Benefícios da Vitamina D

Benefícios da Vitamina D

A vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxilio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina D. Horas depois o fígado e os rins convertem esse precursor em vitamina D.

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. Ela regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos. A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.

Porque a vitamina D é tão fundamental?

A vitamina D tem sido destaque em vários estudos científicos, devido ao seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. Ela é essencial para o tratamento da osteoporose, pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer.

Além de fortalecer nosso sistema autoimune, atua na secreção de insulina. Alguns estudos sugerem que a deficiência da vitamina pode levar ao prejuízo na secreção deste hormônio, o que poderia causar intolerância à glicose. A vitamina D é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina.

O que a falta da vitamina D causa?

A falta da vitamina D no organismo pode ser identificada em testes laboratoriais, pela análise do cálcio na urina (se houver pouco, é um sinal de alerta) ou por exames de sangue. Não costumam se manifestar sintomas em adultos, exceto por uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio. Já as crianças com deficiência de vitamina D podem desenvolver raquitismo — doença que inclui fraqueza e perda óssea.

Onde a vitamina D pode ser encontrada?

 Ela pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. Mas a principal fonte dessa vitamina vem do sol.

O banho de sol

Benefícios da Vitamina D

O corpo fabrica vitamina D graças ao contato com os raios solares. O ideal é se expor diariamente em média 15 minutos. Passe o filtro solar no rosto e deixe pernas e braços livres, já que o creme limita a absorção da luz. No entanto, pessoas mais claras, que necessitam de proteção solar absoluta, obtêm a vitamina mais facilmente, se expondo menos de 15 minutos três vezes por semana.

Existe o risco de deficiência de vitamina D durante o inverno, pois os raios solares nesta época não permitem a produção adequada de vitamina D. Também devido ao fato que a necessidade individual pode variar consideravelmente, dependendo de vários fatores. Quando ocorre a deficiência, existem complementos em forma de gotas (Aderogil). É muito importante consultar um profissional sobre a quantidade de vitamina D que você precisa.

Onde comprar vitamina D?

A vitamina D pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Para compra pela Internet, minha recomendação é a Natue. Eles tem uma grande variedade de produtos naturais, incluindo vários de vitamina D.

65 comentários para “Benefícios da Vitamina D”

  1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    Como médico , quero acrescentar que inúmeras outras doenças estão relacionadas à
    falta de vit. D : doenças infecciosas ( por exemplo gripes ) , por deficiência imunológica ,
    17 tipos de câncer , hipertensão arterial , doenças coronarianas , diabetes dos tipos I e II ,
    doenças autoimunes como esclerose múltipla , artrite reumatoide , lúpus , psoríase , tireoi-
    dite de Hashimoto , etc , depressão , esquizofrenia , etc. Peça ao seu médico para fazer
    uma dosagem de 25 hidroxi vitamina D . Isto pode mudar sua vida .

  2. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    :) Amei a dica

  3. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

    gostei da materia,porem gostaria de saber o que é essa dosagem de 25 de hidroxi que o doutor comentou,obrigado :)

    1. Quer ver sua foto nos comentários? Clique aqui! (link abre em outra janela)

      A dosagem de 25hidroxivitamina D é o exame de sangue que todos deveriam realizar para saber se há deficiência de vit D . israelcirlinas@yahoo.com.br

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Que outro assunto você gostaria de pesquisar?