Há muito tempo que a soja é amplamente tida como alimento saudável (noção perpetuada principalmente por propagandas na TV).
Porém, se ouvirmos mais opiniões, veremos que ela é um alimento bastante controverso. Existem diversos estudiosos e especialistas que crucificam a soja como um alimento que, além de não trazer nenhum benefício, ainda é maléfico para saúde.
Hoje, eu quero mostrar um pouco deste “lado negro” da soja, pois tem muitas pessoas que acreditam que a soja é um alimento extraordinário, e que na tentativa de fazer uma alimentação mais saudável, acabam consumindo-a em exagero.
O que a soja tem?
A soja contém muitos antinutrientes e, por isso, é considerada um alimento inflamatório. Antinutrientes são substâncias que interferem com a absorção de nutrientes e seu consumo frequente conduz à deficiências crônicas de minerais. Na soja se concentram substâncias como o ácido fítico e alguns inibidores enzimáticos que bloqueiam a ação da tripsina (uma importante enzima vital), dentre outras enzimas essenciais. Estes inibidores são proteínas resistentes que retém sua configuração mesmo quando cozidas por longos períodos. Quando ingeridas, estas substâncias produzem desarranjo gástrico, redução na capacidade de digestão das proteínas e deficiências crônicas de aminoácidos.
A soja contém naturalmente fitoestrógenos, substâncias que mimetizam a ação do hormônio feminino estrogênio dentro do corpo humano. Quando você ingere uma pequena quantidade dessas substâncias o corpo se adapta sem alterações mas, em excesso, estes fitoestrógenos causam desequilíbrio hormonal. Meninos consumem muitos produtos a base de soja terão dificuldades na puberdade e durante o desenvolvimento dos órgãos sexuais, devido à feminilização causada pelo excesso desses fitoestrógenos.
Soja Transgênica
Praticamente toda soja consumida aqui no ocidente é geneticamente modificada. A soja transgênica contém muito mais fitoestrógenos do que a soja natural. O consumo em excesso agride o equilíbrio hormonal e pode conduzir à puberdade prematura e a uma série de doenças relacionadas ao excesso de estrogênio no decorrer da vida.
O uso de soja nas fórmulas de nutrição para bebês pode causar danos irreversíveis em seu sistema nervoso. Para quem busca uma alimentação mais natural, a sugestão é evitar produtos geneticamente modificados de qualquer espécie. No caso da soja, isso é particularmente difícil.
Proteína Vegetal Texturizada
Você talvez já deve ter visto embalagens de alimentos com os dizerem “contém proteína vegetal texturizada”, como se isso fosse uma grande vantagem. A verdade é que essa “proteína” é puramente resíduo industrial.
O que torna essas proteína texturizada nocivas é o processo para sua fabricação: para produzir a proteína isolada de soja, os grãos da leguminosa são primeiramente moídos e depois mergulhados em solvente químico de petróleo, com o objetivo de extrair os óleos naturais do grão. O resíduo desta mistura (que é na verdade a sobra do processo industrial de extração do óleo) é então misturado com açúcares e com uma solução alcalina (também artificial) para remover qualquer fibra.
A massa resultante é então precipitada e separada utilizando uma lavagem ácida, feita geralmente em enormes tanques de alumínio. O ácido faz com que o alumínio se dissolva das paredes dos tanques e se concentre na soja. De fato, a proteína isolada de soja pode ter até 100 vezes o conteúdo de alumínio que se encontraria nos grãos in natura. Finalmente, o que sobra é neutralizado em uma solução alcalina e depois desidratado em altas temperaturas para produzir um pó proteico.
O resultado é um subproduto altamente manipulado industrialmente, e que possui valor nutricional 50% inferior aos outros produtos à base de soja. Durante seu processo de fabricação, as vitaminas são perdidas e os inibidores das enzimas permanecem intactos, atrapalhando a digestão e levando a deficiências nutricionais.
Carne de Soja
A famosa “carne de soja” é a proteína isolada de soja que foi compactada através de um processo industrial de elevada pressão e temperatura.
É ainda pior que o isolado de proteína de soja, porque à carne de soja é muitas vezes adicionada o corante caramelo — substância hoje reconhecidamente cancerígena — além do realçador de sabor glutamato monossódico, outra verdadeira bomba para nosso corpo, muito presente em alimentos industrializados.
E a Soja Fermentada?
A fermentação, realizado por microorganismos benéficos (probióticos), pré digere a proteína em aminoácidos e inativa tanto os inibidores enzimáticos quanto os antinutrientes. Desta forma a soja se transforma em um alimento altamente biodisponível, apta ao consumo humano. Se a soja não for preparada desta maneira bem específica, ou seja, por fermentação lenta, o melhor é evitá-la.
Porém, fique atenta: nem toda soja fermentada é igual. O tofu, por exemplo, traz consigo alguns inconvenientes, pois herdam os antinutrientes e inibidores enzimáticos, ainda intactos em sua maioria. O processo de feitio do tofu de fato reduz parte do conteúdo de antinutrientes, mas muito deste conteúdo permanece. O ácido fítico permanece intacto. O tofu não deveria ser usado como substituto para a carne, mas, no máximo, ingerido em pequenas quantidades, como um condimento, assim como fazem as culturas asiáticas que deram origem a ele.
Os únicos produtos de soja indiscutivelmente recomendáveis são os fermentados tais como o missô, o tamari, o tempê e o nattô, os quais devem ser originados de grãos orgânicos, e não modificados geneticamente. Essas são as modalidades de soja mais consumidas nos países asiáticos.
Outros Problemas com a Soja
- Apenas 30 gramas (4 colheres de sopa) de soja por dia pode resultar em uma deficiência em hormônios importantes (T3 e T4) produzidos pela glândula tireoide, o que favorece o desenvolvimento do hipotireoidismo. Outros sintomas são: letargia, constipação, ganho de peso e fadiga.
- Além dos antinutrientes, a soja contém altos níveis de alumínio e manganês, elementos indesejáveis no corpo.
- Apesar de possuir proteína, essa proteína não tem um alto valor biológico. Sendo assim, não supre as necessidades de aminoácidos necessários para o nosso corpo. Proteínas de origem animal são muito superiores em termos de aminoácidos entregues.
O que fazer então?
Diante de tudo isso, devo cortar completamente a soja então? Bem, isso é uma decisão pessoal. Quando o assunto é alimentação, minha dica é simples: não precisa parar de comer soja; o que faz mal é sempre o excesso. Agora, para quem substitui grande parte de sua alimentação por derivados da soja (carne de soja, leite de soja, proteína de soja, etc.), aí fica o alerta: nesse caso, é bom procurar diversificar mais sua alimentação.
E você, o que acha da soja? Você considera um alimento benéfico ou não? Gostaria de saber sua opinião!
Já li tantas coisas a respeito da soja (contra e a favor), que fico sem saber em qual acreditar…
Tb acho juliane 🙁
Use o bom-senso. Escolha vc o que vc acha que é bom ou não.
Está provado que a soja vendida no Ocidente é transgênica, portanto é soja modificada .
Tenho um amigo que comia quase todos os dias PVT , e nasceu na cabeça pequenos tumores , não
malignos .li
Soja faz muito bem para saúde.
Soja faz muito bem para saúde.
Eu Juliana considero soja um alimento,muito importante para a saúde do ser humano e dos animais.
Muito boa sua matéria, eu há muitos anos atrás, lembro que no Rio Grande do Sul, plantavam soja para alimentar os animais (porcos particularente), e um estudo feito
foi comprovado que a soja desmanchava os ossos dos porcos (não lembro se era esse termo. Enfim foi proibido consumo da soja para animais e eviodente para seres
humanos.
Passaram-se muitos anos e não é que a soja veio como melhor alimento para seres
humanos ?
Eu particularmente não uso pois sempre lembro dos documentários referente aos
ossos
dos animais.
Tenho alergia a soja e sobro muito com isso, pois hoje em dia colocam soja em tudo, leite em pó, linguiças, cremes para a pele… pous é o conservante mais consumido no Brasil, e o pior é que não vem informando nas embalagens.
Nunca gostei de soja e nunca acreditei que fosse um alimento saudável. Muito bom esse artigo, muito esclarecedor, parabéns.
Eca, odeio soja, muito bom saber que é um alimento ruim para saúde. Infelizmente tenho uma amiga vegetariana que come todos esses derivados de soja.
na verdade eu sempre li que a soja é malefica para saúde, minha nutricionista sempre disse para nunca comer nada de soja…amei esse artigo, muito bom!
Não sabia de muitas dessas informações a respeito da soja, ainda bem que quase não como soja.
Gostaria de saber a fonte ou o autor desse artigo, visto que é um assunto controverso e me interessa, pois consumo soja.
Obrigada
Olá Debora,
As informações do artigo foram pesquisadas em diversos sites nacionais e estrangeiros. Como eu mencionei, esse é um assunto controverso, e minha proposta aqui foi mostrar mais o lado negativo (que é o menos comentado na mídia em geral). Se você procurar na Internet tanto por “benefícios da soja” como por “malefícios da soja” você encontrará diversas referências para os dois pontos de vista.
Obrigada Celisa 😉
Bem esclarecedor, sempre consumi proteina isolada no pós treino, mas vi através de um medico que a melhor forma de consumo seria a fermentada, tirando da dieta…
Eu sou vegetariana, mas evito consumir essa ” carne de soja” pois já imaginava que tivesse umas misturas nada confiaveis no meio. Como o tofu, e evito exagerar também.
Achei o texto excelente.
Tbm sou vegetariana e não gosto dessas carnes de soja, já tinha lido a respeito da indústria utilizar as sobras daquilo que não serviu para alimentar animais, fazendo leite, e outros falsos alimentos 😡 E somente os derivados da soja orgânica seria saudável, missô, tempê, e eu acreditava que o tofu também 🙁 aliás adoro tofu acho super prático na cozinha, eu consumo tofu orgânico e vou continuar consumindo porque adoro, antinutriente todo alimento tem… O que falar de peixes criados em tanque com soja, milho, corante? É muito complicado essa coisa de alimentação, a gente fica doido se pesquisar a fundo rsrs
Não sei mais o que fazer ,estamos todos os dias deparando com uma bomba de informação:isto faz bem para a saúde; isto faz mal para a saúde, e que realmente estamos confusos e não sabemos que caminho seguir .Pode comer ou não pode comer ?Tá difícil viu!
Todo alimento transgênico faz mal a saúde…então a soja de fato faz mal e todo seus derivados.O óleo de soja é um bom exemplo.Na minha casa procuramos sempre evitar alimentos transgênicos,o óleo que é um pouco dificil,mas sempre quando podemos substituimos.Mas isso vai de cada um né,mas é sempre bom diversificar a dieta,não precisa exatamente cortar os trangênicos,e a soja que é o caso do texto acima.Muito boa a explicação de vcs,adorei e me ajudou muito também!!!
Nutricionista costumam receitar alimentos a base de soja, como leite.
Hoje em dia praticamente tudo é geneticamente modificado: vejam a variedade que temos de melancias, melões, laranjas, morangos, sem falar no leite, ovos,carne.
Pelo que diz a matéria só a soja é modificada, não, é tudo. Não temos maios a época do tomate, da goiaba. Mundo populoso, bocas em demasia para alimentar,soluções são dadas, nem sempre as melhores.
E o extrato de soja? É o mesmo que leite de soja? Não vi falando dele.
O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos da soja.
O Extrato de soja é o produto obtido a partir da emulsão aquosa resultante da hidratação dos grãos de soja, que é processado, adicionado ou não de ingredientes opcionais permitidos, podendo ser submetido à desidratação, total ou parcial.
E faz mal também? Obrigada!
Esse texto é perfeito para nos alertar, ainda bem que encontrei um médico bom que proibiu a soja na minha dieta.
Muito interessante! Ainda bem que não como soja 😆
Mesmo sem conhecer todos esses detalhes sobre o feijão soja, nunca pude consumí- lo porque meu médico alergista me proibiu há muitos anos atrás. Hoje agradeço a Deus por isso!
Olá Celisa,
Seu texto ficou muito bom,basicamente não é o grão que é ruim,mas sim a maneira como a indústria o trata.Com essa cadeia de transgênicos que nada se sabe a longo prazo quais serão de os malefícios(bem prováveis)o melhor mesmo é não consumir alguns produtos.Lembro-lhes que há marcas no mercado que a soja é orgânica, como os da marca Ecobras, são facilmente encontradas em supermercados.
Outra coisa, sugiro um post sobre “Alimentos transgênicos” porque muito se fala APENAS sobre a soja,mas a maioria das pessoas não sabe que diversos outros alimentos passam por este processo .No Brasil, apenas 15% da plantação de milho é destinada ao consumo humano(o restante é direcionado à alimentação bovina)e TODA ela é transgênica,ou seja,não somente a soja contém todos aqueles malefícios citados no post.E neste caso estamos falando do milho ingerido diretamente,fora tudo(além do milho,que foi para a carne).
Politicamente falando, enquanto diversos países buscam aumentar a produção de alimentos cada vez mais orgânicos, o Brasil faz o caminho inverso,buscando apenas algo que torne a produção mais “barata”.Só espero que em se tratando de saúde pública,este “barato não saia caro”.
Optei pelo vegetarianismo há uns 5 anos por diversos motivos,entre eles o mal da carne.Erram as pessoas em pensar que vegetariano troca a carne pela soja,ERRADO! Fazemos do ARROZ/FEIJÂO o prato principal, e não a carne.
Agradeço pelo post e ratifico minha sugestão.
Adorei o artigo sobre a soja, eu tenho um grande amigo que é vegetariano e comia tudo de soja, e ele teve sérios problemas de saúde, então descobriu-se que a soja em excesso estava fazendo muito mal, ele cortou a soja e melhorou.
Eu sempre soube que a soja é do mal.
Interessantíssimo esse artigo sobre soja, eu sempre ouvi os dois lados, que era bom e que não prestava, na dúvida nunca consumi nada de soja, mesmo porque o gosto é péssimo.
Celisa, faz um post sobre
como substituir a carne. Por que
eu não como de espécie nenhuma, se a proteína
de soja não é boa, o que vc sugere?
Eu tomo extrato de soja sem açucar, como
não consumo muita soja, prefiro não tira-lo,
minhas vitaminas ficam mais saborosas!!
🙂
Tem um leite de soja pronto, na caixinha que é uma delícia. Versão normal e light: vitamina de banana e o de côco. Ótimo geladinho.
Ana Maria é uma delicia mesmo,
contudo fico c receios de tomar
sempre, pela quantidade de açucares e
conservantes!! 🙁 Uma vez ou outra
tudo bem, né!! 😎
Lana Bello,
Tomo a versão sem açúcar, não faço uso diário.
Ah, entendi!! 😆
Depois da menopausa eu sempre faço uso da soja principalmente o leite pois sabia que era para reposição hormonal. E ai? o que faço.
Muito interessante! Gostei de saber mais sobre a soja.
Oi Celisa, ótimo post, já tinha ouvido muito falar do mal q a soja faz à saúde, inclusive da femilizacao dos meninos. A tempos atrás, com a propaganda da soja, passei a consumir o leite e eventualmente a carne em forma de picadinho q bem temperada, fica ótima e o preço muito bom, . Mas, graças a Deus , foi por pouco tempo, hoje, nem óleo de soja uso mais. Infelizmente, acabamos consumindo soja através do peixe criado em cativeiro, da carne do boi e em muitos outros alimentos q levam a proteína texturizada. Valeu
😀 Ótimo saber sobre a soja transgênica como é tratada industrialmente. Pena que é assim, porque gosto de quase tudo da soja e não consumo mais o óleo; foi só parar e melhorei do mal que me fazia. Mas agora vou diminuir só comer algumas vezes.
Eu busquei informações na internet a respeito da soja logo que percebi a menopausa chegando e fiquei muito confusa com tantas controvérsias. Até então, comia soja esporadicamente, em restaurante self-service, onde tem uma salada deliciosa.
Tomo um copo de leite de soja por dia (leite ou extrato de soja em pó, aliás, outra coisa que me confunde, rsrss), por indicação de nutricionista.
Faço uso também de uma cápsula de isoflavona.
Com tantas informações e estudos controversos, decidi continuar com meu leite e comendo esporadicamente. Pra mim, faz muito bem, diminuiu e muito o efeitos da menopausa.
Estou pasma! Nunca ninguém me falou mal da soja, só falaram bem, até médico(a)!Em casa consumimos muito, principalmente depois que parei de comer carne e tb quando minha mãe entrou na menopausa! Vou pesquisar melhor a respeito, mas evitar! tem alguma sugestão? Minha mãe só toma leite de soja e eu como a texturizada! Com o que podemos substituir?
Grata
Como soja há mais de vinte anos, e até agora, não tive problema nenhum, graças a Deus! Como em todas as versões que o mercado oferece, e faço alguns pratos muito saborosos tanto in natura, como industrializados. Todos os alimentos do planeta terra, estão contaminados de alguma forma por causa da ganância do homem, infelizmente.
Olá Celisa, obrigada pelas dicas. Já tinha visto informações como estas … Muito bom ler este texto . Beijos.
Nunca tive curiosidade sobre soja tbm não sou adepta
mas sabendo que além de horrível não é saudável.
bgda Celisa pela matéria 😀
Tudo faz mal, tudo é cancerígeno! Cada hora publicam coisas assim, tempos depois vem “comprovação científica ” que não é verdade. Se as pessoas continuarem assim, vão entrar em paranoia e vão parar de se alimentar! Sou do interior, até 10 anos de idade só comia produtos da roça, sem nenhum aditivo ou veneno. Sugestão: quer comer comida saudável? Compre terra, adube com estrume de galinha, cavalos e bois,e plante. Crie galinhas, porcos e bois . Plante frutas. E coma à vontade! Esta é a única forma de alimentação pura e saudável. O resto, é enganação! Integral, orgânico,desnatado, sem glúten, tudo falso. E tem muita gente ganhando dinheiro enganando pessoas. Tem certeza que aquele produto da feira é orgânico? Como ter certeza? Viu a plantação? Acompanhou os cuidados diários? ??Acho que vamos enlouquecer com tantas informações,pesquisas, orientações etc. Socorro!
Uma mulher que toma apenas um copo ao dia, de leite de soja, pode melhorar os sintomas da menopausa, incluindo a lubrificação vaginal. Imagina o que isso pode fazer em um bebe do sexo masculino? Como será que estará na puberdade? A soja está presente nos embutidos (salsicha, presunto) e as crianças sao ” alimentadas” como se isso fosse alimento, mas é apenas uma massa feita para saciar a grande ” massa humana” da qual fazemos parte! Tenho uma pergunta: o consumo exagerado de soja por uma mulher gravida, poderia causar “feminilização do feto masculino”? E uma crianca que tem alergia ao leite de vaca e a mãe é orientada a substitui-lo pelo leite de soja? Estará propensa a algum grande problema no futuro?
Adorei seu comentário Juliana Mota 😀
Realmente, ….cabeça fresca e…cuca quente !!!…
OLÁ CELISA: VOCÊ É UMA PROVA INCONTESTÁVEL QUE MINHA OPINIÃO SOBRE AS BRASILEIRAS ESTÁ CORRETÍSSIMA:
SER BONITA AJUDA MUITO, MAS A MULHER INTERESSANTE É IMBATÍVEL EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA E SITUAÇÃO!
O CONTEÚDO DESTE SEU ARTIGO É ALTAMENTE ESCLARECEDOR. O tema é bastante polêmico devido às lavagens cerebrais que foram marteladas ao longo dos anos na mente dos incautos.
Estou escrevendo um ensaio cujo título é A DECADÊNCIA DA MASCULINIDADE e posso lhe assegurar que a SOJA faz parte de minha pesquisa.
Para todas as suas leitoras que ainda não se convenceram sobre os PERIGOS DA SOJA, sugiro a leitura de outro excelente artigo, escrito pelo DR. PAULO MACIEL, um MÉDICO E CIENTISTA PARANAENSE, que possui vários livros e artigos científicos interessantíssimos sobre a SOJA.
CONFIRAM O LINK: http://drpaulomaciel.com.br/
O SEU BLOGUE É UMA BOA INDICAÇÃO QUE VOCÊ FAZ PARTE DA GERAÇÃO MUDA BRASIL!