Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Alimentos que Potencializam a Dieta e Ajudam a Emagrecer

Não há milagre: todo mundo já sabe que para emagrecer é preciso fazer exercícios físicos, ter uma boa dieta com alimentos saudáveis, sempre em pouca quantidade e várias vezes ao dia. Todo esse esforço vale a pena e o resultado não demora a aparecer. Mas uma ajudinha para acelerar esse processo vai muito bem, não é?

Talvez você seja uma de muitas que vivem frustradas por que já fez inúmeras dietas, passou fome e mesmo assim não conseguir perder o peso desejado. Não desanime: vamos conferir 5 alimentos que podem potencializar sua dieta e te ajudar a perder peso mais rápido.

É importante lembrar que estes alimentos só fazem efeito se forem combinados a uma dieta balanceada e exercícios físicos.

Quais são os alimentos que fazem emagrecer?

1. Óleo de Coco

5 alimentos que potencializam a dieta

É um excelente aliado para quem quer perder peso. O óleo de coco tem efeito termogênico, o que potencializa seu papel na redução de peso. Ele consome mais calorias para ser metabolizado do que as calorias que fornece.  O óleo de coco aumenta o HDL (colesterol bom) e tem efeito antioxidante, que combate o envelhecimento. A quantidade recomendada é de uma colher de sopa de óleo de coco por dia. Saiba mais sobre o óleo de coco.

2. Chia

5 alimentos que potencializam a dieta

Também auxilia na perda de peso por conter alto teor de fibra. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de gel que dilata o estômago.

A gordura acumulada em excesso é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome, a ponto de nunca se sentir satisfeita ao comer. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.  A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. A quantidade recomendada é de uma colher de sobremesa por dia. Saiba mais sobre a chia.

3. Feijão Branco

5 alimentos que potencializam a dieta

A faseolamina é um componente extraído do feijão branco, que impede a ação da amilase, enzima que metaboliza os carboidratos. Portanto, com o consumo de faseolamina, há inibição de 18% dos carboidratos consumidos.  A faseolamina reduz os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar o apetite também. Como consequência, há uma diminuição dos estoques de gordura localizados na região abdominal. Ela também é útil no controle da glicemia (concentração de glicose no sangue).

4. Chá Verde

5 alimentos que potencializam a dieta

O chá verde acelera o metabolismo, facilitando a queima da gordura corporal. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Por ser considerado um alimento com poderes antiinflamatórios, o chá verde equilibra o organismo e faz com que ele fique longe das inflamações, diminuindo a possibilidade do acúmulo de gorduras. Saiba mais sobre o chá verde.

5. Maçã

5 alimentos que potencializam a dieta

A maçã é rica em pectina, substância que ajuda a controlar o colesterol, como se ela raspasse a gordura para fora do corpo. As fibras e a pectina encontradas na maçã são mágicas para acelerar o processo de emagrecimento.

As fibras da fruta preenchem o estômago e dão uma sensação de saciedade. Assim, perde-se a fome e demoramos mais para comer novamente.  A pectina colabora para uma digestão mais lenta, o que mantém a fome longe por mais de quatro horas. Além disso, ela reduz a absorção de açúcar, o que diminui a quantidade de gordura que o corpo consegue estocar. Saiba mais sobre a maçã.

E você, já inclui algum desses alimentos no seu dia-a-dia?

101 comentários para “5 Alimentos que Potencializam a Dieta e Ajudam a Emagrecer”

  1. Avatar de Ale

    Muito bom!
    Estou consumindo óleo de coco, há algumas semanas e já estou notando a diferença, mas estou ajudando, comecei a fazer caminhadas…
    Eu já tinha ouvido falar no feijão branco… quero comprar

    1. Avatar de Lidiane

      Confere no site do R7 a matéria sobre: Óleo de coco é “pura ilusão” para perder peso e pode aumentar o colesterol

      1. Avatar de Angela Cerqueira

        Concordo com você Lidiane. Para emagrecer só mesmo uma boa dieta e atividade física. O resto é modismo dos fornecedores que querem gamhar dinheiro ás custas das mulheres que adotam tudo o que lêem.

  2. Avatar de Mônica A Ovelha

    mto interessante, adorei esse post.
    bjocas e tenha uma ótima semana!!

  3. Avatar de Marta

    Adorei o artigo!
    O feijão branco é excelente para emagrecer, estou usando desde a reportagem do globo repórter, já emagreci alguns kilos.
    O chá verde eu tomo as vezes, não é todos os dias… maça tb como, só a choa e óleo de coco que nunca experimentei

  4. Avatar de Marcos

    Gostei muito do artigo, parabéns, vou passar a incluir esses alimentos na minha dieta

  5. Avatar de Antonieta

    Tomo 3 xícaras de chá verde todos os dias. Minha vida ficou melhor depois do chá verde 🙂

    1. Avatar de Bianca

      pelo que sei só pode tomar no máximo 1 xícara de chá verde por todo, em excesso faz mal.

      1. Avatar de Lucia Camargo

        Eu também tomo 3 xícaras de chá verde, isso faz muitos meses até agora eu não tive nada.

        1. Avatar de Mergie

          Eu estava tomando apenas uma xícara e não estava emagrecendo, depois fui descobrir que tinha que tomar 3 x´caras para emagrecer, faz pouco mais de 1 mes que estou tomando 3 vamos ver

          1. Avatar de Samanta Paes

            Para emagrecer o ideal é 3 xícaras mesmo

  6. Avatar de Aline

    Nota 10 para o post!
    Estou tentando emagrecer, ai ai mas é difícil, adoro comer e não pratico exercícios, é uma tristeza! Vou tentar incluir alguma coisa… pelo menos a maça eu já como:)

  7. Avatar de Mila

    A chia é um alimento maravilhoso, tomo nos meus sucos e no iogurte, é tudo de bom, nem sabia que era bom para emagrecer.
    Estou tomando o chá branco, ainda melhor que o verde…

    1. Avatar de Bia

      Qual a quantidade que vc toma?

  8. Avatar de Ruth

    Muito bom esse artigo, simples e objetivo.

  9. Avatar de Adiane Teles

    Adorei o post.

    Bjos.

  10. Avatar de Raíssa

    estou precisando emagrecer, como feijao preto, vou passar a comprar o branco agora, vou tomar óleo de coco parece ser bom

  11. Avatar de Andreia

    Quem não precisa emagrecer uns quilinhos… hehehe, adorei essas dicas e irei implementar pelo menos o feijão branco, maçã e chá verde

  12. Avatar de Vanessa Marcondes

    Adorei essas dicas!

  13. Avatar de Lidiane

    Pelo que li no site R7 o oleo de coco não funciona…

    “Óleo de coco é “pura ilusão” para perder peso e pode aumentar o colesterol”

    http://noticias.r7.com/saude/noticias/oleo-de-coco-e-pura-ilusao-para-perder-peso-e-pode-aumentar-o-colesterol-20120330.html?question=0

    1. Avatar de Iolanda

      Vc acredita mais no R7 do que na maioria dos nutricionistas, das reportagens na rede globo, nos médicos… quem pode garantir que é verdade mesmo…

  14. Avatar de Darlene Aparecida

    Vou tentar esses 5 alimentos. Já ouvir falar bastante no oleo de côco e no feijão. Vou usá-los agora.

  15. Avatar de Susi

    GOSTEI MUITO NAO SABIA DA MAÇÃ

  16. Avatar de Olivia

    Já faço o uso do óleo do coco a mais de 4 meses, estou me sentindo melhor e mais saudável, emagreci também.

  17. Avatar de Rossane

    Post maravilhoso, obrigada pelas dicas… preciso emagrecer e ando um pouco relachada, mas depois de ler sobre esses alimentos, me animei 🙂 Vou incluí-los

  18. Avatar de Letícia

    O óleo de coco é um ótimo aliado no emagrecimento, primeiro foi minha irma que tomou… durante 2 meses e emagreceu, depois minha mãe e agora eu, que já emagreci 3 kilos 🙂

  19. Avatar de Lívia

    Meninas, CUIDADO!

    Passou no programa Bem Estar que o óleo de coco é furada… ele é altamente calórico, o que não compensa a sensação de saciedade. Na verdade, é considerado como uma gordura! Deem uma olhada!

    Beijoos

    1. Avatar de Vanessa Little

      Pois é, Lívia, tem várias matérias sobre isso! Tudo tem que ser observado e pesquisado antes. Há muito “alimento da moda”. Veja depois o que eu escrevi.
      Tem mais essa daqui: http://noticias.r7.com/saude/noticias/oleo-de-coco-e-pura-ilusao-para-perder-peso-e-pode-aumentar-o-colesterol-20120330.html?question=0

  20. Avatar de Vanessa Little

    Meninas, acho que uma coisa deve ficar bem clara: NENHUM alimento irá fazer milagre. Não dá para inserir estes alimentos e comer um monte de doces e frituras e continuar sedentária.
    Tudo isso é como a Celisa postou, alimentos AUXILIARES, ou seja, se você pode SUBSTTITUIR uma fruta mais calórica como a manga, por exemplo, por maçã, melhor. Assim como devemos ter cuidado com os produtinhos da moda.

    O óleo de coco pode ser perigozíssimo para quem tem problemas de fígado! E não deve simplesmente tomar duas colheres de sopa!! Tem que ser EM SUBSTITUIÇÃO do óleo comum. Ou seja, se vc tempera a salada com azeite, troque pelo óleo de coco. Se vc usa óleo p fazer o arroz, por exemplo, ponha a colher do óleo de coco.

    Mais que isso ele engorda! Assim como a Chia. Minha nutricionista disse que ela é muito mais calórica que a linhaça que costumo comer, por exemplo (e bem mais cara…rs).
    A Linhaça tem os mesmos efeitos de criar gel no estômago e promover a saciedade, assim como auxilia no emagrecimento entre outros benefícios. Então tem que maneirar naChia também, se vc só poe os grãos e não faz exercícios, o resultado pode ser o inverso do esperado.

    E lembrem-se: não há milagres!!! Comam melhor, alimentem-se com pratos bem coloridos e pratiquem exercícios! Até correr com os filhos, brincar com o cachorro e uma boa faxina já gasta calorias! Movimentem-se!

    Beijinhos

    1. Avatar de Luciane

      Adorei Vanessa!

  21. Avatar de Vanessa Little
    1. Avatar de Camila

      Oi Vanessa, mas nesse caso de aumentar o colesterol é só para quem exagera, quem usa moderadamente só tem benefícios com o óleo de coco, não concorda?

      1. Avatar de Vanessa Little

        Sim, Camila, como escrevi, é pra usar em substituição. E como a Celisa falou: cada uma tem que testar e ver o que dá certo para o seu organismo. Devemos ficar atentas aos “alimentos da moda” para não comprarmos gato por lebre! (apesar de eu prefirir beeem mais os gatos =P)

  22. Avatar de Janaina Silva

    muito pelo contrario, eu to querendo engordar, mas com saude é claro, eu fui ao medico e ele disse que estou a baixo do peso para minha idade… queria dicas para conseguir ganhar peso sem sair comendo qualquer besteira e perder minha saude.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Oi Janaina, tudo bem?
      Você deve procurar um nutricionista! Ele vai avaliar qual a melhor dieta de engorda pra você! Assim poderar ganhar peso “bom” e não gorduras.
      Outro fator importante que talvez o seu nutricionista irá te indicar é a musculação. Pois lá você irá fazer um trabalho de ganho de massa muscular, para você se desenvolver mais.
      Boa sorte!

  23. Avatar de Regilu

    Chá branco da orient mix solúvel 1 copo antes de iniciar as principais refeições! diminue o apetite, dá um up! e ainda é diurético! substitui as sibutraminas da vida! eu uso e recomendo! Para as hipertensas pergunte ao seu médico!

  24. Avatar de Susana Lessa

    Gentem
    O óleo de coco está muito na moda, é a bola da vez, mas não há nenhuma comprovação científica de sua eficácia no emagrecimento, o bom mesmo é controlar a alimentação e praticar exercícios físicos, no mais não tem milagre não.

    Bjs

  25. Avatar de Márcia Leme

    tomo chá verde todo santo dia, adoro feijão branco, consumo chia todos os dias (principalmente por causa do intestino)…
    não tenho problemas de peso, mas faço muuita atividade física e estou sempre de olho no que vou comer (tenho sorte de ter um gosto magro, prefiro melancia a pudim de leite, por exemplo)…
    mais uma vez, como a Celisa falou, é importantíssimo uma abordagem global (e contínua) para controlar o peso e manter a saúde…

    1. Avatar de Gabriela

      Oi Marcia eu tb estou adorando a chia para o intestino, o meu sempre foi preso, agora está uma maravilha.

  26. Avatar de Ana Paula

    Eu consumo cápsulas de óleo de coco, faz 30 dias, estou ansiosa pelo resultado… tb estou praticando corrida para ajudar 🙂
    Não sabia a respeito do feijão branco

  27. Avatar de Teresa Simon

    Na minha opinião, o mais importante é abolir alimentos , tais como: doces, frituras e refrige
    rantes. Faço musculação 5 vezes por semana e dieta balanceada. bjus

  28. Avatar de Ceres

    Boas dicas!

  29. Avatar de Luciane

    O importante é incluir esses alimentos que ajudam no metabolismo e tb praticar exercícios físicos, principalmente a corrida, assim não tem como não emagrecer

  30. Avatar de Patricia

    Gente o meu maior pecado é o vício em coca-cola, tomo mais de 1 litro de coca por dia… será que é isso que não consigo emagrecer?
    Não sou obesa, nem como muito, até como pouco mas esse vício pelo refri acaba comigo.
    Eu gostaria de ser mais saudável

    1. Avatar de Drika

      Tb sou viciada em refrigerante… não como se não tiver, mas não precisa ser coca, gosto de todos os tipos, tomo uns 3 copos todos os dias…

    2. Avatar de Vanessa Little

      Nossa Patrícia, que chato, vejo que é um vício mesmo. É mesmo uma pena, pois se refrigerante é ruim, a coca-cola é o bruxo mor…rs
      Além de engordar o que acho bem mais prejudicial são os outros efeitos colaterais que você verá ao longo dos anos: falta de cálcio nos ossos e consequente osteoporose precoce (a coca-cola impede que o cálcio seja “grudado” nos ossos), falta de vitaminas, por impedir a catalização de algumas, aumento de radicais livres, aumento do suco grástico e consequente inflamação estomacal podendo gerar gastrites e úlceras, aumento repentino no nível de glicose e hipertensão, possibilidade de diabetes, etc, etc etc… Tem vários sites que explicam isso e mostram as pesquisas, mas é aquilo né, tem gente que é viciada em cigarro, tem gente q é viciada em coca-cola…rsrsrs

      Olha, além das dicas da Celisa, tenta ir tomando café. O café contém cafeína q tem na coca mas é um pouco menos prejudicial.

      Espero que um dia você “se liberte” do vício! hehehe

      Beijinhos

  31. Avatar de Juliana

    OLÁ! ADORO AS MATÉRIAS, AS NOVIDADES E TUDO MAIS … MAS POR FAVOR TOMEM MAIS CUIDADO COM ALGUMAS COISAS QUE PUBLICAM, COMO O ÓLEO DE COCO. QUE DEPENDENDO DO QUADRO CLINICO DA PESSOA PODE TRAZER PROBLEMAS SERÍSSIMOS, E NÃO EMAGRECE NADA! PRA QUEM QUER MAIS INFORMAÇÕES A VEJA PUBLICOU UMA MATÉRIA MUITO BOA: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oleo-de-coco-para-emagrecer-nao-passa-de-uma-bobagem

    AS PESSOAS QUEREM EMAGRECER A QUALQUER CUSTO, MENOS O MAIS IMPORTANTE DE TODOS QUE É SE EXERCITAR, MAS NÃO BASTA DAR UMA CAMINHADINHA E COMER UM MONTE, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUAR A CAMISETA SÃO ITENS INDISPENSÁVEIS NÃO SÓ PRA EMAGRECER MAS PARA UMA VIDA COM QUALIDADE!

  32. Avatar de Juliana

    PATRICIA, EU ABOLI O REFRIGERANTE DA MINHA VIDA POR UNS 4 ANOS, HJ EU TOMO UM COPO OU OUTRO MAS BEM DE VEZ EM QUANDO E NÃO SINTO O MENOR FALTA, MUITO PELO CONTRÁRIO ME SINTO INCHADA QUANDO TOMO. SUCOS SÃO MUITO MELHOR. NÃO ADIANTA OS OUTROS TE FALAREM PRA PARAR, VC TEM QUE ESTAR PREPARADA PRA ISSO, TEM QUE TER FORÇA DE VONTADE, BOTAR NA CABEÇA E PONTO! SABE QUANDO A GENTE BOTA UMA COISA NA CABEÇA E NINGUÉM MUDA A NOSSA OPINIÃO? ENTÃO, É ESSA VONTADE QUE VC PRECISA ENCONTRAR. COM CERTEZA VC SENTIRÁ TEU CORPO MUITO MELHOR, E A PARTIR DO MOMENTO QUE VER ESSAS MUDANÇAS NO CORPO VC NEM VAI MAIS QUERER SABER DE REFRI! COMECE DE VAGAR REDUZINDO PRA DOIS COPOS POR DIA DEPOIS PRA UM, DEPOIS SÓ NOS FINS DE SEMANA E DEPOIS SUBSTITUA POR SUCO, SE VC CONSEGUIR FICAR ALGUNS MESES SEM, DEPOIS QUANDO VOLTAR A TOMAR, VAI TOMAR POUCO. NÃO VAI SENTIR A MESMA FALTA! BOA SORTE!

  33. Avatar de Fabiana Maquiato

    Olá! Bem como sou nutricionista vou dar meu pitaco. A postagem está certa. Não está se afirmando que tomar o óleo de coco você vai emagrecer e sim que vai ajudar no seu emagrecimento. Mediante muitas e muitas pesquisas feitas com o óleo de coco, foi sim comprovado que ele ajuda no emagrecimento.
    Participei de um estudo com 50 voluntários que incluíram o óleo de coco no dia-a-dia e outros 50 não tomaram nada.
    A alimentação era a mesma e as atividades também.
    Após 4 meses constaram que 95% dos voluntários que tomaram o óleo de coco emagreceram. Foram poucos quilos, mas o resultado foi positivo.
    Eu estou recomendando em meu consultório, incluir o óleo de coco na alimentação.
    No arroz, no feijão, até para grelhar um frango… mas com moderação uma colher se sopa por dia.
    O óleo de coco é muito saudável, capaz de curar doenças…

    1. Avatar de Beatriz

      Ai que bom, pensei que tinha perdido meu tempo, minha nutróloga tb disse que é bom…

    2. Avatar de Vanessa Little

      Oi Fabiana! Que bom ter a opinião de uma profissional. Exatamente como falei: em substituição, com cautela e apenas uma dose certa, não é pra sair por aí tomando copinhos de óleo de coco e ficando em frente ao sofá comendo um monte de doces e esperar emagrecer assim! hehehe
      Obrigada pelas dicas!

  34. Avatar de Sabrina

    Desses alimentos o mais comum de se consumir é a maçã, mas eu fico tão enjoada!!! Maçã Verde também é boa…

  35. Avatar de Geisa

    Gostei muito do artigo, independente de emagrecer ou não, são alimentos bons para nossa saúde e devemos incluir na nossa dieta mesmo que não faça emagrecer.

  36. Avatar de Fernanda

    Muito bom o post.

    Janaina Silva – Para engordar existe um remedio chamado buclina -eu tomei e gostei.
    Mas tem que tomar uma,ou duas caixinhas ano.depois veja o bulario.
    Mas so consegui mesmo chegar no peso que queria com musculação.
    Hj to bem feliz,e vc ta certa ,sair comendo de tudo para ganhar peso é furada,depois nao chega no corpo desejado e arruma so problemas de saude.
    bjus

    fer

  37. Avatar de Lucia Camargo

    Adorei o artigo, desses alimentos por enquanto só tomo chá verde e maça.

  38. Avatar de Beatriz

    Voltei da nutricionista a poucos dias e ela me disse como o óleo de coco é bom para ajudar no emagrecimento, e agora estou perdida com algumas dizendo que o óleo não faz emagrecer…

  39. Avatar de Cristina Lobo

    Pra emagrecer é necessário mudar a alimentação. Comer vagarosamente frutas, verduras e cereais. Quatro refeições diariamente. Eliminar pra sempre AÇUCAR, MASSAS e FRITURAS…Esquecer o REFRIGERANTE que só mal nos faz organicamente. A prática de exercícios (caminhadas, pedaladas, musculação, etc) e não precisa sair por ai dizendo que esta de “regime”.. É se comprometer consigo mesma em nome da saúde e do bem estar.

  40. Avatar de Gabriela

    Oi meninas, desde que li um post aqui no blog sobre a chia resolvi comprar. Estou tomando faz umas 2 semanas e para mim está sendo ótimo, meu intestino e me bem-estar melhoram significativamente… estou adorando essa sementinha 🙂 Obrigada pelas dicas celisa

  41. Avatar de Léa

    Gente! sinceramente não vamos ” culpar” a celisa, conheci o blog dela há mais de 3 anos e ela sempre faz tudo com tanto profissionalismo e dedicação, não é justo.
    Elas dá as dicas e segue quem quer.

    Celisa, adorei a reportagem e tenho certeza que esses alimentos são ótimos para nossa saúde, independente de emagrecer ou não. Abraços

  42. Avatar de Sofia

    Estu vendo que está rolando um stress se o óleo de coco emagrece ou não emagrece. Acho que isso vai de cada pessoa. Para mim o efeito foi super positivo, me senti bem, mais disposta e emagreci 7 quilos em 6 meses de uso.
    Uso na hora de cozinhar mesmo, não exagero. Não passa de 2 colheres de sopa por dia.
    Para mim o efeito foi muito positivo.

  43. Avatar de Iolanda

    Celisa, eu adoro o seu blog, vc passa dicas muito boas para nós, só posso retribuir seus posts maravilhosos com um ” muito obrigada”, beijos

  44. Avatar de Judith

    Todas as sementes possuem boas propriedades. Cada uma tem seu valor para nosso organismo. Eu como de todas, intercalando uma a cada dia: farelo de trigo, farelo de aveia, linhaça, chia, usando 1 colher de sopa (em frutas não calóricas, sobre saladas de folhas verdes, iogurtes). E bebo mta água, pra não ter problemas de intestino. Não acho q emagreçam. Acho, sim, que fazem um bem danado pra saúde. Oleo de coco não uso jamais. Ele é coisa de modismo, é gordura em demasia. Outro dia, o programa Bem Estar fez uma avalição dos óleos comestíveis. Ele foi o pior em todos os quesitos e desaconselhado seu uso. Uma dieta bem equilibrada, com todos os nutrientes essenciais, em pequena quantidade, complementam a função das sementes.

  45. Avatar de Michele Bastos

    Esse feijão branco é maravilhoso, gostoso e ainda cheio de benefícios para nossa saúde, quem não faz o uso ainda, deveria experimentar.

  46. Avatar de Mergie

    Gostei muito desse artigo, quero emagrecer tb, tomo chá verde. Agora vou comprar o feijão branco e comer mais maças…

  47. Avatar de Bia

    Gostei das dicas, comprei a chia e estou tomando uma colher de sopa, não sei se é o certo

  48. Avatar de ísis Mota

    Chia e linhaça são da mesma família? Pq tem mt coisa em comum!

    1. Avatar de Ludmila

      As duas tem muitos benefícios em comum, mas a chia é um alimento mais completo.

  49. Avatar de Silvana Castro

    Muito bom esse post, vou providenciar algumas coisas 🙂

  50. Avatar de Edna Francusca De Oliveira

    O desespero para emagrecer em klik de magica e tao grande que se vai provando tudo que se encontra de anuncio na net; acredito que nao e bem por ai.Bom cada cabeca e um mundo vai fazer o que.Se tudo isto e verdade entao as pesssoas, toda elas deveriam ser magras a luta de ficarem gordas. E sastifeitas.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva