Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamento para Calvície Hereditária

Tratamento para Calvície Hereditária

Olá meninas, tudo bem? Quem acompanha o site há bastante tempo sabe da minha saga e da de muitas leitoras contra a queda de cabelo (por exemplo, o post sobre Minoxidil é o mais comentado até hoje no site). Para quem tem o problema de calvície hereditária (AAG) — o que pode ser desesperador — poderá encontrar informações relevantes nesse post ou trocar ideias com outras pessoas com o mesmo problema.

Introdução

Calvície é uma forma de alopécia — queda dos cabelos sem reposição — que se torna gradual e progressiva se não for tratada imediatamente.

A principal causa é genética, quando os pais ou avós, principalmente o homem, são calvos. O hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) presente no folículo cabeludo é o principal fator para provocar a queda de cabelos. O sebo — que contém o hormônio masculino — acumulado no couro cabeludo, entope os poros e ocasiona má nutrição da raiz do cabelo.

Alopecia Aerata

Outra causa da calvície é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata. São áreas pequenas e arredondadas totalmente sem cabelo. Normalmente a queda se restringe somente a essas áreas, não havendo perda completa.

A causa da alopecia areata ainda é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, tais como: doenças de tireóide, hereditariedade, exposição a produtos químicos, casos de fundo emocional, período da menopausa, dieta pobre em nutrientes e problemas como a dermatite seborréica.

A alopecia pode ser congênita (presente desde o nascimento do indivíduo) ou adquirida. A alopecia adquirida apresenta duas formas principais:

  • Cicatricial: há inflamação e perda de folículos pilosos. Pode ser causada por doenças de pele, infecções fúngicas (micoses), infecções bacterianas e queimaduras.
  • Não-cicatricial: os cabelos estão ausentes, mas os folículos pilosos estão preservados, o que explica a natureza reversível deste tipo de alopecia. As doenças da pele são as causas mais comuns da alopecia não-cicatricial e incluem: eflúvio telogênico, alopecia androgenética e alopecia areata.

Alopecia Androgenética Masculina

O padrão de calvície masculino pode ser causado por uma sensibilidade geneticamente herdada a uma substância de ocorrência natural denominada dihidrotestosterona (DHT). Uma enzima natural do organismo, chamada 5-alfa-redutase, converte o hormônio testosterona no DHT. Homens com alopecia androgenética apresentam níveis bastante elevados de DHT.

Esta condição se inicia com o afinamento dos cabelos nas têmporas; depois se reduz a fase do crescimento, até que algumas áreas fiquem completamente sem cabelos.

Tratamento para Calvície Hereditária

Alopecia Androgenética Feminina

O padrão de calvície feminino é resultado da diminuição do estrogênio (hormônio feminino) que geralmente inibe o efeito da queda de cabelo provocado pela testosterona.

A calvície da mulher pode ser explicada por uma "alta sensibilidade" dos receptores hormonais localizados no cabelo aos hormônios masculinos.

A alopecia androgenética é uma doença progressiva que, se não for tratada, tende a piorar com o tempo. A velocidade de progressão depende de fatores únicos em cada pessoa, tais como histórico familiar e presença ou ausência de distúrbios hormonais.

Os cabelos das mulheres que apresentam a alopecia começam a se afinar, em geral na parte anterior e superior da cabeça. No começo, é visível apenas na "risca" do cabelo e nota-se um cabelo fino, frágil, quebradiço, com pouco volume e com crescimento lento. Depois, uma rarefação mais difusa do cabelo começa a ser percebida. Por fim, certa "transparência" do cabelo é notada, permitindo observar-se o contorno da cabeça através do cabelo.

Ainda não existe uma forma eficaz que garanta 100% de sucesso na cura da calvície. Entretanto, existem diversas medidas que podem ser tomadas para controlá-la. Assim, ela deixa de evoluir, evitando-se a queda completa dos cabelos. Quanto mais cedo se detectar o problema, melhores serão os resultados. Os objetivos do tratamento da alopecia androgenética são:

  • Retardar a rarefação, evitando o excesso de queda;
  • Aumentar o volume de cabelos no couro cabeludo;
  • Engrossar os fios de cabelo já existentes.

Dicas de Tratamento da Calvície

  • Procurar manter uma vida saudável. Adotar uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas; cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B; além da prática de exercícios físicos. Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.
  • Limpeza do couro cabeludo. As lavagens devem ser freqüentes, utilizando-se shampoos apropriados com fórmulas delicadas de pH neutro e sem sal, para remover a sujeira e o sebo em excesso, sem alterar o pH do couro cabeludo.
  • Massagem. Ter o hábito de massagear o couro cabeludo ajuda a ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Esta massagem, além de ativar a circulação, também ajuda na absorção de loções capilares.
    Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos. As massagens ajudam no relaxamento — isto reduz o efeito dos hormônios que provocam a queda de cabelos.
  • Anticoncepcionais. Em casos de alopecia androgenética feminina de origem hereditária, é útil recorrer a anticoncepcionais que contêm a sustância acetato de ciproterona. Esta substância inibe a influência dos hormônios andrógenos (hormônios masculinos), além de reduzir a função excessiva das glândulas sebáceas. São estas glândulas que causam a seborréia — responsável por grande parte dos casos de queda de cabelos.
    O acetato de ciproterona pode ser encontrado em anticonceptionais como Diane 35 e Yasmin. No caso do Diane 35, a queda começa a melhorar a partir do terceiro mês de terapia.

Principais Medicamentos para Calvície

Minoxidil

Tratamento para Calvície Hereditária

O Minoxidil é um vasodilatador que facilita o crescimento do cabelo. Foi o primeiro produto a ser aprovado para o tratamento de alopecia androgenética.

Comumente, o Minoxidil é apresentado em duas concentrações: 2% e 5%. Estudos comprovam que a solução de 5% proporciona um efeito mais amplo e rápido que a solução de 2%; e pode ser usada tanto em homens como em mulheres.

É aplicado via tópica sobre o couro cabeludo, em dose 1 ml, duas vezes ao dia. A loção deve ser distribuída uniformemente sobre as áreas de maior necessidade, através de massagens cutâneas feitas com as pontas dos dedos. O uso deve ser regular e contínuo para manter a eficácia. Para mais informações, veja o post sobre Minoxidil.

Finasterida

Tratamento para Calvície Hereditária

A Finasterida trata a alopecia androgenética leve a moderada. É um inibidor específico da 5 alfa-redutase, enzima responsável pela queda de cabelos.

Foi demonstrado que a Finasterida rapidamente baixa os níveis de DHT sérico e do couro cabeludo em mais de 60%. Ela não tem nenhuma afinidade pelo receptor de androgênio e, portanto, não interfere na ação da testosterona. Por isso, não tem efeitos androgênicos, estrogênicos, progestacionais ou quaisquer outros efeitos de esteróides.

O tratamento de alopecia androgenética é administrado em uma dose diária de 1 mg por via oral.

A Finasterida, porém, não é aprovada para uso em mulheres. Durante a gravidez, podem ocorrer anormalidades na genitália externa do feto de sexo masculino.

Saiba mais sobre:

E você, sofre desse problema? Compartilhe conosco seu tratamento!

341 comentários para “Tratamento para Calvície Hereditária”

  1. Avatar de Adriele

    Estou com uma queda fortíssima, mas não sei o que pode ser. Estou com medo de perder meus cabelos, eles já são finos, bem fiz uma progressiva a pouco tempo, será que pode ser isso?

    1. Avatar de Kelly

      Adriele, td bem?

      Sou uma profissional da beleza a anos e nunca parei de estudar sobre assuntos referente a beleza e li o seu comentário e não pude não deixar de comentar.Olha eu posso te falar de experiência própria que a queda de cabelo pode ser de fundo emocional, genética, doenças entre outros como traumas por exemplo, tenho Alopecia Androgenética, isso foi confirmado por 6 dermatologistas no meu plano de saúde, porque eu custei aceitar o diagnóstico e depois de várias conversas,exames, pesquisas aceitei e comecei a fazer o tratamento com minoxidil 5% que é bom para o couro cabeludo, mas é ruim para os fios, Pantogar uma vitamina excelente para o crescimento e queda dos fios, finasterida 1mg por dia, alimentação, atividades físicas.Agora quanto a progressiva, realmente sai fora disso, pois ela mata os fios eles ficam finos, quebradiços e desidratados, na hora é uma beleza, mas a longo prazo…tenho várias amigas ABOLINDO a progressiva, fora que o organismo para liberar um novo fio e manda células para o mesmo e quando acontece isso, pode vir células cancerígenas nas quais todos nós temos e é onde você pode evoluir para um câncer.Fica a dica.ABRAÇOS kELLY.

      1. Avatar de Aline Dark

        Muito bom Kelly. Obrigada pelas dicas.

      2. Avatar de Raquel

        Oi Kelly, onde você mora? Tenho quase certeza que tenho alopécia mas os dermatologistas que vou simplesmente não diagnosticam ou os que ACHAM que é só diz que nao tem tratamento e pronto =(

  2. Avatar de Miriam

    Oi Celisa eu acompanho o seu blog a muito tempo, e tb tenho queda de cabelo, já peguei várias dicas dis seus artigos, sempre me ajudou muito.

  3. Avatar de Andreia

    Minha queda felizmente não é a calvície hereditária e sim falta de absorção de ferro no organismo, preciso tomar suplementação caso contrário perco muito cabelo.

  4. Avatar de Anderson

    Muito interessante essas informações, gostei muito.

  5. Avatar de Luisa Melo

    Oi, eu tenho queda e uso o minoxidil, faz 4 meses já, mas a queda ainda não passou.

    1. Avatar de Kelly

      lUIZA, td bem?

      Sou uma profissional da beleza a anos e nunca parei de estudar sobre assuntos referente a beleza e li o seu comentário e não pude não deixar de comentar.Olha eu posso te falar de experiência própria que a queda de cabelo pode ser de fundo emocional, genética, doenças entre outros como traumas por exemplo, tenho Alopecia Androgenética, isso foi confirmado por 6 dermatologistas no meu plano de saúde, porque eu custei aceitar o diagnóstico e depois de várias conversas,exames, pesquisas aceitei e comecei a fazer o tratamento com minoxidil 5% que é bom para o couro cabeludo, mas é ruim para os fios, Pantogar uma vitamina excelente para o crescimento e queda dos fios, finasterida 1mg por dia, alimentação, atividades físicas.Não desista do seu tratamneto, pois todos eles são de uso contínuos e só farão realmente efeito quando estiver usando no mínimo 6 meses.Abraços Kelly

  6. Avatar de Lavínia

    Parece que todo mundo que eu conheço tem queda de cabelo, porque será que tanta gente está assim?

  7. Avatar de Janaina Ferreira

    Ola,,,,,que post incrivel,,,,parabens,,,
    calvicie esta cada vez mais comum,,,essas informaçoes serao d grande ajuda,,,mto bommmm,,,, 🙂 abraços,,,,

  8. Avatar de Cíntia

    Eu só tenho a agradecer a você, Celisa, por sempre abrir espaço para troca de informações e, ao mesmo tempo, nos informar do que existe de novidade sobre calvície. Como já comentei em outra oportunidade, este site foi extremamente importante para mim quando tive queda capilar por causa de depressão. Foi aqui que comecei a me informar sobre as causas e o que fazer até chegar o dia da minha consulta médica. Sou muito grata mesmo a você e às meninas que também se dispõem a troca de informações nos comentários.

  9. Avatar de Aline

    Bom dia gente. Nunca comento, porém esse post é sobre a minha “condição”. Não se trata de doença, mas a AAG padrão masculino para uma mulher é um pesadelo. Lutei durante 20 anos contra a queda, de médico em médico, até descobrir meu diagnóstico. Fiquei com apenas 30% de cabelo e tive que usar prótese, pois iquei sem frente (quase careca). Desde 2012 estou em tratamento e hoje ninguém diz que eu quase fiquei careca!! Uso no couro cabeludo o minoxidil 5% e via oral tomo finasterida (5 mg, super forte). Também tomo zinco e pill food, mas vou trocando a vitamina a cada 3 meses, pra não ter problemas de fígado. Minha dra. é o máximo, me deu muita força e ela atende o meu plano de saúde (que é o básico do básico).
    Bom gente, desculpem o mega comentário, mas precisava dar o meu depoimento. Beijos.

    1. Avatar de Lucia

      Aline, tudo bem?
      Também sofro com queda de cabelo há anos. Sou portadora de psoríase e , em especial, no couro cabeludo. A psoríase se apresenta em placas inflamadas e isso entope os poros e faz com que os cabelos caiam. Tomo medicação para controlá-la. Mas a queda insiste…

      Fiz alguns exames e minha tireoide também estava alterada. Comecei a tomar medicação para mantê-la no nível aceitável. Preciso de 3 em 3 meses repetir exames para avaliar.

      Qual é a sua dermato? É em São Paulo, capital? Pode passar o contato?

      Obrigada a todos pelas dicas e, em especial, à Celisa pela iniciativa do blog. Muito bom!
      Fiquem com Deus e não desistam!

      1. Avatar de Aline

        Lucia, tudo joia? Minha dermato é a Dra. Flavia, em São Paulo, capital, na Z. Sul, 11 3721-7166. Ela é uma pessoa super bacana e está ajudando a mim e duas amigas a recuperar os cabelos e auto-estima. Beijos!

    2. Avatar de Erica Da Cunha

      Aline vc poderia me passar o contato da sua médica? Obrigado.

      1. Avatar de Aline

        Erica, tudo joia? Minha dermato é a Dra. Flavia, em São Paulo, 11 3721-7166. Espero tê-la ajudado, beijos.

    3. Avatar de Mônica

      Aline qual a médica que você foi? Poderia me indicar por gentileza.
      Desde já muito obrigada!

      1. Avatar de Aline

        Mônica, bom dia, tudo bem? Minha médica, que super indico, é a Dra. Flavia, em São Paulo, 11 3721-7166. Espero tê-la ajudado, beijos.

    4. Avatar de Suzana

      Pergunta pra Aline: Sua dermato receitou finasterida? Eu ouvi dizer que é mais para homens…

      1. Avatar de Aline

        Bom dia Suzana, tudo joia? Pesquisei bastante, antes de tomar a finasterida e também levei este assunto a minha dermatologista, e o que posso lhe dizer é que, a finasterida era usada inicialmente em homens com câncer de próstata. Os pacientes e os médicos notaram que depois de um tempo, voltava a nascer cabelo “bom”. Em mulheres, ainda não há estudos suficientes sobre contra indicações, mas há uma bem importante que é não engravidar fazendo o uso desta medicação.
        Em mim e em uma amiga que é paciente da mesma dermatologista, os efeitos foram sobre os cabelos e sobre os seios (que cresceram um pouco, mais ou menos dois números de sutiã).
        Espero ter lhe ajudado e respondido certinho Suzana, beijos.

    5. Avatar de Patrícia Maldi

      Oi Aline, tudo bem?
      Estou fazendo exatamente o mesmo tratamento que vc. A única diferença é na finasterida, que tomo 2,5mg. Estou muito angustiada pois meu cabelo ainda esta caindo muito. Quanto tempo demorou para a sua queda melhorar?
      Obrigada 🙂

      1. Avatar de Aline

        Bom dia Patricia, tudo joia? E se eu te disser que meus cabelos nunca pararam de cair? A dermato me disse que talvez se eu usasse o anticoncepcional, mas tenho medo dos que receitam para a AAG em função da alta taxa de hormônio. Hoje em particular meu cabelo caiu demais, fiquei bem chateada :(, mas não há de ser nada. Beijos.

        1. Avatar de Maria

          Olá Alline, tb tomei finasterida durante bastante tempo. Não tem manchas escuras na cara? Há quanto tempo toma a finasterida? obrigada

  10. Avatar de Vanda Chacon

    Depois que comecei a consumir o Gojiberry diariamente, notei que não tive mais
    queda de cabelo e nem manchas brancas nas unhas. A melhor parte é que tenho
    observado um aumento considerável de cabelos novos nascendo… Muito feliz!

    1. Avatar de Mônica

      Vanda, qual a quantidade que você consome?

  11. Avatar de érica

    Olá meninas, sofro com queda há 3 anos e não sei o motivo… muito bom esse artigo.

  12. Avatar de Gabriela

    Eu descobri a causa da queda de cabelo que estava tendo a muito tempo, hipotireoidismo, por isso é importante investigar e fazer os exames.

  13. Avatar de Janaína Bertoldi

    Oi Celisa, eu acompanho o blog desde que estava com queda de cabelo, aprendi muito aqui e hj estou com a queda controlada graças aos tratamentos.
    Faço o uso do minoxidil 5%
    xampu e loção pilexil
    tomo uma cápsula de pantogar ao dia
    e lavo os cabelos todos os dias para evitar a seborréia, uso tb o cetoconazol.

  14. Avatar de Meme

    Oi meninas, tenho AAG, faço tratamento com minoxidil e finasterida em loção, o resultado é muito bom.

  15. Avatar de Rossane

    Uso minoxidil há 4 meses, desde que tomei uma medicação que me deu uma queda violenta, mas agora está parando… ainda bem que não é a calvície.

  16. Avatar de Neide Maria

    Boa tarde!

    Nossa excelente estas informações! Parabéns! Muito interessante e importante saber tudo isto , pois estão caindo meus cabelos já faz algum tempo e nunca fiz tratamento. Mas preciso procurar saber qual é a causa e começar fazer um bom tratamento. Não sabia que hipotireoidismo causa queda de cabelo. Amei as dicas e agradeço!! Gostei tanto que até salvei rs… Abraços!

  17. Avatar de Aline Dark

    Muito bom esse artigo, descobri a AAG há 2 anos, uso minoxidil e a serenoa repens.

  18. Avatar de Cacilda

    Oi Celisa tudo bem? “Espero que sim”
    Como todos seus posts, sempre nos ajudando, “Obrigada”
    Eu quase que fico careca… 😉
    Depois fiz uns exames e a médica disse ser da hipo..passei a tomar os hormonios e meu cabelo parou de cair, e hoje está tudo bem..ufaaaaaaa… 🙂
    Excelente semana!
    Bjs

  19. Avatar de Erica Da Cunha

    Olá. Eu tbm gosto muito dos assuntos abordados nestes site e eu sempre estou de olho porque sempre me interessam muito!!! Eu tbm fui dianosticada com alopécia androgenética. Os demartoligistas q visitei me disseram q o melhor tratamento seria com o aminoxidil e finasterida. Disseram q é um tratamento contínuo mas q na minha idade (41 anos) seria dinheiro jogado fora visto q se trata de um tratamento caro. Fiquei muito desanimada! Eu tenho muito pouco cabelo! Sei q para recuperar os perdidos é quase impossível. Mas quero algo pra tratar e cuidar dos q eu ainda tenho para ñ perde-los tbm.

  20. Avatar de Léa

    Oi minha querida Celisa, faz uns 5 anos que te conheci, e desde aquela época vc tem me ajudado muito quando o assunto é queda de cabelo. Vc me deu a maior força quando eu estava depre e nunca vou esquecer disso.
    Por eu ter conhecido vc e seu blog, hj minha queda está controlada com todos os tratamentos e sei que meu problema é AAG
    Uso minoxidil
    Loções de fortalecimento
    Pill food
    Avicis
    Esse tratamento eu faça a uns 4 anos e tem me ajudado muito.
    Obrigada por tudo minha querida.

  21. Avatar de Lincon

    Excelentes informações!!!

  22. Avatar de Raquel Delis

    Celisa, realmente esse assunto queda de cabelo abala muito nós mulheres, foi por esse assunto que encontrei seu blog, mas amo tudo o que tem nele.
    Já fiz tratamento e tb detectei que meu caso de queda foi por uma anemia profunda e faltaa de ferro, hj está tudo ok, aqueda está controlada.

  23. Avatar de Joelma

    serve pra crianças acima de dois anos?

  24. Avatar de Sergio

    TOMO O NOVO MEDICAMENTO O KERAPLEX BIO,USO A LOÇÃO DE MINOXIDIL E COMPREI A ESCOVA Á LASER COMBO MASSAGER,ESTOU A CADA DIA COMPLETAMENTE ENCANTADO COM OS RESULTADOS,SEM QUEDA,AUMENTO DO VOLUME E ENGROSSAMENTO DOS FIOS,FAÇAM ESSA EXPERIÊNCIA E VERÃO O QUANTO ESTOU CERTO,BOA SORTE A TODOS E UM ÓTIMO TRATAMENTO,DEUS ABENÇÕE A TODOS.

    1. Avatar de Maria Cristina

      Oi Sergio me interessei pelo produto que vc mencionou, mas parece que é furada olha a noticia sobre o keraplex bio

      http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/anvisa-suspende-propaganda-de-produto-usado-para-queda-de-cabelo.html

  25. Avatar de Cláudia

    Tenho queda de cabelo; uma prima que mora no exterior sugeriu usar um produto de nome Biotin…confesso que não usei pois achei o preço meio salgado. Vou optar por ir em uma dermatologista e checar a causa…Ótimo post 😉

  26. Avatar de Arlete

    Já tive queda de cabelo… mas o que me salvou foi uma fómula com exsynutriment (que é silício orgânico ) + bio arct + biotina. Já recorri mais de uma vez a esta bendita manipulação e deu certo. É mais pra queda por motivos de estresse, cansaço, enfim.

  27. Avatar de Patricia

    Ótimo post. Tenho aag e venho tratando com minoxidil yaz biotina e um complexo com muitas vitaminas. Comecei a usar o minoxidil duas vezes ao dia porém so faço massagem no couro cabeludo de noite pq a aparência do cabelo fica pessima com essa loção. Notei q minha queda está relacionada com estresse. Tomo antidepressivo e assim vou levando td numa boa. O cabelo melhorou depois q comecei a usar o antidepressivo ao contrário do muitos dizem.

  28. Avatar de Herica

    bEM ESclarecedor esse post, tenho aag, estou tratando com minoxidil.

  29. Avatar de Fernanda

    Muito bom! Acho que é isso que eu tenho, sempre tive um cabelão e tive tanta queda que estou até com falhas, e tb afinaram.

  30. Avatar de Aline Amaral

    Oi Celisa,saudade 😛
    Tbm tenho esse problema afff,a queda está controlado(minoxidil,exímia fortalize e kerium)
    Mas acho que poderia diminuir mais,como há uns 4anos atrás que vc me ajudou(muito obrigada)qual tratamento vc tem usado?
    Bjus linda

  31. Avatar de Rosana

    Tenho AAG, infelizmente, faço o uso de ferro, vitaminas, loções a base de jaborandi e babosa, e o minoxidil.

  32. Avatar de úrsula

    Eu estou usando Aminexil da Vichy, as ampolas e o shampoo. A ampola é maravilhosa, mas é cara, 180,00. Mas vale muito a pena deixar de comprar um vestidinho ou uma sandália para comprar esse produto. 😉

  33. Avatar de Maria Cristina

    Excelente! Esse assunto faz parte de meu dia a dia.

  34. Avatar de Flavinha

    Oi Celisa, vc é uma amor, adoro seu blog, já me ajudou em muitas coisas. Tb estou com queda bem forte, mas não sei o que pode ser, vou investigar. Obrigada pelo apoio.

  35. Avatar de Neide Maria

    Boa noite Celisa!

    Sim vou procurar saber a causa da queda. Agradeço sua atenção. Deus abençõe. Beijos!

  36. Avatar de Jacqueline

    Olá,tenho 28 anos e o problema de alopécia androgenética a alguns anos.Ja passei por varios tratamentos e nenhum resolveu meu problema.Tenho vergonha de sair de casa,ja fui vitima de varias brincadeiras de mal gosto.As pessoas nao respeitam,será que pensam que é opção perder os cabelos?

    1. Avatar de Aline

      Jacqueline, bom dia. Sofri tanto em ver meu cabelo minguando que até tive depressão! As pessoas falam um monte de bobagens e comigo foi igual: ainda hoje escuto “Pq vc não raspa a cabeça?” “Pq não usa peruca?”, e coisas do tipo. Tinha dias que se estivesse na rua e notasse alguma pessoa encarando, eu já ficava pensando que era sobre minha falta de cabelo que a pessoa estava pensando.
      Para poder melhorar, comecei um tratamento com antidepressivo e depois achei uma médica legal que me diagnosticou e faz um trabalho bem sério. Hoje em dia nem preciso mais da minha prótese de franja, pois recuperei quase 50% da parte da frente.
      Não desista e se alguém te incomodar com brincadeiras, responda à altura, viu? Beijos.

  37. Avatar de Alicinha

    oi celisa, tenho grandes falhas, uso minoxidil loção a dois meses e de uma semana pra ca o meu rosto tá cheio de pelos principalmente na testa, uma colega até brincou comigo dizendo que eu estou parecendo uma macaca por causa desses pelos e até debaixo dos olhos tá nascendo pelos, as costeletas eu até penteio com o pente. o bigode eu raspo. no queixo ainda não nasceu, os pelos não são grandes e nem grosso mas são muitos. o remédio fez efeito no rosto. 😳

  38. Avatar de Elisangela Reis

    😉
    Celisa,
    Acho que ainda se lembra de mim…
    Quero que saiba do grande carinho e respeito que tenho por você e seu blog.
    Você e as meninas deram um UP em minha vida, numa época que estava desesperada pela queda de cabelo.
    Hoje a queda está controlada, estou com 42 anos, tomo somente 03 cápsulas de biotina (um produto importado USA), e ainda tomo anticoncepcional.
    Quero que saiba que jamais esquecerei de tudo de bom que recebi aqui.
    Apesar de estar ausente do post minox, não esqueço nunca das conversas, amizades que fiz e a ajuda que tanto me fez bem.
    Parabéns Celisa, por essa iniciativa tão válida e bem vinda, não só para quem tem problemas de queda de cabelos, mas pelas dicas ótimas de vários assuntos ligados a beleza.
    Muita paz!
    Beijos,
    Elisangela Reis Jacob

  39. Avatar de Elisangela Reis

    Oi Celisa,

    Sim, parei com o minoxidil já tem uns 02 anos, percebi que os cabelinhos novos que nasciam, caiam mesmo com o uso contínuo da loção.
    Sem contar o cabelo seco e sem vida, mas ouço relatos de que o minoxidil ajuda, acredito que sim, em algumas pessoas ele auxilia bem. No meu caso não.
    Gastei tanto dinheiro… afff.
    Mas adorei o tratamento que fiz no Instituto do Cabelo, foi válido, fiz tudo o que pude.
    Acredito que a queda esteja controlada, porque a quantidade que cai hoje nem me assusta, não conto mais os fios, houve um tempo que estava paranoica, contava no banho, contava ao pentear, acordava a noite e olhava o travesseiro, meu Deus…. que sofrimento.
    A ajuda psiquiátrica e as terapias em grupo também foram um ponto alto nessa história, percebi que o problema que estava passando não chegava nem aos pés de uma avó (que conheci na terapia), que perdeu o filho, a nora e o neto, em questão de dias, e estava lá firme e forte seguindo sua vida, sobrevivendo.
    Aos poucos vamos percebendo que não somos só cabelo, somos mulheres num todo.
    Estou feliz, minha família, meu trabalho, está tudo bem.
    E se lá na frente eu precisar de uma prótese, coloco sem medo.
    Por enquanto estou na luta contra a AAG, e sei que algum dia iremos vencer essa guerra, tenho fé.
    Muito obrigada Celisa mais uma vez.
    Deus abençoe você e todos do blog.
    Beijos,

    Elis

  40. Avatar de Ivone Nascimento

    Gente eu usei o minoxidil por alguns dias mas, no meu caso fez foi aumentar a queda 3 vezes mais. Entao, eu desistir a minha queda de cabelo è hereditaria desde adolecente q tenho e minha mae tbm. Jà usei de tudo nao sei mais o q fazer.

    1. Avatar de Aline

      Ivone, tudo bem? O minoxidil faz isso mesmo, mas é só nos primeiros meses, depois ele fortalece e cabelo e não o deixa cair. Sobre a sua queda de cabelo, vc já foi há um dermatologista? Se for hereditária, como é meu caso (e que também começou na adolescência) só tomando remédio e vitamina para poder congelar a queda e começar a fortalecer o cabelo. No mais, não desista! Beijos, espero ter ajudado.

  41. Avatar de Laura

    Oi Celisa tudo bem?Será que você pode me auxiliar?
    Sempre tive um pouco queda de cabelo,so que tem periodos mais longos e mais curtos…e no momento estou com uma queda muito forte!Já fiz exames ano passado e não deu nada!
    Desta vez estou sentindo meu couro cabeludo um pouco sensivel..isso é um sintoma da AAG?
    Vou ter que voltar ao medico pra fazer novos exames…mas ja fui em varios e nenhum faz exame especifico so esses de sangue normais.Você sabe me informar qual o exame que tem que ser feito pra saber se é alopécia androgenética ou areata?Porque ai ja peço para ela!
    Meus cabelos estao cada dia mais finos e ja nao uso quimicas nele mais, acabei de cortar eles bem curtos por causa da queda e infelizmente não melhorou.Por Favor Celisa me ajude.
    Obrigada

  42. Avatar de Tatiana

    olá
    alguém poderia me ajudar? Tenho AAG e percebo claramente que quando não estou usando anticoncepcionais os cabelos respondem muito bem ao minoxidil e aos pill foods, tudo é outra coisa! Os anticoncepcionais fazem meus cabelos caírem cronicamente,e eles caem ainda bem pequenos (3 ou 4cm) e param de responder ao minoxidil,nao entendo o porquê disso. O anticoncepcional “menos pior” pra mim foi o Selene( já tomei diane 35,elani 28).O elani 28 foi um horror como experiência,pra mim foi péssimo. Penso que meus cabelos melhoram quando não tomo anticoncepcionais devido ao aumento dos estrogênio(anticoncepcionais bloqueiam o funcionamento dos ovários,diminuindo assim muitíssimo a quantidade de estrogênios no organismo),pelo meno pra mim, tenho certeza que quando não os tomo,tudo melhora. Mas o meu drama é que sou obrigada( devido à endometriose) a tomar pílulas de uso contínuo( nem pode ser o Selene,que era o mais favorável p mim) e isso agrava muito a minha situação. Ultimamente tomo o Gestinol 28 e meu cabelo está ficando ralinho na frente…Estou desesperada,pois não sei o que fazer,já que p mim o ideal seria ,ou não tomar anticoncepcional ,ou tomar o Selene que não agravava muito o meu quadro. Conheço pessoas que tomam o Yasmim ou Yaz e dizem que é muito ruim p os cabelos(em quem tem AAG) apesar de teoricamente fazer bem segundo a alegação de que tem efeito anti androgênico,mas não é assim na prática(p pessoas com AAG). Alguém poderia me ajudar com sua experiência pessoal, me indicando algum anticoncepcional menos devastador para quem tem AAG?

  43. Avatar de Tatiana

    é verdade,quando se para o anticoncepcional é um desastre,comigo é assim também. Mas mesmo durante todo o tratamento com o anticoncepcional eu sinto que os cabelos vão afinando rapidamente,dá um desespero. Depois que eu paro o anti,e passa essa fase ruim da queda pós anti, eu percebo(ou percebia,talvez depois de tanto tempo usando-os,os cabelinhos não se recuperem mais) melhoras significativas com o uso do minox e pill foods,coisa que não acontece durante o uso dos anti. A endometriose é outra desgraça total,e realmente deve piorar a situação,mas por enquanto ela está controlada. Pra piorar tenho hipotireoidismo!(que por enquanto também está controlada) enfim,desespero total. Acho que vou começar a tomar finasterida,mas estou na dúvida se tomo a de 1mg ou de 2,5mg(que é a que vejo a mulherada por aí tomando).Estou pensando em mudar o anti para Yasmim,mas fico muito receosa pois não me dei bem com o elani 28,e sei que o tipo de progesterona usado nos dois são a mesma,entao tenho medo. O Yaz eu já ouvi horrores dele por pessoas que o tomavam e tinham aag..esse eu não tenho coragem de testar.Se pudesse,acho que tomaria o diane 35 ou Selene,os menos ruins.. 🙁

  44. Avatar de Daniela Sampaio

    Você já ouviu falar sobre esse medicamento (Hairfinit, para queda de cabelo ) ? obs : vi no Instagram da Kim Kardashian .

  45. Avatar de Luciene Menezes

    Fui diagnosticada com aad estou tratando com minoxidil a 2meses e pantogar a 5meses, mas ainda a queda está bastante, alguém pode me ajudar.

  46. Avatar de Regi

    Olá…faço tratamento para Alopecia Androgenetica a 1 ano, mas minha médica começou a perceber que eu não estava tendo afinamento dos cabelos e ela me pediu uma Biopsia, para minha alegria foi constatado que eu não tenho, apenas tive um eflúvio telógeno e que agora meus cabelos se encontram na fase anágena. Fiquei muito feliz, façam a Biopsia se vcs estiverem alguma dúvida! Beijos….

  47. Avatar de Grazi

    Ooi..tenho 26 anos e faço tratamento para aag a 3 anos…finasterida 1mg e pantogar…minoxidil…mas percebo q a cada ano q passa diminuem mais os fios…na parte frontal está mto ralo…penso em fazer implante…desespero 🙁

  48. Avatar de Priscila

    Oi Celisa, tenho 27 anos e desde mais nova meus fios vem afinando mais e mais, houve mta queda tb. Fui na minha dermo e ela sempre me recomendou monóxido. Já faz um tempo que venho usando. Atualmente estou tomando pantogar 3 vezes ao dia e um remédio homeopático selenuim que me foi recomendado é permaneço com o minoxidil. Percebi q de uns meses pra cá a parte frontal afinou mais e já percebo leves falhas. O cabelo tá pouco nessa região e isso frustra e preocupa a gente neh. Vou orando e pedindo a Deus pra ajudar nessa problemática, pra ele nd eh impossível é venho fazendo o q está ao meu alcance. Eu sei q tenho calvice, mas n sei o tipo. Sinto mto coceira no couro cabeludo, sempre senti desse nova e percebo q qd suo da ainda mais coceira e qto mais coço mais cai. Então tenho evitado coçar, vc tb sente coceira, pq será?

  49. Avatar de Priscila

    Escrevi errado em vez de monóxido* eh minoxidil* rs correção do celular chata rs