O arroz é a base das refeições de praticamente metade da população mundial. O arroz é um cereal importante por ser uma boa fonte de carboidratos.Já pensou em substituir o arroz branco por uma outra versão? Ele também contém proteínas e fibras e, em algumas versões, é fonte de vitaminas e minerais. Cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao seu valor nutritivo ou na mudança de sabor. Conheça mais sobre cada variedade.
Arroz Branco
De coloração esbranquiçada, o grão é submetido a um processo de descamação e polimento, no qual são eliminados o farelo e o germe, sobrando apenas o endosperma, rico em amido. É o arroz mais mais barato, e o que tem o preparo mais rápido. Infelizmente suas vantagens terminam aí.
Arroz Integral
Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades. Em relação ao arroz branco, contém três vezes mais fibras, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, suas fibras ajudam a manter o intestino regulado. Felizmente o arroz integral também pode ser encontrado com facilidade, mas o seu preço é maior que a versão tradicional.
Arroz Parboilizado
A palavra parboilizado significa “parcialmente fervido”, o que faz com que os nutrientes da casca passem para a parte interna do grão. Não há nenhum aditivo químico neste processo. Se difere da versão comum pelo seu valor nutritivo (vitaminas do complexo B), mudança de coloração e sabor. Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares. Essa riqueza se preserva apesar do processamento.
Arroz Negro
Apesar de ainda não ser muito popular, o sabor e a cor acastanhada podem ser novidade por aqui, mas já é conhecido na China há milhares de anos. Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao integral. Ele tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até câncer.
Arroz Vermelho
O arroz vermelho é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) — aquele que pode causar infartos e derrames cerebrais. O extrato desse tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional. Ele também é bastante acessível e pode ser encontrado em redes de supermercados.
Arroz Cateto
Este tipo de arroz também é conhecido como ‘japonês’. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, tem grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido.O arroz cateto tem grande quantidade de carboidratos e a ingestão desse nutriente aumenta os níveis de serotonina no cérebro, promovendo a sensação de prazer.
Arroz Arbóreo
O arroz arbóreo é muito utilizado no preparo de risotos. Os grãos são longos, arredondados e de cor perolada, além de serem ricos em amidos, sais minerais e carboidratos. Ao cozinhar libera muito amido, por isso o risoto fica tão cremoso.
Se você sempre come o mesmo tipo de arroz, que tal experimentar um diferente? Com isso você trará mais variedade à sua dieta, e provavelmente mais saúde à sua mesa!
Adorei a matéria sobre arroz. Eu sempre estou variando, já testei o negro, vermelho, cateto, integral… realmente são ótimos.
Poxa… eu só experimentei o integral e estava me achando hehehehe
O vermelho é ótimo, muito saboroso e tem preço acessível! 😉
Oi,eu gostaria de experimentar o arroz negro. Mas aqui na minha região não é encontrado. Como fazer para saber onde encontrá-lo? Um abraço fraterno.
O arroz negro acaba sendo muito caro, optei pelo vermelho que é muito saboroso e mais acessível
você testou o arroz moti?
Depois da mudança de alimentação, arroz branco nunca mais, agora é só integral, quero esxperimentar o arroz negro, dizem que é maravilhoso para saude, mas é muito caro…
Nos ultimos tempos incluí o arroz negro, estou adorando.
Excelente saber mais sobre essa variedade, por enquanto testei o integral e o vermelho.
Como somente o arroz branco, não consigo me acostumar com outros tipos
Já eu, ao contrário de voce, detesto arroz branco! Além de ser nutricionalmente pobre, não tem gosto de nada e é danado pra empapar. Gosto de arroz parboilizado e arroz integral agulhinha(uso mais), ou arroz cateto integral(uso mais raramente por ser um preço absurdo). Experimente usar arroz parboilizado, com cenoura, brócolis, o mesmo com arroz integral e ir abandonando aos poucos o arroz branco. Sua saúde agradecerá! 😉
😀 bom dia..eu jà Fès oh arroz vermelho eh muito bom..eu coloquei milho hm uma delicia obrigada pelas dicas 😀
Muito bom o artigo, vou tentar variara mais
Nossa quanto tipo de arroz.. nem sabia da existência dos outros, vou tentar experimentar os outros… Beijos Celisa :*
Gosto muito do arroz integral, faz um bem… quero provar os outros. 😀
😀 DEMAIS, AMEI, NÃO SABIA DA EXISTENCIA DE TIPOS VARIAVEIS DE ARROZ…..PARABENS PELA MATERIA.
Celisa, tenho uma dúvida, e o arroz 7 cereais? Eu não gosto de arroz branco (alé de ser caloria “vazia”), então estou sempre variando entre o negro, o integral e esse de 7 cereais. é porque é misturado com cereais?
Esse arroz 7 cereais é um arroz mais completo, se quiser mais fibras e nutrientes ele é interessante. É feito a base de sementes, grãos e cereais 🙂
As características desse arroz:
Arroz integral: tem maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras alimentares, que dão saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal;
– Cevada: também tem fibra alimentar, minerais como cálcio, potássio, selênio e vitaminas do complexo B;
– Trigo e triticale: contribuem com fibras e proteína. O triticale é um híbrido resultante do cruzamento do trigo com o centeio;
– Aveia: apresenta vários benefícios, como a presença de beta glucana, fibra solúvel com propriedades funcionais que auxiliam na redução do colesterol;
– Linhaça: sua semente inteira tem fibra solúvel, que dificulta a absorção de carboidratos e lipídeos;
– Quinoa: tem boa quantidade e qualidade proteica, além de fibra alimentar, vitaminas e minerais como o cálcio, ferro e zinco.
Já que vc usa o integral e o negro… faça o teste de misturar os dois… acho o negro um pouco forte então eu sempre misturo e fica muito bom 🙂
Ih Celisa, eu fiquei animada com a questão do 7 cereais ser bem nutritivo, mas me caiu uma ficha: tem trigo!!! E eu tô evitando trigo. Na verdade tô naquela dieta (se Deus quiser pra vida inteira) de evitar ou eliminar qualquer coisa que contenha trigo, e consequentemente, glúten… massas, bolos, pães (até os integrais), não como mais. é claro que tem o cheat day que aproveito pra ir naquele restaurante italiano ou saborear uma pizza, mas com moderação.
Tá aí uma dica também para matéria. Tenho me sentido menos inchada, mais disposta e emagreci com saúde!
Bem, mas algumas vezes na semana acho que não tem problema, e em vista de todos os outros benefícios ele parece ser bom. Eu gosto geralmente do que as pessoas não gostam: arroz crocante (com cereais e mais durinho), brócolis, berinjela, salada…hehehehe
Super obrigada pela informação!!!
Beijinhos
Impossível para mim não comer pães, bolos e massas… parabéns por conseguir. 😳
Eu usava só o branco, depois passei a comer o integral, agora misturo o integral com o negro, fica ótimo…
Parabéns pelo artigo.
onde encontrar esse arroz negro, moro em são paulo mas,nunca percebi esse arros no mercado. Ele mais dificil de ser encontado? gostaria de mudar um pouco o cardapio ,pois uso só o integral, obrigada quem puder me responder, abraço.
Não consigo gostar de arroz integral…
Depende de como é feito… Tem muitos lugares que não preparam direito… Minha mãe teve que reaprender a fazer arroz…hihihi Ele fica mais tempo pra cozinhar.
Preciso começar a comer um arroz diferente, achei bem legal esse post
Uso arroz parboilizado,acho que sustenta mais. 😆
Uso vários tipos de arroz… sempre estou variando, adorei saber mais sobre as propriedades nutricionais de cada um.
Oi, adorei o post, eu só conheço o branco e o integral, quero conhecer os outros
Passei a comer arroz integral, agora me acostumei e estou achando muito bom, nem quero mais o branco 🙂
Eu gosto do arroz 7 cereais, e o integral.
OLA,NÃO VOU COMENTAR SOBRE ESTA POSTAGEM BEM NUNCA FIZ UMA LIMPEZA A MINHA PELE E MISTA E NEM SEI QUE TIPO DE PRODUTOS USAR para a limpeza,sou negra com inverno nossa vejo que a minha pele esta esbranquiçada a testa e o nariz com certas borbulhas pequeninas e isso me deixa aflita podem me dar uma ajuda
Andei mudando meus hábitos alimentares, hj em dia eu já como o integral, o vermelho, negro e os mix de arroz, dá uma boa ajuda na nutrição.
Adoro variar os tipos de arroz, como sou eclética com várias coisas não seria diferente com o arroz. Já usei quatro tipos, todos muito bom! Vou experimentar os demais. Bjinhos
Oi galera.
Há muito tempo que não como arroz branco ou parboilizado comum.
Desde que aderi ao integral não quero outra coisa!!! É mais nutritivo, sacia mais e colabora para o bom funcionamento do intestino. Além disso, é mais fácil de fazer, rs,rs,rs. O parboilizado integral fica bom do jeito que tacar na panela, não corre o risco de virar papa como o branco se colocar muita água. Com o parboilizado integral não tem “unidos venceremos”!!!! rs,rs,rs.
Ultimamente tenho usado o integral 7 grãos que é perfeito para a saúde e também é super fácil de fazer.
Muito interessante esse post, sempre vi essa variedade de arroz, mas achava que era tudo igual. Quanto a mim, depois que me afastei do arroz branco notei que minha saciedade é muito maior, e até já me acostumei com o gosto do arroz integral ou dos similares.
Bjos.
Uso há bastante tempo arroz 7 grãos….Muito saudável
Perfeito!!!! Excelente postagem, sempre quis saber essas diferenças.
Consumo o integral a muitos anos, é melhor na certa.
Muito bom, estou aprendendo experimentar esses tipos de arroz, como o integral e o vermelho
Adorei as opções das marcas do arroz, agora vou experimentar só conhecia 3 tipos.
😳
Adorei essa materia,eu estava doida p saber o q era arroz parboilizado.
Boa noite pessoal?
Irei experimentar alguns desses arroz, parece que são bons, fugir um pouco do tradicional. Curti de montão essas dicas.
😀
bjs
Gostaria de compreender, o porquê do arroz branco ser mais caro do que o integral, de uma vez que o integral não passa por um beneficiamento mais apurado. Gostaria de saber também se o velho arroz socado no pilão direto da roça se é um arroz integral. Obrigado
Adorei esse página.Ótimo conteúdo, sem ficar enrolando com outros assuntos. Além das fotos que ajudam a compreender melhor a matéria.( me lembrei do meu tempo na escola. Rsrsrs).PARABÉNS A EQUIPE.
Com relação ao tipo de arroz…desde a infância sempre comemosnarroz parbolizado. ( nem saber do seu valor nutritivo).Estou morando no Sudeste e aqui o pessoal comeais o arroz branco ( acho que é por causa do preço…) eu ainda não me acostumei a comê-lo( além de ficar papa após cozido, não tem muito gosto). O arroz integral eu também como. (O sabor não é tão agradável). Vou ver se acho pra experimentar o arroz negro ( tem muito valor nutritivo).
Amei a matéria ja vi alguns deste tipos de arroz nos supermercados,mas como não tem nada informando do seus benefícios e também por serem muito caros não me interessei, agora vale a pena experimentar. Obrigada!
Gostava tanto do arroz cateto, mas tão calórico 🙁
Mas vário com o agulinha que da uma amenizada. Hahahaa
Gostaria de saber porque o arroz parbolizado tem um cheiro rui.
Muito legal, não sabia que existia tantos tipos de arroz, vou começar a experimentar e cuidar da minha saúde.😃
Bom, na minha opinião se me permitem eu gostaria de sugerir o arroz Basmati , éuma delicia, pesquisem .
Muito bom esses arroz, já esperimentei.
Amei o assunto!