Olá queridas! Sempre buscamos nos alimentar melhor e aqui sempre abordamos os melhores alimentos para a nossa saúde. Mas você sabe quais são as verdadeiras “bombas alimentícias”, os piores alimentos do mundo, aqueles dos quais devemos fugir?
Lembrando que a intenção de mostrar essa lista não é para você ser radical e banir todos esses alimentos de uma vez só. A ideia sempre é de ficarmos mais conscientes do que estamos ingerindo no dia-a-dia. Se você comer com moderação, e somente de vez em quando, isso não vai causar nenhum mal permanente: o que prejudica a saúde é sempre a frequência e o exagero. Ok? Então vamos à lista das maiores “bombas” de todos os tempos! 🙂
10. Sal em Excesso
Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o sal retém líquido, deixando a pessoa inchada. O recomendado é ingerir no máximo 6g por dia, contando com o sal já existente na comida. O problema maior aqui é a quantidade de sódio existente em alimentos que você nem imagina, como doces por exemplo. Fique sempre atenta às embalagens dos produtos, sempre observando a quantidade de sódio.
9. Bebida alcoólica
A curto prazo, pode induzir arritmias e palpitações no peito. A longo prazo, acelera a arterosclerose, aumentando o colesterol e principalmente os triglicerídeos. Facilita a pressão alta, e dilata o coração. Além, disso é muito calórico, sem ser nutritivo. Uma caneca de chope pode conter a mesma quantidade de calorias de uma rosquinha doce. Se você tomar todos os dias um chope, pode engordar 6 kg em um ano.
8. Batata Frita
Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans (que causa várias doenças), mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em “alimentos”: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançoso na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, podendo causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
7. Salgadinhos
Os salgadinhos e os petiscos de bar normalmente são fontes de gordura trans. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2. Aqui incluímos também salgadinhos de batata (“batatinhas”): não têm vitaminas nem minerais, só gorduras, ou seja, não têm nenhum benefício nutricional. Outro salgadinho a ser evitado são os de milho: por serem todos fritos, provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue (além de não aproveitarem as fibras do milho, tão benéficas à saúde).
6. Açúcar em Excesso
Cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Quando você ingere todos os dias esse açúcar, força os seus órgãos a trabalhar mais. Primeiro, para digerir. Segundo, para normalizar a taxa de glicose no organismo. É assim que você acaba ficando diabético. Os sintomas do diabetes são sede excessiva, urina frequente, pele seca ou com coceira e fadiga extrema.
5. Pão Branco
O sabor do pão branco pode ser melhor do que o do integral (há controvérsias!), mas o pão branco é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento em seu organismo. Isso pode causar infecções de vários tipos. O pão branco causa inchaço, gases intestinais e problemas digestivos. Além disso, em termos de índice glicêmico, comer pão branco é pior até do que comer açúcar puro! Opte sempre pelo pão integral.
4. Carnes Processadas
O vilão aqui é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio – substância cancerígena que pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino, além de causar hipertensão. Outros exemplos de carne processada: bacon, mortadela, presunto, salame e linguiça. Fora que comumente a procedência dos componentes dessas carnes é altamente questionável…
3. Fast Food
Os fast food, como pizza (principalmente as congeladas), hambúrguer e comida chinesa delivery, têm excesso de calorias, gordura saturada, sódio e proteína. As refeições também normalmente trazem gordura trans, que contribui para problemas cardíacos, e contém excesso de açúcar.
2. Refrigerante
Se você beber um copo de refrigerante por dia, estará ingerindo de 6 a 7 colheres de chá de açúcar! Muitos refrigerantes são repletos de aditivos, o que pode gerar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração. Além disso, o refrigerante, seja a versão normal, zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais de que o corpo precisa para o metabolismo funcionar; é um poço de “calorias vazias”.
1. Refrigerante Diet
Essa é pra quem foge para acha que escapa dos malefícios do refrigerante fugindo para as opções “light/diet”. As versões diet contêm aspartame, agora rebatizado como "AminoSweet" – produzindo "efeitos que podem ser confundidos com Alzheimer, síndrome da fatiga crônica, epilepsia, esclerose múltipla". Sem contar serem capazes de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação cardíaca, perda auditiva, tontura.
E você, consome algum desses alimentos regularmente? Concorda com a lista? Incluiria mais alguma “bomba” que não mencionei??
coma com moderaçao.
ótimo texto
jurava que o chocolate ia estar na lista!
Isto é ignorância!
morrer é melhor então, vamos comer o que? 😡
Tem TANTA coisa pra comer além destes “alimentos”. E a Celisa foi BEM CLARA:
Não é pra NUNCA mais comer, é pra comer com moderação, ou seja, não comer todo dia.
Eu não tomo refrigerante há alguns anos. Quando vou a festas sempre tem um suco ou mate ou água. Eu sei que sucos de festas são de caixinha, eu vou deixar de beber? Não. Mas pra mim é melhor que refrigerante.
Também como salgadinhos em festas, mas se puder comer só os de forno, prefiro. Mas não deixo de viver não! Pois eu amo pizza e semrpe que posso divido com meus amigos ou namorado. Só não vou pra Rodízio, né?! 🙂
Verdade, temos muita coisa pra comer só que os meios de comunicação nos enfiam goela abaixo os lixos deles, Afinal, somos um povo consumista e tudo tem que ser comprar. Mudei minha alimentação. há mais de um ano não tomo refrigerante, e todas essas coisas ditas aí, minha saúde melhorou muuuito
Incluiria a margarina.
pode-se comer tudo isso sim, ninguem pode viver sem essas delicias mas tudo com moderação, não todos dias né 🙂
Tenho 74 anos e trabalho duro todos os dias. Há muito tempo que faço uso de produtos naturais e integrais; Arroz integral,pão caseiro integral, açúcar mascavo(muito pouco), verduras diversas orgânicas, muita frutas.Muito cuidado com gorduras saturadas…, nada de REFRIGERANTES…(prefiro água pura). Minha taxas: LDL/ GLICOSE/TRIGLICERÍDEOS,etc.etc. tudo dentro da normalidade! Então, pra que se empanturrar com excesso de gorduras e açúcares? Vale a pena qualquer esforço para viver com qualidade de vida e por muitos anos!
Gente. Não sabia dessa do refrigerante diet, do pão branco e da carne processada! Ótimo post! Adorei saber mais sobre esse tipo de alimento. (:
Visitem? http://docemetafora.blogspot.com.br/
Eu como uma vez ou outra…
eu como de vez em quando
meu problema eh soh o acucar e o sal. Os demais da lista eu como muito raramente.
Tudo que se come em demasia é prejudicial, mas deixar de comer coisas gostosas é muito chato. É só saber dosar e deixar rolar.
Lembrei de umas palavras que vi escrita em uma camisa: Não como, Não fumo, Não Bebo, Morri… rsrs
amei essa CLAUDIA DE 29 DE JANEIRO
Obrigada… To achando o mundo muito chato. rsrs
BOTA CHATO NISSO…MEU DEUS!!!
amo batata frita, não fico sem…
Vc deve ser gorda….
Adorei o artigo, show de bola!!!! Estou melhorando muito o que como, dessas coisas não tem nada que eu como todos os dias.
Muito bom o posts celisa
um tempo atrás eu estava com minha glicose bem alta, acima de 100 quase diabética, isso porque eu comia muito pãp branco ( comia 2 pães frances todos os dias) Já faz um tempo que só como pão integral e minha glicose já baixou… pão branco nunca mais…
Fico feliz em não gostar de refrigerantes e ter abolido frituras em casa. Batata frita, que aliás é muito bom, esporadicamente e fora de casa. Bebida alcoólica também esporadicamente, passo até mês e não gosto de cerveja. Pão branco ainda como mais ou menos 3 vezes por semana, enjoei um pouco do integral. Difícil mesmo são outros alimentos que consumimos e não temos ideia da quantidade de sal e/ou açúcar.
Vejo como vilões também os molhos prontos e procuro não consumi-los. Exceção para o molho de tomate pronto, que uso raramente. Mas, e a pizza do fim de semana? E o sanduíche Subway que adoro? Estes no máximo uma vez por semana.
Acho que estou bem, mas poderia ser melhor, consumindo apenas alimentos naturais.
Ótimo post, me levou a pensar como melhorar nestas coisas.
Beijo
Ótimo post… muito bom saber desses vilões alimentares, isso nos faz pensar um pouco mais no que comemos…
Boa noite!
Celisa amo seus posts, sempre muito úteis!! Parabéns!
Procuro evitar certos tipos de alimentos, pois prefiro ter uma
alimentação bem saudável.
Beijos..
amo esses assuntos … e graças a Deus nenhum desses alimentos me faz falta ….
Pois é , eu estou sempre atenta, claro que as vezes a gente sai um pouco do ritimo,
mas o correto seria prestar mais atenção no que comemos.
adorei a matéria, embora já soubesse desses malefícios para nossa saúde.
obrigado pelas dicas,gostei muito do seu post,vc realmente tem razão,
alguns alimentos são realmente prejudiciais para nassa saúde.
Celisa, como sempre parabéns pelo post, porém, gostaria de compartilhar uma entrevista que assisti de um especialista que falava sobre o risco dos sucos. Isso mesmo, parece loucura.
Ele alega o seguinte: que o consumo EXAGERADO de sucos feitos com a polpa de fruta, com o passar do tempo pode ocasionar o diabetes. A explicação é que ao consumir a fruta em seu estado in natura, como o exemplo a laranja, vc vai comer de uma a duas no máximo, enquanto que um copo de suco de laranja, vai levar em torno de seis laranjas ou mais, tornando-se um excesso de glicose no organismo (como se fosse uma bomba glicemica, segundo ele), ou seja, o consumo reiterado poderá provocar o acúmulo de açúcar no sangue.
Achei bem interesante esta entrevista, e, passei a consumir mais a fruta do que o suco, utilizando apenas uma vez por semana ou mais. Bjssssssssssss!!!!!!!!!!! 😀
Olha Suzana, você está certa, e até as frutas devem ser consumidas com moderação.
Eu achava que tomar sucos e frutas in natura era “livre”, que era uma forma de amenizar a fome sem engordar. Mas a minha nutricionista reduziu a 3 porções pequenas e isso incluindo os sucos. A uva, por exemplo, é super calórica. Mas quem resiste a um copo de suco integral? Mas ai eu não como mais fruta alguma… Assim como o famoso suco de laranja que como vc bem observou, tem muita frutose (o açúcar natural das frutas) que em excesso aumentam o nível de glicose. Sem contar que é super calórico também.
Frutas ácidas costumam ser melhores, mas quem vai tomar um suco de limão sem adocicar? Acabamos colocando no mínimo adoçante.
Ah, outra questão é o adoçante. Aspartame e todos esses como Zero Cal, Finn, etc, contém substâncias químicas que com o acúmulo no organismo ficam tóxicas.
Por isso grávidas não podem comer nada light/diet se for com estes adoçantes. Inclusive depois de um tempo ele faz o efeito inverso, ele faz vc acumular mais gordura (o metabolismo desacelera).
O melhor é o de sucralose (Ex: linea) ou o de frutose.
Beijinhos
que pena!salsicha,salgados,pizza é tudo de bom mais vou tentar comer menos
pois prefiro a saúde.muito bom estes textos ele nos ajuda a melhorar a nossa alimentação
Tudo demais é veneno já dizia a minha avó, eu posso comer todos esses alimentos uma vez ou outra em pequena quantidade, e se estiver com muita vontade.
😉 😉
NAO SOU ADEPTA A ESSES ENGREDIENTES SITADOS,GOSTO E COMO MUITO COMIDA JAPONESA,COMO PÃO BRANCO RAMENTE,BATATAS NEM PENSAR, REFRIGERANTES,TO FORA.
QTO O AÇUCAR USO POUCO,GOSTARIA DE SABER SOBRE O SUCO QUE CONTÉM SOJA. 😉
COMO MUITO COMIDA JAPONESA,EX SUSHI E SASHIMI,FAÇO USO DO SOJA COM ESSES ALIMENTO,ISSO E BOM OU RUIM?
Oi!
Olha, o excesso de proteína (do peixe) pode elevar seu ácido úrico e outros ploblemas imunológicos. O molho de soja, além de ser calórico, possui muito sódio, o que traz o inchaço e faz mal para o organismo. Prefira o light.
Tudo na vida é equilíbrio! Não deixe de comer a sua comida japonesa, mas varie com outros alimentos para que não fique sem vitaminas! 😆
Caramba…não disseram que o light é pior??? E agora?
pare de assistir televisão, será mais fácil desviar dessas coisas, mude para o interior e coma o que plantar terá uma saúde de ferro.
Parabéns pelo post! 😀
bjs.
Resumindo fritura engorda, sal aumenta apressão, suco natural e frutas in natura também.
Vamos beber água e comer isopor. Qualquer alimento em excesso prejudica, até descansar demais, se divertir ou trabalhar. o que de fato precisamos é de equilíbrio. 🙂 🙂 😆
Exatamente! Equilíbrio é a resposta para tudo! 🙂
Sair da linha de vez em quando faz bem pra alma! 😀
perdi 9kg em 3 semanas https://www.youtube.com/watch?v=JsW7dnr5exw
Boa tarde!…
😳 as vezes ficamos assim,pois sabemos que faz mal
mais a boca fica maior e esqueçemos que gula e pecado para nos mesmo !…
beijos.
Bom dia…Meu irmão comia só verduras frango,peixe, era esportivo nunca comia carne vermelha,pelo sal e o açúcar a pena o que é necessário.,não fumava, não bebia bebidas alcoílicas apesar disso faleceu de câncer no figado .Como a gente tem que se comportar então ? Não acho que isso não tem explicações plausíveis…Desculpem o desabafo…
Olha, deve ser revoltante perder um irmão que era saudável para essa doença terrível. Meu pai também morreu de ancer no fígado. Eu acredito que já nascemos com uma pré disposição para desenvolver certas doenças, sejam elas hereditárias ou não. Se elas vão se desenvolver vai sim depender da nossa alimentação e mais: do modo de viver a nossa vida. E doenças crônicas, como o câncer, infelizmente, não dependem só de alimentação… Até pq até os vegetais podem contribuir para o desenvolvimento desta (vide o outro post sobre alimentos contaminados…)
Eu acredito muito em equilíbrio. Acredito que podemos comer de tudo, desde que moderadamente e evitando os maus alimentos. E praticar atividade física com prazer! A cabeça é muito responsável pelo o nosso bem estar. Não adianta ficar obcecado pelo corpo se você não está bem internamente.
Ontem eu conheci um cara que virou frutígero: só como frutas. Ele diz que é ótimo, que limpa o organismo, etc e tal. quando questionamos se ele não sentia vontade de comer outras coisas, ou pelo menos variar (afinal, só sabor doce, pra mim pelo menos seria impossível), ele disse:
“Comida não é pra prazer, é pra nutrição. Posso ter prazer em outras coisas”
Sinceramente, eu tive pena dele. Pq nunca vai dividir uma pizza com uma galera, nem ter um jantar a luz de velas com uma pessoa especial, nem comer um peixinho fresco à beira do mar…
Comer não deve ser o único prazer, mas devemos sim sentir prazer com a comida e com todo o ritual que a envolve.
O importante é não abusar nem rpa mais, nem pra menos…
Os resultados até hoje apresentados com o aspartame, ciclamato de sódio e outros adoçantes são muito falhos e duvidosos.
Um exemplo vivo é o da dose ciclamato de sódio que foram dados a cobaia de laboratório. As doses eram cavalares e eram dadas todos os dias, para a gente tomar a mesa dose (ciclamato/kg da pessoa) teriamos que ter um estomago de baleia!
Quanto a falar que o pão branco é cheio de quimica, o que não tem quimica na vida? Se não tivesse, estariamos morto. A proposito, o fermento do pão frances é fermento BIOLOGICO, como consequencia, se não for bem fermentado, vai fermentar dentro do corpo, já tem que um lugar propício para isso, os outros ingredientes são farinha, agua, sal e manteiga – pura quimica!. Carboidrato do pão é uma fonte de energia de absorção rápida, que caso não seja utilizada armazena na forma de trigliceres, logo, para pessoas não sedentarias, ajudaria como energia no treino.
Estou vivendo essa experiência. Mudei em 90% minha alimentação para alimentos saudáveis, como integrais, cereais e grãos. E também como 90% das vezes carne branca como peixes e aves.
O meu corpo já me respondeu de outra forma. Aliada a musculaçao na academia me sinto 200% melhor.
Nós somos o que comemos sim. E a vida longa para quem deseja dependerá disso também.
Tô passada com o pão branco… Sabia apenas que engordava, mas não imaginava que ele estaria na lista… Esse sim eu como todos os dias. (Vou seguir a dica e tentar substituí-lo por pão integral).
Parabéns pelo post! Estamos acostumados a ver “os melhores alimentos para a saúde” e essa é a primeira vez que eu vejo “os piores”. rsrsrs.
Gostei , o texto afirma que eu não estava errada
Não como nenhum desses e me sinto ótima aos 60 anos graças a Deus.
Sorvete!!! Excesso de gordura hidrogenada!
Gente!!
Adorei esse post…é sempretudo q falo 🙂
http://belezacomnutricao.blogspot.com
Sorvete, cheio de gordura… 👿
Excelente post, muito obrigado por exclarecer muito coisa que a gente nem imaginava que fazia tão mal, e é isso mesmo estamos rodiados de porcarias cabe a nós sermos seletivos e cuidadosos com a nossa saúde e vida, pois a vida é um presente de Deus e devemos cuidá-lo e muito bem.
MUITO BOM! POR MIM REFRIGERANTE PODE FALTAR NO PLANETA… ADORO SUCO DE FRUTAS!
Adorei o post, parabéns!
Eu acrescentaria a margarina e os doces e salgadinhos.
Adorei o post,parabéns,Celisa!!!!
Parabéns Celisa, excelente Post! Há muito deixei de comer tudo isso.
Energético pode tomar, quem faz só caminhada?
Tem uma blogueira copiando EXATAMENTE o texto de vocês..
http://www.ociocolorido.com.br/2016/07/alerta-os-10-piores-alimentos-do-mundo.html
Fiquei na duvida em relação a batata frita, e se for aquela batatinha temperada, que fica curtinho no molho (a chamada batatinha de casamento), também é maléfica, igual a batatinha frita.
Quanto aos embutidos, tem alguns frigoríficos dizendo na sua embalagem menos adição de sódio sera que essa informação procede, e realmente é confiável.
“Jericó!!!”
“As salsichas possuem substâncias cancerígenas que podem aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino, além de causar hipertensão…”
“Oh, my God!” 🙁 😳
Eu não como salsichas, bom, mas para não dizer que nunca como, acho que a ultima vez que comi já faz uns… (…) acho que uns 4 meses ou mais (+ ou -), pois foi lá pelo mês de janeiro ou fevereiro de 2017, mas estou descartando o consumo de salsichas da minha vida a partir de agora, definitivamente, pois sei que o mundo tem coisas muito melhores para eu consumir e portanto o farei. Pois uma coisa é ficarmos doentes por “fatalidades” da vida e do acaso, mas ficarmos doentes por falta de compromisso e cuidado com nós mesmos é mais triste ainda!
Mas aonde eu quero chegar com isso é no absurdo de “alimentos” ruins e péssimos que nós consumimos sem nos darmos conta do auto envenenamento que estamos cometendo (se é que podemos considerar esse tipo de comida como alimentos, pois parece que nos prejudica mais do que nos ajuda a viver).
O fato é que as pesquisas e provas estão aí para que todos possam ver e comparar se é viável ou não o consumo desses alimentos! Temos na frente de nossos olhos todos os malefícios e benefícios que nossas escolhas podem nos acarretar. Cabe somente a cada um de nós, em nossas particularidades, efetuar tais escolhas, pois, no fim das contas, quem irá vencer e ganhar mais saúde em vida ou sucumbir com doenças devido ao consumo desses alimentos somos nós mesmos!!! E ninguém dividirá esse carma conosco, além de pessoas que nos amam verdadeiramente.
É claro que imprevistos acontecem e que todos nós, cuidando ou não de nossa saúde, estamos suscetíveis a doenças, pois doenças, como o ditado diz: “Doença não dá em postes, dá em gente!” (ou em seres vivos né) todavia, é cientificamente comprovado e BÍBLICO que nossas escolhas também são responsáveis e podem SIM interferir diretamente em nossas vidas e nos levar a um caminho ruim ou bom na vida.
A vida não gira somente em torno de escolhas, e sim, também gira em torno de ABDICAÇÕES!!!
E, como sempre, arrasou neste artigo!!! Adorei!!! Muito válido e consciente para lutarmos cada vez mais pela saúde singular e coletiva. (PALMAS) 😆
É bem verdade que tudo por excesso faz mal, mais também esta em causa as possibilidades de cada um, porque nem todos financeiramente estão em condições de se alimentar.
O problema não é o pão, é o trigo. E pão integral tem muito açúcar, pior pra diabetes. Troquem pão por ovo. Ovo faz bem e não aumenta colesterol.
Faltou margarina, sorvete, maionese feita com óleo de soja