Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Óleos Essenciais para o Inverno!

5 Óleos Essenciais para o Inverno!

O inverno já chegou e, especialmente aqui em Curitiba, já está ficando frio e com isso naturalmente as doenças respiratórias começam a aparecer.

Apesar de não estarmos oficialmente no inverno, já durante o outono as temperaturas oscilam muito e, com essas mudanças e diminuição da umidade do ar, fica muito propício para determinadas doenças aparecerem.

Afinal de contas, as mudanças bruscas de temperatura fazem com que o sistema imunológico, principalmente de crianças e idosos, fiquem mais suscetíveis a doenças.

No inverno temos mais propensão a ter gripes, resfriados, problemas respiratórios, amigdalite, sinusite, faringite e bronquite. Assim, a dica é experimentar o uso de alguns óleos essenciais que podem ajudar na prevenção e até tratar os males do inverno.

Esses são os óleos essenciais que mais estimulam nosso sistema imunológico:

5 Óleos Essenciais para o Inverno!

1. Óleo Essencial de Eucalipto

O primeiro óleo essencial da nossa lista é o de eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata). Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas.

O óleo essencial de eucalipto tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica. Usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre, e também para espantar insetos, como tônico geral e para amenizar as dores de reumatismo.

2. Óleo Essencial de Orégano

Esse óleo tem propriedades antioxidantes, antifúngicas, antiparasitárias, antibióticas e antibacterianas que garantem ação contra gripes, resfriados, pneumonia, alergias e infecções causadas por bactérias e fungos. Também é usado para aliviar dores de cabeça, tratar micose, úlceras, infecções do trato urinário, candidíase e cólicas.

3. Óleo Essencial de Tomilho

O óleo essencial de tomilho é excelente para o inverno. Ajuda a tratar o sistema respiratório em: bronquite crônica, catarro nas vias respiratórias, catarros crônicos, sinusite, tosse e inflamações da boca e garganta. O óleo ajuda na desobstrução das vias aéreas e problemas respiratórios.

5 Óleos Essenciais para o Inverno!

4. Óleo Essencial de Hortelã

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um analgésico natural muito eficaz para o relaxamento muscular. Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça.

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.

5. Óleo Essencial de Ravensara

Esse óleo é rico em propriedades antibióticas, antivirais, antifúngicas, antialérgicas, analgésicas, antiespasmódicas e expectorantes. Devido a esses benefícios, o óleo essencial é indicado como auxiliar no tratamento de: gripes, resfriados e pneumonia. Vale mencionar que, no caso da gripe, graças ao poderoso efeito antiviral do óleo, o tempo de recuperação é consideravelmente reduzido.

5 Óleos Essenciais para o Inverno!

Como usar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extremamente concentrados, devendo ser diluídos para serem aplicados na pele. As formas de uso dos óleos são: massagens no peito, nas costas, nas têmporas ou em outras áreas afetadas, conforme a finalidade, inalação com algumas gotas na água quente, ou pingar umas gotas em um lencinho de papel e respirar. Na aromatização do ambiente, escalda pé e banho de imersão.

Pode ser usado em inalações, especialmente para favorecer a eliminação de muco e aliviar a tosse. No banho para aliviar a sinusite. Se for fazer massagens, o óleo essencial sempre diluído em algum óleo vegetal apropriado. Você pode fazer a mistura desses óleos, ou usá-los separadamente.

13 comentários para “5 Óleos Essenciais para o Inverno!”

  1. Avatar de Claudia

    😆 muito legal

    1. Avatar de Antonia

      Sim. Encontrei óleos essenciais em http://www.kalahansa.com.br

  2. Avatar de Mercedes Silverio Gomez

    😆 excelente matéria. Curta mas informativa.

  3. Avatar de Ana Beatriz Dornela

    Amei!

    1. Avatar de Zeli Amaral

      Muito interessante. Gostei!

  4. Avatar de Cintia Gomes

    Eu adoro óleos essenciais. Sempre tenho em casa. Só nao conhecia esse ravensara, muito interessante.

  5. Avatar de Luisa Melo

    A sabedoria dos óleos essenciais é esplendida, temos que nos aprofundar mais nessas maravilhas, muito grata!

  6. Avatar de Raquel Delis

    Amei o post, uso sempre, tenho vários em casa… amei as dicas.

  7. Avatar de Antonia

    Encontrei óleos essenciais em http://www.kalahansa.com.br

  8. Avatar de Luzinete Da Silva Rego

    uso hortelã ,mas, nao sabia que era para colocar em um lencinho, no ultimo inverno que aqui no rio de janeiro nao e tao rigoroso foi otimo . s que exagerada coloco direto nas narinas, ai , e muito forte mesmo . uso sabonete de eucalipto nessa epoca ou canela rosa da marca ubom de nova fribugo. soa otimos porque o banheiro fica perfumado com esses perfumes suaves e ajudam a respirar bem .

  9. Avatar de Nagislayne Carollyne Saraiva

    Entre em contato comigo: http://www.mydoterra.com/canteirossaudaveis Whatsapp é 69.98160.0421.Óleos 100% naturais essenciais. 😉

  10. Avatar de Taisa

    Sou consultora de Bem estar da doTerra oleos essenciais. Tenho óleos a pronta entrega e tb aceito encomendas. Meu insta é @taisa_oleosessenciais, whats 11 963166194. Estou a disposição

  11. Avatar de Camille Siray

    Esses óleos é fácil de achar? tipo farmácia e tal? eu tô procurando e não encontro
    https://umcafeforte.wordpress.com/

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva