A menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam a partir de uma certa idade. Menopausa é quando os ovários deixam de funcionar, ou seja, quando eles deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A principal característica da menopausa é a cessação da menstruação.
Climatério
O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período fértil para o não-reprodutivo. Um pouco antes da mulher entrar na menopausa, os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocam mudanças no ciclo menstrual. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos — geralmente entre 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa. Normalmente os sintomas da menopausa permanecem por 10 anos, mas há casos em que dura muito mais tempo.
Sintomas da Menopausa
A redução progressiva do estrogênio, que acontece na menopausa, promove efeitos profundos no organismo. Em muitos casos, essa deficiência de estrogênio gera diversos sintomas:
- Ondas de calor
- Diminuição do desejo sexual
- Suor noturno
- Ressecamento vaginal
- Irregularidade dos ciclos menstruais
- Insônia
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Depressão
- Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio
- Osteoporose (diminuição da quantidade de massa óssea — que torna os ossos frágeis e mais propensos a fraturas).
Dicas para Amenizar os Sintomas da Menopausa
Acabar com os incômodos que surgem no final do período fértil feminino não é mais sinônimo de riscos à saúde. Seguem algumas maneiras de se atenuar os sintomas da menopausa.
1. Reposição Hormonal
Vantagens da Reposição Hormonal
Uma boa terapia hormonal compensa a baixa nos hormônios, evitando transtornos físicos e psicológicos. A reposição hormonal é fundamental para a diminuição dos sintomas da menopausa. A base do tratamento é a reposição de estrogênio, que apresenta as seguintes vantagens:
- Ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo.
- Fortalece os tecidos da parede vaginal e melhora a lubrificação.
- Aumenta a elasticidade das paredes da uretra e a eficiência do sistema excretor.
- Estimula a produção de colágeno, substância que dá elasticidade e viço.
- Ajuda a manter a temperatura do corpo estável.
- Melhora o sistema cardiovascular.
- Melhora a aparência da pele e a queda de cabelo.
Desvantagens da Reposição Hormonal
- Custo elevado do tratamento.
- Tratamento prolongado.
- Volta da menstruação e TPM em algumas mulheres.
- Agravamento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.
A Terapia de Reposição Hormonal nunca deve ser iniciada e abandonada sem supervisão médica. As vantagens da Terapia de Reposição Hormonal só são obtidas se seu uso for supervisionado e continuado.
2. Dieta
Os alimentos têm um grande impacto na saúde do organismo em qualquer fase da vida, por isso, na menopausa, eles podem ser aliados na saúde e busca pelo bem-estar. Refeições equilibradas e diversificadas auxiliam a manter o peso e dar mais disposição, pois há mais oferta de nutrientes de forma natural.
Além disso, preferir alimentos menos industrializados e mais frescos — como frutas e verduras — auxilia no controle da glicemia e da pressão, refletindo também no funcionamento e equilíbrio dos sistemas corporais. A forma de comer também pode impactar no organismo. Por isso, evite passar longas horas sem se alimentar, ou então comer exageradamente, fazendo refeições muito grandes (pois o excesso de calorias pode acentuar os fogachos).
Vitamina E: O efeito da vitamina E na redução dos sintomas da menopausa é comprovado. Muitos médicos sugerem que mulheres que estão atravessando a menopausa tomem 800 IU de vitamina E por dia por um período de teste de três meses, para ver se os sintomas se reduzem. Em caso positivo, a dosagem é continuada.
Cálcio: A suplementação diária com cálcio ajuda a reduzir dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão relacionadas à menopausa. Além disso, deficiências de cálcio, que levam à osteoporose, são mais comuns em mulheres pós-menopausa. Osteoporose é uma condição séria caracterizada por ossos fracos. Diversos estudos já foram publicados confirmando que a suplementação com cálcio pode retardar ou até impedir o desenvolvimento da osteoporose. Por isso, cálcio é um dos suplementos mais consumidos por mulheres. O consumo desse suplemento é geralmente de 500 a 1500 mg por dia.
Linhaça: A linhaça ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. A linhaça auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
Magnésio: Alimentos ricos em magnésio sao essenciais. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra, que mostrou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e peixes, como atum e salmão, são ricos nesse mineral. Porém, no Brasil, o solo é muito pobre em magnésio e o ideal seria fazer a suplementação.
Chá branco: O chá branco, mais rico em catequinas que o chá verde, tem um efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas (lavacolesterol). Suas substâncias antioxidantes também aumentam o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral, que é tão comum em mulheres na menopausa.
Gorduras boas: Elas estão no azeite de oliva e em outros óleos vegetais, assim como nos peixes – atum e sardinha são exemplos. No lanche, vá de oleaginosas, como amêndoas e castanhas, que também têm gorduras positivas. O trunfo delas é que ajudam a resguardar os vasos. Inclua também o abacate e o óleo de coco.
Vitamina D: Se não conseguir tomar sol pelo menos 20 minutos por dia, o ideal é suplementar a vitamina D. Ela é super importante porque participa da metabolização e absorção do cálcio, mantendo a saúde dos ossos, além de agir nas atividades neuronais.
Complexo B: O complexo B é formado por 12 vitaminas que podem ser encontradas em alimentos como semente de girassol, fígado, feijão, cereais integrais, leite, ovos e gérmen de trigo, atum, frango e carne vermelha. Devido à diversidade do complexo B, as vitaminas atuam em diferentes mecanismos e participam de inúmeras funções no organismo. O reforço do complexo B pode auxiliar a reduzir a ansiedade, a depressão, os fogachos, melhorar a saúde óssea e dos tecidos, além de melhorar a formação celular e prevenir sintomas e doenças decorrentes (como enemias ou fraquezas).
3. Mudança no Estilo de Vida
Exercícios físicos: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam. Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o início da prática de exercícios físicos, de qualquer tipo. O importante é ter uma vida mais ativa.
Parar de fumar: Fumar pode estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostram que muitas das mulheres com ondas de calor são fumantes. Outro estudo mostra que grande parte das mulheres que buscam reposição hormonal são fumantes.
Sono adequado: Uma boa noite de sono é importante para restaurar a energia, equilibrar os hormônios, manter os níveis de cortisol sob controle e reduzir a ansiedade ou a depressão. A ioga e meditação são boas ferramentas para ajudar nessa fase da vida.Se você tiver problemas para dormir (como muitas mulheres na menopausa), tente usar óleos essenciais de balanceamento de hormônios como lavanda, gerânio e camomila. O uso da melatonina para regular o sono é também uma excelente medida. Tente ler um livro, escrever um diário, tomar suplementos a base de magnésio, ou tomar um banho quente antes de dormir.
Práticas de redução do estresse da mente e do corpo: Os problemas de sono, a ansiedade, fadiga e a depressão tendem a aumentar durante a transição para a menopausa. Por isso é importante gerenciar o estresse da melhor maneira possível. As formas de fazer isso incluem calmantes naturais do estresse, como se exercitar, passar tempo ao ar livre, meditar, buscar apoio social, participar de uma causa útil ou se voluntariar, ler algo inspirador e edificante e fazer algo criativo.
OI Mulheres estou passando tbm por isso, há três messes não menstruo acabei de fazer 49 anos, sinto esse calor do inferno e as ondas de calor a noite são as piores. Acordei toda molhada semana passada e sentindo frio… Comecei a tomar omega 3 e capsulas de amora, acho que deu uma melhorada, mas as vezes penso que vou enloquecer… A minha ginecologista me pausou um remédio fitoterápico que não resolveu nada, Agora vou atrás de outro que possa me indicar uma reposição hormonal.
Espero ter ajudado vc. boa sorte.
EU FAÇO EXERCÍCIOS, CAMINHADAS, ANDO DE BICICLETA E NÃO DIMINIU AS ONDAS DE CALOR COMO CONSTA NO TOPICO “MUDANÇA ESTILO DE VIDA”.
ESSAS REAÇÕES VARIAM DE CADA ORGANISMO, TENHO CONHECIMENTO DE MULHERES QUE NÃO SABEM O QUE É MENOPAUSA. EU NÃO VOU TOMAR NADA, VOU FAZER A TRAVESSIA DE UM JEITO NATURAL, COMO TEM QUE SER. TENHO OS PIORES SINTOMAS DE CALOR, IRRITABILIDADE, CANSAÇO, ZERO DE DESEJO SEXUAL E, A CADA ANO QUE PASSA AUMENTAM MAIS. QUE VENHAM TODOS SINTOMAS PARA ACABAR COMIGO, FAZER O QUÊ !! DEUS FEZ A MULHER E SEU CORPO COM PRAZO DE VALIDADE E TENHO QUE ACEITAR.
EU ME TORNEI OUTRA MULHER NA MENOPAUSA. ( PIOR )
Estou tomando Max Amora, 02 vezes ao dia e melhorei 90% de todos os citomas, só o sono que não durmo muito como antes.
Ótima essa reportagem pois ja tenho 45 anos e já estou passando por esses sintomas, procuro me alimentar bem e fazer exercicios.
Eu ouvi um fitoterapeuta indicando que aos 40 anos anos, tomar 3 vezes ao dia chá da folha de amora, tomei, confesso que não foi certinho. Hoje tenho 63 anos e não sei o que é sintomas da menopausa. “Uma folha de amora para uma xícara de chá. Não faça muito forte”.
Eu tomo cloreto de magnésio em cápsulas, pode ser o liquido tb, e não tenho mais as ondas de calor!!!
Gostei das dicas. Está cada vez mais perto para mim.
Estou fazendo uso d chá de folhas d amora,3 vz ao dia,estou gostando muito,super indico!
Eu tive todos esses,sintomas fui em dois médicos, eles falaram que não éra, tenho 47 anos .
Mais esse mês não, fiquei mestruada acredito que é sim, pois tive todos sintomas e até insônia e depressão, fui até no psiquiatra e tudo … Ele me um remédio homeopata , me ajudou muito e tenho buscado em Deus a cura … Espero ter ajudado .
Meu nome é Cláudia! Tenho 49 anos e há 2 meses eu fiz uma hestectomia com retirada dos ovários.
Más desde então estou quase louca. Emagreci 10 kg, não tenho fome, depressão, confusão mental,
desânimo. Após 20 dias da operação o médico me passou libian para eu tomar, más não tenho sentido melhoras. Tem hrs que acho estar ficando louca. Me sinto muito fraca e sem vontade de fazer nada, parece que envelheci 10 anos
Cabelo caindo, pela seca, unhas fracas meu Deus sa eu soubesse que ficaria assim, não teria operado 😓
Procure terapias alternativas. Existe varias que poderão ajuda-la, como Cura Reconectiva, Access Bars , Acumpuntura, e logico fazer Meditação. Meditação perdeu a conotação religiosa para se tornar uma necessidade de equilibrio no dia a dia. Boa sorte. Lúcia
Cláudia obrigada pelo testemunho . Já conseguiu ficar melhor? Não sei mais o que fazer estou como você fiz histerectomia com retirada dos ovários. Alguma ajuda que me possa dar? Obrigada
Quem faz hestectomia tem que procurar um endocrinologista, pois os ovários que eram responsáveis pelos hormonios não existem mais. A hestectomia faz com que a mulher entre na menopausa. e necessita de um conjunto de ações para equilibrar o organismo.
Meu nome e Rogeria , tenho 43 anos , estou na menopausa , já não menstruo a 3 meses e a onda de calor me acompanha a cerca de 1 ano so agora resolvi pedi ajuda e fui busca-la , estou sendo acompanhada por um medico ortomolecular , comecei minha reposição hormônios hj.
Tenho 49 anos, há 3 meses com os sintomas. Percebi q o humor interfere na intensidade dos valores. Hoje pesquisei sobre alimentação e mudanças de hábito. Ñ vi aqui relatos de dores nas articulações, isso é o q mais me incomoda. Vou iniciar nova alimentação e comportamento vitamínico amanhã (soja, vitamina E, linhaça, chás brancos, salvia) alongamentos e caminhadas. ☺
Responder
Tenho 49 anos, há 3 meses com os sintomas. Percebi q o humor interfere na intensidade dos calores. Hoje pesquisei sobre alimentação e mudanças de hábito. Ñ vi aqui relatos de dores nas articulações, isso é o q mais me incomoda. Vou iniciar nova alimentação e complemento vitamínico amanhã (soja, vitamina E, linhaça, chás brancos, salvia) alongamentos e caminhadas.
Oi Cila ! Eu tenho 46 anos e eu cheguei a ficar 6 meses sem tomar anticoncecional e nesse tempo, senti muitas dores nas articulações logo que levantava de manha e durava questao de alguns minutos e voltava a caminhar, mas sentia tambem, muitas dores nos corpo e ondas de calores . Decidi voltar a tomar o anticoncecional e você acredita que sumiram todas as dores no corpo e as ondas de calores!?. Pois bem, vou continuar tomando , que assim não passo tão mau. Faço uso do Yas
Gostei dos comentarios. Tambem passo por tudo isso. Ate pensei que fosse a unica. Graças a internet aprendi muito. Bjx
ola, tenho 47 anos e estou me sentindo um pouco estranha, a noite sinto falta de ar, fadiga e estou menstruada a 16 dias, para mim sempre vinha entre 5 e 7 dias, estou preocupada e angustiada, ainda não procurei meu médico. será que já estou próxima da menopausa????
Olá, esses comentários são muito bons para nos mostrar que não estamos sozinhas nessa fase de climatério. Tenho 47 anos a há 30 dias cai de cama, fiquei uns 4 dias sem conseguir levantar direito e com a cabeça muito ruim
Eu já vinha tendo uns suores noturnos e muita irritação no meu trabalho, ondas de calor não tive. Fiquei com a cabeça tão ruim que procurei até um neurologista, fiz vários exames, graças a Deus não deu nada então fui no meu ginecologista e ele me prescreveu reposição hormonal, um remédio para depressão e outro para dormir, esses dois últimos vou tomar só 2 meses. Hoje estou no vigésimo quarto dia da reposição hormonal, posso dizer que agora estou começando a sentir melhoras. Minha cabeça está melhor mas não é fácil gente, com 15 dias que estava tomando o hormônio e como não tinha percebido muita melhora desesperei. Mas como disse agora depois de 24 dias já estou melhor, não 100% ainda mas espero breve estar super bem e o mais importante também é buscar a Deus, Ele é a fonte de toda energia. Espero ter contribuído com vcs mulheres que passam por essa fase tão complicada.
Me identifiquei contigo, sinto tudo isso também, mas não quero tomar hormônios vou tentas as vitaminas e exercicios. Não é fácil tu ser de um jeito e acordar de outro da noite para o dia. não me reconheço mais 😕
Ola meu nome e veronica tenho 43 anos estou mestruando de 15 em 15 dias meu ciclo era de 24 dias diminui o alibido aumentou a TPM espinhas ressecamento vaginal nao sei mais se tenho periudo fértil também tomo folhas de amoras não gostei dessa faze mais temos que passa cada relato me ajudou a entender que os sintomas não e de outra doença e climaterio para chegar a menopausa.
Olá achei fosse só eu mas estou 43 mestruo 15 quinze dias fiz exames deu negativo menopauza mas tenho calorão irritada perdi o inibido sexual ..sem ânimo pra nada come sei academia mas não tenho vontade d nada :
Tenho 63 anos e ha um ano faço reposição hormonal mas até hoje sinto este calorão insuportavel, as vezes tenho mudanca de humor, ansiedade e depressão fico muito irritada, já troquei de hormônio três vezes, não sei se estou fazendo certo.
Oi meu nome é marcia , tenho 49anos , eu fiz hestrectomia total , entrei na menopausa de vez sentir vários sintomars da menopausa, procurei um médico ortomolecular, pois eu não queria fazer reposição hormonal, é sim uma modulação hormonal bioidentica, que não prejudicar a saúde, fiz vários enxames, e já comecei a tomar os medicamentos que são progestetona, estradiol asóciado a estiol e testosterona mais algumas vitaminas, minerais e tem apenas três dias já estou mim sentido melhor , valé a pena . Boa sorte
Oi Márcia! Meu nome é Shirley. Tenho 49 anos e tenho sofrido com os sintomas da menopausa. Tenho insônia, fogachos, palpitação, etc. Li que está passando com um médico Ortomolecular e gostaria de saber se é de São Paulo. Se sim, poderia me passar o contato? Muito obrigada! 🙏🏻
Márcia bom dia ,faça uso da amora tem cápsulas.abracos.Neusa Campelo
Olá boa noite! Meu nome é Conceição
Tbm estou passando por essa fase tenho 44 anos, ainda não estou tomando nem um remédio, tenho receio em fazer reposição hormonal 😘😘 para todos leitores!!!
Ola me chamo francilene tenho 39 anos mestrou todo todo mes mas as tadas sao inregular e gostaria de saber sr posso tomar tibolona pois minha vagina ta seca sem elasticidade muchando posso tomar
Tô sentindo calor suores nao durmo insuportável, não posso tomar, oque posso Tomar pra melhorar
Eu tenho 43anos, faz um mês que não menstruo, sinto esse calor que não e de Deus, muita dor na perna, lombar, irritada e cólica e muita sede…
O lado mais ruim de ser mulher meu Deus
Socorro rs bjs
Tenho 47anos sinto sintomas da menopausa a 2 anos comecei a tomar cápsula de amora miura faz 1mês e 10 dias q estou tomando e já ñ tenho mais os sintomas graças a Deus.
Desculpa…me chamo Maria De Lourdes.
Olá,estou com 53 anos, ja faz dois anos que minha menstruação esta totalmente desregulada, agora estou menstruada a dois meses, passei no médico, ele me disse que é normal. não aguento mais ficar assim, ninguém merece
Eu não aguento mas os calores parece que vou morre me cinto ansiosa alguém pode ne ajudar dietas ou chás pelo amor de Deus tenho 51 anos quanto tempo dura isso
Meu nome é Ana tenho 52 anos e faz dois meses que estou menstruando e sinto muita dor tipo cólica, não aguento mais comecei tomar anticoncepcional pra vê se melhora um pouco.
Olá Patricia, tudo bem?
Estamos no mesmo barco, eu entrei na menopausa infelizmente aos 40, logo após o nascimento de minha filha, hoje estou com 54, para nós mulheres não existe fase pior, depois de 14 anos ainda sinto ondas de calor, não sei o que é dormir, tenho insônia direto, ressecamento vaginal, vivo nervosa é uma fase muito difícil.
Assim como vc, também não fiz e não pretendo fazer reposição hormonal, estou tentando levar uma vida saudável, mas na correria do dia a dia é muito difícil.
Minhas amigas, bem vindas a menopausa.
Eu tenho 57 anos, estou na menopausa desde os 50 anos. No início sentia uns calores. Mas como sempre fiz tratamento na homeopatia por causa da Rinite e TPM.Então, resolvi fazer para menopausa também. Estou super bem. Faço atividades físicas(pilates, caminhada e dança de salão) já há muitos anos. Me alimento com frutas, legumes e verduras. Pouco ou nenhum sal ou açúcar. Estou sempre buscando coisas novas. Boa sorte a todas.
Boa abordagem porém deve-se esclarecer que, o que é chamado de “sintomas da menopausa” são sintomas do climatério, período anterior e posterior à menopausa.
A menopausa é nada menos que a última menstruação.
É normal ginecologistas perguntarem à mulher se ela já teve a menopausa.
“Estar” na menopausa é usado popularmente!
Incrível como ainda te mulheres que sofrem anos com os sintomas do climatério. Procure um médico, existem remédios para isso. Tomei isoflavona com amora, gostei, o medicamento fitoterápico Cimicifuga, chá de amora. Todos aliviam os sintomas. Mas o que acabou mesmo com o mal estar dos fogachos foi o antidepressivo Citalopran 20 mg. Sim, antidepressivos ajudam. Não tomei hormônios.
Hormônios ajudam, mas têm contra-indicações.
Tenho 48 anos e estou aprendendo muito com esse documentario,não faço reposição hormonal,senti que com o tempo melhorou os fogachos,vou optar por mudança de habito,alimentação,exercicios,durmo em graças a Deus,mas sinto a pele seca,caelos caindo,procurar um médico é melhor,mas eu não quero fazer reposição,a não ser que precise.
Eu estou pior a cada dia tenho 59 anos nao sei o que faco mas sinto me tal mal deprimida calores nocturnos nao durmo sofro com insonia, minha cabeca quase que explode, tenho pressao alta ando nervosa faço exercicios fisicos e caminhada tem me ajudado a amenizar um pouquinho os sintomas mas estou na pior fase da minha vida envelheci muito tenho pela seca o meu cabelo caindo enfim tenho orado muito e buscando ajuda de Deus. Mas minhas queridas e a pior fase da vida de uma mulher nao desejo a ninguem. Acho que preciso de calcio omega 3 e reposicao hormonal talvez isso me ajude.
Olá!! Estou com 51 e estou nesse processo a mais de quatro anos, há quase um ano não menstruo , porém,sinto os calores, cansaço,dores de cabeça,sem libido,eu tenho sono ,porém os calores não me deixam ter um sonho tranquilo ,acordo exausta e como trabalho no final da semana me sinto muito, muito cansada. Infelizmente não posso fazer reposição hormonal,devido a um nódulo na mama que está sendo acompanhado. Essa fase está muito difícil!
Muito bom este post. Importantíssimo para nós mulheres tomar iniciativas para melhora da saúde neste período. Nenhuma de nós escapamos dessa fase. Massssss a vida continua…… e temos que nos cuidar e procurar tratamentos que sejam compatíveis de acordo com o tipo de organismo de cada mulher. Uma ótima sugestão é procurar as terapias holísticas complementares. porque as mesmas não interferem no tratamento convencional, e sim são complementos para amenizar ou até acabar com tais sintomas. Bjssss….. a todas nós, mulheres guerreiras. Namastê! Gratidão!
olá boa noite!!!
Meu ome é Luciene tenho 49 anos, e estou sentindo um pouquinho só de calor, estou 3 meses sem
mestruar, e engordei uns 6 kilos estou pesando 98 kilos estou mto assustada pois penso só em dormir. hás 2 anos tive uma forte ansiedade que hoje eu estou ainda em tratamento mais estou melhor.
O mais importante agora é fazer atividades físicas.Tenho duas filhas uma de 10 anos e outra de 13 aos.mudei minha alimentação. Agora é se cuidar e ser feliz, isso tudo passa. Vou começar a tmar esse chá de amora. Menias vamos ser felizes. Beijos em todas.
Olá a todos! Aos 48 anos passei a sentir os sintomas da Menopausa e, hoje com 53 anos estou me adaptando esse fase da minha vida. No início fiz uso da substância tibolona, depois durante 03 anos implante de reposição hormonal, e recente passei a medicação oral e um gel transdérmico; enfim as dores de cabeça, insônia, aumento de peso e o inchaço abdominal só progredindo mesmo fazendo atividades físicas e uma alimentação saudável.
Como já faz um tempo que estou fazendo a reposição hormonal, resolvi mudar depois de ler sobre o uso da homeopatia na menopausa. Gostaria de saber sua opinião caso faça uso ou esteja iniciando o tratamento com a homeopatia. Obrigada
Bom dia
Qual o tratamento homeopatia que voce vai fazer.
Tomei natifa por 6 anos, ótimo,acabou com meus sintomas, agora minha médica retirou pois ñ pode tomar por mais de 5 anos, conclusão: Meus sintomas voltaram pior, ela receitou o aplause, ainda ñ vejo melhora em quase 2 meses tomando
Bom dia Meninas
Estou na mesma situação, o que mais me incomoda agora e ansiedade que sito e constipação intestinal. Nao queria fazer reposição hormonal, acho que vou começar tomar o tibolona e vou tomar 5-htp para diminuir a ansiedade.
Oi boa noite eu Noemia adorei a ideia do extrato da amora quero saber onde vende o extrato de amora
Eu tomo amora muira cápsulas faz 15 dias estou sentindo melhoras no calorões que vinha tendo.. tenho 52. Anos