Para a mulher que gosta de se cuidar

Alerta: Os 10 piores alimentos do mundo!

Olá queridas! Sempre buscamos nos alimentar melhor e aqui sempre abordamos os melhores alimentos para a nossa saúde. Mas você sabe quais são as verdadeiras “bombas alimentícias”, os piores alimentos do mundo, aqueles dos quais devemos fugir?

Lembrando que a intenção de mostrar essa lista não é para você ser radical e banir todos esses alimentos de uma vez só. A ideia sempre é de ficarmos mais conscientes do que estamos ingerindo no dia-a-dia. Se você comer com moderação, e somente de vez em quando, isso não vai causar nenhum mal permanente: o que prejudica a saúde é sempre a frequência e o exagero. Ok? Então vamos à lista das maiores “bombas” de todos os tempos! 🙂

10. Sal em Excesso

Os 10 piores alimentos

Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o sal retém líquido, deixando a pessoa inchada. O recomendado é ingerir no máximo 6g por dia, contando com o sal já existente na comida. O problema maior aqui é a quantidade de sódio existente em alimentos que você nem imagina, como doces por exemplo. Fique sempre atenta às embalagens dos produtos, sempre observando a quantidade de sódio.

9. Bebida alcoólica

Os 10 piores alimentos

A curto prazo, pode induzir arritmias e palpitações no peito. A longo prazo, acelera a arterosclerose, aumentando o colesterol e principalmente os triglicerídeos. Facilita a pressão alta, e dilata o coração. Além, disso é muito calórico, sem ser nutritivo. Uma caneca de chope pode conter a mesma quantidade de calorias de uma rosquinha doce. Se você tomar todos os dias um chope, pode engordar 6 kg em um ano.

8. Batata Frita

Os 10 piores alimentos

 Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans (que causa várias doenças), mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em “alimentos”: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançoso na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, podendo causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

7. Salgadinhos

Os 10 piores alimentos

Os salgadinhos e os petiscos de bar normalmente são fontes de gordura trans. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2. Aqui incluímos também salgadinhos de batata (“batatinhas”): não têm vitaminas nem minerais, só gorduras, ou seja, não têm nenhum benefício nutricional. Outro salgadinho a ser evitado são os de milho: por serem todos fritos, provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue (além de não aproveitarem as fibras do milho, tão benéficas à saúde).

6. Açúcar em Excesso

Os 10 piores alimentos

Cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Quando você ingere todos os dias esse açúcar, força os seus órgãos a trabalhar mais. Primeiro, para digerir. Segundo, para normalizar a taxa de glicose no organismo. É assim que você acaba ficando diabético. Os sintomas do diabetes são sede excessiva, urina frequente, pele seca ou com coceira e fadiga extrema.

5. Pão Branco

Os 10 piores alimentos

O sabor do pão branco pode ser melhor do que o do integral (há controvérsias!), mas o pão branco é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento em seu organismo. Isso pode causar infecções de vários tipos. O pão branco causa inchaço, gases intestinais e problemas digestivos.  Além disso, em termos de índice glicêmico, comer pão branco é pior até do que comer açúcar puro! Opte sempre pelo pão integral.

4. Carnes Processadas

Os 10 piores alimentos

O vilão aqui é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio – substância cancerígena que pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino, além de causar hipertensão. Outros exemplos de carne processada: bacon, mortadela, presunto, salame e linguiça. Fora que comumente a procedência dos componentes dessas carnes é altamente questionável…

3. Fast Food

Os 10 piores alimentos

Os fast food, como pizza (principalmente as congeladas), hambúrguer e comida chinesa delivery, têm excesso de calorias, gordura saturada, sódio e proteína. As refeições também normalmente trazem gordura trans, que contribui para problemas cardíacos, e contém excesso de açúcar.

2. Refrigerante

Os 10 piores alimentos

Se você beber um copo de refrigerante por dia, estará ingerindo de 6 a 7 colheres de chá de açúcar! Muitos refrigerantes são repletos de aditivos, o que pode gerar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração. Além disso, o refrigerante, seja a versão normal, zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais de que o corpo precisa para o metabolismo funcionar; é um poço de “calorias vazias”.

1. Refrigerante Diet

Os 10 piores alimentos

Essa é pra quem foge para acha que escapa dos malefícios do refrigerante fugindo para as opções “light/diet”. As versões diet contêm aspartame, agora rebatizado como "AminoSweet" – produzindo "efeitos que podem ser confundidos com Alzheimer, síndrome da fatiga crônica, epilepsia, esclerose múltipla". Sem contar serem capazes de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação cardíaca, perda auditiva, tontura.

E você, consome algum desses alimentos regularmente? Concorda com a lista? Incluiria mais alguma “bomba” que não mencionei??

120 comentários para “Alerta: Os 10 piores alimentos do mundo!”

  1. Avatar de Glaucia Nogueira

    Excelente post!!! é bom mesmo a gente saber e comer menos dessa porcariada, eu como quase tudo da lista, mas sempre com moderação, e como raramente…
    O meu maior pecado é o cachorro quente e a pizza.
    pão branco nunca mais só como integral a muitos anos…

    1. Avatar de Amanda

      Amei o post, o Beleza e Saude é demais…

  2. Avatar de Iolanda

    Amei celisa, estou super feliz que quase não como nada dessa lista, faz uns 3 anos que mudei radicalmente minha alimentação e deixei as porcarias de lado.

  3. Avatar de Ana Maria

    Muito bom saber, vou maneirar no refrigerante… ainda bem que tomo pelo menos o “normal”, mas não tomo todos os dias, só nos finais de semana….
    batata frita não tem jeito, simplesmente amo… 🙂

  4. Avatar de Ieldo

    Concordo com tudo o que foi dito sobre os 10 piores alimentos. Porem gostaria de acrescentar que o pior alimento de todos ainda é ” comer muito” . Nossa civilização Ocidental tem como principio fundamental de felicidade de vida: comer,comer,comer…aí é que mora o perigo. Existe racionalidade em comemorar o nascimento daquele que preconizava a frugalidade, em banquetes “pantagruélicos” no final de cada ano ? Gente vamos comer menos…..

  5. Avatar de Renatinha

    Muito bom para ficarmos mais conscientes do que comemos, estou melhorando minha alimentação, pão só integral e cortei os refrigerantes… mas ninguém é de ferro né, uma batatinha frita de vez enquando não dá para deixar de ládo 🙂

  6. Avatar de Tatiane Roberta

    Bom dia … é sabendo disso nem quero mas refrigerante não é bom mesmo, mas ainda tenho que parar de comer em excesso é o pão…muito obrigado por mais essa matéria .

  7. Avatar de Maria Eunice

    Bom dia, excelente artigo, simples e importantíssimo.
    Também estou mudando meus hábitos, refrigerante só raramente e as carnes processadas, tipo mortadela, queijo, presunto tb cortei, só não resisto a um pão francês, mas como de vez enquando… não todos os dias…

  8. Avatar de Débora

    Estou tentando melhorar minha alimentação mas o que tenho mais dificuldade em largar são os doces principalmente sorvete e chocolate alguém ai têm alguma dica que possa me ajudar?

  9. Avatar de Camila

    Oieee celisa, amei o post dos piores alimentos, concordo sim e incluiria também bolachas, biscoitos, recheados, é tudo uma bomba!!!

  10. Avatar de Denise Camargo

    Amei o artigo, vou me cuidar mais…

  11. Avatar de Rodrigo

    Gostei muito do artigo, parabéns, desde que comecei fazer musculação, mudei minha alimentação e cortei essas porcarias, refri, pão branco e carnes processas nunca mais.

  12. Avatar de Neuza

    Puxa,tudo que eu adoro faz mal,eu amo refrigerante,sempre compro a versão zero,achei que fosse o menos pior,por não conter açúcar,e batatinha frita,que delícia,juntos então,nossa,comeria todos os dias,mas é sempre bom maneirar né,muito legal esse post,super alerta,meu maior pecado é o refri mesmo,o resto consumo pouco.

  13. Avatar de Márcia Leme

    Adorei…
    E concordo com a Camila: biscoito recheado é realmente uma porcaria…
    Eu gostava muuuito de refrigerante mas fui me domando. Não tomo mais, e a maior diferença que notei em mim quando parei de tomar foi a disposição. Antes qualquer coisinha já me deixava cansada…
    O resto dos alimentos listados quase nunca como… É como a Celisa disse: uma vez ou outra, tudo bem… O que não pode é deixar esses vilões fazerem parte da nossa rotina…
    Mais uma coisa: depois que passei a “frequentar” o Beleza e Saúde minha vida melhorou muito…
    Adoro esse blog…

  14. Avatar de Ronald Mansur

    como compartilhar o excelente material.

  15. Avatar de Fer

    Nossa, estou perdida, essa lista tem tudo o que ADOROOO, são minhas comidas preferidas, não vivo sem refri, mas tomo o normal, já sabia que o diet era pior ainda…
    Mas valeu para tentar maneirar nesse tipo de comida.

  16. Avatar de Carina Lopes

    Tudo ai eu como de vez em quando, tirar tudo radicalmente é dificil, o jeito é tirar aos poucos.

  17. Avatar de Danúbia

    Eu tb como quase tudo dessa listinha, mas eu sabia que faz mal, mas agora certamente ficarei mais consciente dos meus atos.

  18. Avatar de Ednea Dos Santos Santiago

    😆 gostei da materia, vou me cuudar mais obrigado,
    continuue a exibindo marerias assim.

  19. Avatar de Mika

    Puxa vida, adorei a matéria mas estou triste… Eu consumo quase tudo dessa lista, especialmente o pão branco e a batata frita pra mim é muito difícil largar. A batatinha até que não é sempre, mas qdo como é em bastante quantidade. Mas o pão é todo dia preciso de dicas de como mudar esses hábitos.
    Obrigada pelo alerta, vou me cuidar mais!

  20. Avatar de Marta

    Sempre estou de olho no que estou comendo: carne processada, pão branco e refrigerante estou abolidos, só não resisto a uma boa pizza, mas nada de pizza congelada.

  21. Avatar de Creusa

    a batata frita feita em casa, com óleo novo em que não se deixa fazer fumaça(esquentar demais), não é nociva não. O que mata é o óleo reaproveitado e super quente tipo dos pasteis de feira. Veneno puro. 😉

  22. Avatar de Gabriela

    Adorei a lista!!! não resito a uma batata frita e fast food, mas só de vez enquando.
    Adoro pão com mortadela, mas não como o pão branco, sõ o integral.
    Refri cortei a muito tempo já…

  23. Avatar de Teresa Simon

    Sim, concordo com o Ieldo, pior que se alimentar com essas porcarias é comer
    demais.bjus

  24. Avatar de Antonieta

    O meu maior pecado é o doce… mas procuro evitar, refrigerante nunca mais… sempre soube dessa fama de vilão, precisa ter muita coragem para comer, salsicha e mortadela, quando se sabe como faz é impossível comer.

  25. Avatar de Anne Macaratto

    Amei o post, parabéns ao blog… já me deixou mais consciente.

  26. Avatar de Joscimara

    Muito boa.

  27. Avatar de Ana Paula

    Nossa amo batata frita, pizza todo final de semana e sou viciada em coca-cola, mas estou mudando meus hábitos alimentares, quero ser mais saudável, apesar de ser bem difícil deixar alguns alimentos de lado, mas já estou diminuindo bastante.
    Amei a matéria me anima mais a me alimentar bem.

  28. Avatar de Elaine Cristina Alves

    Já tem alguns anos que mudei minha alimentação, faço academia a 6 anos e só como alimentos naturais, frutas, verduras, integrais e grãos, uma dose de vinho tinto nas refeições, chocolate só amargo, essa porcariada toda eu me recuso terminantemete a por na boca, pois isso pra mim é se autodestruir, hoje eu sou radical mesmo e não tenho nenhuma dificuldade pra isso não, se disserem que um alimento faz bem eu como, se disser que faz mal, nunca mais.
    Elaine.

    1. Avatar de Priscilla

      Acho que você está certa, isso vai te criar um hábito saudável. Estou com você, sempre me esforço mais pra melhor de vida.

  29. Avatar de Fran Travassos

    Adorei o post é sempre bom ficarmos ligados nessas dicas.
    Fica aqui a minha pergunta.

    Quais os alimentos posso substituir por esses acima citado?

    Obrigada!

    1. Avatar de Vanessa Little

      sal- sal marinho e em menor quantidade
      Bebida alcóolica – ?! sucos (hehe)
      Batata frita – batata cozida/assada
      Pão branco- pão integral
      salgadinhos – salgados de forno/ canapés
      carnes processadas – faça seu próprio hambúrguer com carne moída fresca ou use salsicha de frango q é “a menos pior”.
      Fast food- sanduiches naturais ou massas frescas
      Refrigerante / refri diet- Sucos, chás, água, etc.

      😀

      1. Avatar de Vanessa Little

        Ah, bebida alcóolica pode ser o vinho, pois é mais saudável.

        1. Avatar de Samara

          Toda mudança pode ser feita, basta querer

  30. Avatar de Catia

    Parabéns pelo post Celisa!

    Eu preciso corta mais o sal e o açucar branco (refinado) eu não uso.

    Será que o mascavo ou o demerado fazem mal tb, mesmo não sendo em excesso?

    bjs

    1. Avatar de Vanessa Little

      O mascavo é rico em nutrientes e vitaminas, porém é tão (ou mais) calórico quanto o açúcar refinado. A diferença é que ele é mais saudável e com um bom poder de adocicar, dai pode pôr menor quantidade.

  31. Avatar de Vanessa Little

    Oi gente! Bem lembrado: biscoito recheado é um perigo! Uma boa mãe se soubesse dos malefícios não encheria o filho de biscoitos como trakinas, bono, etc… Aqueles outros salgadinhos como Rufles ou Doritos também tem a quantidade de sódio pra uma semana!

    Mas é lógico q as vezes não dá p resistir em alguma coisa ou outra (eu amo pizza e cachorro-quente), mas tento evitar ou contrabalancear. Tudo na vida é equilíbrio. Consegui ‘largar” o refrigerante faz muito tempo. Agora to tentando largar o Mate industrializado, pois ele também contém açucar. Há uns 15 anos não consumo açucar refinado, mas acabamos consumindo em produtos. Também não como pão branco.

    Depois q comecei a ter que almoçar fora, engordei 7 kg, mesmo comendo coisas saudáveis, mas tinham os molhos, e o preparo que geralmente carregam no sal. Então troquei de restaurantes e agora só vou nos que tem quantidade de sal e óleo controlada.

    é importante sabermos o que faz mal, mas também maneirarmos na dieta, pois senão ficaremos magrinhas e tristes, o importante é estar de bem com seu corpo, se alimentar adequadamente, com equilíbrio e manter-se saudável. Uma escapulidinha de vez em quando (eu não deixo minha caipirinha em um dia do fim de semana) faz bem até pra alma!

    Beijão meninas 😀

  32. Avatar de Monnii

    MUITO BOA, PRA QUEM TINHA DUVIDAS QUE PRECISA MELHORAR OU REEDUCAR SUA ALIMENTAÇÃO, MELHOR AINDA PRA INSENTIVAR QUEM JA ESTA NESTE CAMINHO DE REEDUCAR-SE.

  33. Avatar de Gabii

    Meu Deus sera que eu estou com diabete?? 🙁

  34. Avatar de Bárbara

    Sem contar que todos esses alimentos causam muuuuita CELULITE e gordurinhas localizadas!!!
    Espero que as pessoas pensem melhor antes de comer. Sei que são coisas “saborosas”, más o prazer do auto controle e da consciência leve ao dizer não, são muito melhores do que essas comidas maléficas.
    Parabéns pelo post!!!

    1. Avatar de Priscilla

      Sentem esse prazer porque é difícil mudar. Mas o esforço inicial e contínuo, muda a direção da felicidade. Questão de hábito.

  35. Avatar de Roberta França

    aaai tudo q é gostoso kkkkk

    parar pra mim é muuito dificil mas já estou reduzindo bastante.

  36. Avatar de Hyandra Thamires

    Tô lascada! Só não consumo álcool e sal em excesso, todos os outros são meus companheiros diários! Ótima matéria, já sabia que tinha de mudar meus hábitos e depois dessa então…

  37. Avatar de Lucinea

    Eu ja não como estas coisas a muitos anos, me alimento só de grãos, alimentos integrais, muito legumes e frutas, sucos naturais tanto de frutas como de legumes, pois para mim tudo da um suco sadio, abuso das folhas, nesta relação realmente são verdadeiros venenos abraços

  38. Avatar de Gerson Rodrigues

    É minha esposa que me passou este blog, vive pegando no meu pé, o jeito é tomar vergonha na cara e mudar, pois estou apenas com 52 anos, se quero chegar aos 80 sem sofrer, tenho de mudar muitooooo.
    tanks.

  39. Avatar de Gerson Rodrigues

    epa essa foto foi errado, não sei como tirá-la. É ruim hein!!!

  40. Avatar de Carla

    Apoiada essa lista Celisa, não consumo quase nada dessa lista só péco no pão branco que ainda consumo…

    Obrigada e beijos

  41. Avatar de Glaucia Prosa

    Muito bom falar sobre alimentação!Cuidado com alimentos que contenham sódio.Observar se as “comidinhas” congeladas foram feitas com gordura vegetal como batatas congeladas pré fritas p. exemplo.Muito cuidado tb. na escolha dos vegetais, frutas e legumes pq. os agrotóxicos são muito utilizados e vc. pode estar comendo veneno.Segundo nutricionista amiga os hidropônicos são os que mais contém defensivos agrícolas.Prefira os orgânicos.
    Um abraço p. todas(os).

  42. Avatar de Julia

    Sou mãe e tenho um filho de 3 anos, ultimamente tenho ido a muitas festinhas e acabo comendo muito salgadinho e doces, refrigerante então… não sei quantos copos…
    Acho que o jeito é comer em casa, não consigo resistir aos salgadinhos se tiver com fome…

  43. Avatar de Lidiane

    Olá meninas, muito legal esses comentários, estou mudando minha alimentação e preferindo os alimentos mais saudáveis, meu colesterol e glicose estavm altos, o médico me proibiu de comer pão branco e arroz barnco, agora só integral.

  44. Avatar de Samara

    Excelente post, gostei, porque é muito bom para repensar sobre o que comemos. Estou tentando melhorar sempre… refri não tomo mais como tomava antes, que era todo dia, tomo só as vezes, e o pão branco tb estou evitando. O meu pecado é a pizza, hummm adoro… mas jamais como essa congelada de mercado, eca

  45. Avatar de Jessica Fernanda

    Post legal…, sabado e domingo tomei refrigerante,pizza, pastel, pão de queijo, leite condebsado, beijinhooo..gosto muito de coxinhas tambem,kkkkkkk. nesse calor refri geladinho é deliciaaaa. Porem como descrito acima e eu ja sabia tambem que tdo isso é muito ruim para nossa saúde…. A nutricionista me falou que qd temos uma alimentação certa, balanceada toda a semana, num final de semana ou outro pode da uma fugidinha…… Gente vamo combinar q ninguem é de ferro, e que todas as besteiras q nao sao boas para nossa saude sao verdadeiras delicias tentadoras q estao em todo lugar. uns 2 anos mudei minha alimentação, não vou dizer q pareiii de comer as besteiras, porem opto por comer no final de semana, ou algo do tipo. O pão ja ha dois anos como integral de forma, costumo fazer torrada com eles, sem manteiga, hj é raro comer o pão branco, biscoito tambem consumo o integral, a noite as vezes mingal de aveia, que alem de ajudar no intestino é otimo para nossa saúde, uso a semente de chia a uns meses e tem me dado muitos efeitos bons, como funcionamento do intestino, e consegui manter meu peso…pele limpa, eliminando gordura da alimentação nas fezes.. Gente hj apos o almoço qd abri a geladeira la estava o refri pretinho preferido pela maioria das pessoas deu uma vontade de tomarrr, na mesa tinha suco natural de acerola, olhei p o refri olhei p o suco, olhei de novo… Eeeee…como no final de semana consumi refri, optei pelo suco, deliciaaa e fonte de vitamina C, meu corpoe saude agradecem..kkkkkkkkkkkk. XeroO

  46. Avatar de Rê

    Eu peco no açúcar, doce é o meu fraco! Muito bom o post!

  47. Avatar de Cerise

    Gostei… estou mudando aos poucos minha alimentação tb, o mais difícil para mim é eliminar os doces e refri

  48. Avatar de Maria Alice De Souza Milhomens

    sempre muito legal estas dicas, faz alguns meses que estou mudificando os meus constumes alimentar e senti uma diferença muito grande e uma dica que achei legal foi , como gosto muito de chocolate, uso hoje junto com iorgute natural e desnatado o cacau, e uso muito tambem gelatina de hagar que ajuda na alimentação.

  49. Avatar de Cacilda

    concordo com tudinho, excelente post Celisa….Massssss..como sempre tem um massss..não consigo comer pão integral, agora pizza..só de sabado..salgadinhos uma vez cada tres meses..açucar ? como vou adoçar meu café com leite? rsrs..em relação a batata frita era o que minha mãe mais gostava..eu e minhas irmãs sempre faziamos , mas sempre oleo saindo da garrafa..(depois q o oleo esfriava despejavamos em uma garrafa p depois dar p uma senhora q faz sabão.Ela faleceu com 97 anos.
    Mas minha mãe sempre falava, comem de tudo eqto vc’s podem.
    Carne vermelha ela nao comiga, as vezes ela pedia um franguinho assado , um pastel, mas era raro ela pedir.
    Acho q comer ate pode, só não podemos abusar, comer todos os dias, no dia a dia temos q tomar sucos naturais, comer legumes, frutas para equelibrar as besteiras que comemos no fim de semana.
    Meu pecado maior é o chocolate , açucar e o pão frances, sendo que o chocolate e o açucar estou dando uma manerada..meninas uma excelente semaninha ..Beijinhos

  50. Avatar de Larisce

    Eu ainda tenho a impressão que comer demais não é tão nocivo quanto comer coisas tão ruins… Pois estes alimentos fazem mal até em pequena quantidade.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva