Para a mulher que gosta de se cuidar

Ácido Retinóico: Experimente o tratamento que faz maravilhas à sua pele!

Ácido Retinóico

Olá meninas tudo bem? Recebi uma resenha da Paula sobre ácido retinóico, mas antes de publicar a resenha vou dar um conceito desse ácido que anda fazendo a cabeça da mulherada para deixar a pele mais bonita.

O ácido retinóico (tretinoina) é um metabólico natural da vitamina A. É a vitamina A ácida, a principal forma da vitamina encontrada na pele. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele.

Ao fazer o tratamento com o ácido retinóico você vai notar sua pele mais fina, com uma coloração mais rosada, parecendo mais jovem. Como efeitos adversos, principalmente depois das primeiras aplicações, o produto pode trazer ressecamento, vermelhidão e descamação da pele.

É importante lembrar que o ácido retinóico é um medicamento que necessita de prescrição e um acompanhamento constante de um dermatologista. Já o Retinol (nome que se dá a forma álcool dessa vitamina) pode ser usado em cosméticos (sem prescrição) e com efeitos bem menores se comparados ao ácido retinóico.

Resenha enviada por Paula Cardoso D’Abreu

Ácido Retinóico

O ácido retinóico pode fazer maravilhas pela sua pele. O outono é a época de começar a usa-lo a fim de tratar o fotodano causado pelo verão. Melhorar a acne principalmente a comedoniana (cravos),uniformizar a pele, melhorar a textura, clarear manchas, tratar estrias são algumas das indicações de sua prescrição.

Ele ainda pode ser combinado com outras substâncias, potencializando o seu efeito. Seu uso pode ser em forma de creme, gel ou loção aplicados em casa e à noite. Quando associa-se o peeling de ácido retinóico(as concentrações dos peelings são bem maiores que as usadas em casa),o resultado é potencializado. Como é um peeling superficial deve ser seriado, isto é, no mínimo 3 sessões. Pela manhã e à tarde, antioxidantes, tensores, antiinflamatórios (no caso da acne), hidratantes podem ser usados.

Para terminar a combinação perfeita e fechar com chave de ouro um bom bloqueador solar. Os produtos prescritos pelo dermatologista terão sempre um resultado melhor pois você terá um tratamento mais personalizado.

828 comentários para “Ácido Retinóico: Experimente o tratamento que faz maravilhas à sua pele!”

  1. Avatar de Fernando Goober

    Meu tema preferido!! Amo, uso, sempre. Não me vejo sem um potinho desse produto maravilhoso. Não troco ele por nenhum cosmético de caviar mediterrâneo e pérolas.. rs

    Uso ácido desde quando tinha 23 anos, comecei para tratar de acne e manchas de espinhas, melhorar o aspecto dos poros do meu nariz… mas pesquisando sobre ele, vi que ee ia muito além do tratamento preescrito p acne. Que os eue feito acumulativo resultaria em: pele mais clara, vivacidade, melhor irrigação, firmeza, controle da oleosidade, prevenção de sinais, redução de linhas, etc… ou seja, para muitas finalidades. A única contradição é se a pessoa tem a pele muito fina ou tem tendência a criar vasinhos, ele pode acentuar isso.. no meu caso, coo faço uso há muito tempo, eu tenho poucos superficiais perto do nariz e áera dos olhos.

    No inverno, eu gosto de alternar ou usar no msm produto ácido com clareador ou outro renovador. Agora uso conjugado com uma versão da Vit A, o adapaleno e tbm com o produto tri Activ da Normaderm (ele tem um composto de ácido glicólico, salicílico e Lha). A pele está mais clara e mehorou ainda mais os poros.

    Abraços.

    1. Avatar de Chrystal.rj

      Fernando, que clareador você usa? Bjs!

      1. Avatar de Fernando Goober

        Olá,

        No inverno eu gosto de usar mequinol, um derivado da hidroquinona. Mas há formulas que tem o retinoico com hidroquinna, tipo o Vitacid Plus. Mas eu uso mais para harmonizar o tom de pele, pois não tenho sardas ou outros tipos de manchas.

        Bjs

    2. Avatar de Mileyde

      Bom dia

      Nando

      Preciso muito da sua ajuda e experiencia, meu dermato me passou para usar nas manchas de sol o creme Triluma……. eu estava acostumada a usar fórmula, então minha dúvida é: Qual a diferença entre formular e comprar pronto? tirando o preço claro!
      Conto com sua ajuda pq estou super na dúvida….. Me disseram tb sobre a Suavicid, que tem os mesmos componentes né? vi seu comentário sobre Vitacid Plus tb é igual?

      Bjos

  2. Avatar de Denise

    Olá amigos, não tenho acne, mas tenho rugas( tenho 41 anos) o ácido retinóico é recomendado para mim?

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Olá Denise,
      O ácido retinóico trata bem rugas fininhas deixa a textura da pele mais lisa.Se as rugas forem de expressão aí só Botox e se for sulco preenchimento.Mas mesmo com estes dois procedimentos o ácido não deve ser deixado de lado.Hoje em dia preconiza-se o tratamento combinado.
      Paula
      paula@dermatologista.net

  3. Avatar de Gabriela

    ácidos para mim é tudo!!! melhorou as marcas de espinhas, oleosidade, poros abertos e deixou a pele + iluminada, eu recomendo muito.

    Uso vários tipos de ácidos

  4. Avatar de Amanda

    Gente me ajudem,
    onde encontro isso?
    Preço?
    e como faço?

    Tô precisando muuuito!

    1. Avatar de Ana Paula

      Oi, Amanda

      vc pode comprar o Vitanol A, compra o mais baixo pra sua pele acostumar e depois pode ir aumentanto, o mais fraco é 0,025

    2. Avatar de Fernando Goober

      Amanda. Para usar ácido você deve primeiro ir num dermato para ele avaliar. Mesmos as versões de farmácia, pedem receita.

      A concentração inicial deve começar pela mais baixa: 0,025%. Você usa essa % por uns três meses e pode aumentar caso a sua pele não tenha nenhuma alergia ou descamação muito prolongada. Depois você pode usar.

      Bjs

  5. Avatar de Amanda

    Celisa

    Muito obrigada pela resposta,
    trabalho muito e não tenho muito tempo
    para ir a um dermatologista,
    mas vou pesquisar um creme que tenha retinol em
    sua composição,
    até eu ir num dermatologista,
    se algumas aqui souberem algum q não precise de prescrição
    médica, vai ser bem-vindo só pra eu ter uma idéia mesmo!

    Um beijo a todas e todos!
    Ah e vou ficar aqui só espiando os comentários de vcs!

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Olá Amanda!
      Nenhum, ácido retinóico(tretinoína ) será vendido sem a receita pois mulheres grávidas não devem usar.Só vende se prescrito por dermatologista. Qualquer dúvida entre em contato.
      Paula D’ Abreu
      paula@dermatologista.net

  6. Avatar de Chrystal.rj

    Não sei o que seria de mim sem o ácido retinóico. Minha mãe também fez e parece até que fez plástica. Só não podemos abrir mão do filtro solar, né? Já ouvi falar de casos em que as pessoas ficaram com manchas horríveis por acharam que o filtro era bobagem.
    Adorei o assunto, sou viciada nesse site hehehe
    Beijosssssssss
    http://crazyboutnails.blogspot.com

    1. Avatar de Fernando Goober

      OI,

      Sim, como a pele fica mais fina e sensível.. torna-se perigoso se expor ao sol sem bloqueador solar.

      Mas gente, eua ho justo. Se a pessoa está tratando a pele com ácido para reduzir manchas, melhorar aspecto de rugas, linhas… é por questões claras que deve-se evitar sol, pois é un dos muitos caudadores desses problemas.

      Mas não basta só aplicar protetor, deve saber usar o protetor. Reaplicar sempre, mesmo em dias nublados. Até dentro de casa, pois ficamos expostos a luz solar sempre. criar o hábito de usar protetor todos os dias.

      Bjs

  7. Avatar de Lu Monteiro

    Olá, Denise.

    O retinoico é recomendadíssimo para vc. Além dos beneficioas já citados ele prepara a pele para outros produtos especificos anti age. Procure um dermatologista para analisar sua pele e precrever a fómula.

  8. Avatar de Mfernanda

    Uso creme a base de acidos retinois desdos meu 25 anos hoje (20 anos depois) com 45 anos não tenho rugas e minha pela esta sempre boas. Faço limpeza de pele 2 vezes ao ano minha pele é mista, estou muito satisfeita com o resultado.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Olha!!! Parabéns!!! Vou completar essas bodas tbm!! Eu aparento em média 10 anos a menos graças aos cuidados e, entre eles, do ácido!

  9. Avatar de Vanessa Sial

    No momento estou usando combinação de hidroquinona, tetrinoina e fluocinolona acetonida. De fato faz uma grande diferença na pele. Ela está mais uniforme, mais clara e reduziu os poros.
    Por recomendação médica devo intercalar as aplicações e combino com ac. hialuronico (que ajuda a regenerar a pele devolvendo a elasticidade e hidratação.

  10. Avatar de Nae

    Gostei de saber
    Mas onde encontro ,

    1. Avatar de Fernando Goober

      Nae,

      Ele é receitado por um dermatologista. Alguns passam em fórmula manipulada. Outros, indicam já as formulas industriais que você compra em qualquer drogaria.

  11. Avatar de Zildeth

    queria saber qual o melhor ácido,para espinhas e manchas de espinhas?

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Olá Zildeth,
      Depende muito do tipo de acne se inflamatória ,comedoniana, pustulosa. O ideal é ser consultada pelo Dermatologista.Caso contrário pode até piorar.
      Paula D’Abreu
      paula@dermatologista.net

  12. Avatar de Joelma

    onde comprar
    me ajudem
    obrigada bjuss

  13. Avatar de Miriam

    Que legal! Eu já usei na adolescência para as espinhas e não usei mais.

    Atualmente eu tenho umas sardas no rosto que gostaria de tirar. Vou marcar uma dermatologista logo, pois entrarei em férias e poderei cuidar disso!

    Obrigada pela dica!!

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Aproveita que acabamos de sair do verão e os estragos nesta época são bem maiores pele efeito do sol nestes últimos 4 meses. O ácido associado a clareadores e antioxidantes são ótimas opções para você.
      Paula
      paula@dermatologista.net

  14. Avatar de Fabiana

    Olá, tenho a pele branquinha e muitas sardas, sempre usei filtro solar…ultimamente estou com outras manchinhas, acho que é genética pois minha mãe tbém tem, parecem aquelas manchas que aparecem qdo a mulher esta grávida, porém nunca engravidei e estou desesperada, sempre cuidei da minha pele, será que usando o ácido retinóico as manchas vão sair, tenho uma amiga que usa e ela disse que sim, gostaria de uma opnião.
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Oi Fabiana!
      A resposta que dei à Amanda também serve para você. Você deve ter Melasma pelo que descreveu além das sardas.
      Paula
      paula@dermatologista.net

    2. Avatar de Andrea Cristine

      O mais indicado para melasmas/cloasmas é o Vitacid Plus, mas só use com indicação médica, depois de ser examinada.

  15. Avatar de Rosângela

    Uso há bastante tempo e acho genial, até pq tenho tendência a manchas. Mas não vou
    a padaria sem filtro solar.

  16. Avatar de Teresa Simon

    Eu comecei a usa-lo, como tratamento anti sinais, já faz
    aproximadamente 20 anos. Minha dermato, disse-me
    na época, que com o passar dos anos eu iria perceber,
    a diferença ao comparar com pessoas de minha mesma
    idade, isso é fato, hoje aparento 10 anos a menos. bjus

  17. Avatar de Cleide

    usei o vitanol é ácido retinóico é ótimo, mais nunca se esqueça do filtro.ok.

  18. Avatar de Teresa Simon

    Fabiana

    Eu tinha essas manchas (cloasmas), antes de usar o ácido, mas
    fiz também um peeling com o mesmo ácido (retinóico) , só que
    com uma concentração maior, do que a do creme.
    Consulte um dermato. bjus

  19. Avatar de Fabiana

    Gente,

    Obrigada pelas dicas, vou procurar um demartologista e fazer logo o uso do ácido retinóico… preciso muito eliminar essas manchinhas indesejadas, acredito que também vai clarear minhas sardas, né.

    Bjos

  20. Avatar de Teresa Simon

    Amanda

    A boticário tem uma linha anti-sinais Active, que é excelente.
    Nunca usei, mas vi os resultados numa pessoa que eu não
    via há algum tempo, e fiquei impressionada, com aspecto da
    pele dela … sedosa, rejuvenescida . bjus

  21. Avatar de Amanda

    teresa simon

    Muito obrigada!
    Vou procurar ainda essa semana,
    me ajudou e muito!

    Um beijo!

  22. Avatar de Andrea Cristine

    Só faltou deixar claro que o ácido retinóico não pode ser usado na gestação e nem por pessoas que pretendem engravidar logo. Seu efeito cumulativo fica no organismo por semanas depois que se para o uso. Caso seja usado por mulheres grávidas ou que tenham engravidado antes do tempo recomendável, o produto que está no organismo pode levar o feto a ter deformações. Esta informação os médicos costumam passar quando a paciente começa o tratamento. Também existe o tratamento via oral, mais conhecido como Roacutan o cuidado é ainda maior, tendo que fazer exames de sangue periódicos.
    O ácido retinóico é muito bom, mas deve ser usado com cautela e acompanhamento médico.

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Concordo!Pelo motivo da teratogênese(deformação do feto) é que ele só pode ser comprado com receita médica.

  23. Avatar de Taise

    Faço tratamento com o ácido retinóico há 2 anos, é maravilhoso, deixa a pele linda!!!!Beijos

  24. Avatar de Fabiana

    Caramba, estou querendo emgravidar….então não posso usar?

    1. Avatar de Paula Cardoso D'abreu

      Não, se quiser engravidar não deve usar mas lembre-se mulheres grávidas também podem se tratar há alguns cosméticos liberados como o ácido ascórbico (vit C).Sempre prescrito pelo dermato!

    2. Avatar de Andrea Cristine

      Vitamina C ou ácido arcórbito não precisa ser indicado por médico, tanto que existe cosméticos como Anna Pegova.

      PEGOLIFT C – 12ml
      Código: 7042
      Fluido Rejuvenescedor e Clareador. PEGOLIFT C é um DERMOCOSMÉTICO de penetração profunda graças ao nanoveículo C.A.V.® – exclusivo ANNA PEGOVA. Com uma textura fluida, penetra rapidamente sem toque ou sensação oleosa. Para todo tipo de pele.

      Só que é bem caro, como todo cosmético com vitamina C, só não tem contra indicação.
      Dê uma olhada no site Anna Pegova.

      1. Avatar de Adriana

        Oi meninas! Eu já usei esse produto da Anna Pegova. Quando eu comecei a perceber alguma diferença o produto acabou. Acho que não vale a pena pelo preço (pouquíssimo produto x preço alto). Atualmente eu uso ácidos prescritos pelo meu dermato e acho bem melhor pelo custo x benefício.

        bjs!

  25. Avatar de Cristina

    Esse acido pode ser usado para clarear as olheiras também? Alguém sabe? Brigado meninas.

    1. Avatar de Andrea Cristine

      Não pode ser usado na área dos olhos de maneira alguma! A pele é muito fina e vai provocar irritação ocular.

      1. Avatar de Fernando Goober

        Andrea, isso é controverso.

        Todas as dermatos que eu fui indicavam o ácido na área dos olhos, porém, nunca aplicar na parte superior e perto dos cílios. Utilizar como outro cosmético: na area de nascimento das rugas e pés de galinha e pouquíssimo, quase aquele resíduo que sobra nos dedos. Uso uso nesta áera ha 18 anos e posso afirmar que minha pele continua lisinha e com linhas superficiais.

        Irritação ocular pode ocorrer com qualquer cosmético.. protetor solar já me deu problemas por causa disso.. de cair na vista por escorrer e eu ficar “cego” por alguns minutos até cosneguir molhar e retirar.

        Mas queria que a Dr Paula comentasse a opinião dela. Eu já li estudos falando que o uso de ácidos noturnos (nao só retinoico, como retinol e etc…) podem passar para a retina, causar problemas vusuais com o passar dos anos.. mas voce teria que ter o azar de sempre deixar cair ou passar perto dos cílios para ele chegar.. ou suar.. ou sem querer levar com os dedos.. não sei…

        1. Avatar de Fernando Goober

          Paula Cardoso D’Abreu, você é dermato? É pq eu te chamei de doutora.. pq eu vi você postar um e-mail do site dermatologista.net – que eu adoro.

  26. Avatar de Valeria

    Adoro esse site, os assuntos são pertinentes, de ótimo interesse, e os comentários então, nem se fala, aprendo muuuuuitooooo…estou usando a tretinoína associada á hidroquinona e outra substância que não lembro o nome, vendida normalmente nas farmácias sob o nome de Vitacid Plus, indicação do meu dermato. Na verdade ele havia indicado o Vitacid para o meu filho, por causa da acne, e me disse que eu poderia usar o Plus, com o objetivo de clarear a pele de algumas partes do corpo, pois tive um problema de pele que me deixou com marcas arroxeadas pelas pernas e dorso. Como meu interesse tb era de certa forma clarear manchas no rosto, além do corpo, passei a usar tb no rosto e estou adorando! A pele do rosto fica ótima, mais fina, poros reduzidos, mais clara, enfim, td de bom! Mas como moro no nordeste, no auge do calorão eu não uso todos os dias, pois a pele fica vermelha e arde…

  27. Avatar de Angelita

    Olá pessoal!!!
    Usei o creme Klassis para clarear manchas (receitado pela dermatologista), mas não houve melhora… Tenho muitas pigmenatações na pele (manchas de sol, sardas e pintas).Qual produto ou ácido é extremamente bom para deixar a pele perfeita, sem manchas?? bjs a todos

  28. Avatar de Paula Nery

    gostaria de saber se em farmacia e drogarias em contramos cremes com acido retinoico e qual os melhores pois moro no interior e nao te farmacia de manipulaçao

  29. Avatar de Claudiana

    adorei saber que tem creme para tira as manchas do rosto que bom,amei!

  30. Avatar de Teresa Simon

    Paula Nery

    O vitanol A é comercializado em farmácias, não é exigida bula,
    mas o correto é ter uma avaliação de um dermato, pois trata-se
    de um medicamento e não um cosmético, portanto requer cuida-
    dos quanto ao seu uso indiscriminado. bjus

  31. Avatar de Ana Paula

    Tenho 32 anos e comecei a usar o Retinoico no outono/inverno aos 16 anos pra controlar a acne que era muito grave e graças a ele isso foi possivel, mas quando fico sem usar ela volta, até hoje! Por isso nao largo nenhum ano. Além disso, os dermatos dizem que tbm é bom contra o envelhecimento, então ele têm essas duas funcoes maravilhosas: combater a acne e o envelhecimento da pele. No verão substituo por acido glicolico ou o Azelan (acido azelaico)

  32. Avatar de Reneide

    Olá galera!!
    Tenho uma pele oleosa e parece que estou sempre com o rosto empolado.isso me deixa muito chateada, queria tanto ter uma pele bonita ,saudável.
    Seria esse o caminho usar retinoicos?
    Sugestões.
    Bjos.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Reneide,

      O retinoico não faz milagres em termos de oleosidade, mas melhora muito algumas imperfeiçoes causadas por ela. Você teria que ir numa dermato para indicar protudos de higinese adequados para a sua pele. Alguns tbm vao ajudar a melhorar esses aspecto.

      A vit A em forma oral reduz a proliferação de sebo, sua pele até resseca. Só não sei qaunto tempo isso dura.. alguém que ja fez um tratamento até o fim poderia ajudar??

      1. Avatar de Adriana Prado

        Reneide!

        Minha filha já fez este tratamento via oral que o Fernando citou. O período de tratamento foi quase uma tortura, mas valeu a pena. Ela tomou Roacutan porque tinha acne, caspa, pele e cabelos muito oleosos. Tinha espinhas nas costas, colo e, às vezes, até nos seios.
        Hoje está com a pele ótima, nem lembra o passado. Usa produtos diários para limpeza, Adapaleno (ácido) e protetor solar.
        Sugiro que procure um dermato e veja sua necessidade. Ah… este tratamento é caro mas é dado pelo governo. Me lembro que o remédio vinha direitinho e o laboratório muito conceituado (La Roche).

        Beijo

  33. Avatar de Adriana Prado

    Olá!

    Uso ácido há mais de 15 anos. Não consigo ficar sem porque realmente faz maravilhas na pele. Há pessoas que dizem que não é bom, porque a pele “vicia”. Gente, “ôôôôô vício bão”. No decorrer deste tempo, interrompi o tratamento por 2 vezes, a primeira vez por 5 meses e a segunda há 5 anos por causa de uma gravidez e amamentação. Quando parei de amamentar meu filho aos 10 meses, corri ao dermato.

    A pele devidamente tratada com ácido é totalmente diferente, me comparo a mulheres da minha faixa etária e que não se cuidam ou usam outros tipos de produtos e vejo a grande diferença. Conheço uma mulher que não tem os cuidados diários (limpeza, ácido, protetor solar) mas fez preenchimentos com Botox e ác. hialurônico. Sinceramente, gosto mais da textura e aparência da minha pele,

    Para iniciar, independente da idade ou motivo (acne, manchas, anti envelhecimento) procure um dermatologista. Minha filha tem 20 anos e já usa, de início devido a acne, mas agora diz que não abandona mais, claro com visitas ao dermato pelo menos duas vezes ao ano.

    Beijo

  34. Avatar de Andreia Beckmann

    Olá, comecei a usar Vitanol A a alguns meses, o resultado é imediato a pele fica muito sedosa, porém mesmo eu usando protetor solar fator 45 tenho muito medo de manchar minha pele, lavo bem pela manhã para tirar o produto e logo passo protetor, mas mesmo assim morro de medo, pois o efeito do tratamento deixou minha pele visivelmente tratada.

  35. Avatar de Mirlene

    eu munca usei. mas pelo que estao falando vou usar logo. bjs

  36. Avatar de Fatma

    Ja usei hidroquinone ácido retínóico há alguns anos atráz e foi ótimo, agora fui ao dermato,e comecei usar novamente,ele é ótimo.Beijos a todas.

  37. Avatar de Denise

    Adorei…..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  38. Avatar de Fatma

    É ótimo,faço uso de hidroquinona e ácido retinóico ha alguns anos, é ótimo.

  39. Avatar de Teresa Simon

    Gente corrija no comentário acima, eu quis dizer que, não
    é exigida receita médica. bjus

  40. Avatar de Joyce

    Já marque consulta no dermato, claro!

    Não vejo a hora de estar com a minha receitinha de ácido retinóico na mão…

    Obrigada pela dica!

  41. Avatar de Helena

    NANDO vc saberia me informar qual a diferença entre o Vitanol A, Vitacid e Vitacid Plus. Gostaria de saber tbm porq mulher grávida não pode usar. Ah! Pergunto ao Nando ou a qualquer outra pessoa q/souber.È q/ houve uma vez q/ o Nando fez alguns esclarecimentos no blog q/ foi útil p/mim.

    1. Avatar de Fernando Goober

      São nomes comerciais para o ácido retinoico.

      Mas o Vitanol e o Vitacid são apenas ácido retinoico.

      O vitacid plus já leva outros ativos, como clareadores e é mais indicado para melasmas.

      Mas em gravidez nenhum deles são indicados para o uso.

  42. Avatar de Helena

    NANDO OU ALGUMA OUTRA PESSOA SABERIA INFORMAR A DIFERENÇA ENTRE VITANOL A, VITACID E VITACID PLUS? GOSTARIA DE SABER TBM POR QUE AS GRÁVIDAS NÃO PODEM USAR O ACIDO RETINOICO.

  43. Avatar de Andrea Cristine

    Dê uma olhada mais acima para ver os comentários do por quê não se deve usar na gravidez e nem quando se pretende engravidar.

  44. Avatar de Andrea Cristine

    Existe diferença entre dosagens, por exemplo o Vitanol A tem 0,025, 0,050 e 0,1% que é o mais forte ( é exclusivamente para tratamento de acne), o Vitacid também tem nestas porcentagens (em versão gel e creme) e o Vitacid Plus tem também hidroquinona na fórmula e não é indicado para tratamento de acne e sim para melasmas/cloasmas. Há um site http://www.medicinanet.com.br, onde se encontra a bula de diversos medicamentos, é bom dar uma boa investigada.

  45. Avatar de Denize

    Ola meninas, cuidado com este produto, antes de td consulta um dermatologista para vereficar a pele de cada uma…eu comecei a usar faz uns 20 dias,as indesejaveis estrias que tds mulheres odeiam , ele e mto forte e a minha dermatologista mandou eu tomar mto cuidado com o sol, pois pode manchar a pele, ela me receitou a passar sempre e colocar roupas sempre grossas e evitar em ficar direto ao sol. Consulta um dermatologista meninas, bjus…

  46. Avatar de Denize

    Desculpe meninas, deu um erro…sempre passar protetor solar… bjus

  47. Avatar de Adriana Prado

    Tenho uma dúvida que sempre que vou ao dermato me esqueço de perguntar: porque nunca me indica trocar o ácido no inverno? Será que minha pele é resistente? Altero apenas por alguns meses porque não se deve usar o mesmo por muito tempo. Por exemplo: usei Differin por 4 meses, Vitacid Plus por mais ou menos 6 meses, Vitacik Xt por 3 ou 4 meses e voltei ao Vitacid Plus.
    Noto que no inverno minha pele que é mista, se torna seca em algumas regiões. Nada que não consiga sanar com hidratantes.

    Alguém saberia explicar?

    Beijo

  48. Avatar de Rosimeire Assis

    Oii Genty!!

    Eu uso ácidos a uns quatro/cinco anos e realmente minha pele é outra !!
    O uso do ácido aliado a uma boa limpeza diária e protetor solar realmente fizeram milagre p/ minha pele!!
    Atualmente uso uma formula manipulada de acido retinoico+hidroquinona+alfabisabolol,receitada pela minha dermatologista!!

    E continuo “in love” pelo meu ácido…pois os resultados são surpreendentes …a tempos eu não sei mais oque são cravos,oleosidade excessiva e poros abertos!!Além de deixar minha pele lisinha,clara e radiante!!

    Beijokas a todas!!

  49. Avatar de Andrea Cristine

    Me desculpe, mas ficar fazendo troca de ácido porque não se deve usar o mesmo por muito tempo, pra mim acho que é um equívoco, pois o produto não perde a eficácia se você usar ao longo de 1 ano ou mais. A única coisa que meu dermato me orienta é não usar por pelo menos 30 dias antes de ir pra praia ou se vai passar um bom tempo se expondo ao sol.
    No inverno é claro que a pele vai ficar diferente, principalmente se você mora em lugar onde faz frio no inverno. Moro em Curitiba e no verão a pele é bem mais oleosa e melhora quando o clima se torma mais frio, uma coisa normal pra quem tem pele bem oleosa como a minha.

    1. Avatar de Adriana Prado

      Olá!

      Alterno o uso por orientação médica. Não uso ácido por motivo de acne, mas sim por melasma e como anti idade. Mas, minha dúvida é no inverno, enquanto tantas pessoas trocam a fórmula, minha dermato permanece no que eu já estava usando. Normalmente, quando as manchas voltam é que me é receitado Vitacid Plus. Este, segundo ela, não deve ser usado por mais de 6 meses.

      Beijo

      1. Avatar de Fernando Goober

        Oi Adriana,

        O ácido não “perde” seu efeito, embora com o passar dos anos a nossa pele muda mesmo, tornando mais fina, sensível, depende muito. Entao sua pele pode aprsentar outars reações e necessidades diferentes.

        No inverno, por ter dias mais curtos, é permitido usar ácidos mais fortes e que tornam a pele mais fotosensivel.

        No verão, ou se reduz ou evita-se o uso de ácidos para não correr o risco de ter algum tipo de mancha. Mas é relativo, depende de cada pessoa. Que usou apenas para melhorar algum problema temporário, como espinhas, manchas… e no verão quer aproveitar melhor o sol, deixa de usar mesmo. Mas quem já usa habitualmente como anti-idade, dificilmente interrompe. Mas prefere reduzir e/ ou intercalar com ácidos mais leves e menos fotossensíveis.

        O uso de bloqueador solar é necessário, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. Pois ninguem fica longe da claridade do sol, só se você morar num abrigo anti-nuclear..rs..

        Reaplicar sempre o protetor quando sentir necessidade ou após muito tempo da última aplicação.

        Talvez seu dermato não mexa nos seus tratamentos pq ele não vê necessidade.

        Eu comecei usando a 0,025% por seis meses. Depois fiquei muitos anos entre 0,050% e 0,075%. Agora parei em 0,1% e uso assim há uns 8 anos. O efeito é acumulativo.

        Outro fator que pode interferir na “troca” de concentração é se a fórmula levará algum outro ativo, como clareadores ou outros ácidos.
        Por exemplo: minha mãe usa uma fórmula que tem retinoico + glicólico + hidroquinona. Ai, é mehor reduzir um pouco a % do retinoico pq já há os benefícios do glicólico.

        Como vc usa as formulas industriais, eles não tem muitas opções de você alterar as % como os manipulados.

        Bjs

        1. Avatar de Adriana Prado

          Oi, Fernando!

          Realmente perder o efeito não perde, ou não estaria com a pele boa, não é verdade?
          Aqui as farmácias de manipulação não são fiéis a um laboratório fornecedor, então às vezes se mandamos manipular um produto, dificilmente o próximo vai ser tão bom quanto o primeiro. Há, inclusive, diferença de preço exorbitante de uma farmácia para outra. Já me aconteceu isso com protetor solar e produtos à base de Dmae. Por isso a preferência por industrializados.
          Na verdade nunca perguntei ao dermato o porque de não alterar no inverno, pintou uma dúvida de repente. Rsrsrsss

          Muito obrigada pelas informações.

          Beijo

          1. Avatar de Adriana Prado

            Ahh… protetor solar é importantíssimo. Seja como anti idade, tratamento de manchas, prevenção de cancer…
            Reaplico conforme minha rotina, duas, três ou mais vezes ao dia.

  50. Avatar de Teresa Simon

    Gostaria de saber, se o ácido retinóico, provocada alguma toxicidade

    ao fígado, se há estudos à esse respeito. bjus

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Teresa,

      No uso tópico nunca li nada sobre isso. mas no uso oral (roacutan/ isotretinoina) há estudos que super-dosagem pode causar alguma toxidade. Mas ae, qualquer alta-dosagem de medicamento por causar tbm…

      Na gravidez e amamentação não é indicado usar em forma tópica tbm, pois acredita-se que ele passa p leite materno ou causa má formação no feto – mas isso está ligado ao fato da Vit A ser teratogênico em altas doses, mesmo em suplementos vitamínicos.

      Mas há estudos que diz que a absorvição dele (tópica) pela pele é minina para causar algum dano assim. Mas é melhor evitar sempre. Mas na gestação tbm nao é aconselhavel nem usar produtos com salicílico, por ex…

      Não há nada até hoje comprovando mutação genética ou incidência de cancer pelo uso de a´cido retinoico (tópico ou oral).

      Bjs

1 2 3 9

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva