Para a mulher que gosta de se cuidar

Você conhece os benefícios do açaí?

Você conhece os benefícios do açaí?

Típico da região amazônica, o açaí é recheado de nutrientes que fazem bem à saúde. Fruto do açaizeiro, uma espécie de palmeira, ele é originário do norte do Brasil. Também conhecido pelo nome científico Euterpe oleracea, hoje é produzido em diversas regiões do país e do mundo.

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. É considerado o segundo maior antioxidante existente (atrás somente do cacau)! Encontramos nesta fruta as vitaminas C, B1 e B2. Além disso, o açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Nutrientes

O açaí contém ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.

Você conhece os benefícios do açaí?

Benefícios do Açaí

A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).

  • Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. Tudo isso ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • O açaí é altamente energético e rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio. É uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.
  • Além dos antioxidantes, o açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde — principalmente para o cérebro. As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer.
  • O açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre). Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino.
  • O seu sistema digestivo pode se manter limpo, pois um dos benefícios do açaí é que ele pode contribuir para a desintoxicação de seu corpo, principalmente por que o fruto contém fibra dietética. Esse efeito pode ser ainda mais significativo se for consumido junto a outros alimentos também ricos em fibras.
  • O efeito antioxidante também contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento ou danos oxidativos. Afirma-se inclusive que a quantidade de antioxidantes contidas no açaí pode ser até duas vezes maior que a quantidade oferecida pelos mirtilos (blueberries). Esta está entre as propriedades do açaí mais famosas e o motivo de ser considerado um superalimento.
Você conhece os benefícios do açaí?

Afinal, o açaí engorda?

Você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. Será mesmo?

O açaí é calórico porque possui um elevado teor de lipídios. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, se consumido sem exagero, o açaí é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela, você também garante fibras e proteínas.

Na verdade o que engorda é comer em excesso mesmo. Depende da forma como você ingere o açaí: se for adicionado muito açúcar e xarope, por exemplo, é claro que não vai ser bom.

Açaí e a Pele

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti-idade.

Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Você conhece os benefícios do açaí?

Em que casos o açaí não é indicado?

Em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidades para obesos. Por ser altamente calórico, não é recomendado a adição de xaropes em excesso e outros produtos ricos em açúcar.

Onde comprar?

Dependendo da região onde você mora, essa maravilha pode ser facilmente encontrada. Para os que não tem tanta sorte (como eu, aqui da região Sul), há diversos produtos à base de açaí em lojas de suplementos e produtos naturais. O ideal é comprar o açaí em pó puro para ser adicionado a vitaminas, sucos e smoothies.

65 comentários para “Você conhece os benefícios do açaí?”

  1. Avatar de Flávia Ribeiro

    Olá pessoal! Moro aqui em BH e adoro açaí. Mas por ser diabética, bato a polpa congelada no liquidificador com o xarope de guaraná diet, acrescento alguns morangos na tigela e depois coloco granola diet. Fica uma delícia mesmo! Abraços

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva