Muito tem se falado sobre o glúten. Há quem diga que uma alimentação sem glúten é mais saudável, e muitas celebridades apontam que emagreceram depois de largá-lo, mas você sabe exatamente o que é o glúten? Conheça mais e tire suas dúvidas.
O que é Glúten?
O glúten é a principal proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e malte (um subproduto da cevada). Está em quase todos os cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos e bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis.
E por que seu uso é tão comum na culinária? O glúten obtido pela moagem do grão de trigo, principalmente, é o que permite o crescimento das massas de panificação, tornando-as leves e porosas. Quimicamente falando, entre os componentes do glúten, a gliadina é a responsável por sua extensibilidade, enquanto a glutadina garante a elasticidade. Graças a ambas, a mistura de farinha com água, em ação juntamente com o fermento, permite que a massa seja preenchida com bolhas de ar quando alimentos são preparados assados, tornando-os "fofinhos" — o que vemos principalmente em bolos, pães e massas, como as de pizza e macarrão.
Doença Celíaca e Intolerância ao Glúten
Há pessoas que, devido à predisposição genética, apresentam uma intolerância permanente ao glúten. Essa intolerância é chamada de doença celíaca, que pode surgir em qualquer idade, mas geralmente se manifesta na infância. Quando os celíacos consomem alimentos com glúten, a substância agride as vilosilades do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Essas vilosidades são as "dobras" do órgão, que aumentam a absorção das substâncias ingeridas. O glúten cria uma película em volta da parede do intestino que impossibilita a absorção dos nutrientes.
Sintomas
Os sintomas se manifestam em diversas graduações, conforme o nível de intolerância, que varia de pessoa para pessoa. Barriga inchada, diarreia, perda de peso, anemia, fraqueza, irritação na pele, gases, enxaquecas e, no caso das crianças, atraso no crescimento, são os principais sinais que a doença celíaca dá. Geralmente, esses sintomas são confundidos com os de outras doenças, dificultando o diagnóstico. Por isso, o recomendado é realizar exames de sangue, seguido de uma biópsia do intestino delgado, conforme indicado pelo médico.
Outros sintomas podem aparecer, como irritabilidade, constipação intestinal crônica, manchas no esmalte dos dentes e abortos de repetição. Muitas pessoas podem apresentar anemia ou osteoporose precoce, sem nenhum outro sintoma. Nesses casos, o indicado é investigar se há doença celíaca, que pode estar prejudicando a absorção de ferro e de cálcio.
Tratamento
A doença celíaca não tem cura e não existem medicamento capazes de controlar o problema. Assim, o único tratamento é a dieta isenta de glúten. Com a exclusão total da substância na alimentação, os sintomas desaparecem e a mucosa intestinal se recupera em um ou dois anos.
O Glúten e o Emagrecimento
Um número crescente de celebridades e adeptos da boa forma física afirmam ter emagrecido ao se livrarem do glúten. Porém, o fato é que não há estudos que comprovem a relação entre a ausência de glúten e o emagrecimento. Mas ainda assim, o assunto é controverso entre especialistas.
Nos celíacos, o glúten realmente causa inchaço no abdômen. Cortá-lo da dieta — além de resolver todos os sintomas mencionados acima — pode sim ajudar muito na silhueta. O fato é que existem diversos níveis de intolerância ao glúten, ou seja: nem sempre é fácil de detectar se você é 100% tolerante ao glúten. Algumas estimativas mostram que existem cerca de 2 milhões de brasileiros com algum grau de intolerância ao glúten sem nem saber. Nesses casos, cortar o glúten certamente é benéfico, até por quê a retirada do glúten não zipresenta nenhum risco à saúde.
Nas pessoas saudáveis, o problema não é que a substância em si engorde, mas sim o fato que ela está presente nos maiores vilões do emagrecimento, como os produtos à base de farinha branca. Então, "eliminar o glúten" acaba eliminando esses alimentos indiretamente, o que pode sim promover o emagrecimento na maioria das vezes. Mas cuidado, isso nem sempre é verdade: por exemplo, não adianta trocar um biscoito com farinha de trigo (com glúten) por um com farinha de arroz (sem glúten) e consumir em grande quantidade. O importante é uma alimentação equilibrada.
Minha opinião: por que nâo experimentar? Pode ser que você tenha uma intolerância leve e se sinta muito melhor. Mesmo que esse não seja o caso, você vai, no processo aprender a conviver sem alguns alimentos ruins, como o pão branco. Apenas não trate a ausência de glúten na dieta como um conceito milagroso para o emagrecimento.
E você, o que pensa sobre dieta sem glúten?
Ultimamente só se fala nesse gluten 😡
Olá! Muito bom o texto e tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas, eu gostaria sim de ficar um tempo sem comer gluten, mas não consigo largar o pão.
Já tentei fazer a dieta sem gluten, fiz por 6 dias, depois parei… até me senti melhor, mas é muito chato porque tem que ficar pensando o que vc vai comer no lugar e eu não tenho tempo.
Procure um nutricionista e ele vai te indicar quais as substituições voce deve fazer 🙂
Excelente artigo, gostei e quero muito fazer 😆
Eu já fiz, é muito bom, emagreci 6 kg. Agora como muito pouco alimentos com gluten.
Oi bom dia estou numa dieta e já perdi 8quilos mesmo consumindo alimentos. Com gluten acho que ele não implica na dieta o que vale mesmo é ter disciplina .
Gostei, queria saber mais sobre o assunto.
Já que está na moda e tá dando certo, eu tb fiquei interessada, o problema é ficar sem pizza, amooo
Perfeito esse artigo, queria mesmo saber mais sobre o gluten.
Há pizzas sem gluten 😉 Você tem é que procurar bem no seu supermercado na parte de produtos sem gluten/saudável ou ver receitas online 🙂
Meu marido descobriu a intolerância depois de adulto. Nos exames de intestino não constataram o grau de Marshal alto porém ele parou de comer glúten e pronto, ficou outra pessoa! Nele os sintomas são diferentes, costuma ficar irritado e só aparece 2 semanas depois que ingeriu o glúten além de dor de cabeça e dermatite superficial. Não é fácil trocar o glúten por outros alimentos mas pra quem precisa vale a pena investir. Os alimentos são mais caros e difíceis de achar sendo na maioria de aspecto seco e farelento. 😉
Tenho 34 anos e descobri no fim do ano passado que tenho a doença celíaca. Desde que descobri parei de consumir alimentos com glúten e me sinto bem. Já consegui emagrecer e sinto minha barriga menos inchada.
Já pensei em fazer, mas queria saber pelo que substituir
😆
Li atentamente todo o artigo, gostei imenso e aprendi muito ao ponto de dar opinião quando estão a falar sobre este assunto no meu circulo de pessoas conhecidas. Muito agradecido.
Ultimamente é um assunto que está em moda e muito descutido realmente. Sou adepta e a favor de diminuir o glúten pq realmente ele está presente em muitos alimentos que engordam, causam desconforto abrdominal, gases, etc…. Então estou aprendendo a substituir alguns desses alimentos, e me sentindo melhor tanto fisicamente, visualmente, e na própria digestão. Menos peso.
Na internet tem um monte de receitas sem gluten
Tem muita coisa que dá para substituir, estou fazendo a dieta sem gluten a 2 meses, estou amando, emagreci e estou mais saudável.
Muito bom! vou começar aos poucos, amo comer pão
😉 queria tanto fazer
Eu tenho a doença celíaca, no começo sentia sintomas fracos e depois foram se tornando cada vez mais fortes, hj em dia levo uma vida normal, mas sem gluten.
Sou viciada em pão, e já noto que estou me sentindo mal toda vez que exagero no pão.
Amei o artigo!
Muito bom o artigo, assunto que eu tinha duvidas
Bom artigo!
Gostei do artigo, mas poderia ter dicas de alimentos sem gluten.
Gostei também, queria comer menos gluten, sou louca por pão e massa, mas tento me controlar hehehe
🙂 GOSTEI DO ARTIGO E GOSTARIA DE DICAS DE SUBSTITUIÇAO DE ALIMENTOS COM GLUTEN…
Oie Celisa! Oi galera, tudo bem?
Eu eliminei o trigo da minha vida. Ok, de vez em quando me permito um bolo de aniversário, um pão caseiro integral…
Mas vi grande diferença. Desinchei, minha barriga não diminuia nem com toda a atividade que faço e pela primeira vez pude comprovar o quanto estou mais sequinha.
Eu acho que tem influência sim. Tô tentando fazer a dieta paleolítica, eliminando pães, massas, doces e tudo que é “criado” pelo o homem e não advindo diretamente da natureza.
É difícil com certeza, mas os resultados são bem visíveis.
Beijinhos
Oi Vanessinha, quanto tempo! 😉 Que bom que vc conseguiu, eu ainda não tentei, adoro comer um pãozinho, mas é assim né, tudo tem que ter um esforço, nada é fácil. Mas pelo menos eu noto que o glúten ainda não me faz mal.
Quanto mais natural melhor né, mas estou mudando algumas coisas… aos poucos. Bjo
Acho que vale o sacrificio de ficar sem o gluten tenho a sindrome do intestino irritado e tirar o gluten me ajudou bastante a diminuir os sintomas…Faco sempre uns paezinhos de queijo mas sem queijo com polvilhoazedo e polvilho doce peguei a receita no site semglutenesemlactose.Vale a pena conferir!
Amei o artigo, vale a pena fazer uma dieta sem glutem, pelo menos por um tempo, fiz por 2 meses e me senti muito bem.
Oii Ce! (posso intimidar já ? hahaha)
Adoro seu blog, desde que assinei para receber por e-mail, acabo vindo aqui volta e meia!
Acho que conheci o blog por um sorteio, assinei e não me arrependo, adoro seus posts.. Cada vez nos trazendo um assunto simples, fácil de ler, rápido mas com informação e não só ”futilidades” que amamos também, mas não se vive só disso! hehe.
Adorei saber sobre o Gluten e até me caiu muito bem esse texto, estou fazendo exames para resolver alguns problemas de saude e a alergia a gluten foi cogitada.. Então é interssante saber quem realmente é o dito gluten. hehe..
Obrigada pelas dicas e orientações!
Beeijo
Oi Pricila, pode chamar de Ce sim…
Que bom que gosta do blog e a intenção é sempre mostrar a informação para melhorar o bem-estar de todos os leitores.
E fico muito feliz quando as pessoas melhoram a qualidade de vida por causa do blog.
Volte sempre! Bjo
Fiz exames de sangue e não foi diagnosticada a intolerância ao glúten, mas mesmo assim resolvi mudar um pouco meus hábitos alimentares. Me senti muito bem sem o glúten e me ajudou muito no tratamento da Doença de Crohn que tenho.. Abrs.
Acho interessante como alguns assuntos se tornam da moda. É o caso do gluten, rsrss.
Como gosto muito de pães, roscas, etc, acho seria difícil não comer. Procuro sim comer menos que comia antes, mas por questões de metabolismo que se torna lento com a idade e não quero engordar.
Para pessoas que realmente não podem comer, não se sentem bem, deve ser difícil também, porque os alimentos sem glúten são um pouquinho mais caros e não tão saborosos.
Beijo
Diminui o glúten por causa do hipotireoidismo e consegui emagrecer em pouco tempo sem muito esforço. No lugar do pão, como tapioca, no lugar da massa, arroz… e assim por diante. Só nos fins de semana às vezes me atiro numa pizza e tal. Com o tempo a gente acostuma e nem sente falta. Os benefícios são comprovados.
Depois que ouvi uma nutricionista dizer que mesmo não tendo intolerância, devemos diminuir o glúten, decidi reduzir a ingestão e vi melhoras significativas na redução do inchaço abdominal.
vou começar hoje depois eu falo … (=’:’=)
Amei às informações, queria saber somente sobre o benefício do arroz integral, e acabei sabendo de uma série de informações importantes uma atrás da outra. 👏👏👏