a amendoa pela vitamina E… quero consumir as nozes…

  3. Avatar de Antonieta

    Muito bom, eu gostaria mesmo de saber essas diferenças… consumo Nozes, amendoim e amendoa

    1. Avatar de Cristiana

      ola bom dia eu queria saver se as nozes fazem vem ha saúde

  4. Avatar de Elidia

    ola bom dia, matéria muito boa pois me interesso por esses assuntos, consumo 3 castanhas do para em jejum todos os dias, depois tomo meus suco com chia e linhaça e ameixa suco de uva integral e mamão tomate a tardinha costumo comer 3 damasco. Estou certa no q faço?? srrsr bigadin

  5. Avatar de Iolanda

    Excelente postagem, muito importante frizar para não exagerar

  6. Avatar de Rodrigo

    Muito bom! Consumo Nozes, amendoas e castanha do pará…

  7. Avatar de Valéria Melo

    PESSOAL FAÇAM MESMO O USO DELAS POIS CONFORME JÁ POSTEI ANTERIORMENTE TENHO OBTIDO MARAVILHAS PELO CONSUMO DIÁRIO. A MAIOR FOI QUE CESSOU A QUEDA DE CABELO QUE EU TINHA.

    CONSUMO DIARIAMENTE UM KIT:
    3 CASTANHAS DE CAJU
    1 CASTANHA DO PARÁ
    6 AMÊNDOAS
    2 BANDAS DE NOZ, OU SEJA UMA NOZ INTEIRA
    1 AMEIXA
    1 DAMASCO

    PARA MIM TUDO MELHOROU. PELE, CABELOS E INTESTINO.

    BJIMMM

    1. Avatar de Si

      Ola Valéria onde vc consegue comprar tudo……

      1. Avatar de Tais

        Eu compro na Rua Santa Rosa,centro de Sao Paulo,la vc encontra varias loja com exelentes precos,pacotes com 1kl super barato.

  8. Avatar de Bárbara

    Eu consumo apenas nozes… as outras eu não gosto.

  9. Avatar de Maria.m

    Essas castanhas são realmente fantásticas para saúde, consumo há mais de 3 anos, não fico sem… a que amis gosto é nozes, amendoas e castanha do para

  10. Avatar de Elienai

    Desculpe, fugir um pouco do tema sugerido..mas vcs sabem informar,quando e SE , a vich pretende lançar no brasil a linha IDEÁLIA PRO ?
    Obrigada.

  11. Avatar de Arlindo

    toda castanha é ótima,costumo consumir castanha do brasil e amendoim.

  12. Avatar de Renatinha

    Estou consumindo avelã e pistache, sugestão da nutróloga :)

  13. Avatar de Sabrina Bets

    Hummm que delícia, adoro todas, sempre estou comendo, mas acho que exagero, como acima dessas quantidades recomendadas

  14. Avatar de Zara

    Gostaria de saber como são as amêndoas, comprei uma muito dura e salgada. E também tenho comido mais de 2 castanhas do Pará.Faz
    mal?

  15. Avatar de Rejane Marques

    Pode até ser saudável, mas não consigo gostar de nenhuma delas

  16. Avatar de Lu

    Amei artigo, estou comendo aos poucos, como amendoa e pistache

  17. Avatar de Marcos

    Como 3 castanhas por dia :)
    Agora quero incluir as nozes, parece ser maravilhosa

  18. Avatar de Karine Santos

    Interessante! vou comprar :)

  19. Avatar de Ronaldo

    Eu só como duas castanhas do Pará por dia, não sabia dos benefícios das outras.

  20. Avatar de Luciene

    eu como mais de trés castanhas por dia.

  21. Avatar de Anderson

    Excelente artigo, muito útil.

    Eu costumo ingerir:
    1 castanha do para
    3 nozes
    5 amendoas
    5 avelas

  22. Avatar de Larissa

    Consumo apenas o pistache e amendoim…

  23. Avatar de Samara

    Hummm que delícia, adoro essas castanhas e fico mais feliz em saber que possuem tantos benefícios a nossa saúde.

  24. Avatar de Gracilda Souza

    :) Artigo maravilhoso já publiquei no face para que outras pessoas vejam a importância desse assunto!

  25. Avatar de Elienai

    Não sei se é minha TL, mas o espaço de comentários esta diferente(bonito)
    Impressionante como amo esse site, me sinto em casa
    …rsrsrsrrs…
    Boa noite Celisa e meninos(as).

  26. Avatar de Cida

    Descobri esse site por acaso, mas posso dizer que estou gostando muito de ler sobre os assuntos abordados, sempre vem de encontro às minhas necessidades. Sem contar que a Celisa parece ser uma pessoa muito simpática.

    Bom, meu próximo passo agora é tratar de consumir castanhas, mesmo porque a Valéria Melo disse que resolveu o problema de queda de cabelos e ultimamente estou passando por esse dilema. Obrigada!

  27. Avatar de Andressa Vicki

    Excelente artigo, parabéns ao blog.

  28. Avatar de Ingrid Limbat

    Pior que por mais que eu tente não consigo comer só 1/2 castanhas do pará :/

  29. Avatar de Conceição

    As castanhas realmente maravilhosas eu tenho o hábito de consumir castanha do pará, de caju e amendoim

  30. Avatar de Leny Schneiberg

    Os benefícios são inúmeros,passei a consumir,nozes,castanha e amendoim com mais frequência.

  31. Avatar de Mari

    Sou apaixonada por castanhas, pena que são tão caras e o difícil é comer a quantidade certa pois quando compro dá vontade de comer tudo de uma vez. Acabei de comprar a Castanha do Pará e de Caju. Vou tentar comer apenas 2 do Pará e 3 de Caju, sei que vai ser difícil resistir as outras que estão no armário. Rsrsrs.

  32. Avatar de Fabiana Santos

    Muito bom eu consumo castanha do para, nozes

  33. Avatar de Teresa Jose Dos Santos

    Dica importantissíma para a saúde humana, as castanhas fazem muito bem, tenho estado estado a utilizar na minha dieta alimentar a dois anos, tendo em conta os seus benefícios. Muito agradecida .

  34. Avatar de Paula

    Gostei muito da reportagem. Também só estava consumindo castanha do para por orientação médica. Mas sabendo dos benefícios que as outras proporcionam,
    com certeza irei aderir e aproveitar o máximo os nutrientes. Agora por ex em frete a telinha.
    rsrsrs Obrigada

  35. Avatar de Sonia Romano

    Adoro essas matérias sobre alimentos saudáveis,tomo todos os dias pela manha o suco verde e ponho castanha , nozes e já observo melhoras em todo meu organismo! Obrigada a todos(as)que aqui deixam suas experiencias .Bjos

  36. Avatar de Maria Teresinha

    ñ consigo comer 3 ou 4 como varias sou ansiosa sera que tem problema adoro todas elas

  37. Avatar de Maria Teresinha

    😛 😛 amo este site

  38. Avatar de Maria Teresinha

    amo esse site adoro as dicas de vcs todas

  39. Avatar de Paloma

    Como se deve consumir o amendoim,é torrado???

  40. Avatar de Fercantu

    Deixei a castanha de caju de molho de um dia para o outro é quando retirei ela está com um cheiro azedo forte…isso significa Q estragou ou éh seu cheiro mesmo?
    Grata

  41. Avatar de Leonice Capucci

    Estas castanhas fazem parte da minha dieta a mais de 10 anos, em 2010 tive câncer e não tive problemas com quimioterapia, radioterapia e não ganhei peso com o tratamento, graças a dieta balanceada. Faço o kit e como as 10 da manhã e as 15:30 da tarde, mesmo em viagens carrego comigo o kit.
    Ainda tomo o remédio, não ganhei peso e todo mês faço exames de sangue e esta tudo perfeito. Meu conselho é: além de ajudar na dieta, e bom para saúde.
    Além destes no café da manhã faço uso de uma colher de linhaça, quinoa e chia. Tenho 53 anos, mas ninguém acredita, pareço bem mais jovem.

  42. Avatar de Lucas Latrel

    Mto boa a explicação
    Eu consumia amêndoas, castanha do pará e castanha de caju, todas essas eu consumia em grande quantidade pensando que quanto mais melhor
    Obrigado. .Agora vou melhor minha alimentação

  43. Avatar de Nanci

    amo todas elas maravilhosas

  44. Avatar de Rita Amorim

    Adoro todos os tipos! Que bom que faz tão bem para a saúde!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.