Como está seu nível de vitamina B12?

Como está seu nível de vitamina B12?

Ultimamente muito se tem pesquisado sobre a vitamina B12. Ela pode ser considerada a estrela das vitaminas, tanto por sua importância quanto por sua excentricidade. Também chamada de cobalamina, tem uma estrutura química muito mais complexa do que as outras vitaminas, inclusive de suas companheiras do complexo B. É a única, por exemplo, que contém um elemento inorgânico, o mineral cobalto, em sua composição.

Publicidade

Nenhuma planta ou animal é capaz de fabricá-la. Apenas alguns micro-organismos como as bactérias podem produzí-la. Esses micro-organismos estão presentes em certos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, principalmente o fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos.

Para que seja bem absorvida, o sistema digestório deve estar em boas condições fisiológicas, com uma produção adequada de ácido clorídrico, enzimas pancreáticas e fator intrínseco. Fator intrínseco é um tipo de proteína produzida exclusivamente pelas células do estômago e ajuda na absorção de nutrientes. Para a vitamina B12 ser bem absorvida a flora intestinal tem que estar em equilíbrio e saudável (para entender melhor, confira o post sobre probióticos).

Benefícios da Vitamina B12

  • A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Quando este nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.
  • A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.
  • A ingestão de vitamina B12 reduz o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA. Sofrer danos no DNA é um dos fatores de risco para o câncer.
  • A vitamina B12 ajuda na formação, integridade e maturação das hemácias. Também pode prevenir a anemia megaloblástica.
  • Boa para idosos: A vitamina B12 é benéfica para os idosos porque ela é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Os idosos que receberam suplementação vitaminas B12, B6 e ácido fólico tiveram um menor encolhimento do cérebro.
  • Boa para os músculos: Algumas pesquisas apontam que a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular.
  • Boas quantidade de vitamina B12 diminuem o risco da pessoa desenvolver depressão.
Como está seu nível de vitamina B12?

Sintomas de Deficiência de B12

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que ajuda a manter a saúde do seu nervos, cérebro e é responsável pela criação de suas células vermelhas do sangue. Sua deficiência pode então causar uma série de problemas para a saúde, como danos nos nervos e até paralisia. Outros sintomas são:

  • Fraqueza, cansaço ou tonturas
  • Anemia
  • Falta de concentração
  • Formigamento nos pés
  • Dor de estômago e perda de peso
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Batimento cardíaco rápido
  • Falhas na memória
  • Problemas respiratórios

Dosagem de vitamina B12 no sangue

A melhor maneira de sabermos como está a nossa vitamina B12 é fazer um exame de sangue simples para B12. Os valores de referência variam de 200 a 900 pg/mL, considerado como faixa de normalidade padrão.

Entretanto, existem estudos que há vários anos demonstraram que quando a B12 está abaixo de 490 pg/mL, ela já é potencialmente deficiente. Então, alguns especialistas acreditam que o ideal é manter sua B12 sempre acima de 500 pg/ml. No Japão e na Europa níveis abaixo de 550 pg/ml, já são considerados baixos.

Como está seu nível de vitamina B12?

Fontes de vitamina B12

  • Fígado: ⅓ xícara (75 g) fornece 881% da recomendação diária oficial.
  • Salmão: ⅓ xícara (75 g) fornece 61% da recomendação diária oficial.
  • Carne moída: ⅓ xícara (75 g) fornece 40% da recomendação diária oficial.
  • Ovos: 2 ovos grandes fornecem 25% da recomendação diária oficial.
  • Leite: 1 chávena (250 ml) proporciona 20% da recomendação diária oficial.
  • Frango: ⅓ xícara (75 g) fornece 3% da recomendação diária oficial.

Como dito no início, a vitamina B12 é produzida exclusivamente por bactérias; nenhum animal consegue produzi-la naturalmente. Ela está presente na carne, e em outros produtos animais, porque as bactérias que a produzem vivem em seus intestinos (assim como nos nossos intestinos também), e passam a vitamina para o ambiente através das fezes. Ou seja, o boi que pasta ao ar livre recebe sua vitamina B12 junto com a grama que come, do mesmo solo em que defeca. Outros animais conseguem sua B12 comendo a carne de outros animais que por sua vez adquiriram suas vitaminas diretamente do ambiente.

Absorção da Vitamina B12

Dificilmente conseguimos boas doses de B12 somente pela alimentação, mesmo para quem não é vegetariano. A absorção de B12 pelo organismo depende de boas condições de saúde, e varia de pessoa para pessoa, por isso não adianta simplesmente comer bastante carne e achar que terá doses suficientes.

Casos de baixa absorção

A baixa absorção da B12 pode acontecer por diversos motivos. Algumas causas:

  • Cirurgias que reduzem as dimensões do estômago, como as gastrectomias totais ou parciais e as cirurgias bariátricas
  • Doenças inflamatórias do intestino e as que provocam má absorção
  • Uso crônico de medicamentos para reduzir a concentração de ácido no suco gástrico (omeprazol, ranitidina, etc.)
  • Uso de metformina no diabetes
  • Ingestão de álcool
  • Dietas vegetarianas ou pobres em alimentos de origem animal
Como está seu nível de vitamina B12?

Nessas situações, é geralmente recomendado a suplementação de vitamina B12. Ao tomar a suplementação, 500 mcg é a dose recomendada, porém há casos que essa dose precisa ser mais elevada.

Diante de todas essas informações, fica claro como o problema da deficiênca de B12 está alto na população! Então, se você nunca fez a dosagem, faça e mantenha sua B12 em níveis adequados. Sua saúde agradece!

37 comentários para “Como está seu nível de vitamina B12?”

  1. Avatar de Evellyn

    Eu tenho nível baixo e tenho a receita para a suplementacao, porem ñ encontro em lugar algum para comprar!!
    Vocês possuem dicas de onde encontrar??

  2. Avatar de Bianca Sallin

    Agora fiquei preocupada pois a minha deu 389 a ultima vez e pelo jeito está baixo… muito bom esses esclarecimentos.

  3. Avatar de Anamaria

    Pode ser manipulada, assim como as Vit. D, C,E, A.

  4. Avatar de Carmélia

    muito bom saber mais, não sei quanto é a minha, mas como pouca carne, devo ser deficiente me B12. Vou fazer.

  5. Avatar de Marcos

    Excelente matéria, vou verificar.

  6. Avatar de Elizabeth De Souza

    Excelente material nota 10 espero ter mais dessert genero.tks

  7. Avatar de Vanessa

    Sou vegetariana e faço a suplementação de 1000 mcg de vitamina B12, mesmo assim ainda não consigo deixar ela em bons niveis, sempre fica na casa dos 400, porque será que não aumenta mesmo com a suplementação?

  8. Avatar de Celso Ap. A . Machado

    A minha esta elevada acima de 900mg e ai algum risco para saúde

    1. Avatar de Dama

      Celso, segundo alguns estudos, a B12 elevada não causa problemas, pois não é tóxica. Vc deve ter o organismo muito bem organizado!

  9. Avatar de Luciane

    Amei essas dicas sobre a B12, realmente não sei quanto é a minha.

  10. Avatar de Geiza

    Sempre tenho a b12 baixa e mesmo tomando suplemento em alta dose ela demora pra subir. Tem médicos q não dão importância quando essa vit. está baixa e foi o que aconteceu comigo, mas graças a uma neuro q fui e mostrei meu exame em q a b12 estava em 165 ela me disse q niveis baixos de b12 pode causar um cansaço muito grande (um dos motivos da minha consulta) comecei a suplementar e notei uma melhora significativa, eu tenho hipo e a b12 sempre está baixa( vivo suplementando) será q tem alguma relação? Não tenho outros problemas de saúde q justifique. 😀

    1. Avatar de Andrea

      Eu tbm tenho hipotireoidismo e constantes níveis baixos de B12. O Endocrinologista ñ sabe o pq, vai me encaminhar à um hematologista. Faço constantes suplementações injetáveis.

  11. Avatar de Emanuele

    Adorei o artigo sobre b12, sou vegetariana e sempre me preocupei com essa vitamina, faço suplementação de B12 há 3 anos.

  12. Avatar de Lina

    Acho muito boas todas essas informações sobre vitaminas. Infelizmente os médicos não dão importância a esse tipo de coisa, eles querem é receitar remédios caros porque ganham comissão com isso . Muitas vezes apenas a simples suplementação de vitaminas é suficiente pra resolver os problemas.

  13. Avatar de Rosianne

    Muito esclarecedora essas informações sobre a B12, a minha tb é baixa mesmo suplementando e como carne… agora entendi porque não aumenta.

  14. Avatar de Ana Gomes

    adorei a matéria parabens

  15. Avatar de Liliane

    fiquei muito preocupada , o da minha filha de 2 anos esta 1360.0 pg/ml. o que significa?

    1. Avatar de Taty

      Oii Liliane!! O da minha filha de 6 anos tbm deu esse resultado. Vc descobriu o q sia filha tem? Tbm to muito preocupada ?

  16. Avatar de Nabil

    meu resultado deu 276 pg/ml estou deficiente, tenho muito problemas intestinais, e remedios nao resolvem nada. Sera que terei algum beneficio me suplementa?

  17. Avatar de Helena Mendes Martins

    minha filha ta com 880 pg/mlde vitamina b12 ela so tem 3 anos e muito alta estou com muito medo

  18. Avatar de Paula Mendes

    excelente artigo. Parabéns. Poderia informar se esta tudo bem com que faz exame de sangue para dosar a vitamina b12 e o resultado deu 993pg/ml , fiquei um pouco preocupada valor referencia 211 a 946 pg/nl, aguardando gentilmente seu retorno.

  19. Avatar de Nilma

    Excelente matéria

  20. Avatar de Taynara Oliveira

    E quando há niveis ELEVADOS de B12 no sangue, o que pode ser?? meu resultado deu 1342
    ressaltando que meu ferro, ferritina e acido folico estão normais.

  21. Avatar de Marcito

    Muito boa matéria! Parabéns aos envolvidos 👏👏👏😍
    Fiz um exame de sangue hoje, entre outros resultados, surgiram estes: B12 679, Acido folico 7,2, vitamina D 18, ferritina 860. Estou tratando uma pangastrite com pantoprazol a 10 dias.. Na biopsia deu metaplasia intestinal e atrofia presentes. Pode existir alguma relação direta deste aumento da ferritina ligada a este quadro gastrointestinal? ..tenho tbm esteatose leve..buenas, sei que aqui não é consultório, mas se possível gostaria de alguma informação adicional. Irei levar exames para meu gastro, e pretendo a partir destas análises consultar tbm um nutricionista. Desde já agradeço! Feliz 2017! Deus abençoe a todos! Paz, Amor e Saúde! 🙏

    1. Avatar de Isabel Prazim

      oi, eu tenho gastrite atrofica autoimune e metaplasia intestinal (tenho o anticorpo anticelula parietal que causa tudo isso) tambem tenho problama de tireoide e isso tudo causou deficiencia de b12 e consequentemente anemia perniciosa. minha b12 estava 56. aumentou para 348 apos 3 injecoes e agora esta 109. no meu caso esta 100% relacionado a problemas estomacais

  22. Avatar de Isabel Prazim

    oi eu tenho anemia perniciosa (descobri a pouco e ja faço tratamento com hematoligista) a minha b12 estava 56 quando decobri. depois de 3 injecoes almentou para 348. o medico pediu para ficar 3 meses sem injecoes e reptir os exames. agora esta 109. em breve voltarei a ele. minhas filhas estao com 545 (2 anos ) e 390 ( a de 6 anos) devo me preocupar com a menor?

  23. Avatar de Isabel Prazim

    oi eu tenho anemia perniciosa (descobri a pouco e ja faço tratamento com hematoligista) a minha b12 estava 56 quando decobri. depois de 3 injecoes aumentou para 348. o medico pediu para ficar 3 meses sem injecoes e reptir os exames. agora esta 109. em breve voltarei a ele. minhas filhas estao com 545 (2 anos ) e 390 ( a de 6 anos) devo me preocupar com a maior?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva