Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios do Abacate

Benefícios do Abacate

O abacate é uma fruta que traz muitos benefícios à nossa saúde.  Para conseguir todos os benefícios, é importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada: não adianta substituir as refeições por porções da fruta.

Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário.

Propriedades do Abacate

O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B1, B2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

Benefícios do Abacate

Benefícios do Abacate
  • Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
  • Possui ação antioxidante
  • Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
  • Possui ação antiinflamatória
  • Auxilia na desintoxicação do fígado
  • Evita fadiga mental
  • Ajuda na formação de ossos e dentes
  • Fornece energia aumentando a disposição

Mais Benefícios:

  • É possível afirmar que a junção de compostos do óleo, com destaque para as gorduras monoinsaturadas e os fitosteróis, protege contra processos inflamatórios e resguarda as artérias. Há ainda indícios de seu papel na redução do risco de diabetes do tipo 2, já que combate a resistência à insulina, o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células com a finalidade de gerar energia.
  • Ajuda nas inflamações. O benefício pode ser reconhecido pelo efeito positivo do abacate sobre o colesterol HDL, considerado colesterol bom, responsável pela proteção das artérias. Ele pode auxiliar na dilatação das artérias e em diversas mudanças corporais benéficas para o funcionamento equilibrado e regular de seu organismo. Esse benefício do abacate é proporcionado pela vitamina E, que induz as gorduras a assumirem poder anti-inflamatório. A artrite é uma doença inflamatória que afeta muitas pessoas e leva à dor intensa nas articulações e outros problemas. Os componentes do abacate, como as gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitaminas E e C, além dos carotenoides, ajudam a combater a inflamação causada pela artrite melhorando a qualidade desses pacientes.
  • O abacate contém uma substância chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. O excesso desse hormônio também dificulta o processo de redução de peso. A glutationa também beneficia a desintoxicação de seu organismo e melhora o funcionamento de seu fígado, fazendo assim da melhor eliminação de toxinas mais um dos benefícios do abacate. Além da glutationa, os ácidos graxos do tipo ômega 3 presentes no abacate são ácidos graxos essenciais que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade.
  • Incluir o abacate a uma dieta balanceada tem mostrado ser eficaz na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea. Outros componentes muito importantes são os fitoesteróis, que incluem o beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol. Eles têm um papel anti-inflamatório importante, o que também beneficia a prevenção de complicações vasculares.
  • Os benefícios do abacate se estendem à perda de peso. Ele é extremamente rico em fibras, uma porção de 150g contém 10g desse nutriente que é essencial em dietas para emagrecimento, pois ajuda no funcionamento intestinal. Confere saciedade por um tempo prolongado e ainda ajuda a reduzir picos de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo. As gorduras monoinsaturadas, que são abundantes no abacate, são associadas à redução da gordura abdominal, que é a mais perigosa em termos de fator de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sobrepeso.

Sugestão de Consumo: Batida de Abacate com Cacau

(caso não consiga assistir o vídeo, veja no Youtube)

Para mais informações sobre a receita, veja o post Receita de Batida de Abacate com Cacau.

O Abacate e a Pele

O abacate evita o envelhecimento precoce e trata a pele. O poder dos antioxidantes pode reduzir os efeitos maléficos causados pelos radicais livres à pele. A renovação constante das células oferece mais vitalidade e saúde aos seus tecidos. Sua pele poderá permanecer mais tempo hidratada e cheia de nutrientes.

O óleo de abacate é muito procurado por esses benefícios do abacate. As gorduras boas e as vitaminas ajudam a manter a hidratação da pele, a vitalidade e elasticidade. O ácido oleico ajuda a reduzir a irritação e vermelhidão da pele e melhorar a sua capacidade de reparação. A ingestão adequada desse ácido graxo ajuda a regular a produção de sebo pela pele, melhorando quadros de acne e pele oleosa.

Máscara para pele

  • 2 colheres de sopa de abacate
  • 1 colher de sopa de mel
  • Bater os ingredientes no liquidificador

Aplicar na pele limpa, deixar agir 15 minutos. É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte.

O Abacate e os Cabelos

Há benefícios do abacate também aos seus cabelos, você poderá livrar-se dos incômodos de caspas, proporcionar força a eles e ainda auxiliar na prevenção de calvície. As vitaminas e outros nutrientes encontrados no abacate podem beneficiar muito a saúde dos cabelos. Vitaminas como a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina B6 além de aminoácidos, ácido fólico, ferro, cobre e magnésio fornecem tudo o que os cabelos precisam para crescer fortes e saudáveis. Dessa forma, o abacate é capaz de hidratar o cabelo, promover o crescimento dos fios e revitalizar os que estão danificados, proteger o cabelo contra danos e ressecamento além de melhorar o brilho.

Confira a receita de uma máscara com abacate para os cabelos

(caso não consiga assistir o vídeo, veja no Youtube)

Para mais informações sobre a receita, veja o post Receita Caseira de Máscara Fortalecedora para os Cabelos.

E vocês, gostam de abacate?

171 comentários para “Benefícios do Abacate”

  1. Avatar de Lucia Camargo

    Eu adoro abacate, faço batidas com leite para tomar de manhã… é uma delícia, adorei conhecer os benefícios 🙂

  2. Avatar de Marcos

    O abacate é umas das frutas que mais gosto, acho energética e um excelente alimento para começar o dia. Sempre me senti mais disposto depois de comer abacate e acabo de ler que é bom para fadiga mental…
    excelente post!

    1. Avatar de Carmem

      Eu gosto tb para fazer antes dos exercícios, por isso o resultado é melhor ele dá energia;

  3. Avatar de Rubia

    Gsotei muito do texto, já usei abacate nos cabelos e realmente hidrata e dá brilho.

  4. Avatar de Rossane

    Bom dia! adorei o artigo.

    Gosto muito de abacate de várias formas… para mim tb dá uma energia a mais… vou testar essa mascara para cabelos 🙂

  5. Avatar de Bruninha

    Nossa que bacana, vou testar essa mascara nas minhas madeixas…

  6. Avatar de Andreia

    Hummm eu amo abacate! Fiquei super feliz em conhecer os benefícios, já que amo tanto abacate. Já usei nos cabelos, foi ótimo, até vou fazer uma mascara de abacate novamente…

  7. Avatar de Sabrina Chaves

    Adorei o post, esclareceu bem as minhas dúvidas em relação aos beneficios do abacate.

  8. Avatar de Audrey

    Ótimo post!
    Eu amo abacate. Em casa nós consumimos como sobremesa… pegamos 1 abacate, suco de 1/2 limão e açúcar… dê uma amassadinha no abacate, coloque o caldo do limão e vá adoçando a gosto… fica uma delícia! 🙂

  9. Avatar de Valéria Gomes

    Muito bom esse post, agora vou passar a consumir mais abacate 🙂

  10. Avatar de Rodrigo

    Acertou em cheio, queria muito saber mais sobre o abacate, obrigado!

  11. Avatar de Raquel Delis

    Oi meninas, eu uso essa receita para os cabelos:

    Meio abacate maduro
    Uma gema de ovo
    2 colheres de mel de abelha

    Modo de fazer

    Amasse o abacate com o garfo, acrescente a gema e o mel. Misture tudo, aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio.

    Fique 30 minutos com a touca, e após esse tempo, enxágüe bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

    espero que gostem, bjos

    1. Avatar de Janete Camargo

      hummm adorei essa receita Raquel, vou fazer…

    2. Avatar de Franciele

      Tb vou fazer essa receita, dizem que abacate é ótimo para os cabelos

    3. Avatar de Bruna Paula

      Oi Raquel, que bom q vc compartilhou sua receita. Eu também tenho uma receitinha uso abacate, creme de tratamento para cabelo e mel de abelha. O cabelo fica ótimo!! Um beijo a todas

  12. Avatar de Regina

    Adoro comer abacate natural, sem açúcar ou qqr adoçante ! realmente é uma fruta muito benéfica.

  13. Avatar de Paula Regina

    Antes de ir para a academia tomo uma vitamina com abacate leite e açúcar.

    Abs,

    1. Avatar de Diva

      Oi Paula eu tb faço isso, quando eu não tomo o abacate não tenho tanta energia para fazer meus exercícios…

  14. Avatar de Marluce

    adoro abacate, infelismente é muito caro, mas vale apena.
    muito bommmmmmmmmmmmmmm.

  15. Avatar de Janete Camargo

    Como abacate sempre! dizem que é calórico, mas pelo menos é saudável 🙂

  16. Avatar de Keilla Martins

    Adorei o post. As informações são claras, objetivas e úteis tanto no sentido da beleza, quanto da saúde. Além de ser uma fruta “flexível” pelo fato de não ter um sabor doce ou azedo, podendo ser utilizado em diversas iguarias como o guacamole, saladas, etc.

  17. Avatar de Raquel Santos

    Vixe… Eu naum gosto de abacate naum… É muito gorduroso, para falar a verdade só como ele em comida japonesa mas mesmo assim naum gosto.

    1. Avatar de Franciele

      Eu tb não gosto, mas uso no cabelo 🙂

  18. Avatar de Roziane

    ADORO ABACATE! ME REMETE A MINHA INFÂNCIA, ONDE TOMAVAMOS VITAMINA DE ABACATE TODOS OS DIAS NO LANCHE DA TARDE!

    BONS TEMPOS AQUELES!

  19. Avatar de Denise Barros

    Excelente o post!!
    É muito bom saber dos benefícios dos alimentos!
    Bjs

  20. Avatar de Rose

    Eu já sabia dos benefícios desta fruta, mas foi bom lembrar, pois h´a muto tempo que não consumo valeu!!

  21. Avatar de Mariana

    nossa!!!! qnta coisa, adorei!

  22. Avatar de Adriana

    Pessoal, experimentem abacate com açúcar mascavo.
    Eu como direto na fruta, sem bater no liquidificador.
    Ótima combinação de sabores.

  23. Avatar de Roseny S Evagelista

    adoro comer abacate com farinha,ou sem açucar,
    mas não sabia que ele tinha tantos beneficios.para nossa saúde. poriso obrigado pelas informacões.
    e boa semana a todos.

  24. Avatar de Filó

    Adoro abacate! Obrigada pela informação!:)

  25. Avatar de Jéssica

    Oba! como toda semana, dizem que é ótimo para a pele e evitar o envelhecimento da pele, adorei o post celisa

  26. Avatar de Olenca

    Obrigada por enviar essas informações para meu e-mail 🙂

  27. Avatar de Anderson

    Adoro Abacate, sempre faço uma vitamina antes da corrida!
    Adorei melhorar meus conhecimentos sobre o abacate, obrigado!

  28. Avatar de Sara Bittencourt

    Amo comer abacate com leite em po, mas no cabelo resseca nao fica bom

    1. Avatar de Carine

      Que pena, para mim o abacate é uma benção, o cabelo fica macio e hidratado

  29. Avatar de J. Adão Mulonde

    Consumo muito essa fruta, até com certo exagero. Agora que sei como actua no nosso organismo, vou continuar a consumí-lo mas de forma moderada. Bwé fixe as dicas que vêm passando sobre beleza e saúde.

  30. Avatar de Chica

    Post nota 10!

  31. Avatar de Luciane

    Adoro abacate, fiquei super feliz em conhecer os benefícios, minha mae sempre faz mascaras para o rosto, ela adora a pele fica macia e hidratada

  32. Avatar de Zilda

    Como abacate de todas as formas, até em saladas eu gosto.

  33. Avatar de Cirlene

    Adorei! muito bom saber dessas informações, parabéns ao blog

  34. Avatar de Janaina

    Eu nao gosto de abacate…mas….tenho comido bastante por seus beneficios.

  35. Avatar de Fernanda

    Eu como de toda fruta um pouco,o abacate como meio por semana.
    No inverno como tenho pele seca,faço uma pasta com abacate amassado e umas tres colheres de azeite baixa acidez,passo no corpo,cabelo e depois banho.
    so no rosto que nao posso pq meu poros sao meio abertinhos,dai fica um pouco de oleo.
    pele fica uma delicia
    adorei o Post
    bjus meninas

  36. Avatar de Sabrina

    Hum, vitamina de abacate é tudo de bom!!!

  37. Avatar de Vanúzia

    MUITO BEM ADORO A FRUTA AS DICAS SÃO MARAVILHOSA VALEU MESMO!!!

  38. Avatar de Heweline Sant'ana

    Amo abacate! Meninas,eu estava com a pele muito ressecada e minha vó me ensinou a comer a fruta 3vzs p semana, mas só 1/4 da fruta,e me ensinou uma receita pra passar desde o rosto aos pés.Nunca mais eu tive pele ressecada!!A receita é assim:
    1/2 abacate
    2 cs sopa de oleo de amendoa
    1 colher de sopa rasa de aveia
    1/2 copo de iogurte natural (minha vó usava leite,mas antigamente o leite era melhor né?)
    Bate tudo no liquidificador, dps entra pro box,molha o corpo e passa o creme massageando carinhosamente o corpo todo.Deixa 20 minutos e enxagua. Depois use um hidratante,se vc quiser pra tirar o cheirinho do abacate da pele. O box fica todo melecado,mas o resultado é mara!
    As vzs uso nos cabelos e no corpo a mesma receita,mas dps tem que lavar com shampoo diluido em agua e passar um leave in!

  39. Avatar de Mirlene Souza Neres

    eu ja usei mascara de abacate no cabelo, e realmente é muit boa mesmo

  40. Avatar de Thais

    AMO… E COMO EU AMO ESSA FRUTA RSRS

  41. Avatar de Elza Elisa

    Olá ! Eu não como abacate , gosto muito do mamão no café da manhã , vou começar a mudar um pouco o meu cardápio .
    Adorei esse post , tem ótimas receitas .

    Abraços.

  42. Avatar de Neide Maria

    Vou até imprimir esta matéria amei!Gosto muito de abacate e coloco até gotinhas de limão fica uma delícia!Muito bom!
    Beijos…

  43. Avatar de Cacilda

    Amei essa materia, adoro abacate..vitamina, com açucar, é a fruta que mais gosto 🙂 e agora descobri q ainda é bom p pele ..vou tentar deixar um pedacinho p fazer a mascara ;p ..D+ as dicas..grata.. bjss

  44. Avatar de Carlos Alberto

    Gostei da matéria. Não sabia q o abacate contém tantas vitaminas q auxilia na nossa saúde. Certamente deverei fazer um uso mais constante desta fruta.

  45. Avatar de Iolanda

    Adorei o post, faz tempinho que não como, vou comprar amanhã mesmo, beijo celisa, seu blo é 10!

  46. Avatar de Mayara Barros

    Adoro abacate! Amo tomar abacate batido com leite e também já fiz uma hidratação com abacate no meu cabelo e realmente funcionou. Ainda mais que é cacheado e quem tem cabelo cacheado sabe que ele precisa de muuuuita hidratação!

  47. Avatar de Diana

    Sim, gosto muito de abacate, pena que seja tão calória. Sabia que era bom para os cabelos, já que há champôs que têm este alimento na composição, mas não sabia nada em relação ao benefício para o rosto e sobre a ação antioxidante. Obrigado pelo artigo!

  48. Avatar de Claudia Martins Cardoso

    Eu amo abacate, e feito em vitaminas então, maravilhoso.

  49. Avatar de Day Santos

    adoro essa fruta gostei das informações…

  50. Avatar de Zil

    adorei saber dos benefícios do abacate,amo esta fruta pena que seja tão calórica.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva