Ervas aromáticas são deliciosas e podem potencializar o sabor de qualquer receita. São também perfeitas para chás. Além disso, são sensacionais para a saúde, cheias de antioxidantes, vitaminas e minerais.
Você pode comprar as mais diversas ervas prontas (frescas ou secas) ou, melhor ainda, cultivá-las em uma horta caseira. Essas ervas são perfeitas para ter em casa, confira!
Louro
Normalmente usamos o louro com as folhas secas, mas ele pode também ser usado in natura. Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico.
Possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes. A folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele.
Alecrim
O alecrim é riquíssimo em antioxidantes e estimula o sistema imunológico. Ajuda a melhorar doenças como anemia, resfriado, arritmia cardíaca, bronquite, diabetes, menstruação insuficiente e problemas circulares. O alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas, especialmente contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos.
O chá de alecrim, assim como o seu óleo essencial, reduz fortemente problemas capilares como caspa e queda de fios. Cuida também muito bem da saúde da pele, deixando-a mais viçosa e bonita.
Cebolinha
A erva mais comum em nossa cozinha. A cebolinha, é um ingrediente que pode ser usado em praticamente todos os tipos de pratos salgados. É rica em vitamina C e também contém carotenoides, as vitaminas A e B, cálcio e ferro.
É um estimulante de apetite, ajuda a digestão e tem propriedades antissépticas. O ideal é usá-la fresca para tirar proveito de todo seu sabor, mas também pode-se picar e congelar que suas propriedades ficarão intactas.
Coentro
O coentro é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo (causado pelos radicais livres – principal causa do processo de envelhecimento).
Ele é muito conhecido por seu poder de desintoxicação de metais pesados. A erva faz uma “varredura” desses metais, sendo talvez a única com esse poder de remoção. Possui qualidades relaxantes musculares e pode agir como um sedativo leve. Acalma os nervos, ajudando a aliviar a ansiedade e reduzindo os efeitos nocivos do estresse.
Cominho
O cominho é um dos membros da família da salsinha, uma erva aromática com um sabor amargo e forte e um aroma “quente” (devido à grande quantidade de óleo). É usado como um diurético e para o tratamento de dor de estômago e flatulência. O cominho estimula a menstruação, e também pode ser adicionado para gargarejar no tratamento de laringite.
Essa iguaria é também indicada para fortalecer o cabelo e deixar a pele mais bonita. Isso se dá pela presença de vitamina E, fósforo e timol, que eliminam as toxinas e evitam surgimento de espinhas e furúnculos.
Erva-Cidreira
A erva-cidreira possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais, que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais: vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), vitamina C e folato. Possui minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro, que são necessários para o bom funcionamento do corpo humano.
É antiviral, antiespasmódico, antibiótico e anti-inflamatório. O chá da erva cidreira promove bem-estar e tranquilidade.
Hortelã
A hortelã é um excelente remédio natural para tratar diversas enfermidades. Tem ação antibacteriana, antisséptica, digestiva, anti-inflamatória, redutora de gases, antiviral, descongestionante e antioxidante. Possui ação benéfica no que se refere a eliminação de impurezas e problemas na pele.
A hortelã também ajuda a eliminar gases, uma vez que facilita o funcionamento do intestino. Melhora as dores musculares, nervosas, reumáticas e é capaz de aliviar dores de cabeça e enxaquecas. O chá e o óleo essencial são excelentes para estimular o crescimento dos cabelos.
Manjericão
O tempero indiano famoso no mundo todo é uma excelente fontes de nutrientes para o organismo. Tanto o chá como seu uso em pratos ajuda a diminuir flatulência.
O manjericão possui vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro e potássio. É um excelente antibacteriano e auxilia ainda na saúde do coração. Por atuar como antioxidante, ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Orégano
O orégano é muito usado como tempero em nossa culinária. Tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza. O chá de orégano pode ser utilizado contra tosse, dor de cabeça e irritação; tem ação anti-inflamatória e antibactericida e reduz a glicemia em diabéticos.
O orégano possui vários compostos fenólicos, lipídios e ácidos graxos, flavonoides e antocianinas. O chá de orégano é bastante popular no combate a distúrbios gastrointestinais e na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue.
Poejo
O poejo, também conhecido no Brasil como “hortelãzinha”, é uma das espécies mais conhecidas do gênero menta. Devido às suas propriedades benéficas para o sistema digestivo, é utilizado para eliminar os gases e é bom para aliviar a digestão pesada.
O poejo serve para ajudar no tratamento de tosse, falta de apetite, digestão difícil, gases, cólicas intestinais, coriza, gripe, resfriado, catarro, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, transtornos menstruais, crise nervosa e reumatismo. Possui propriedades de ação digestiva, estimulante, tônica estomacal e sudorífera.
Salsinha
A salsinha (ou salsa) também proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Apresenta propriedades que podem purificar os órgãos vitais, é diurética, rica de vitaminas vitais para nossa saúde – C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.
O uso diário da salsinha é um tônico para o coração, pela presença de folato. A salsinha também possuiu propriedades anti-inflamatórias, portanto seu uso continuo melhora as dores articulares. A salsinha é uma usina de clorofila: isso ajuda a frear o crescimento de bactérias ruins. Ela purifica os rins e fortalece o sistema imunológico.
Tomilho
Existem muitas variedades de tomilho mas somente poucas são usadas na culinária, caso do tomilho comum e do tomilho limão. É muito utilizado na medicina natural porque tem vários fitonutrientes, vitaminas e minerais saudáveis que ajudam a prevenir as doenças.
Tomilho é uma das fontes mais ricas de potássio, ferro, cálcio, manganês, magnésio e selênio. O potássio é essencial para o funcionamento e controle dos fluídos do corpo próprio; ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Salvia
A sálvia favorece o trânsito intestinal e melhora a digestão. A ação diurética da sálvia evita a retenção de líquidos. O consumo frequente do chá de sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, melhora o fluxo de sangue na menstruação, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa. A sálvia é antioxidante, calmante e anti-inflamatória.
A sálvia serve também para facilitar o tratamento de aftas, bronquite, caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão e das ondas de calor comuns na menopausa.
Pimenta Malagueta
Um ingrediente poderoso, com muitos usos. A pimenta malagueta é usada nas dietas para limpar e desintoxicar o organismo. Tem sido usada para uma variedade de problemas, incluindo azia, delírio, tremores, gota, paralisia, febre, dispepsia, flatulência, dor de garganta, dispepsia atônica, hemorroidas, menorragia em mulheres, náuseas, amigdalite, escarlatina e difteria.
A pimenta estimula o nosso sistema nervoso a liberar a adrenalina e noradrenalina, que atuam na diminuição do apetite. Ela também ativa a colecistoquinina, que está relacionada à saciedade.
Amei saber mais sobre as ervas, estou querendo começar uma horta em casa
Olá tudo bem? Eu gosto muito das versar e costumo a usar tudo e bom para nossa saúde ,estou gostando muito este site .
Olá tudo bem? Eu gosto muito das versar e costumo usar tudos e muito bom para nossa saúde ,estou gostando muito este site .
Amo todo tipos de ervas. Excelentes informações!!!
Amo todos os tipos de ervas. Excelentes informações!!!
Amei saber mais sobre essas ervas.
Muito bom utilizar ervas como temperos específicos na cozinha
A minha erva preferida é o manjericão e alecrim, tenho os dois em casa.
ERVAS ACRESCENTAM SAÚDE E SABOR À NOSSA VIDA. AMO E USO NA MINHA COZINHA!
Tenho uma dúvida! Quanto tempo posso deixar congelado essas ervas, sabe me dizer?
Os vegetais, normalmente, podem ser congelados por até 2 meses, penso que com as ervas, o tempo seja parecido.
Eu amo minha hortinha, tem várias coisas, são muito úteis, amei o post!
Embora não tenha espaço para tanto, também tenho algumas. Uma horinha de aromáticas não pode faltar.
quando desidrata-se as ervas elas perdem muito seus nutrientes?
Nada como a erva in natura, ao ser ser desidratada perde um pouco dos nutrientes sim.
Amo todas as.ervas acima e utilizo todos os dias em minhas receitas.
Utilizo as tbm.em minhas formulações de shampoos anti caspa e anti queda, sabonetes Pois sou química e cosmetóloga. Quem.tiver interesse é só entrar em contato.
Alecrim e manjericão não pode faltar na horta de ningém, adoro essas ervas, faço chá.
Hortela é tudo gente, amooo
Adoro essas ervas, uso bastante e tenho na horta tb.
Amo todas as ervas, uso-as no dia a dia. No entanto sou fã, apaixonada por manjericão.
Maravilhosa matéria, gosto muito do alecrim, manjericão, cebolinha, erva-cidreira, mas todas são super importantes. Bjssss…
Ótimo, mas salsa não tem B12.
gostei muito do seus artigos, ótimo para quem cultiva essas ervas para medicamentos ou comestível. Gostaria de receber receitas como: chás, gastronomia e etcs…
Eu amo ortelan e tbm a pimenta malageta alias amo todo tipo de ervas pois sei que São todas maravilhosas para culhinaria como tbm para chàs