Você usa óleos vegetais para tratar seus cabelos? Esses óleos ajudam muito a manter o couro cabeludo saudável e os fios com crescimento adequado.
Os óleos são uma ótima maneira de trazer de volta a umidade e nutrientes para o seu cabelo. Eles penetram no córtex do cabelo e nutrem a partir de dentro. Eles têm ácidos graxos e vitaminas que ajudam a reconstruir a superfície do cabelo danificado e protegê-los de danos adicionais e perda de umidade.
O cabelo está exposto a muitos fatores que podem enfraquecê-lo, provocando problemas como a queda de cabelo e o ressecamento. Muitas pessoas recorrem a tratamentos comerciais para revitalizar os fios e estimular o crescimento saudável. No entanto, muitos deles não dão os resultados esperados, ou são muito caros para serem usados com regularidade.
Felizmente, existem formas mais econômicas e eficazes de reparar o cabelo e conseguir que ele cresça saudável e bonito. Os óleos naturais estão entre as melhores alternativas para cuidar dos fios e estimular o seu crescimento. Confira os 5 óleos mais eficazes para tratar os cabelos:
Óleo de Coco
O óleo de coco é maravilhoso para os fios. Ele tem a capacidade de passar pela membrana celular do cabelo para nutri-lo em profundidade. Ajuda a evitar a perda de proteínas e contrabalancear a perda dos óleos naturais (que acontece diariamente pela exposição a toxinas e aos shampoos).
Contém muitos ácidos graxos que fortalecem e fazem uma nutrição e hidratação profunda. Isso por que leva para dentro dos fios, além dos seus nutrientes, partículas de água. Ajuda a eliminar o frizz e evita pontas duplas. Sela as cutículas do fio, proporcionando brilho, maciez e sedosidade.
É um excelente condicionador e também fornece as proteínas essenciais necessárias para o cabelo danificado. É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.
O óleo vegetal de coco hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro. Saiba mais sobre o óleo de coco.
Óleo de Rícino
Esse óleo é um dos melhores para tratamento capilar. Contém nutrientes que fortalecem o cabelo para um crescimento saudável e rápido.
Ele contém ácido ricinoleico, que atua como um antibacteriano e antifúngico, ideal para prevenir infecções e fungos no couro cabeludo.
O óleo de rícino tem sido usado há muito tempo como tratamento capilar para queda e afinamento. Ele tem muitas outras utilidades, incluindo hidratar o cabelo seco e combater os fios arrepiados. Ajuda no tratamento de doenças como dermatite seborreica. Saiba mais sobre o óleo de rícino.
Óleo de Jojoba
O óleo de jojoba é rico em nutrientes como o cobre, zinco, silício, iodo, vitamina E, ácidos e vitaminas do complexo B.
O óleo de jojoba é considerado um dos melhores remédios naturais para o tratamento da caspa e para estimular o crescimento dos fios. Aliado às massagens capilares, o óleo ajuda a eliminar o sebo que forma-se no couro cabeludo, liberando os folículos para a renovação dos fios, ajudando no crescimento. Além de tratar problemas capilares, o óleo de jojoba é um ótimo hidratante para os fios. Saiba mais sobre o óleo de jojoba.
Óleo de Abacate
Por seu alto teor de ácidos graxos saudáveis e vitaminas, o óleo de abacate é também considerado um dos melhores produtos para o cuidado e o crescimento saudável do cabelo.
O abacate contém vitamina A, B6 e vitamina E, que nutrem, reparam e melhoram a saúde capilar. Além disso, é rico em antioxidantes que aumentam o fluxo sanguíneo aos folículos capilares, contribuindo para o crescimento do cabelo.
O óleo de abacate é um ótimo emoliente porque, além de evitar a desidratação do cabelo, ainda recupera o que já está ressecado, deixando-o sedoso e brilhante. Saiba mais sobre o óleo de abacate.
Óleo de Groselha Negra
Esse óleo pode ser um pouco desconhecido para você. Estudos demonstram que ele pode tratar a calvície hereditária, pois ele ajuda a inibir a ação do hormônio masculino no couro cabeludo.
Pessoas que sofrem com a queda de cabelos e fazem tratamento com cápsulas de groselha negra, o fazem pois seu consumo regular favorece a microcirculação sanguínea, que melhora o acesso dos nutrientes à raiz e que por fim, reduz a queda. Sem contar que a groselha negra auxilia na produção maior de ceramidas, que hidratam o cabelo e proporcionam mais brilho.
Além disso, fortalece os cabelos: melhora a chegada de nutrientes no bulbo (raiz do cabelo), local onde ocorre renovação e crescimento dos fios.
Como usar os óleos nos cabelos?
Ao usar os óleos no cabelo, a quantidade deve ser mínima. Não é necessário encharcar o couro cabeludo e os fios! Principais formas de usar:
- No couro cabeludo: Todos esses óleos podem ser usados no couro cabeludo. Aplique o óleo vegetal de sua preferência diretamente no couro cabeludo e massageie por cerca de 5 a 10 minutos. Deixe agir por 30 minutos. Em seguida lave bem os cabelos com shampoo e condicionador. Essa técnica estimula o crescimento capilar, fortalece, trata problemas no couro cabeludo, controla a seborreia e ajuda a combater a queda. Faça esse procedimento 2 vezes por semana.
- Hidratação e nutrição: Os óleos também ajudam hidratar e nutrir os fios. Os óleos recomendados para hidratação são: óleo de coco, jojoba e abacate. Adicione o óleo na sua máscara capilar de hidratação para potencializá-la. Essa técnica deixa os fios macios e hidratados. Faça esse procedimento semanalmente.
- Umectação: Os óleos para umectação são: óleo de coco, jojoba e abacate. A umectação é basicamente um “banho de óleo”, onde você aplica o óleo puro em todo cabelo e deixar agir por umas 2 horas. Em seguida lave normalmente com shampoo e condicionador. Essa técnica hidrata e nutre os fios. Faça esse procedimento semanalmente.
- Reparador de pontas: Todos os óleos são recomendados para passar nas pontas. Escolha o óleo de sua preferência e passe somente nas pontinhas do cabelo seco. Deixe agir por 30 minutos e lave o cabelo com shampoo e condicionador. Faça esse procedimento dia sim, dia não.
O óleo de groselha negra pode ser usado no couro cabeludo e nas pontinhas. Outra forma de utilizá-lo para beneficiar os fios é tomar as cápsulas de groselha negra.
Se preferir, você também pode misturar até 3 tipos de óleos.
Como escolher seu óleo?
Cuidado com a qualidade do óleo, leia a embalagem, o óleo deve ser puro prensado a frio e não refinado. As versões formuladas com óleo mineral não são eficientes para o cabelo. A versão prensado a frio é um processo de extração que garante a preservação de todos os nutrientes.
E você, costuma tratar os cabelos com óleos vegetais? Qual é o seu preferido?
Muito bom o artigo!
Eu uso o óleo de jojoba, é maravilhoso… uso na umectação e no couro cabeludo, acrescento nas máscaras tb.
Este artigo veio na hora certa muito obrigada querida.
Legal, vou testar, meu cabelo está enfraquecido.
Ótimo artigo, mas senti falta da indação das marcas dos óleos e dos preços, já que precisam ser de qualidade para terem o efeito esperado.
Oi Eliane, as marcas que eu gosto bastante são a Laszlo, terra flor, phytoterápica, bioessência…
Aqui nesse site vende essas marcas, tem o de jojoba e abacate.
http://www.belezadocampo.com.br/oleos-vegetais-para-aromaterapia
O oleo de coco é ótimo estou usando uma vez por semana estou amando os resultados
Gosto muito de usar óleos vegetais, eles sao naturais e fazem um efeito muito bom para os cabelos, desses, só não usei o de groselha negra…o meu preferido é o de jojoba
Amoo o óleo de rícino e o de coco, são incríveis 🙂
boa tarde
adorei a matéria.
usei hoje
obrigada por compartilhar
bjos
Eu uso o óleo de mamona! 🙂
Boa tarde! Muito boa a matéria, me esclareceu as dúvidas de como usar os óleos. Tenho em casa o de coco, jojoba e gergelim.
Adorei as dicas e vou colocá-las em prática, porém deveria ter indicação de algumas marcas, para facilitar numa escolha de qualidade.
Oi Gislaine, as marcas que eu gosto bastante são a Laszlo, terra flor, phytoterápica, bioessência…
Aqui nesse site vende essas marcas, tem o de jojoba e abacate.
http://www.belezadocampo.com.br/oleos-vegetais-para-aromaterapia
Eu adoro usar óleos vegetais, tenho vários em casa. Meus preferidos para os cabelos é o de jojoba, argan e macadamia.
Adoro estas dicas. Uso o óleo de Rícino e coco, quero experimentar o de abacate.
Também gosto de usar óleos. Que tal falarem também sobre o óleo de amêndoas??? Eu o uso e adoro.
Oi Egna, já falei sobre o óleo de amêndoas:
https://belezaesaude.com/oleo-amendoas/
Eu comprei. Vc usa no couro cabeludo tbm ou só nos fios?
Adorei as dicas,
gosto de usar nas pontas secas dos cabelos, não uso muito no couro cabeludo porque sofro com caspas,e sempre tenho que tá usando shampoo anticaspa.
Mas fiquei muito interessada na dica de Umectação ( banho de óleo), maravilhoso.
Bjuss…..
Eu já uso o óleo de coco a quase um ano e adoro, o resultado é maravilhoso. Eu fiz o óleo de alecrim, e gostei bastante também, as pontas ficam bem hidratadas.
Eu fiz da seguinte forma, esquentei 500 ml de azeite em uma panela, joguei uns 5 ramos de alecrim limpo e seco e deixar murchar, desliguei o fogo, esperei esfriar e voltei para o vidro.
Muito bons esses óleos, tb gosto de usar, descobri o óleo de abacate, fantástico, até melhorou a caspa.
Gostei muito da matéria vou começar a compra os olhos pra usar
Posso misturar óleos essênciais para massagem no couro cabeludo? Quais e quantas gotas mais ou menos de cada?
Muito bom e informativo, parabens!
Dos óleos apresentados já usei coco, abacate e rícino. Atualmente estou usando babaçu e amêndoas, mas já usei tutano, semente de uva. Não consigo viver sem eles.
Gostei das dicas,voou passar a usar.
Eu uso o óleo de coco babaçu, é perfeito. E não tem o cheiro forte…
Uso óleo de coco. Maravilhoso! Melhor que já usei até hj! Repara as pontas, encapa os fios, nutre, recupera. Fantástico!
Faço low/no poo e umectação com óleo de coco ou azeite de oliva. Mas não faço como está indicado. Minha U é o método UCPE: Umectar,Condicionar,Pausar,Enxaguar.Aplico o óleo no couro cabeludo,massageando beeem e enluvando para as pontas. Uso duas colheres de sopa para todo o cabelo. Prendo num coque, forro a fronha com uma toalha e durmo com o óleo no cabelo. No dia seguinte, aplico condicionador em todo o cabelo, sem molhar, por cima do óleo mesmo, nessa etapa se usa muito creme, não pode economizar, senão não consegue retirar o óleo completamente. Massageia novamente beemm, por uns 5 minutos,coloca uma touca plástica ou de alumínio(é o calor da touca que faz o óleo se desprender do fio e se misturar com o creme), pausa por 40 minutos, enxagua massageando bem. Se vc achar que o óleo ainda não saiu completamente, pode fazer um co-wash caprichado com o mesmo condicionador que usou antes (eu uso o multy da salon line, é o melhor pra isso, pq limpa bem e tem ph baixo, selando as cutículas). Enxagua, e pronto!!! Saio divando com meus cachos super hiper mega hidratados e macios, e um brilho incrível!!!
Eu adoro usar óleos capilares, sempre uso no couro cabeludo tb, uso o de macadamia,abacate, vou testar esse de jojoba.
Aonde compro esses óleos? Alguém poderia me indicar lugares? Estou com o cabelo ressecado e com as pontas espigadas, parecendo espiga de milho.
Oi Regiane, aqui nessa loja
tem o de jojoba, ricino, abacate…
http://www.belezadocampo.com.br/oleos-vegetais-para-aromaterapia
Vc encontra em casas de produtos naturais.
Regiane, estes òleos voce encontra em farmacia.
Adorei a matéria sobre os óleos, mas gostaria de saber onde comprar online o óleo de jojoba e o de groselha negra, como eles tem que ser de boa qualidade e na Natue não tem.
Muito bom, uso sempre que lembro…gosto do óleo de jojoba.
muito bom, adorei o post! uso sempre, vou comprar o de jojoba que nunca testei.
gostaria que falasse da argila roxa
🙂 Gostaria que falasse da argila roxa,gosto muito das suas materias.
Excelente matéria, adorei! Faço umectação uma vez por semana com óleo de coco, ricino e vou experimentar o de jojoba e abacate, depois lavo duas vezes com shampoo e condiciono. O resultado é incrível. Abraço a todos.
VOU USAR O OLEO DE RICINO;;O DE ABACATE;E O DE JOJOBA;;DEPOIS TE CONTO;;;OBRIGADO BOA NOITE
Nosa amei sempre gostei de usar oleo de coco em meus cabelos. Amei as dicas vou recomndar para os meus amigos.
Obrigada!
Olá…Gostaria de saber onde encontrar esses óleos para comprar?
Olá,
Qual é o melhor óleo natural para tratar e curar um couro cabeludo com irritação localizada na nuca, e na covinha no meio da cabeça, logo acima da nuca? Coloco uma foto para ver melhor o meu problema.
Obrigada pelos vossos concelhos.
Boa noite, obrigado pela dicas, amei. Faz algum tempo que estou com muita coceira e seborreia, já comprei muitos shompoo pra caspa e nada de melhorar, comecei a usar óleo de côco extra virgem de mercado mesmo! Gostaria de saber se tem que ser óleo capilar ou pode ser esse mesmo?
Qual o melhor oleo para combater fungos e inflamação no couro cabeludo ? Vi muito sobre o de malaleuca.ou teria outro co. Alguma comprovação científica? Grato
quais são os óleos mais indicados para cabelos descoloridos?