A spirulina é uma espécie de bactéria, também considerada como microalga, que é riquíssima em proteína (75% dela) e considerada um superalimento por muitos. A spirulina é usada como suplemento alimentar para enriquecer a dieta. Além disso, ela é super indicada para fornecer nutrientes para quem faz dieta hipocalórica.
A principal função da spirulina é colaborar para o fortalecimento do sistema imunológico, mas ela também ajuda a regular a glicemia, tem ação antioxidante e atua na destoxificação (eliminação de toxinas), além de aumentar a sensação de saciedade e amenizar processos inflamatórios.
Propriedades da Spirulina
Contém vitaminas, especialmente as do complexo B (anti-stress), e diversos sais minerais. A spirulina é uma das mais concentradas fontes de ferro, oferecendo 28 vezes a quantidade presente no fígado de boi. De acordo com pesquisas, o tipo de ferro existente na spirulina é duas vezes mais biodisponível do que o ferro presente nas carnes, tornando-a um excelente aliado para aqueles que sofrem de anemia. A spirulina também apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A.
Rica também em carotenoides (alfa, gama e beta), cálcio (8x a quantidade presente no leite de vaca), manganês, cromo e selênio, a spirulina possui em seu pigmento azulado (Phycocianina) propriedades altamente benéficas para o organismo. A spirulina é a mais rica fonte nutricional de GLA, um ácido graxo essencial raramente encontrado em alimentos comuns.
A spirulina ainda tem efeito antiviral, antioxidante e anti-inflamatório.
Benefícios da Spirulina
- Fortalece a imunidade, por isso é útil na manutenção da saúde.
- Dá mais disposição, pois é fonte de energia.
- Ajuda na prevenção de acidentes vasculares e infecções.
- Promove alívio nos sintomas de TPM.
- Contém fenilalanina, que estimula a saciedade. Ela forma uma espécie de gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e diminui a fome.
- Os antioxidantes da spirulina ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o câncer.
- Riquíssima em cálcio, a spirulina é uma importante aliada no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose.
- A spirulina contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. O principal deles é o gama-linolênico, que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol.
- Ajuda nas alergias: a spirulina interrompe a liberação de histaminas, substâncias que contribuem para os sintomas alérgicos, como nariz escorrendo, olhos lacrimejantes e coceiras.
Como usar a spirulina
O uso da spirulina deve ser associado à ingestão de muita água: ela tem uma grande quantidade de fibras insolúveis, proporcionando o aumento no bolo fecal e favorecendo a saúde intestinal, desde que seu uso seja aliado ao consumo de muita água.
Pode ser utilizada na forma de pó ou em cápsulas. A em pó pode ser utilizada no suco verde, vitaminas, suco de frutas ou com água.
Em cápsulas a dosagem sugerida é de 3 mg. A dose pode ser dividida ao longo do dia, nas diversas refeições.
Contra Indicação da Spirulina
Pessoas com doenças autoimunes tais como a esclerose múltipla, lúpus, doença de Cronh, artrite reumatoide e fibromialgia, por exemplo, devem evitar o consumo de spirulina. Ela ativa o sistema imunológico e pode diminuir a eficácia de medicamentos imunossupressores. Além disso, a spirulina contém fenilalanina, um verdadeiro perigo para portadores da fenilcetonúria.
A cápsula também é contraindicada para crianças e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
A spirulina pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas atenção: cuidado na hora de comprar sua spirulina, é preciso que ela procedência confiável. Muitas possuem agentes contaminantes como metais tóxicos e bactérias nocivas que poderiam causar danos ao fígado, náuseas e vômitos. Infelizmente não é fácil saber com certeza se uma spirulina é de boa procedência mas, na medida do possível, é sempre importante estar atenta à qualidade do produto!
Já ouvi falar e muito bem por sinal, mas nunca experimentei, gostei do artigo!
😆 .. Adorei a matéria ! Tenho imunidade baixa…vou procurar essa alga.. E ver se melhoro ou aumento minha imunidade..rsrs bjss e bom dia ?
Poxa.. que legal!! Comprei a Spirulina semana passada, e comecei a tomar agora! Ela realmente tira um pouco a fome!! Estou adorando!! Comprei no site http://www.puravida.com.br Lá a procedência é garantida!!
para quem tem problema na tireoide que também é uma doença autoimune a hipo ?
Eu tomo a spirulina faz uns 3 anos, foi recomendação da dermato pois melhora a pele, espinhas e ainda é ótima para saúde.
Olá, nunca ouvi falar.
Mais fiquei muito interessada, pois tenho imunidade baixa.
Vou procurar aqui na minha cidade, obrigada por esta dica maravilhosa.
Bjus………
Ouvi e li em um site de beleza que ela também é ótima para os cabelos. Verdade? Se sim, como usar?
Ela é boa para os cabelos como um suplemento, pois é rica em vitaminas e minerais, mas usar a spirulina no cabelo nunca usei…
Eu sou adepta da spirulina e clorela, são muito benéficas…conheci essas algas quando morei no japão, lá tem muito e de qualidade. Minha irmã sempre me manda, nunca comprei aqui no Brasil.
Excelente texto
Spirulina é muito saudável, eu gosto de usar, melhora minha disposição.
LEGAL ADOREI OS COMENTARIOS
SOFRO DE ALERGIA EU VOU EXPERMENTAR
A USAR DEPOIS VOLTO AQUI PARA FALAR
DOS EFEITOS GRANDE ABRAÇO A VCS OBGDA
Como saber se a espirulina é de boa qualidade, ela é importada ou brasileira?
Tem algum problema de doença auto-imune é perigoso tomar spirulina Liquen esclerose.
Legal! Vou experimentar. Tenho imunidade baixa TB e muita alergia. Tomara que dê certo.
Eu tenho esclerose múltipla, faço tratamento protocolo Dr. Cícero vitamina D, eu comecei tomar a Spirulina, sei q vou ficar melhor 😉
A matéria não indica qual a quantidade diária recomendada da spirulina em pó. Poderiam esclarecer? Obrigada.