Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne

Você sofre ou já sofreu com acne em alguma etapa da sua vida? Depois que as espinhas somem, sempre fica uma marquinha, mesmo que pequena. Se você tem alguma manchinha ou cicatriz, que tal experimentar um tratamento caseiro?

Publicidade

A acne pode aparecer por diferentes causas e em diferentes zonas do corpo. Esta condição de pele não provoca danos à saude, mas pode afetar a auto-estima, pois aparece como colisões cheias de pus sobre a pele e quando desaparecem, deixam cicatrizes bastante visíveis. As cicatrizes da acne podem ser manchas de cor marrom escuro ou buracos na pele. As manchas de acne podem ser removidas com produtos cosméticos e remédios caseiros; os buracos, no entanto, são muito difíceis de remover.

As manchas das espinhas são causadas por uma inflamação chamada hipercromia pós-inflamatória que acaba sendo agravada pela manipulação das lesões, ou seja, quando a espinha é exprimida ou pela exposição solar. Para evitar que as manchas de espinhas apareçam é importante adotar alguns cuidados diários como, por exemplo, lavar o rosto diariamente com sabonetes neutros ou de enxofre que ajudam a limpar a pele e amenizar a oleosidade.

Acne: A Origem do Problema

Ter uma pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis (principalmente para adolescentes, com mais espinhas pelas grandes alterações hormonais). As manchas de espinhas são um problema que afeta a auto-estima de muitas pessoas, pois costumam deixar a região afetada escura ou avermelhada.

Usar produtos como adstringentes e esfoliantes que fazem a limpeza profunda evitando o acúmulo de resíduos que possam entupir os poros e consequentemente causar espinhas. Usar diariamente o protetor solar para evitar que as manchas ou espinhas se agravem. E lembrar que os cuidados com a alimentação também são importantes, pois alimentos muito gordurosos consumidos em excesso desregulam o organismo deixando a pele mais oleosa, o que acaba sendo mais propício a espinhas.

Se o seu problema atual é a acne em si (e não ainda as manchas deixadas por ela), saiba mais sobre o problema, e não deixe de conhecer alguns tratamentos naturais.

Tratamentos Naturais para Manchas de Acne

Tônico Facial para pele Oleosa e com Acne

Esse tônico, além de ser bom para pele oleosa, também ajuda a eliminar as manchas de acne. Veja o vídeo com a receita:

Para mais informações sobre a receita e os ingredientes, veja Receita de Tônico Caseiro para Pele Oleosa e com Acne.

Esfoliação da Pele

Esfoliação

Esfoliar a pele a cada 2 semanas ajudará a eliminar as cicatrizes da acne. Coloque uma colher de açúcar no creme hidratante que utiliza diariamente e aplique-o com movimentos circulares. Logo em seguida, enxágue o local com água fria. Existem outros produtos naturais que podem ser utilizados como esfoliantes para o rosto, como mel, aveia, fubá e até argila. Para fazer uma esfoliação com a argila, basta preparar uma pasta um pouco mais líquida, passar nos rosto em movimentos suaves e circulares e enxaguar.

Vinagre de Maçã

Corte uma cebola ao meio e mergulhe-a em metade de uma xícara com vinagre de maçã. Deixe até sentir que a cebola absorveu bem o vinagre (mais de 10 min). Após este tempo, esfregue a cebola em cima das manchas e deixe agir por 10 min. Enxágue com água. Os resultados devem aparecer em duas semanas, fazendo 1 vez por dia, todos os dias. Confira mais opções de como usar o vinagre de maçã na pele.

Aloe Vera (Babosa)

Aloe Vera

A Aloe Vera é um poderoso hidratante e um grande regenerador da pele, portanto nos ajuda a combater o envelhecimento precoce e luzir um rosto belo e viçoso. O aloe vera é capaz de remover qualquer cicatriz, por isso, contra manchas de acne funciona muito bem.

Coloque a polpa da babosa em um recipiente de madeira ou plástico e adicione o suco de um limão. Misture muito bem e aplique no seu rosto, sempre para cima, e com movimentos circulares suaves. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Você também pode passar o óleo da babosa na pele.

Para mais receitas naturais com babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.

Azeite de Oliva e Bicarbonato de Sódio

Azeite de Oliva

O azeite de oliva, por sua grande concentração de vitaminas e antioxidantes, acaba se tornando um bom aliado para eliminar manchas de acne. Além disso, ele possui um efeito desintoxicante, removendo todas as impurezas e deixando o rosto liso e brilhante. Aplique sobre a cicatriz um algodão embebido em uma colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água mineral. Massageie a área delicadamente por um minuto, depois lave o seu rosto. Após a esfoliação, aplique o azeite na área e deixe que ele penetre nas camadas mais prufundas da sua pele para atuar diretamente sobre a cicatriz, enquanto alisa e regenera a derme. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto normalmente.

Tomate

Tomate

O tomate é maravilhoso para sua saúde, e sua vitamina A pode também ajudar a reparar e a rejuvenescer a pele. Os tomates podem ajudar a solucionar problemas comuns de pele como manchas, pontos negros, pele oleosa, poros dilatados, erupções cutâneas, queimaduras solares, descoloração, pele seca e até ajudar a reduzir e tratar o aparecimento de acne. Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, deixe esta máscara agir durante 30 minutos e enxague com água morna.

Mel e Limão

Mel e Limão

Tanto o mel como o maravilhoso limão são alimentos apropriados para manter uma pele saudável e sem manchas, pois possuem propriedades nutritivas e clareadoras. O mel, com suas muitas propriedades nutritivas, contém vitaminas e minerais que proporcionam à pele propriedades hidratantes, antibacterianas e antissépticas. Além disso suaviza e regenera a pele. O limão tem propriedades adstringentes e clareadoras. Misture o sumo de um limão com duas colheres de mel 100% natural. Aplique sobre a região com manchas. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Por que Optar por um Tratamento Natural?

É claro que existem outras formas de amenizar essas manchas. Essas técnicas normalmente são peeling, ácidos, laser, cremes específicos, etc. Porém, estas nem sempre são tão agradáveis. Elas podem te livrar de seu problema, mas em contrapartida, podem te causar outros. Esses tipos de procedimento agressivos, na maioria das vezes, deixam a pele frágil e sensível, o que pode acabar ocasionando outras manchas, como as causadas pelo sol.

Por isso mostro aqui esses “remédios”, feitos com ingredientes naturais, e que geralmente temos em casa. Eles possuem a vantagem de não trazerem efeitos colaterais, e costumam ser bastante eficazes também! Mas é preciso entender que eles possuem resultados gradativos e a longo prazo! Então… paciência, queridas! 🙂

499 comentários para “Tratamentos Caseiros para Manchas de Acne”

  1. Avatar de Jéssk

    Irei preparar o esfoleante de tomate.?

  2. Avatar de Isabel De Lara

    Eu tenho muitas espinhas grande.incham passo sabonete creme etc. Mas nada a dianta domei remedio para limpar o sangue o meu problema è espremer espinha com unhas incham muitas ficam feia. Vou tentar me cuidar melhor.

    1. Avatar de Marcus Pereira

      Hey amigo passei pelo mesmo problema que vc. Foram 2 anos de sofrimento. Tentei de tudo. Até remédios para agir no sangue também. No começo ajudou, mas logo voltou tudo. Todos os dias estou lavando meu rosto com gel limpador facial quando acordo, e passo o protetor solar, ao meio dia eu lavo denovo e repasso o protetor. Quando chega a noite lavo novamente o rosto no banho, depois de seco eu passo (preste bem atenção nesse nome) o creme BENZAC AC DA MARCA GALDERMA, e durmo com ele. Obs: Tem que passar com a pele completamente limpa, sem oleosidade. Limpou já passa o creme. Você tem que ter paciência e fazer o tratamento constante para obter resultado. Vou falar pra você foi incrível resolveu muito comigo. Ainda faço o tratamento só pra prevenir. Agora estou procurando algo pratico e eficaz para eliminar as cicatrizastes. Os tratamentos naturais também são ótimos.

  3. Avatar de Fernanda

    😎 😉 😳

  4. Avatar de Gislaine

    ja fiz de tomate no meu nariz para tirar aquelas peqnas acnes e funcionou otimo mesmo

    1. Avatar de Heve

      funcionou na hora? se não quanto tempo demorou pra ver o resultado? estou fazendo pesquisas por favor responda o mais rapido possivel

  5. Avatar de Thais

    😀 😳
    vou fazer o da aloe vera…
    depois direi o resultado

    1. Avatar de Diego

      eai oque vc achou

  6. Avatar de Therezinha F Silva

    Estou apreciando todas as dicasop para melhorar a minha pele e gostaria de conhecer dicas eficazes para acabar com manchas senis

  7. Avatar de Fernanda

    Adorei as dicas

  8. Avatar de Jesika

    😡 😉 😮 😕

  9. Avatar de Alisson

    Legal gostei

  10. Avatar de Priscilaa

    Legal gostei de todas as dicaa

  11. Avatar de Larissa

    Gostei muito das dicas

  12. Avatar de Larissa

    Sera q agua d arroz ajuda em alguma coisa?

    1. Avatar de Ana Paula

      Agua de arroz ja fiz o teste nao deu nem um resutado

  13. Avatar de Thiago

    Pessoal, meu rosto começou a aparecer muitas espinhas em pouco tempo. Eu as espremia, e com isso resultou em manchas no meu rosto mais do lado direito. Se alguém quiser me ajudar, está aqui o meu WhatsApp: 098981219863 – agradeço desde já.

    gostei demais das dicas, obrigadooooo

  14. Avatar de Nathallia Vip

    Misericordia e da hora funciona msm fiz a do tomate

  15. Avatar de Rafaela Brito

    Adorei as dicas, partiu tomate.. ?

  16. Avatar de Daniel Deluca

    Ola Pessoal!!!!

    Tive espinhas durante anos, meu rosto era pior que choquito, o pior que era quase todas internas…Usei de tudo para tirar a acnes, mas tudo que fazia era em vão. Gastei muito dinheiro com isso, porém o que eliminou as minhas espinhas foi um creme chamado “GERME DE TRIGO” que custou R$4,00 na época. Mas nunca mais encontrei este creme. Porém ficou as grandes quantidades de cicatrizes.
    >>>Bom, minha dica aqui é para as cicatrizes de espinhas<<<
    Até agora não encontrei nenhum produto natural para tirar os buraquinhos do rosto… DICA: Consegui tirar e diminuir muito as cicatrizes fazendo varias vezes "peeling". Fiz peeling normal, peeling de Cristal, peeling mecânico e agora para tentar eliminar de vez estou passando um gel Chamado "DERMONÚ" que regenera a pele desde a parte mais profunda até a superfície da pele.
    Estou testando, daqui algumas semanas volta a falar se deu resultado..

    1. Avatar de Larissa

      Quanto custa o dermonu

  17. Avatar de Luana

    😆 vou tentar O TOMATE ótimas dicas! !

    1. Avatar de Pedro

      Boa noite a do tomate deu certo ? Quanto tempo gerou resultados ?

  18. Avatar de Millinha

    Vou fazer do bicarbonato de sódio e azeite de oliva..:) 😉

  19. Avatar de Lenira

    A dica com a Barbosa eu acho que é mais eficaz, ta funcionando em mim.

  20. Avatar de Mariany

    Eu tentei do bicarbonato e o azeite em dois dias ou quatro sumiu as machas mas os buracos nem tanto amei??????

  21. Avatar de Eduardo

    áloe vera é feito com o limão mas o limão não é acido? e sera que n pode deixar manchas no rosto porque eu tonha cicatrizes das espinhas que eu estorei?

    1. Avatar de Geferson

      Como vc feis o bicarbonato para passa no rosto como que fais

    2. Avatar de Edyane Pinto

      O limão so deixa manchas se caso Passar e se expor ao sol então é indicado que faça esses tratamento somente a noite.

  22. Avatar de Eduardo

    eu tenho muitas cicatrizes das espinhas que eu estorei por isso que queria saber mais sobre o áloe vera! pois pretendia usar esses mais quando me deparei com o limao fiquei meio pensativo 🙂

  23. Avatar de Jéssica

    Além de trazer muitos benefícios para saúde, o limão também contribui para nossa beleza.

    Porém, antes de qualquer coisa, lembre-se de algo muito importante: o limão pode manchar a pele ao entrar em contato com sol. Por isso, sempre enxágue bem qualquer respingo e, se possível, utilize as dicas de beleza com limão somente à noite.

  24. Avatar de Carminha

    Esse Luiz não tem nada pra fazer só fala besteira afffff então vc passou gala como diz vc

  25. Avatar de Carminha

    Esse Luiz não tem nada pra fazer só fala besteira afffff então vc passou gala como diz vc
    😉

  26. Avatar de Ana Luísa

    #partiu_tomate;)

  27. Avatar de Pedro Henrique

    Ana Luísa fiz a do tomate e funciona mesmo Pode crê
    <3 😉

    1. Avatar de Emily

      Em quanto tempo o tomate da resultado? e ele deu resultado?

  28. Avatar de Melissa

    É nós Ana Luísa #partiu_tomate;)

  29. Avatar de Gercia Shany

    adorei as dicas

    eu uso sabão neutro pra lavar e depois passo limão e está ajudando muito

  30. Avatar de Ana Luísa

    Gercia Shany me fala mais um pouco Desse sabão neutro e limão

  31. Avatar de Kaique

    Ótimas dicas gostei B)

  32. Avatar de Walter

    8====D
    (.)(.)
    \0/

    😛

    :O

    >:)

    😉

    B)

  33. Avatar de Cris Almeida

    🙁 não tive espinhas no rosto na adolescência, só nas costas
    ai agora estou com espinhas no rosto depois de adulta.
    elas vieram a aparecer depois de um atraso de 7 meses de menstruação, ai meu medico pediu exames para tireoide, hipotireoidismo…gente ta demais, não consigo controlar as espinhas com nada, ansiosa esperando os resultados para a medicação correta!!! enquanto isso, vou insistindo nas dicas 😉

    1. Avatar de Claudia

      Oi ,, provavelmente você tem ovários policísticos, também passei pelo mesmo… Estava com muitas espinhas no rosto, meu ginecologista pediu os exames e constou ovários policísticos. Então me receitou o anticoncepcional “selene” que foi maravilhoso !!!! Simplesmente acabou com minhas espinhas . Agora estou tentando remover as manchinhas ? Beijinho

      1. Avatar de Renata

        Esse anticoncepcional Selene e injetável ou comprimido

  34. Avatar de Ana Paula

    🙂
    Otimas dicas para pele

  35. Avatar de Pedro Furtado

    É verdade que limão e sal tambem ajudajudam a limpar as manchas provocadas pela acne no rosto?

  36. Avatar de Leandra

    Adorei as dicas !! 😆

  37. Avatar de Meury

    Amei as dicas ja fiz quase tudo
    Mas vou tentar ainda com tomate 😀 ??

  38. Avatar de Mariana Souza

    Gostei das dicas. Eu tenho 14 anos e tenho uns dois ou três buraquinhos e duas marquinhas ao redor, e eu não sei o que fazer para tirar pq eu acho que com os anos vai piorar, com novas espinhas. Eu sempre tive a pele lisinha e agora ta horrível só por causa disso.

  39. Avatar de Mari

    eu fico chateada de ter isso e espero mt que saia logo pois vejo que minhas amigas não tem e só eu tenho e me sinto tão feia por isso, pq a pele fica zoada e ngm merece ficar passando maquiagem toda hora. Eu espero mt mesmo que funcione

  40. Avatar de Erick Marques Do Nascimento

    😉

  41. Avatar de Kate O'brien

    😉 maravilha vou fazer

  42. Avatar de Patrícia

    A esfoliação é muito importante, eu faço com mel e açúcar… O resultado é ótimo !!!

  43. Avatar de Angelita

    Meu nome è Angelita,a quase um ano tenho problemas com espinhas.Estou fazendo tratamento com argila verde uma vez por semana. O resultado definitivo ainda não tive, pois é um tratamento á longo prazo.Mas a pele fica bem mais sequinha,controla o brilho a oleosidade e deixa a pele bem luminosa e firme.Gostei da dica da babosa com limão .Vou testar e falo aqui o resultado.

    1. Avatar de Mariana

      Olá Angelita, experimenta a máscara de argila BRANCA e o sabonete de glicerina da granado, foi ótimo pra mim!!

  44. Avatar de Lorena Fortuna Vieira

    Celisa, boa tarde, tudo bem? Sempre acompanho todas as suas postagens, amo tudo que vc posta, tudo muito útil e muito bem aproveitado!

    Queria pedir alguma resenha que falasse sobre o novo Photoshop das Estrelas (dizem que faz milagres mesmo)…
    É um protetor solar com tonalizante de nome BLUR da marca COSMOBEAUTY, não acho resenhas com ele por nada e dizem que é muito bom, gostaria de saber se já usou e o que achou…

    AGUARDO SEU RETORNO! 😆 😀 🙂
    BEIJOS, LORENA

  45. Avatar de Priscila Cardoso Do Nascimento

    Olá,eu sou Priscila Cardoso do Nascimento.Eu Comprei um Sabonete
    Facial Acnase do Avert.Obrigada. 😀

  46. Avatar de Beatriz Angelita

    Boa tarde, tenho muitas manchas no rosto inteiro, causando por espremer espinhas. Poderia me dizer qual o modo de usar a DICA DO TOMATE ? Quantas vezes ao dia – se é por 1/2 vezes por semana.

  47. Avatar de Filipe

    Tenho muitas manchas no rosto e problemas com espinhas ,não tenho nenhum pouco de alto estima desde 2014 sofro com isso vou utilizar essas dicas

    1. Avatar de Mariana

      Olá Filipe, vim trazer uma dica pra você..
      Fazer limpeza de pele uma vez no mês
      e em casa mesmo usar máscara de argila BRANCA durante 15 min, 2 vezes na semana. ( a máscara de argila branca é indicada a pessoas que querem clarear as manchinhas da pele )
      e usar o sabonete de glicerina da granado. Foi ótimo pra mim, pois eu tinha a pele muito oleosa, isso funcionou bastante.
      Experimente não vai se arrepender..
      Um abraço !!

    2. Avatar de Monalisa

      A auto estima ta ca embaixo tbm viu 🙁

  48. Avatar de Mariana

    Pessoal, o que mais funcionou pra mim foi usar o sabonete de Glicerina Tradicional (granado)
    e duas vezes por semana faço máscara de argila branca, e menos de um mês eu vi um ótimo resultado
    eu tinha a pele muito oleosa e por conta disso nasciam as espinhas.

  49. Avatar de Vitoria

    Sou morena e tenho uma mancha muito escura no queixo,me incomoda muito,o que posso fazer para clarear?

  50. Avatar de Esperança

    vou fazer o de tomate é o mais simples,espero que resulte não quero mais ter que trocar de creme… posso fazer todos os dias

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva