Você sabe quais as funções da Vitamina A?

Você sabe quais as funções da Vitamina A?

A vitamina A é um micronutriente com função antioxidante. Ela fixa-se aos radicais livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas. Ainda tem importância na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas.

Publicidade

A vitamina A desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.

Benefícios da Vitamina A

  • A vitamina A melhora a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho. A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares. Em casos extremos, pode levar à cegueira total.
  • Ajuda na saúde da pele pois age na reparação do epitélio da pele. Alguns estudos tentaram comprovar se a vitamina A ajuda a prevenir ou tratar o câncer de pele, porém nada ainda foi comprovado.
  • A vitamina A contribui para o crescimento de diferentes maneiras. Ela é essencial para a proliferação e divisão celular e também regula a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento, o GH.
  • Evita infecções e melhora a imunidade. É importante destacar que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Desta forma, a vitamina A é importante porque mantém as funções e a integridade dessas células.
  • A vitamina A tem um efeito antioxidante. Assim ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros.
Você sabe quais as funções da Vitamina A?

Deficiência de vitamina A

A deficiência de vitamina A é identificada por meio de um exame de dosagem de retinol sérico. A deficiência do nutriente pode causar uma série de problemas de saúde

  • Cegueira noturna
  • Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira
  • Inflamação da pele (dermatite)
  • Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário
  • Risco de infecções e morte

Combinações da vitamina A

Vitamina A + gorduras e proteínas: Ao consumir alimentos de origem vegetal ricos em betacaroteno, a conversão dele em vitamina A ocorre na parede do intestino delgado sendo influenciada pela ingestão de gorduras e proteínas da dieta.

Vitamina A + zinco: A vitamina A que é absorvida no intestino será estocada no fígado, mas para que possa ser transportada nos vasos sanguíneos o zinco é necessário.

Fonte de vitamina A

Você sabe quais as funções da Vitamina A?

A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). As folhas verdes, vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenoides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Dose diária recomendada: 2 mg ou 10.000 UI

Muitos especialistas recomendam o uso combinado de vitamina A e betacaroteno para manter ótimos níveis de vitamina A e evitar intoxicação. O betacaroteno é o precursor da vitamina A – ele é convertido em vitamina A pelo corpo, porém sem o risco de intoxicação.

Cuidado com o excesso de vitamina A

O excesso de vitamina A, uma situação frequente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestações clinicas desagradáveis e até perigosas.

A intoxicação por vitamina A poder ser aguda ou crônica. A ingestão prolongada de 30 mg/dia de retinol, durante 6 meses ou mais, provoca intoxicações.

Sintomas do Excesso de vitamina A

  • Dor de cabeça
  • Ressecamento da pele com fissuras
  • Perda de cabelos
  • Aumento do baço e fígado
  • Aumento dos ossos e dor nas juntas.

É preciso suplementar a vitamina A?

A melhor maneira de incluir a vitamina A no nosso dia a dia, é ingerir boas doses de óleo de fígado de bacalhau, porém, para muitos é difícil. Nos alimentos comuns do dia a dia dificilmente conseguimos boas doses de vitamina A, justamente a conversão do betacaroteno em vitamina A nem sempre acontece de forma eficiente. Então, existe a possibilidade de suplementação. Nesse caso, 10.000UI por dia é razoável, e pode ser feito em farmácia de manipulação. É sempre importante entender bem suas necessidades, pois como vimos antes, há possibilidade de intoxicação por excesso dessa vitamina.

Vitamina A (Retinol) para Pele e Cabelos

Você sabe quais as funções da Vitamina A?

A forma pura da vitamina A é o retinol, pertencente à classe dos retinoides, que são compostos usados em cosmetologia principalmente porque possuem um poder antioxidante. São incorporados principalmente a cremes e a óleos corporais.

Pesquisas indicam que a vitamina A ajuda na regeneração da pele, combatendo os sinais comuns do envelhecimento da pele. Com o tempo, a pele vai perdendo colágeno e a sua capacidade de manter a flexibilidade, elasticidade e firmeza naturais. Mas o retinol ajuda a pele a reter água e a se recuperar, ficando com uma aparência melhor. Além disso, o fato de favorecer a regeneração celular cutânea é bom porque torna a pele sensível de pessoas mais velhas menos suscetível a lesões.

A vitamina A também penetra na pele e normaliza o processo de queratinização, deixando a pele lisa e macia, reduz o espessamento da epiderme, normaliza a pele ressecada e reduz a escamação do couro cabeludo.

A vitamina A ajuda no tratamento da acne e a remover as manchas da velhice. A falta da vitamina a deixa os cabelos ressecados e opacos, piora os problemas de caspa e prejudica o crescimento dos fios.

E você? Se preocupa com a ingestão de vitamina A?

23 comentários para “Você sabe quais as funções da Vitamina A?”

  1. Avatar de Rosiane

    oi! muito bom o post! vitamina A é muito importante, uma vez estava com problema na pele, ressecamento, dermatite… o médico disse que era falta de vitamina A, pela minha alimentação… tomei por 3 meses cápsulas de vitamina A e minha pele melhorou muito. Passei a tomar leite e iogurte… ovos tb, tem bastante vitaA

  2. Avatar de Laizadf75

    ÁH LEGALL.

  3. Avatar de Ssolange

    Informação importante, mas já consumo em alimentos, a dica de ouro é qual produto comprar pois de cápsulas de vitamina A é muito genérico.

  4. Avatar de Silvana

    Você encontra uma ótima quantidade de Vitamina A na Moringa uma árvore riquíssima em vitamina A, é possível comprar a farinha de moringa.

  5. Avatar de Angela Cristina

    Eu não importava com a minha saude por achar que estava gorda, então eu não comia, chegava a desmaiar por causa disso, com o tempo fui ficando magra demais, meus cabelos caiam, minhas unhas quebravam e eu não era uma pessoa feliz, depois eu vi que aquilo era errado e não era saudavel, então passei a me alimentar bem e fiz uma suplementação com todas as vitaminas e minerais e hoje eu sou uma pessoa com cabelos bonitos, corpo saudavel, unhas fortes e etc …
    Ameii o post! *–*

  6. Avatar de Rossane

    Adorei o post achei maravilhoso o assunto bem claro e objetivo valeu pelas dicas.
    tomei suplemantação de vitamina A e meu cabelo parou de cair 100% e estar lindo.

  7. Avatar de Renata

    Preciso fazer o exame para ver como está…estou com queda de cabelo.

  8. Avatar de Gabriela

    A vit A é muito importante mesmo, o beta caroteno deve ser ingerido para que o organismo o transforme em Vit A conforme a necessidade do corpo, as necessidades são individuais conforme estilo de vida de cada pessoa e a forma como se alimenta. Qdo ingerimos vitaminas não devemos ingerir só um tipo pois elas interagem umas com as outras e deve haver um equilibrio entre elas ,inclusive com os minerais que fazem parte da sintese de funções. ´Por isso é importante consultar um medido ortomolecular para definir oque é mais indicado pra você.

  9. Avatar de Amanda

    O assunto de hoje, sobre vitaminas tais como: função, fonte, excesso e escassez foi muito bom e depois os comentários tiraram as minhas dúvidas, esclareceram pontos desinformados e ainda as dicas citadas acima, foi uma aula e tanta! Parabéns sempre, pois todos os dias temos bons assuntos.

  10. Avatar de Julia K

    Adorei saber mais sobre a vitamina A

  11. Avatar de Alessandra

    Eu tomo um complexo vitaminico que tem 5000Ui de vitamina A 😆

  12. Avatar de Maria Aparecida

    Comecei a tomar um suplemento vitamínico ontem

  13. Avatar de Maria Eduarda

    Gostei de saber que é tão importante assim, boa para pele e cabelos, quero tomar tb.

  14. Avatar de Tatiana

    Nossa, não sabia que era tão importante assim.

  15. Avatar de Docarmo

    Amei saber mais sobre a vitamina A.

  16. Avatar de Maria Benedita De Souza

    Todas as vitaminas são importantes para o nosso organismo,só que não precisamos só de uma precisamos de todas, como está falando para um bom funcionamento.Muito bom o comentário parabéns.

  17. Avatar de Gnb

    Essa vitamina é essencial para o organismo! Procuro sempre ingerir alimentos que a contenham. Parabéns pelo belo artigo!

    https://guianewsblog.wordpress.com/

  18. Avatar de Nayara

    Gostei muito de saber mais sobre a vitamina A .Parabéns pelo artigo.

  19. Avatar de Patricia Santana

    Gostei de saber sobre as vitamina A.

  20. Avatar de Terezinha De Jesus

    Amei as informações sobre a vitamina A!!!!obg muito importante !!!!
    😆

  21. Avatar de Lincon

    Também faço o uso da vitamina A, até a pele melhorou. Bom artigo!

  22. Avatar de Marcos Leonel

    Belo post. Só acrescento que o o beta-caroteno não apresenta doenças quando há superdosagem, a única coisa que acontece é que a pele muda de cor, mas volta ao normal quando você para de tomar. Aqui tem referências científicas: https://nutrivibe.wordpress.com/2016/06/27/abc-das-vitaminas-vitamina-a/

  23. Avatar de Maria Jose Santos

    gente tomei vitamina a e me arrependi é abortiva para quem quer engravidar por favor nao tome sem seu conhecimento medico…. alguém sabe algum cha caseiro para tirar o excesso de vitamina a do figado eu preciso. a vitamina a fica acumulada no figado e nao pode mas eu confio em DEUS que nada vai acontecer

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva