Para a mulher que gosta de se cuidar

As 7 Piores Dicas de Dieta

As 7 Piores Dicas de Dieta

Outro dia, já desbancamos alguns mitos do fitness, agora é hora de examinarmos algumas "dicas de dieta" bem questionáveis que encontramos por aí. Quando se fala em nutrição, é importante desbancarmos alguns mitos… vamos lá?

1. "Evite gorduras"

Nem toda gordura é prejudicial. Enquanto gorduras em cookies, "chips" e carne em exagero podem aumentar o colesterol e o risco de certas doenças, existem também as "gorduras boas". Castanhas, abacate e salmão, por exemplo, são riquíssimos em gorduras e protegem seu coração e sua saúde em geral. E, sim, quando inseridos em uma dieta saudável, essas gorduras facilitam seu emagrecimento.

2. "Calorias são todas iguas, e você deve contá-las!"

A qualidade das calorias é um elemento mais importante na dieta: os nutrientes contidos nos alimentos impactam muito sobre como o organismo reagirá às calorias desses alimentos. Calorias são bem diferentes umas das outras: 50 calorias de maçã vão causar um efeito completamente diferente no seu organismo que 50 calorias de batata frita! A contagem de calorias pode, sim, ser uma ferramenta interessante para você entender mais sobre sua alimentação, mas fica por aí. Ela nunca deve ser tomada de forma isolada para determinar a sua dieta.

3. "Beba muito suco de frutas"

Enquanto ainda muito melhor que refrigerante, juntar tudo que você deveria comer de frutas em um dia e colocar tudo em um suco, também não é uma grande ideia. São dois problemas. O primeiro, é que as fibras da fruta se perdem. O segundo é a quantidade de frutas ingeridas ao mesmo tempo, que sobrecarregam o organismo com açúcar. O melhor é sempre comer as frutas ao natural. Se for fazer um suco, use apenas 1 ou 2 frutas no máximo, de preferência sem coar para não perder completamente as fibras.

4. "Para emagrecer, coma o menor número de calorias possível"

Quando você corta drasticamente o número de calorias que consome, seu corpo entra em "modo econômico", ou seja, seu metabolismo desacelera e ele começa a conservar mais energia. Se o seu objetivo é perda de peso, uma dica é focar em alimentos nutritivos e cortar não mais do que 500 calorias diárias, sempre associados à exercícios físicos (em geral, isso vai promover um emagrecimento saudável de 0,5 quilo por semana.

As 7 Piores Dicas de Dieta

5. "Pare de ‘beliscar’ comida durante o dia"

Comer em pequenas porções e de forma frequente é uma excelente maneira de controlar a fome, e fazer melhores escolhas nutricionais. O grande problema é o tipo de comida: troque os biscoitos e guloseimas por opções mais inteligentes como castanhas, frutas e iogurte. Os alimentos certos, quando consumidos de forma regular, mantêm o seu nível de energia sempre alto ao longo do dia. É importante aprender a “ouvir seu corpo”, e não simplesmente comer por que “está na hora” (cuidado com a falsa fome!).

6. "Para diminuir o colesterol, evite ovos"

Vamos quebrar esse mito de uma vez por todas. O ovo é um alimento praticamente perfeito, muito saudável. E, contrário ao mito, de acordo com estudos mais recentes o ovo pode até melhorar o HDL (“colesterol bom”). Ele melhora a saúde do cérebro, do fígado, reduz inflamações, contém proteínas e muitas vitaminas. Enfim, incluir de 4 a 6 ovos por semana é uma excelente pedida para a saúde!

7. "Adoçantes artificais são um grande substituto ao açúcar"

Para quem acha que está fazendo um grande bem ao substituir o refrigerante normal pelo diet, saiba que não é à toa que essa porcaria lidera o ranking dos piores alimentos do mundo. Além de todos os problemas conhecidos associados a adoçantes como o aspartame (ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, entre muitos outros), um estudo recente mostrou que o consumo prolongado aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 67%. Se não quiser abandonar o açúcar, prefira substituí-lo quando possível por aduçantes naturais, como stevia ou mel.

E você? Já caiu em alguma dessas? Conhece alguma outra “dica infalível” que merece estar nessa lista? 🙂

30 comentários para “As 7 Piores Dicas de Dieta”

  1. Avatar de Flávia

    Excelente post!!!! Parabéns por essa divulgação. Beijos.

  2. Avatar de Camila

    Muito bom! Eu já caí nessa de que adoçantes eram saudáveis, agora já sei qie é uma bomba pior que o açucar.

  3. Avatar de Marta

    Essa historia do ovo e colesterol da deu o que falar, mas hj em dia ainda bem que já está tudo certo com o ovo, ainda bem pois adoro e como todos os dias.

  4. Avatar de Anderson

    Muito bom esse artigo, parabéns!!

  5. Avatar de Anne Macaratto

    Eu sempre caí nesse mitos, mas gora com tanta informação por aí, já não caio mais, adorei…

  6. Avatar de Fabiana Tinto

    Gostei muito do post, a mais menos três meses coloquei em minha cabeça que para emagrecer com saúde tem que haver reeducação alimentar, sem restrição de alimento, mas procurar por alternativas mais saudáveis acho que uma grande mudança para mim foi diversificar minhas saladas e a ingestão no almoço e jantar, como também mais ingestão de frutas. E coisa que verifiquei foi os rótulos para verificar não só calorias mais nível de sódio, gorduras saturadas etc.

    http://edepoisdostrinta.blogspot.com.br/

    1. Avatar de Renatinha

      vc está certa!

  7. Avatar de Gabriela

    sempre cai na armadilha dos adoçantes…

  8. Avatar de Lariene

    Por isso é tão difícil emagrecer, porque a gente não sabe mais no que acreditar. Todas as explicações fazem muito sentido, gostei

  9. Avatar de Renatinha

    gostei muito do post Celisa, é sempre bom entrar aqui porque sempre aprendo muito e me inspira também.

  10. Avatar de Camila

    Super interessante!
    Beijinho Cê 😉

  11. Avatar de Hilda Gomes

    Então suco de fruta não é bom para emagrecer? Mas e se tomar refrigerante, não é pior?

  12. Avatar de Léa

    Excelente post, amei 😆 😆 😆

  13. Avatar de Lana Bello

    Nossa sabia que o adoçante não fazia bem, mas esse tanto, não fazia ideia.
    Estou tentando diminui-lo, já consigo adoçar algumas coisas com açúcar mascavo e mel, mas tem coisas que ainda pingo de 3 a 10 gotinhas, mas tem coisas que ainda não descem, sem nada e que não combinam com mel e açúcar mascavo.
    Adorei as dicas, principalmente que o ovo faz bem. Vi esses dias um homem (acredito que seja um médico), falando em uma entrevista que ele fez um livro chamado ‘OVO’, rsrs, falando de todos os benefícios e acabando com os mitos que ele faz mal.

    Abraços Celissa princess… #amusuasmaterias 😆 😉 😀 🙂 <3

  14. Avatar de Jéssica

    Adoçante é a pior coisa que inventaram para nossa saúde, ainda bem que nunca coloquei isso na boca.

    Boa matéria!!

  15. Avatar de Verinha

    Adoro os artigos do Beleza e saude

  16. Avatar de Claudete Fernandes

    Até que enfim, livraram o ovo , deixou de ser o vilão do colesterol alto

  17. Avatar de Janaina Ferreira

    Ola,,,,amei esse post tdo k to precisando saber pk decidi perder uns kilos,,,,,sera k alguem pod m tirar uma duvida??? O açucar mascavo seria melhor k tdo isso p quem ker tomar um cafezinho nao mto amargo??? Agradeço se tiver essa informao,,,,obrigada,,,bjus.

  18. Avatar de Thâmilla Suelem Santos Da Silva

    😆 legal!
    gostei das dicas .
    obrigada beijos…

  19. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    ameiiiiii esse artigo,valeu pelas dicas bejussssssssssssssss

  20. Avatar de Geny Calicchio

    Adoreiiii o posto, mas concordo o adoçante é prejudicial tanto quanto o açúcar em exagero.

  21. Avatar de Teresa Simon

    Adorei! bjus

  22. Avatar de Joelza

    Muito bom. Gostei de todas as dicas… isso mostra que não existe milagre quando o assunto é perda de peso…

  23. Avatar de Lino Nascimento

    Excelente post, muito obrigado amei de mais

  24. Avatar de Cris Almeida

    nossa quanta coisa interessante 😀 ! ameii

  25. Avatar de Adriana Prado

    Quem nunca caiu em pelo menos uma destas dicas? Uma que me lembro agora é que o exercício físico para quem emagrecer deve ser feito pela manhã. Cheguei a usar esta dica como desculpa para não fazer atividade alguma por não ter tempo e disposição para fazê-la de manhã.

    Beijo

  26. Avatar de Raquel

    Amo as reportagens do site e costumo usá-las na minha página e no meu grupo do WhatsApp, já que trabalho com produtos naturais e suplementos esportivos.

    Abraços!

  27. Avatar de Francisca Candida Jesus

    Amei as dicas é sempre bom ler sobre alimentos saudáveis, aos poucos a gente vai perdendo os maus costumes bgda 😀 😀

  28. Avatar de Madalena

    Troquei salgados e bolo por frutas e ja mim sinto magra

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva