Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. O vinagre de maçã é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante. Leia mais sobre as propriedades nutricionais do vinagre de maçã.

Publicidade

Além de melhorar a saúde, o vinagre de maçã também pode ser utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos. Seu maior benefício se deve ao fato que o vinagre de maçã tem o pH igual ao de nossa pele e cabelo (levemente ácido), tornando-o perfeitamente compatível com estes.

Benefícios do Vinagre de Maçã para os Cabelos

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

Cabelos ressecados: esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, cheio de frizz e volumoso. O pH de um cabelo assim, normalmente é mais alcalino. Para deixar os cabelos mais saudáveis, é bom investir em produtos  que contenham o pH ácido para fechar as cutículas dos cabelos. O vinagre de maçã possui essa acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.

Para fechar as cutículas dos fios: depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo: por suas propriedades antifúngicas, o vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação. Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo. Com um algodão, aplique  o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.

Benefícios do Vinagre de Maçã para a Pele

Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos

Acne/oleosidade: devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne. Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.

Você também pode fazer uma máscara com argila: Misture argila branca ou verde com vinagre de maçã até formar uma pasta. Aplique em todo o seu rosto. Essa máscara vai limpar os poros, desintoxicar, melhorar acne e manchas. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto apenas com água.

Coceira e ferimentos: por sua ação bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.

Mãos ressecadas: por equilibrar o pH da pele, o vinagre de maçã melhora o ressecamento da pele. Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.

Manchas na pele: o vinagre de maçã é um agente clareador natural da pele. Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.

Como desodorante e clareador das axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.

Trata os pés:  para pés cansados: esta mistura vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés. Em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos. Para chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de melaleuca ou de tomilho ou à água; isto ajuda a aliviar bem o odor. Você também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos. Para fungos de unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia. O vinagre de maçã é o melhor, já que tem propriedades antifúngicas.

Tonifica a pele: o vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas. Faça uns 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça, passe a mistura com um algodão na pele. Você também pode optar pelo chá de tomilho.

Vídeo: Receita de Tônico Caseiro Usando Vinagre de Maçã

Para mais informações sobre a receita e os ingredientes, veja Receita de Tônico Caseiro para Pele Oleosa e com Acne.

Para essas receitas, use preferencialmente o vinagre de maçã orgânico. Ele é bem melhor que o vinagre comum, e vale a pena. Porém, ele é bem mais difícil de encontrar. Eu compro o meu online, aqui na loja Dieta Crua (é uma loja bem confiável, já uso faz tempo para comprar também cacau orgânico).

E então, gostaram das receitinhas com vinagre de maçã?

440 comentários para “Benefícios do Vinagre de Maçã para Pele e Cabelos”

  1. Avatar de Andreia X

    Nossa!!! Amei demais esse artigo! Vou usar várias receitinhas, tenho o vinagre de maça organico em casa, valeuuuu celisa 😆

    1. Avatar de Ana Cristina

      Onde vc comprou?

      1. Avatar de Renatinha

        Comprei o meu no supermercado, no pão de açucar tem o organico.

  2. Avatar de Leandra

    Muito legal eu já uso o vinagre de maçã para espinhas e é realmente muito bom!

  3. Avatar de Juliana

    perefito post, amei 😎 😎

  4. Avatar de Bete

    Vou experimentar no cabelo, muito bom!

  5. Avatar de Raquel Delis

    Perfeito post Celisa, muito bom, vou testar as receitinhas.
    Já tinha ouvido falar que o vinagre realmente é muito bom para os cabelos.

  6. Avatar de Rossane

    Adorei demais, tenho o vinagre de maça organico em casa, vou experimentar as receitinhas, tanto no cabelo como na pele, já que anda oleosa e aparecendo umas espinhas.

  7. Avatar de Manuelle

    Oba!!!! Adoro receitinhas caseiras.

  8. Avatar de Carol Chan

    Muito obrigada por compartilhar essa fantástica dica conosco, parabéns pelo seu Blog, muito informativo e de grande utilidade ^^

  9. Avatar de Vanessa

    Comprei esses dias o vinagre de maça organico e estou tomando, legal saber que ajuda no tratamento da beleza também.

  10. Avatar de Glenilene Resende

    Muito bom esse artigo sobre o vinagre.

    1. Avatar de Helenice

      Vou comprar vinagre de maça p/ vários usos domésticos, adorei!!!!

      1. Avatar de Eu

        No caso da blogueira, uso que ela ensinou é cosmético!!!!

  11. Avatar de Marielle

    Amei também essas dicas de utilidades com o vinagre de maça, estou tomando também, mas não sabia que era tão útil assim na pele e cabelos. Agradecida!!! 😀

  12. Avatar de Virginia Blanco

    Olá Celise, adorei o post.
    Fiquei apenas com uma dúvida…. onde encontro esse vinagre orgânico para comprar?
    Obrigada !

  13. Avatar de Rafaella

    Já usei o vinagre de maça no ultimo enxague, o cabelo fica muito brilhoso e macio.

  14. Avatar de Meme

    Muito legal!!!

  15. Avatar de Flávia

    Olá Celise, acho muito legal o seu blog, acompanho-o sempre, pelo rss, mas vim aqui nesse post porque fiquei curiosa pra usar o vinagre de maçã como desodorante, já que estou fazendo alergia aos desodorantes que tenho usado, mas queria saber se você já testou as utilizações do vinagre de maçã que o post sugere. Tenho medo de testar e não dar certo, rsrsrs…e aí? tem depoimento quanto às aplicações do vinagre de maçã? Obrigada e beijinhos.

  16. Avatar de Ana

    Será que pode se usar o vinagre de maçã na hidratação de cabelos após a progressiva?

  17. Avatar de Ine

    Muito bom o post! Vamos testar agora… 🙂

  18. Avatar de Joice

    Ja uso o vinagre comi enxaguante para o cabelo, e gosto muito do resultado. Agora vou testar para outras coisas tbm.

  19. Avatar de Josi

    Achei fantástico a m
    atéria do vinagre de maçã!!!! Vou experimentar todas as receitas.Tem alguma marca específica? Bjs.

  20. Avatar de Iraci

    Gostei muito 😛

  21. Avatar de Amuleto

    Gostei, vou experimentar as receitas com vinagre.

  22. Avatar de Andreia

    Nossa, vou comprar hj mesmo, espero encontrar o organico, quero testar na pele, está oleosa e com acne.

  23. Avatar de Vivian

    Adoro vinagre de maçã, realmente é uma alimento muito versátil, eu já uso a muitos anos e agora então, amo mais ainda o vinagre de maçã

  24. Avatar de Ana Cristina

    Muito boas essas dicas, adorei.

  25. Avatar de Teresinha Almeida

    NOSSA QUE TUDO AMEIII

  26. Avatar de Anamaria

    Acho temeroso usar o vinagre de maçã misturado no condicionador, em razão de se usar o condicionador ao longo dos cabelos, longe da raiz. Também não acho interessante não enxaguar, apenas tirar o excesso como diz na matéria.
    Eu costumo usar, umas duas vezes/mês no couro cabeludo, deixar entre 5 e 10 min, depois lavar os cabelos normalmente.
    Também pode ser usado para enxaguar: eu uso no couro e o condicionador nas pontas.

  27. Avatar de Lisandra

    Muito útil esse post, adorei receber.

  28. Avatar de Renatinha

    Uauuu show de bola, tb já uso o vinagre de maça, vou usar nos cabelos.

  29. Avatar de Lana Bello

    Muito bom o post ♡ ♡ ♡

  30. Avatar de Alessandra

    Já uso a argila, amei a dica com vinagre, vou passar a usar com vinagre. Muito bom!!! Dicas ótimas!!!

  31. Avatar de Nadiafirmina

    Muito boa essa matéria,adorei !!!!!

  32. Avatar de Nadiafirmina

    Achei muito legal essa matéria,vou comprar e usat 😛 😀

  33. Avatar de Mariana

    Que legal, ainda bem que eu tenho o vinagre organico em casa. Amei 😛 😛

  34. Avatar de Fer

    Legal Celisa, adorei saber mais sobre as utilidades do vinagre de maça, vou comprar.

  35. Avatar de Rose

    EU AMEIIIIIIIIIIIIIIIII A MATÉRIAAAA E VOU UTILIZAR TODAS RSRSRSRSRS VALE CELISA ,BJO 😀

  36. Avatar de Mônica

    🙂 Muito bom adorei as dicas…

  37. Avatar de Rosi

    Adorei as dicas. 😀

  38. Avatar de Luciane

    Celisa muito legal saber mais utilidades dessa maravilha, eu estu tomando, agora vou usar tb na pele e nos cabelos…

  39. Avatar de Julinha

    Muito bom, vou comprar.

  40. Avatar de Anamaria
  41. Avatar de Susanna

    Que legal! Gostei mesmo deste artigo, cada vez que acesso o site descubro como cuidar da minha beleza e saúde com produtos do cotidiano.Amei!

  42. Avatar de Adriana Prado

    Gostei das receitinhas!
    Além de usar na cozinha, uso às vezes nos cabelos para dar brilho e fechar cutículas. Ainda não usei o orgânico, mas vou procurar por aqui. A indicação para uso na pele é novidade pra mim.

    Beijo

  43. Avatar de Claudia Aparecida

    Ameeeiii,vou comprar hoje mesmo!!
    E começar a usar,obrigada!! 😆 😆

  44. Avatar de Edite Maria De Oliveira

    Adorei essa receita para tirar manchas na pele! Vou experimentar e depois logo direi o resultado
    Para o cabelo já sabia que dá brilho e até é bom para aliviar pessoas que tenham caspa. O meu muito obrigada.

  45. Avatar de Maria Nienhaus

    Oi Celisa, eu tenho uma duvida, eu trato os cabelos com keratina. Se eu usar vingre de maca, vai acelerar o processo? Fico no aguardo, grata.

  46. Avatar de Maria Nienhaus

    Desculpa o erro, digo vinagre.

  47. Avatar de Francisca Candida Jesus

    nós gastamos tanto com cremes e remédios em farmácias sendo que estas receitas incluindo vinagre, e bicarbonato faz melhor efeito, nossa sou idosa mas tenham certeza vivo bem melhor
    com tantas informações que não conhecia bgda ( CELISA) DEUS ILUMINE SUA VIDA AMEM
    SUAS DICAS SÃO COMPLETAS

  48. Avatar de Liliane

    Olá Celisa,

    Gostei das dicas, pretendo usa como anti fulgo no coro cabeludo, hidratante misturado ao condicionador e manchas na pele.

    Só um esclarecimento: Mergulha a cebola no vinagre e a utiliza para passar nas manchas? Só uma coisa, há risco de manchar mais ? ex. se mal enxaguado.
    O enxague pode ser feito com sabonete comum,mais alguma dica?

  49. Avatar de Cris Almeida

    é maravilhoso mesmo o vinagre de maça, ele é como um bepantol serve para mil e uma coisas 😀 😀 😀

1 2 3 7

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva