Tratamento para Calvície Hereditária

Tratamento para Calvície Hereditária

Olá meninas, tudo bem? Quem acompanha o site há bastante tempo sabe da minha saga e da de muitas leitoras contra a queda de cabelo (por exemplo, o post sobre Minoxidil é o mais comentado até hoje no site). Para quem tem o problema de calvície hereditária (AAG) — o que pode ser desesperador — poderá encontrar informações relevantes nesse post ou trocar ideias com outras pessoas com o mesmo problema.

Introdução

Calvície é uma forma de alopécia — queda dos cabelos sem reposição — que se torna gradual e progressiva se não for tratada imediatamente.

A principal causa é genética, quando os pais ou avós, principalmente o homem, são calvos. O hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo é o principal fator para provocar a queda de cabelos. O sebo — que contém o hormônio masculino — acumulado no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona má nutrição da raiz do cabelo.

Alopecia Aerata

Outra causa da calvície é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata. São áreas pequenas e arredondadas totalmente sem cabelo. Normalmente a queda se restringe somente a essas áreas, não havendo perda completa.

A causa da alopecia areata ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como: doenças de tireóide, hereditariedade, exposição a produtos químicos, casos de fundo emocional, período da menopausa, dieta pobre em nutrientes e problemas como a dermatite seborréica.

A alopecia pode ser congênita (presente desde o nascimento do indivíduo) ou adquirida. A alopecia adquirida apresenta duas formas principais:

  • Cicatricial: há inflamação e perda de folículos pilosos. Pode ser causada por doenças de pele, infecções fúngicas (micoses), infecções bacterianas e queimaduras.
  • Não-cicatricial: os cabelos estão ausentes, mas os folículos pilosos estão preservados, o que explica a natureza reversível deste tipo de alopecia. As doenças da pele são as causas mais comuns da alopecia não-cicatricial e incluem: eflúvio telogênico, alopecia androgenética e alopecia areata.

Alopecia Androgenética Masculina

O padrão de calvície masculino pode ser causado por uma sensibilidade geneticamente herdada a uma substância de ocorrência natural denominada dihidrotestosterona (DHT). Uma enzima natural do organismo, chamada 5-alfa-redutase, converte o hormônio testosterona no DHT. Homens com alopecia androgenética apresentam níveis bastante elevados de DHT.

Esta condição se inicia com o afinamento dos cabelos nas têmporas; depois se reduz a fase do crescimento, até que algumas áreas fiquem completamente sem cabelos.

Tratamento para Calvície Hereditária

Alopecia Androgenética Feminina

O padrão de calvície feminino é resultado da diminuição do estrogênio (hormônio feminino) que geralmente inibe o efeito da queda de cabelo provocado pela testosterona.

A calvície da mulher pode ser explicada por uma "alta sensibilidade" dos receptores hormonais localizados no cabelo aos hormônios masculinos.

A alopecia androgenética é uma doença progressiva que, se não for tratada, tende a piorar com o tempo. A velocidade de progressão depende de fatores únicos em cada pessoa, tais como histórico familiar e presença ou ausência de distúrbios hormonais.

Os cabelos das mulheres que apresentam a alopecia começam a se afinar, em geral na parte anterior e superior da cabeça. No começo, é visível apenas na "risca" do cabelo e nota-se um cabelo fino, frágil, quebradiço, com pouco volume e com crescimento lento. Depois, uma rarefação mais difusa do cabelo começa a ser percebida. Por fim, certa "transparência" do cabelo é notada, permitindo observar-se o contorno da cabeça através do cabelo.

Ainda não existe uma forma eficaz que garanta 100% de sucesso na cura da calvície. Entretanto, existem diversas medidas que podem ser tomadas para controlá-la. Assim, ela deixa de evoluir, evitando-se a queda completa dos cabelos. Quanto mais cedo se detectar o problema, melhores serão os resultados. Os objetivos do tratamento da alopecia androgenética são:

  • Retardar a rarefação, evitando o excesso de queda;
  • Aumentar o volume de cabelos no couro cabeludo;
  • Engrossar os fios de cabelo já existentes.

Dicas de Tratamento da Calvície

  • Procurar manter uma vida saudável. Adotar uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas; cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B; além da prática de exercícios físicos. Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.
  • Limpeza do couro cabeludo. As lavagens devem ser freqüentes, utilizando-se xampus apropriados com fórmulas delicadas de pH neutro e sem sal, para remover a sujeira e o sebo em excesso, sem alterar o pH do couro cabeludo.
  • Massagem. Ter o hábito de massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Esta massagem, além de ativar a circulação, também ajuda na absorção de loções capilares.
    Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos. As massagens ajudam no relaxamento — isto reduz o efeito dos hormônios que provocam a queda de cabelos.
  • Anticoncepcionais. Em casos de alopecia androgenética feminina de origem hereditária, é útil recorrer a anticoncepcionais que contêm a sustância acetato de ciproterona. Esta substância inibe a influência dos hormônios andrógenos (hormônios masculinos), além de reduzir a função excessiva das glândulas sebáceas. São estas glândulas que causam a seborréia — responsável por grande parte dos casos de queda de cabelos.
    O acetato de ciproterona pode ser encontrado em anticonceptionais como Diane 35 e Yasmin. No caso do Diane 35, a queda começa a melhorar a partir do terceiro mês de terapia.

Principais Medicamentos para Calvície

Minoxidil

Tratamento para Calvície Hereditária

O Minoxidil é um vasodilatador que facilita o crescimento do cabelo. Foi o primeiro produto a ser aprovado para o tratamento de alopecia androgenética.

Comumente, o Minoxidil é apresentado em duas concentrações: 2% e 5%. Estudos comprovam que a solução de 5% proporciona um efeito mais amplo e rápido que a solução de 2%; e pode ser usada tanto em homens como em mulheres.

É aplicado via tópica sobre o couro cabeludo, em dose 1 ml, duas vezes ao dia. A loção deve ser distribuída uniformemente sobre as áreas de maior necessidade, através de massagens cutâneas feitas com as pontas dos dedos. O uso deve ser regular e contínuo para manter a eficácia. Para mais informações, veja o post sobre Minoxidil.

Finasterida

Tratamento para Calvície Hereditária

A Finasterida trata a alopecia androgenética leve a moderada. É um inibidor específico da 5 alfa-redutase, enzima responsável pela queda de cabelos.

Foi demonstrado que a Finasterida rapidamente baixa os níveis de DHT sérico e do couro cabeludo em mais de 60%. Ela não tem nenhuma afinidade pelo receptor de androgênio e, portanto, não interfere na ação da testosterona. Por isso, não tem efeitos androgênicos, estrogênicos, progestacionais ou quaisquer outros efeitos de esteróides.

O tratamento de alopecia androgenética é administrado em uma dose diária de 1 mg por via oral.

A Finasterida, porém, não é aprovada para uso em mulheres. Durante a gravidez, podem ocorrer anormalidades na genitália externa do feto de sexo masculino.

Saiba mais sobre:

E você, sofre desse problema? Compartilhe conosco seu tratamento!

85 comentários para “Tratamento para Calvície Hereditária”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Estou com uma queda fortíssima, mas não sei o que pode ser. Estou com medo de perder meus cabelos, eles já são finos, bem fiz uma progressiva a pouco tempo, será que pode ser isso?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Adriele, td bem?

      Sou uma profissional da beleza a anos e nunca parei de estudar sobre assuntos referente a beleza e li o seu comentário e não pude não deixar de comentar.Olha eu posso te falar de experiência própria que a queda de cabelo pode ser de fundo emocional, genética, doenças entre outros como traumas por exemplo, tenho Alopecia Androgenética, isso foi confirmado por 6 dermatologistas no meu plano de saúde, porque eu custei aceitar o diagnóstico e depois de várias conversas,exames, pesquisas aceitei e comecei a fazer o tratamento com minoxidil 5% que é bom para o couro cabeludo, mas é ruim para os fios, Pantogar uma vitamina excelente para o crescimento e queda dos fios, finasterida 1mg por dia, alimentação, atividades físicas.Agora quanto a progressiva, realmente sai fora disso, pois ela mata os fios eles ficam finos, quebradiços e desidratados, na hora é uma beleza, mas a longo prazo…tenho várias amigas ABOLINDO a progressiva, fora que o organismo para liberar um novo fio e manda células para o mesmo e quando acontece isso, pode vir células cancerígenas nas quais todos nós temos e é onde você pode evoluir para um câncer.Fica a dica.ABRAÇOS kELLY.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Muito bom Kelly. Obrigada pelas dicas.

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa eu acompanho o seu blog a muito tempo, e tb tenho queda de cabelo, já peguei várias dicas dis seus artigos, sempre me ajudou muito.

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Minha queda felizmente não é a calvície hereditária e sim falta de absorção de ferro no organismo, preciso tomar suplementação caso contrário perco muito cabelo.

  4. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito interessante essas informações, gostei muito.

  5. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi, eu tenho queda e uso o minoxidil, faz 4 meses já, mas a queda ainda não passou.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      lUIZA, td bem?

      Sou uma profissional da beleza a anos e nunca parei de estudar sobre assuntos referente a beleza e li o seu comentário e não pude não deixar de comentar.Olha eu posso te falar de experiência própria que a queda de cabelo pode ser de fundo emocional, genética, doenças entre outros como traumas por exemplo, tenho Alopecia Androgenética, isso foi confirmado por 6 dermatologistas no meu plano de saúde, porque eu custei aceitar o diagnóstico e depois de várias conversas,exames, pesquisas aceitei e comecei a fazer o tratamento com minoxidil 5% que é bom para o couro cabeludo, mas é ruim para os fios, Pantogar uma vitamina excelente para o crescimento e queda dos fios, finasterida 1mg por dia, alimentação, atividades físicas.Não desista do seu tratamneto, pois todos eles são de uso contínuos e só farão realmente efeito quando estiver usando no mínimo 6 meses.Abraços Kelly

  6. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Parece que todo mundo que eu conheço tem queda de cabelo, porque será que tanta gente está assim?

  7. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ola,,,,,que post incrivel,,,,parabens,,,
    calvicie esta cada vez mais comum,,,essas informaçoes serao d grande ajuda,,,mto bommmm,,,, :) abraços,,,,

  8. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu só tenho a agradecer a você, Celisa, por sempre abrir espaço para troca de informações e, ao mesmo tempo, nos informar do que existe de novidade sobre calvície. Como já comentei em outra oportunidade, este site foi extremamente importante para mim quando tive queda capilar por causa de depressão. Foi aqui que comecei a me informar sobre as causas e o que fazer até chegar o dia da minha consulta médica. Sou muito grata mesmo a você e às meninas que também se dispõem a troca de informações nos comentários.

  9. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Bom dia gente. Nunca comento, porém esse post é sobre a minha “condição”. Não se trata de doença, mas a AAG padrão masculino para uma mulher é um pesadelo. Lutei durante 20 anos contra a queda, de médico em médico, até descobrir meu diagnóstico. Fiquei com apenas 30% de cabelo e tive que usar prótese, pois iquei sem frente (quase careca). Desde 2012 estou em tratamento e hoje ninguém diz que eu quase fiquei careca!! Uso no couro cabeludo o minoxidil 5% e via oral tomo finasterida (5 mg, super forte). Também tomo zinco e pill food, mas vou trocando a vitamina a cada 3 meses, pra não ter problemas de fígado. Minha dra. é o máximo, me deu muita força e ela atende o meu plano de saúde (que é o básico do básico).
    Bom gente, desculpem o mega comentário, mas precisava dar o meu depoimento. Beijos.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Aline, tudo bem?
      Também sofro com queda de cabelo há anos. Sou portadora de psoríase e , em especial, no couro cabeludo. A psoríase se apresenta em placas inflamadas e isso entope os poros e faz com que os cabelos caiam. Tomo medicação para controlá-la. Mas a queda insiste…

      Fiz alguns exames e minha tireoide também estava alterada. Comecei a tomar medicação para mantê-la no nível aceitável. Preciso de 3 em 3 meses repetir exames para avaliar.

      Qual é a sua dermato? É em São Paulo, capital? Pode passar o contato?

      Obrigada a todos pelas dicas e, em especial, à Celisa pela iniciativa do blog. Muito bom!
      Fiquem com Deus e não desistam!

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Lucia, tudo joia? Minha dermato é a Dra. Flavia, em São Paulo, capital, na Z. Sul, 11 3721-7166. Ela é uma pessoa super bacana e está ajudando a mim e duas amigas a recuperar os cabelos e auto-estima. Beijos!

    2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Aline vc poderia me passar o contato da sua médica? Obrigado.

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Erica, tudo joia? Minha dermato é a Dra. Flavia, em São Paulo, 11 3721-7166. Espero tê-la ajudado, beijos.

    3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Aline qual a médica que você foi? Poderia me indicar por gentileza.
      Desde já muito obrigada!

      1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

        Mônica, bom dia, tudo bem? Minha médica, que super indico, é a Dra. Flavia, em São Paulo, 11 3721-7166. Espero tê-la ajudado, beijos.

  10. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Depois que comecei a consumir o Gojiberry diariamente, notei que não tive mais
    queda de cabelo e nem manchas brancas nas unhas. A melhor parte é que tenho
    observado um aumento considerável de cabelos novos nascendo… Muito feliz!

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Vanda, qual a quantidade que você consome?

  11. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá meninas, sofro com queda há 3 anos e não sei o motivo… muito bom esse artigo.

  12. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu descobri a causa da queda de cabelo que estava tendo a muito tempo, hipotireoidismo, por isso é importante investigar e fazer os exames.

  13. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa, eu acompanho o blog desde que estava com queda de cabelo, aprendi muito aqui e hj estou com a queda controlada graças aos tratamentos.
    Faço o uso do minoxidil 5%
    xampu e loção pilexil
    tomo uma cápsula de pantogar ao dia
    e lavo os cabelos todos os dias para evitar a seborréia, uso tb o cetoconazol.

  14. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi meninas, tenho AAG, faço tratamento com minoxidil e finasterida em loção, o resultado é muito bom.

  15. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Uso minoxidil há 4 meses, desde que tomei uma medicação que me deu uma queda violenta, mas agora está parando… ainda bem que não é a calvície.

  16. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Boa tarde!

    Nossa excelente estas informações! Parabéns! Muito interessante e importante saber tudo isto , pois estão caindo meus cabelos já faz algum tempo e nunca fiz tratamento. Mas preciso procurar saber qual é a causa e começar fazer um bom tratamento. Não sabia que hipotireoidismo causa queda de cabelo. Amei as dicas e agradeço!! Gostei tanto que até salvei rs… Abraços!

  17. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom esse artigo, descobri a AAG há 2 anos, uso minoxidil e a serenoa repens.

  18. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa tudo bem? “Espero que sim”
    Como todos seus posts, sempre nos ajudando, “Obrigada”
    Eu quase que fico careca… ;)
    Depois fiz uns exames e a médica disse ser da hipo..passei a tomar os hormonios e meu cabelo parou de cair, e hoje está tudo bem..ufaaaaaaa… :)
    Excelente semana!
    Bjs

  19. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá. Eu tbm gosto muito dos assuntos abordados nestes site e eu sempre estou de olho porque sempre me interessam muito!!! Eu tbm fui dianosticada com alopécia androgenética. Os demartoligistas q visitei me disseram q o melhor tratamento seria com o aminoxidil e finasterida. Disseram q é um tratamento contínuo mas q na minha idade (41 anos) seria dinheiro jogado fora visto q se trata de um tratamento caro. Fiquei muito desanimada! Eu tenho muito pouco cabelo! Sei q para recuperar os perdidos é quase impossível. Mas quero algo pra tratar e cuidar dos q eu ainda tenho para ñ perde-los tbm.

  20. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi minha querida Celisa, faz uns 5 anos que te conheci, e desde aquela época vc tem me ajudado muito quando o assunto é queda de cabelo. Vc me deu a maior força quando eu estava depre e nunca vou esquecer disso.
    Por eu ter conhecido vc e seu blog, hj minha queda está controlada com todos os tratamentos e sei que meu problema é AAG
    Uso minoxidil
    Loções de fortalecimento
    Pill food
    Avicis
    Esse tratamento eu faça a uns 4 anos e tem me ajudado muito.
    Obrigada por tudo minha querida.

  21. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Excelentes informações!!!

  22. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Celisa, realmente esse assunto queda de cabelo abala muito nós mulheres, foi por esse assunto que encontrei seu blog, mas amo tudo o que tem nele.
    Já fiz tratamento e tb detectei que meu caso de queda foi por uma anemia profunda e faltaa de ferro, hj está tudo ok, aqueda está controlada.

  23. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    serve pra crianças acima de dois anos?

  24. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    TOMO O NOVO MEDICAMENTO O KERAPLEX BIO,USO A LOÇÃO DE MINOXIDIL E COMPREI A ESCOVA Á LASER COMBO MASSAGER,ESTOU A CADA DIA COMPLETAMENTE ENCANTADO COM OS RESULTADOS,SEM QUEDA,AUMENTO DO VOLUME E ENGROSSAMENTO DOS FIOS,FAÇAM ESSA EXPERIÊNCIA E VERÃO O QUANTO ESTOU CERTO,BOA SORTE A TODOS E UM ÓTIMO TRATAMENTO,DEUS ABENÇÕE A TODOS.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Oi Sergio me interessei pelo produto que vc mencionou, mas parece que é furada olha a noticia sobre o keraplex bio

      http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/anvisa-suspende-propaganda-de-produto-usado-para-queda-de-cabelo.html

  25. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho queda de cabelo; uma prima que mora no exterior sugeriu usar um produto de nome Biotin…confesso que não usei pois achei o preço meio salgado. Vou optar por ir em uma dermatologista e checar a causa…Ótimo post ;)

  26. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Já tive queda de cabelo… mas o que me salvou foi uma fómula com exsynutriment (que é silício orgânico ) + bio arct + biotina. Já recorri mais de uma vez a esta bendita manipulação e deu certo. É mais pra queda por motivos de estresse, cansaço, enfim.

  27. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Ótimo post. Tenho aag e venho tratando com minoxidil yaz biotina e um complexo com muitas vitaminas. Comecei a usar o minoxidil duas vezes ao dia porém so faço massagem no couro cabeludo de noite pq a aparência do cabelo fica pessima com essa loção. Notei q minha queda está relacionada com estresse. Tomo antidepressivo e assim vou levando td numa boa. O cabelo melhorou depois q comecei a usar o antidepressivo ao contrário do muitos dizem.

  28. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    bEM ESclarecedor esse post, tenho aag, estou tratando com minoxidil.

  29. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Muito bom! Acho que é isso que eu tenho, sempre tive um cabelão e tive tanta queda que estou até com falhas, e tb afinaram.

  30. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa,saudade :P
    Tbm tenho esse problema afff,a queda está controlado(minoxidil,exímia fortalize e kerium)
    Mas acho que poderia diminuir mais,como há uns 4anos atrás que vc me ajudou(muito obrigada)qual tratamento vc tem usado?
    Bjus linda

  31. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Tenho AAG, infelizmente, faço o uso de ferro, vitaminas, loções a base de jaborandi e babosa, e o minoxidil.

  32. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Eu estou usando Aminexil da Vichy, as ampolas e o shampoo. A ampola é maravilhosa, mas é cara, 180,00. Mas vale muito a pena deixar de comprar um vestidinho ou uma sandália para comprar esse produto. ;)

  33. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Excelente! Esse assunto faz parte de meu dia a dia.

  34. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa, vc é uma amor, adoro seu blog, já me ajudou em muitas coisas. Tb estou com queda bem forte, mas não sei o que pode ser, vou investigar. Obrigada pelo apoio.

  35. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Boa noite Celisa!

    Sim vou procurar saber a causa da queda. Agradeço sua atenção. Deus abençõe. Beijos!

  36. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Olá,tenho 28 anos e o problema de alopécia androgenética a alguns anos.Ja passei por varios tratamentos e nenhum resolveu meu problema.Tenho vergonha de sair de casa,ja fui vitima de varias brincadeiras de mal gosto.As pessoas nao respeitam,será que pensam que é opção perder os cabelos?

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Jacqueline, bom dia. Sofri tanto em ver meu cabelo minguando que até tive depressão! As pessoas falam um monte de bobagens e comigo foi igual: ainda hoje escuto “Pq vc não raspa a cabeça?” “Pq não usa peruca?”, e coisas do tipo. Tinha dias que se estivesse na rua e notasse alguma pessoa encarando, eu já ficava pensando que era sobre minha falta de cabelo que a pessoa estava pensando.
      Para poder melhorar, comecei um tratamento com antidepressivo e depois achei uma médica legal que me diagnosticou e faz um trabalho bem sério. Hoje em dia nem preciso mais da minha prótese de franja, pois recuperei quase 50% da parte da frente.
      Não desista e se alguém te incomodar com brincadeiras, responda à altura, viu? Beijos.

  37. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    oi celisa, tenho grandes falhas, uso minoxidil loção a dois meses e de uma semana pra ca o meu rosto tá cheio de pelos principalmente na testa, uma colega até brincou comigo dizendo que eu estou parecendo uma macaca por causa desses pelos e até debaixo dos olhos tá nascendo pelos, as costeletas eu até penteio com o pente. o bigode eu raspo. no queixo ainda não nasceu, os pelos não são grandes e nem grosso mas são muitos. o remédio fez efeito no rosto. :oops:

  38. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    ;)
    Celisa,
    Acho que ainda se lembra de mim…
    Quero que saiba do grande carinho e respeito que tenho por você e seu blog.
    Você e as meninas deram um UP em minha vida, numa época que estava desesperada pela queda de cabelo.
    Hoje a queda está controlada, estou com 42 anos, tomo somente 03 cápsulas de biotina (um produto importado USA), e ainda tomo anticoncepcional.
    Quero que saiba que jamais esquecerei de tudo de bom que recebi aqui.
    Apesar de estar ausente do post minox, não esqueço nunca das conversas, amizades que fiz e a ajuda que tanto me fez bem.
    Parabéns Celisa, por essa iniciativa tão válida e bem vinda, não só para quem tem problemas de queda de cabelos, mas pelas dicas ótimas de vários assuntos ligados a beleza.
    Muita paz!
    Beijos,
    Elisangela Reis Jacob

  39. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa,

    Sim, parei com o minoxidil já tem uns 02 anos, percebi que os cabelinhos novos que nasciam, caiam mesmo com o uso contínuo da loção.
    Sem contar o cabelo seco e sem vida, mas ouço relatos de que o minoxidil ajuda, acredito que sim, em algumas pessoas ele auxilia bem. No meu caso não.
    Gastei tanto dinheiro… afff.
    Mas adorei o tratamento que fiz no Instituto do Cabelo, foi válido, fiz tudo o que pude.
    Acredito que a queda esteja controlada, porque a quantidade que cai hoje nem me assusta, não conto mais os fios, houve um tempo que estava paranoica, contava no banho, contava ao pentear, acordava a noite e olhava o travesseiro, meu Deus…. que sofrimento.
    A ajuda psiquiátrica e as terapias em grupo também foram um ponto alto nessa história, percebi que o problema que estava passando não chegava nem aos pés de uma avó (que conheci na terapia), que perdeu o filho, a nora e o neto, em questão de dias, e estava lá firme e forte seguindo sua vida, sobrevivendo.
    Aos poucos vamos percebendo que não somos só cabelo, somos mulheres num todo.
    Estou feliz, minha família, meu trabalho, está tudo bem.
    E se lá na frente eu precisar de uma prótese, coloco sem medo.
    Por enquanto estou na luta contra a AAG, e sei que algum dia iremos vencer essa guerra, tenho fé.
    Muito obrigada Celisa mais uma vez.
    Deus abençoe você e todos do blog.
    Beijos,

    Elis

  40. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Gente eu usei o minoxidil por alguns dias mas, no meu caso fez foi aumentar a queda 3 vezes mais. Entao, eu desistir a minha queda de cabelo è hereditaria desde adolecente q tenho e minha mae tbm. Jà usei de tudo nao sei mais o q fazer.

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      Ivone, tudo bem? O minoxidil faz isso mesmo, mas é só nos primeiros meses, depois ele fortalece e cabelo e não o deixa cair. Sobre a sua queda de cabelo, vc já foi há um dermatologista? Se for hereditária, como é meu caso (e que também começou na adolescência) só tomando remédio e vitamina para poder congelar a queda e começar a fortalecer o cabelo. No mais, não desista! Beijos, espero ter ajudado.

  41. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Oi Celisa tudo bem?Será que você pode me auxiliar?
    Sempre tive um pouco queda de cabelo,so que tem periodos mais longos e mais curtos…e no momento estou com uma queda muito forte!Já fiz exames ano passado e não deu nada!
    Desta vez estou sentindo meu couro cabeludo um pouco sensivel..isso é um sintoma da AAG?
    Vou ter que voltar ao medico pra fazer novos exames…mas ja fui em varios e nenhum faz exame especifico so esses de sangue normais.Você sabe me informar qual o exame que tem que ser feito pra saber se é alopécia androgenética ou areata?Porque ai ja peço para ela!
    Meus cabelos estao cada dia mais finos e ja nao uso quimicas nele mais, acabei de cortar eles bem curtos por causa da queda e infelizmente não melhorou.Por Favor Celisa me ajude.
    Obrigada

  42. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    olá
    alguém poderia me ajudar? Tenho AAG e percebo claramente que quando não estou usando anticoncepcionais os cabelos respondem muito bem ao minoxidil e aos pill foods, tudo é outra coisa! Os anticoncepcionais fazem meus cabelos caírem cronicamente,e eles caem ainda bem pequenos (3 ou 4cm) e param de responder ao minoxidil,nao entendo o porquê disso. O anticoncepcional “menos pior” pra mim foi o Selene( já tomei diane 35,elani 28).O elani 28 foi um horror como experiência,pra mim foi péssimo. Penso que meus cabelos melhoram quando não tomo anticoncepcionais devido ao aumento dos estrogênio(anticoncepcionais bloqueiam o funcionamento dos ovários,diminuindo assim muitíssimo a quantidade de estrogênios no organismo),pelo meno pra mim, tenho certeza que quando não os tomo,tudo melhora. Mas o meu drama é que sou obrigada( devido à endometriose) a tomar pílulas de uso contínuo( nem pode ser o Selene,que era o mais favorável p mim) e isso agrava muito a minha situação. Ultimamente tomo o Gestinol 28 e meu cabelo está ficando ralinho na frente…Estou desesperada,pois não sei o que fazer,já que p mim o ideal seria ,ou não tomar anticoncepcional ,ou tomar o Selene que não agravava muito o meu quadro. Conheço pessoas que tomam o Yasmim ou Yaz e dizem que é muito ruim p os cabelos(em quem tem AAG) apesar de teoricamente fazer bem segundo a alegação de que tem efeito anti androgênico,mas não é assim na prática(p pessoas com AAG). Alguém poderia me ajudar com sua experiência pessoal, me indicando algum anticoncepcional menos devastador para quem tem AAG?

  43. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    é verdade,quando se para o anticoncepcional é um desastre,comigo é assim também. Mas mesmo durante todo o tratamento com o anticoncepcional eu sinto que os cabelos vão afinando rapidamente,dá um desespero. Depois que eu paro o anti,e passa essa fase ruim da queda pós anti, eu percebo(ou percebia,talvez depois de tanto tempo usando-os,os cabelinhos não se recuperem mais) melhoras significativas com o uso do minox e pill foods,coisa que não acontece durante o uso dos anti. A endometriose é outra desgraça total,e realmente deve piorar a situação,mas por enquanto ela está controlada. Pra piorar tenho hipotireoidismo!(que por enquanto também está controlada) enfim,desespero total. Acho que vou começar a tomar finasterida,mas estou na dúvida se tomo a de 1mg ou de 2,5mg(que é a que vejo a mulherada por aí tomando).Estou pensando em mudar o anti para Yasmim,mas fico muito receosa pois não me dei bem com o elani 28,e sei que o tipo de progesterona usado nos dois são a mesma,entao tenho medo. O Yaz eu já ouvi horrores dele por pessoas que o tomavam e tinham aag..esse eu não tenho coragem de testar.Se pudesse,acho que tomaria o diane 35 ou Selene,os menos ruins.. :(

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de buscar?