Para a mulher que gosta de se cuidar

Ácido Retinóico: Experimente o tratamento que faz maravilhas à sua pele!

Ácido Retinóico

Olá meninas tudo bem? Recebi uma resenha da Paula sobre ácido retinóico, mas antes de publicar a resenha vou dar um conceito desse ácido que anda fazendo a cabeça da mulherada para deixar a pele mais bonita.

O ácido retinóico (tretinoina) é um metabólico natural da vitamina A. É a vitamina A ácida, a principal forma da vitamina encontrada na pele. Seu efeito se dá sobre o DNA da célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele.

Ao fazer o tratamento com o ácido retinóico você vai notar sua pele mais fina, com uma coloração mais rosada, parecendo mais jovem. Como efeitos adversos, principalmente depois das primeiras aplicações, o produto pode trazer ressecamento, vermelhidão e descamação da pele.

É importante lembrar que o ácido retinóico é um medicamento que necessita de prescrição e um acompanhamento constante de um dermatologista. Já o Retinol (nome que se dá a forma álcool dessa vitamina) pode ser usado em cosméticos (sem prescrição) e com efeitos bem menores se comparados ao ácido retinóico.

Resenha enviada por Paula Cardoso D’Abreu

Ácido Retinóico

O ácido retinóico pode fazer maravilhas pela sua pele. O outono é a época de começar a usa-lo a fim de tratar o fotodano causado pelo verão. Melhorar a acne principalmente a comedoniana (cravos),uniformizar a pele, melhorar a textura, clarear manchas, tratar estrias são algumas das indicações de sua prescrição.

Ele ainda pode ser combinado com outras substâncias, potencializando o seu efeito. Seu uso pode ser em forma de creme, gel ou loção aplicados em casa e à noite. Quando associa-se o peeling de ácido retinóico(as concentrações dos peelings são bem maiores que as usadas em casa),o resultado é potencializado. Como é um peeling superficial deve ser seriado, isto é, no mínimo 3 sessões. Pela manhã e à tarde, antioxidantes, tensores, antiinflamatórios (no caso da acne), hidratantes podem ser usados.

Para terminar a combinação perfeita e fechar com chave de ouro um bom bloqueador solar. Os produtos prescritos pelo dermatologista terão sempre um resultado melhor pois você terá um tratamento mais personalizado.

828 comentários para “Ácido Retinóico: Experimente o tratamento que faz maravilhas à sua pele!”

  1. Avatar de Iara

    Oi Nando.
    Tenho marcas no rosto causadas por espinhas, fiz tratamento com a dermato e usei roarcutan por um tempo de 10 meses. depois do tratamento finalizado e depois de algum tempo venho saindo algumas espinhas ocasionais, mas a situação preocupante são as manchas de melasma que está no meu rosto principalmente maçã do rosto, busto, nariz e testa. tenho 30 anos e pele branca o vitanol é indicado nesse caso? o que devo usar papa melhorar essas manchas?

    aguardo sua resposta. abraço

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi, melasma é complicado mesmo. O Vitanol pode ajudar, mas não resolve tanto. O ideal é iniciar um tratamento om fórmulas contendo despigmentantes que podem ser tanto em medicamentos quanto em cosméticos, o principal foco e manter as manchas controladas. Tem inúmeros produtos, mas você teria que avaliar os eu tipo de pele e prescrição. Outra coisa é manter a pele sempre foto-protegida.

  2. Avatar de Juju

    Eu uso acido retinoico e vejo resultados “reais” na minha pele,diferente quando vc adquiri esses produtos (creme antirugas) que são muito caros e tem nenhum resultado ou muito pouco resultado.

  3. Avatar de Douglas

    Oi Nando!!!

    Posso passar protetor solar antes de passar o ácido retinóico, ou vai atrapalhar o efeito do ácido?

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi, não entendi, por que usaria filtro e retinoico juntos? O primeiro você usa de dia; o outro, à noite.. não há como combinar os dois.. mesmo que usa protetor à noite, por causa da luz visível, retira antes de deitar e e nesta hora que se aplica o ácido.

      Abraços.

  4. Avatar de Douglas Oliveira

    Oi Nando, preciso urgentemente da sua opinião.

    Usei por quase 11 meses ácido retinóico 0,05% e a quase 15 dias aumentei a % para 0,06%. Durante quase todo esse tempo usei o ácido em creme, mas agora estou usando em gel e sempre que passo meu rosto arde muiiito durante uns 20 minutos, isso é normal?
    Em relação a pergunta que vc não entendeu, até eu fiquei confuso depois, me desculpa. Eu queria saber se eu poderia passar o protetor antes de passar o ácido por causa da ardência que é d+, mas já entendi que os dois não combinam no mesmo momento.
    Quero tbém te agradecer muiiito, pois graças as suas dicas aqui no site, hoje meu rosto está quase igual a quando eu tinha uns 13 anos e hoje tenho 21 anos.Meu rosto tinha sido muiito maltratado pelas espinhas e hoje está como eu já disse anteriormente. Muiiito obrigado mesmo, vc me ajudou a ter de volta minha auto estima que estava destruida.

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Bom, eu quando manipulava usava em gel-creme, porque acho mais emoliente para espalhar… tem que ver se a versão e, gel que você usa leva álcool.. as versões industriais em gel costumam ser mais alcoólicas, irritam mais e até ressecam.. eu prefiro em creme ou gel-creme. Outra cosia é que em gel, dependendo da formulação, pode secar rápido e você não conseguir espalhar direito..

      Tente ver com quem formulou para ter uma textura em gel creme ou incluir um anti-irritante, como alantoína ou alfa-bisabolol na fórmula..

      Não, como o ácido você só aplica à noite e o protetor é para uso diurno, se for apenas para evitar a irritação, você pode usar u hidratante leve antes, evitando de aplicar o ácido na pele sem nada… outra cosia é não usar o ácido logo após a a limpeza… você pode limpar o rosto no inicio da noite, passar seu hidratante e apenas quando for se deitar, uns 15 antes, você usa o ácido.

      Eu faço desta forma, para evitar irritação e vermelhidão..

      Por nada… estamos aqui para compartilhar nossas experiencias, abração.

      1. Avatar de Eduardo

        Oi Nando…

        Preciso de duas indicações sua. A 1° um protetor solar facial oil free, e um creme hidratante clareador pra área dos olhos.

        Grato.

        1. Avatar de Nando Goober

          Protetor Oil Free não quer dizer que ele não terá textura oleosa..rs.. aliás, todos que eu testei sendo OIL Free eram sebosos..

          Melhor dizendo: protetor solar com toque seco.

          Os que eu acho sequinhos são: Bioré Milk, Sofina Jenne, Sofina White, até o Solanoveil Perfect e bem sequinho..

          Clareador para área dos olhos, eu suaria algo com Vitamina C.. mas você diz clarear manchas ou reduzir olheiras?

          1. Avatar de Eduardo

            Quero um produto mais para hidratar do que pra clarear, pois é uma manchinha bem clara em um dos meus olhos. Mas se existir um produto com as duas funções seria ótimo.

            Obrigado pelas dicas.

          2. Avatar de Mila

            BOM DIA

            NANDO

            ESTOU USANDO UM PROTETOR SOLAR QUE CONTÉM A SEGUINTE FORMULAÇÃO:

            MELAWHITE- 3%
            ACIDO KÓJICO – 3%
            ALFA ARBUTIN- 3%
            TGP2 PEPTIDEO- 5%
            FPS50 UVA/UVB
            CREME NÃO IONICO QSP-40 GR
            APLICAR NA FACE PARA PROTEÇÃO SOLAR A CADA 2 HORAS

            MAS EU NÃO SENTI NENHUMA DIFERENÇA, ALIAS, ACHEI Q AS MANCHAS VOLTARAM…. OQ EU FAÇO?
            ME DÁ UMA DICA…

            BJOS

  5. Avatar de Telma

    oi nando comecei a usar o vitanol 0,5% parece que minha pele esta meia envelhecida dizem que e normal sera que é mesmo, pois estou preocupada metire esta duvida ! obrigada

    1. Avatar de Nando Goober

      Telma,

      O que você chama de pele envelhecida deve ser o efeito “seco” que ele dá na pele.. tipo, quando você começa a usar apele resseca,fica parecendo uma pele morta ou plástico, franzi tudo ao sorrir.. mas é a renovação que ele faz, esta pele vai saindo até mostrar uma nova pele.. e que nem um peeling: a pele antiga fica opaca, feia e morta e começa a descamar para revelar uma pele mais lisa e luminosa..
      esse estágio ocorre nas primeiras semanas mesma.. a própria limpeza que você faz de manhã e à noite vai ajudar a esfoliar essa pele..

      1. Avatar de Marcia

        Oi, Nando tudo bem?
        Uso o ácido retinóico a noite e redermic pela manhã, como acabou o redermic quero uma opinião sua (mais uma, rs)
        Li que o redermicnão pode ser associado a outros produtos com Retinol, e o Vitanol é tretinoína, que é o ácido retinóico, isso é verdade?
        Qual diferença do redermic + do redermic R?
        e tem outro produto que indicaria para substituir o redermic, por que quero continuar usando o ácido retinóico.
        Agradeço sua atenção.
        Marcia.

  6. Avatar de Fernanda

    Olá nando , eu comprei o suavicid e gostaria de saber como usar ele ? se é todos os dias da semana e gostaria de saber se eu misturar ele com hipoglos dara um bom resultado para minhas olheiras ?

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Foi indicado por sua dermato? Ela não falou a forma?

      Porque ele é um ácido + clareador que pode ser usado diariamente na pele, mas pode causar ardência e ressecamento.. não misture com nada porque alguns componentes são estáveis.. e para olheiras talvez não seja muito indicado, ele atua em manchas de sol, melasmas.. particularmente eu ne aplicaria na área sensível dos olhos..

  7. Avatar de Nando Goober

    Mila

    Ele tem clareadores que ajudam na redução de mancha e prevenção.. se você está notando um aumento, tem que avaliar com o dermato, está passando de forma correta como um protetor? Sente alguma irritação que pudesse estar causando isso?

    1. Avatar de Mila

      Bom dia

      Nando

      Então a dermato colocou na receita usar como protetor solar de 2 em 2 horas…… mas eu não sei se é coisa da minha cabeça, mas achei q as manchas voltaram, estão um pouco escuras, o protetor não me causou nenhum tipo de irritação, só fiquei na dúvida pq como é um protetor é a primeira vez q uso ácidos no protetor entende?
      Agora nesse mes tem algum problema eu voltar a usar os ácidos que eu usava a noite?

      Bjos

      1. Avatar de Nando Goober

        Foi o médico que repassou novamente? Quando vc para e retorna depois, a sua pele poe voltar a ficar sensibilizada. Problema não tem desde que mantenha a fotoproteção correta e diária.. tu sabes que deve usar uma colher de café de filtro para toda a face? Dependendo do filtro, dá umas duas camadas..

        Se a pele ficar irritada durante o uso de ácidos, ente amenizar aplicando logo após o banho, um leve hidratante facial.. então, quando for dormir, aplique o ácido noturno.

        E veja com seu médico sobre as manchas, se estão retornando msm..

  8. Avatar de Bud

    Ola, vou começar a fazer o tratamento c/ o ácido retinóico Vitanol-a em gel a 0,1mg noite sim noite ñ… Gostaria de saber se meia hr antes de usar o Vitanol, c/ o rosto lavado posso usar o gel de Adenin a 0,1%… Durante o dia já uso ele! Posso continuar a usá-lo de dia durante o tratamento tb? Aguardo

  9. Avatar de Wesley

    Olá Nando.

    Faço a barba constantemente, e tenho notado que minha pele na região do pescoço esta ficando cada vez mais escura. Gostaria de saber se ácido retinoico ajudaria neste caso meu dermatologista recomendou peeling profundo, mas não posso ficar o tempo necessário para recuperação afastado de minhas atividades.

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      qual o seu tom de pele.. porque tem pele, como a negra, que fica escurecida na área da barba.. e tem que avaliar se um peeling não pode piorar isso..

      tente usar loções calmantes eque tenha ação anti-inflamatória.. loções com ácido salicílico também ameniza..

  10. Avatar de Luan Rodrigo

    Olá, Nando!

    Bom, uso ácido há um mês e meio. Reparei que minha pele está mais clara, mas as manchinhas persistem, talvez esteja um pouco cedo pra grandes mudanças visíveis. No começo, foi aquilo que todo mundo tem, vermelho, descamação etc. Mas agora não acontece mais isso, porém sinto minha pele mais seca, com uma pele meia morta (embora nao esteja mais vermelha e nem descamando) e quando sorrio ela enruga e na testa apresenta um brilhinho diferente, plastificado, sei lá. E nos resto do rosto a pele se apresenta seca, meio áspera ao redor do nariz e próximo as bochechas, sem brilho (o que é atenuado com o protetor solar UltraSeco da Libbs que deixa aquele efeito branco matte na cara, sabe? Não gosto. E também não gosto do Minesol. Favor, outra sugestão? rs). Será que com o tempo minha pele vai se restabelecendo e melhorando?

    Em quanto tempo começam a apresentar bons efeitos com o uso do ácido?

    Pode dar uma olhadinha na minha fórmula e fazer uma avaliação de como ela irá atuar nam inha pele?

    tretinoína – 0.05%
    Hidroquinona – 4%
    Vit. C – 5%
    Ac. glicólico – 12%
    Aquaporine – 5%

    Achei uma boa formulação por conter ácido retinóico, vitamina C e ácido glicólico…além da hidroquinona para clareamento.

    Nando, muito obrigado e o blog é excelente! 😉

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Bom, o seu relato de pele com aparência de “plástico” é o que costuma acontecer quando o ácido está agindo e renovando a pele.. com o tempo, a pele morta vai saindo e fica normalizada, com aparência mais clara e viçosa.. mas depende de cada um… tem gente que gosta de usar um hidratante para amenizar essa sensação de ressecamento..

      Eu não gosto muito desses fórmulas manipuladas, porque teria que avaliar como agem cada ácido e em qual pH.. sem contar a instabilidade.. 10% de ácido glicólico já irrita e descama a minha pele; hidroquinona com 3% faz um estrago; não sei dizer qual vitamina C é essa, mas não deve ser a ácida.. todos os ingredientes são bons, mas não sei se eles estão agindo corretamente numa formulação..

      Se forem poros genéticos, abertos naturalmente, não tem muito que fazer.. mas se forem poros obstruídos, com sebo oxidado, os ácidos vão amenizar, mas leva um tempo.. loções com ácido salicílico e esfoliantes físicos ajudam a limpar, mas no seu caso, teria que avaliar, poisa sua fórmula é forte, sua pele deve estar sensibilizada.. o Tri Activ também age para melhorar os poros..

      Abraços.

      1. Avatar de Luan Rodrigo

        Obrigado por responder, Nando.

        Bom, eu iniciei nesse mundo cosmético há pouco tempo, portanto ainda não tenho muita noção. Que instabilidade é essa que você fala? E como você sente sua pele com hidroquinona?
        Fiquei em dúvida sobre se esse composto irá funcionar na minha pele. Você prefere esses ácidos comprados separadamente em farmácia etc.? Como é que você faz na sua pele?

        Desculpe-me pelas perguntas, mas é que preciso saber disso para que eu saiba cuidar melhor da minha pele sem jogar dinheiro fora. Muito obrigado, Nando!

        1. Avatar de Nando Goober

          Não, depende da formulação.. o ácido glicólico depende de um pH para agir de forma eficaz e nem sempre esse pH é compatível com outro ingrediente, que pode agir em Ph mais alto.. então, fórmulas com muitos ingredientes assim eu fico com receio de manipular. A hidroquinona é mt instável… a vitamina C, idem..não especifica qual Vit C é a indicada..

          A hidro, quando usei, irritava bastante a pele e o ácido glicólico pinica bastante, eu não poderia suar uma fórmula com os dois..
          Eu prefiro suar uma fórmula com tretinoína e hidroquinona na parte noturna.. e deixaria uma fórmula com Vi C e glicólico para usar de dia..

          Poros, depende muito.. se forem genéticos vc pode amenizar evitando o oxidação.. mas “fechá-los” não tem como.. se for por obstrução, gerando cravos.. ácidos, como o Salicílico e até glicólico podem ajudar… vitamina C tbm.. tenho um texto meu sobre isso:

          http://vanitypills.net/2012/08/17/poros-dilatados-cravos-pretos-nariz-de-morango/

          O ressecamento dos ácidos podem deixá-los mas evidentes… o mesmo se vc matificar a pele demais..

          Eu tenho usado uma loção com ácido salicílico á noite, para manter sempre os poros limpos… antes de dormir, aplico um produto com Retinol… de dia, uso um hidratante leve e um serum de Vitamina C..

          Abraços.

  11. Avatar de Luan Rodrigo

    Ahh, esqueci de falar, na manhã, eu faço a limpeza para tirar o ácido e tal, passo o hidratante normaderm triactive da Vichy e protetor solar Filtrum Ultraseco da Libbs.

    O que você me indicaria para eu amenizar a aparência dos malditos poros? Eles persistem em volta do nariz e bochecha e um pouco na testa. Eles tem uma aparência meio estranha, tipo é como se fossem nascer pelinhos, mas que não nascem sabe? E essa área é meio áspera, sabe…enrugadinha, sei lá…quase que em alto relevo. kkk
    Já era um pouco assim antes do ácido, só está um pouco mais ressecado.

  12. Avatar de Cristiana

    Olá, há 2 semanas estou usando acido retinoico lipossomado 0,05%, hidroquinona 3%, alistin.
    Não estou notando nenhuma diferença na pele, não descamou, não ficou vermelha, e percebo que continua oleosa. Cheguei a pensar que seria um erro na manipulação, ou vc acha que a vermelhidão e a descamação depende de cada tipo de pele?

    Obrigada,

  13. Avatar de Eduardo

    Oi Nando!

    Posso misturar ácido retinoico a um hidratante corporal com o ph neutro, para usar nas costas para clarear as manchas?

    1. Avatar de Nando Goober

      Eu aplicaria o hidratante logo após o banho, com a pele ainda úmida.. e esperaria uns 30 m para aplicar o ácido.

  14. Avatar de Fernanda

    Oi Nando!

    na quinta passei um gel receitado pelo dermatologista para manchas pois meu rosto está super manchado e sou muito branca. Porém, ardeu em algumas áreas na hora da aplicação e no outro dia ficou muito vermelho e inchado e está até hj. É normal? Passo filtro solar fator 70 minesol oil-control da ROC. O gel é composto por hidroquinona 5%, ac kojico 3%, clindamicina 2% e alfa bisabolol 1% e gel base 30%. Minha pele é super oleosa.
    Já percebi que fiz uma coisa errada lavei o rosto e logo em seguida apliquei o gel. Talvez não tenha espalhado bem?
    Obrigada,
    Fernanda

    1. Avatar de Fernando Goober

      Bom, normal arder e ficar avermelhado por causa dos ingredientes… evite aplicar logo após limpar o rosto..espere uns 20 m… para o pH normalizar…com o tempo a pele se acostuma… mas qual o tempo de uso desta fórmula.. há o ingrediente clindamicina, que é um antibiótico tópico.. por isso não pode usar por muito tempo essa fórmula…

      Bj

  15. Avatar de Natália

    Nando

    Tenho 53 anos, flacidez nas mandíbulas, e também sensível ao sol, tenho a pele um pouco mais escura no queixo, melasma e cicatrizes de acne, já usei muita coisa,mas sem grandes resultados à excepção de hidroquinona a 4% que melhorou um pouco mas após 4 meses desisti, fiquei com algum receio.
    À noite uso ácido retin-a 0,5 intercalo com neovadiol.
    De manhã lavo com cleanance e uso redermic c.
    Não noto grande resultado nestes cremes sinto que estão apenas a manter

    Mas o que me preocupa mais neste momento é tentar recuperar uma maior firmeza.
    Quero usar vitamina c, gostaria que me aconselhasse qual o mais indicado para mim: skinceuticals ce ferulic(muito caro); svr hidracyd; Reti-C Concentré (Vichy) ou outro?
    E como devo usar antes do redermic c ou do neovadiol?

    Ou será melhor o ácido glicólico a 20% da neostrata, ou outro?E se sim quando um dia retin-a outro neovadiol e outro ácido glicólico?

    Dmae da sesderma seria melhor para mim, para substituir o neovadiol?

    Eu sei que estou a ser muito chata mas sinceramente não estou a ver grande resultado com estes dois a nível de firmeza.

    Uma pessoa que ajuda sem receber nada em troca merece consideração e respeito.
    Obrigada pela atenção e ajuda

    Obrigada pela atenção e pela ajuda.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi,

      Bom, para sua faixa etária eu indicaria algum produto com ácido glicólico, pois ajudará a melhorar a textura, hidratação e até firmeza… mas eu sou muito cético em produtos para melhorar a firmeza da pele depois de uma determinada idade.. acredito mais na prevenção e manutenção… porque há outros fatores, como a degradação das fibras elásticas, a perda de gordura, os músculos mudam, então melhorar o contorno facial quando já há flacidez fica complicado sem intervenções… talvez por isso que não perceba de forma nítida com os cosméticos que usa.

      De ingredienets eu prefiro Retinoides, AHAS e Vitamina C para esse objetivo, porque vão estimular o colágeno e ácido hialurônico na pele..

      Vitamina C: prefiro o CE Ferulic… com relação aos valores, muitos leitores optaram por comprar em mini ampolas.. sai mais em conta e dá para preservar melhor.

      Se usar um serum de vitamina C, não precisa usar o redermic +, só se este for a versão olhos.

      Vc pode alternar o Neostrata com o Retin A, vai depender de como a sua pele vai reagir…

      Neovadiol se fosse o caso, poderia ser usado na rotina matinal.. mas não vi ninguém comentar dos efeitos dele..

      Mas para manchas, o glicólico e a vitamina C vão ajudar… e se fosse o caso, teria que optar para um clareador noturno..

      Bj

  16. Avatar de Guid

    Oi, gostaria muito de uma ajuda ! vou começar usar o RETINÓCIO e gostaria de uma indicação de uma sabonete para poder estar lavando o rosto e um hidratante por favor ?

    1. Avatar de Nando Goober

      Se a sua pele for oleosa, prefira um limpador mais suave, como o Cleanance Avène.. de hidratação e que melhora a sensação de irritação da pele eu gosto do Serum Olay.

  17. Avatar de Joao

    amigo… eu faço musulaçao.. recentemente surgiram estrias q antes eram rosadas , mas iniciei o tratamento tem 1 semana com vitanol A 1% e agora estao mt vermelhas e descascando, minha pele ta irritada e coçando.. mas sinto ja mais macia, sera msm possivel que essa descamação seja capaz de curar minhas estrias ??

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      É comum ocorrer devido ao aumento de peso ou crescimento muscular surgir estrias em homens, mas isso tbm pode ser genético.. eu tive aumento de peso em vários momentos, além da perda, e nunca tive o problema. Ocorre um rompimento das fibras elásticas e surgem as cicatrizes na pele… o que se faz é melhorar e reduzir essas marcas e você pode conseguir melhorando a elasticidade da pele com ingredientes que atuma na produção de colágeno, como os retinoides, Vit C, AHA e BHA…como ocorre também uma esfoliação e clareamento dessas áreas, ameniza ainda mais..
      Seu relato é normal: o vitanol descama e deixa a área mais sensível, significa que ele vai mudar a pele.. trazer uma nova.. hidratação também vai ajudar… mas requer tempo.. cura mesmo vai depender do grau dela..
      abs

  18. Avatar de Douglas Oliveira

    Oi Nando!

    Faz mais de um ano que uso ácido retinoico, e a um mês atrás aumentei de 0,06% para 0,07%, e notei que minha pele está descamando várias vezes e que está frágil como quando comecei a usar. Antes eu passava esfoliante pelo menos uma vez por semana, mas não dá mais pra usar. Vc acha que devo parar de usar o ácido?

    1. Avatar de Nando Goober

      Douglas,

      Vc ficou m tempo numa %, sua pele se acostumou, quando vc aumenta, pode ocorre alguma reação. Quando usou pela primeira vez o ácido com 0,06% não sentiu isso tbm? Ao invés de parar, mantenha na sua rotina, talvez em dias alternados.. até sua pele se acostumar.. quando sentir que não está mais sensível, volte a usar seu esfoliante – mas sem abusar, no máximo 2 x na semana.

      1. Avatar de Douglas Oliveira

        Que bom que é normal.. fiquei preocupado!
        Obrigado pela atenção…

  19. Avatar de Lorena

    Olá pessoal, eu coloco acido retinoico com que????? Mandei manipular retinoit 0,5% mais cristais qps e passei não fez nem cosquinhaaaaa…… Quero saber oq devo coloca c retinoito?????? Bj

  20. Avatar de Lore

    Bom dia Nando, euu fiz uma mistura com retinoit 0,5% mais cristais qps e passei não fez nem cosquinhaaaaa…o que devo manda manipular com retinoico???????? para passar na barriga? Abraço

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi, usando o Retinoico não há necessidade de manipular com outro ingrediente, mas isso depende da finalidade: se for para clareamento, pode adicionar hidroquinona. Se fosse o caso da sua pele ser muito sensível, poderia adicionar um anti-inflamatório.. o fato dele não irritar a sua pele não quer dizer que ele não esteja atuando…. se se conseguir manter a pele assim por uns dois meses de uso, tente aumentar aos poucos a % dele..

      Mas vc deve ter usado 0,05%.. porque a concentração máxima em tratamento aqui é 0,1% que é o prescrito em fórmulas como Vitanol e Retin-A Micro, acima disso só com peeling ou manipulando para casos especiais..

  21. Avatar de Andreza

    olá nando estive durante algum tempo utilizando a hidroquinoma 4% industrializada agora gostaria de utilizar o acido e gostaria de manipulalo minha pele é bem oleosa e no momento estou utilizando uma pomada para espinha acnezil uso todas as noites enfim estou com marcas de espinhas o que nao é muito e algumas manchas que pode se passar despercebida mas me encomoda como fiquei sabendo que a hidroquinoma pode atrapalhar ou seja matar as celulas que formam a melanina dando aquelas manchas brancas gostaria de saber de voce qual acido e sua composiçao para manipular fiz um curso de facial mas tem tempo e agora que estou com essas manchas nao sei como retiralas já que a hidroquinoma eu utilizei para retirar manchas de melasmas da minha antiga gravidez,me ajude .

    1. Avatar de Nando Goober

      Dê uma pausa na hidroquinona e tente usar adapaleno ou azeláico par manchas inflamatórias.. mas procure um m´pedico para ele avaliar melhor e indicar uma % adequada.

      Boa sorte.

  22. Avatar de Lisiane

    Lisi
    Olá, Nando

    Tenho 28 anos no momento estou bastante apreensiva devido ao aparecimento de muita acne no buço, e em toda a região do maquixilar inferior que quando cicatrizam resulltam em manchas no rosto.
    Peço-lhe encarecidamente que me ajude a solucionar este problema com farmacos que não necessitam de receita médica, ajude-me sem ser preciso ir a um dermatologista no momento. Sou negra e minha pele é olhosa na zona T,

    1. Avatar de Nando Goober

      Lisiane,

      O ideal seria ir no médico porque ele tem que avaalir a causa dessas inflamações.. porque você pdoe usar algum produto, melhorar, mas retornar depois.

      O que eu gosto de usar é fórmulas com peróxido de benzoila e adapaleno, tipo Epiduo, ou peroxido de benzoila com clindamicina, tipo Cindoxyl.. no caso eles auxiliam na inflamação. E um sabonete suave como o Cleanance.

      1. Avatar de Lisiane

        Olá

        Nando

        Minha situação de uns dias para cá está melhor, principalmente porque segui tuas dicas.

        Obrigada pela atenção!

        Lisi

  23. Avatar de Bruna

    Ola Nando, faz uns 4 dias a estava usando hidroquinona e minha pele está vermelha.e coçando muito, esta como se fosse uma queimadura. O que devo fazer? Obrigada!

    1. Avatar de Nando Goober

      Bruna, quando usei hidroquinona ocorreu a msm coisa.. com o tempo some.. vc pode alternar os dias ou aplicar um hidratante leve para atenuar.. mas os eu relato é bem comum em peles que usam hidroquinona. Eu não gosto por isso.

  24. Avatar de Luan

    Olá, Nando. Estou usando o AR há mais ou menos 20 dias, praticamente todos os dias. Mas não houve descamação e nem vermelhidão, apenas está ressecado devido também a um manipulado com tretinoína, vit. c, hidroquinona, que eu não gostei, deixou minha pele não clara exatamente, mas com aspecto esbranquiçado. E no período que usei esse manipulado, teve uns dois dias que peguei muito sol (daquele que fez em dezembro no Rio) devidos a uns shows que fui, então eu praticamente estraguei minha pele, pois ressecou tanto ao ponto de aparecer linhas finas nos cantos dos olhos, dilatou mais ainda meus poros, enfim, tá f***. Aí fui ao dermato e ele me receitou o vitanol 0.025% e pediu para que eu tomasse tetralysal (um antibiótico para espinhas, sendo que quase não tenho espinhas). Estou gostando do vitanol, pelo menos a pele está um pouco melhor. Mas ainda persistem as linhas, o ressecamento exarcebado na área T (que quando está calor e eu suo, fica extremamente brilhante e parece que cola, tipo como se tivesse colado um plástico na minha cara, sabe?). Por fim, voltando aos 20 dias de uso do AR, eu só acho estranho que não está descamando e nem ficou vermelho. Será que devo aumentar a concentração, será que está dando resultado? Qual hidratante você me sugere para esse ressecamento na minha pele que dilata ainda mais os meus poros e me deixa com aparência envelhecida?

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      O ácido pode deixar a pele com aspecto de “plástico” nas primeiras semanas, porque a pele descama.. dai, acentua.. com o tempo, essa pele se solta e fica normal. Como você jogou um ouro ácido, Vitanol, pode estar retardando isso.. 0,025% é uma concentração baixa, mas que proporciona efeito de “corte”…. dependendo da pele, pode ser mais tolerante. Sem contar que o clima quente e o sol, seria melhor manter essa concentração leve por alguns meses.. quando terminar seu frasco,peça a dermato para avaliar e prescrever uma % mais alta.

      Talvez até Bepantol já ajude neste caso.. mas vc pode usar algum serum hidratante e regenerador, como da Olay..

      Abs

  25. Avatar de Luan

    Obrigado, Nando.
    O pior que estou assim há uns 2 meses. Parece que tem um filme de plástico mesmo na cara e na área T (onde está mais ressecado), parecer ter uma pele solta que acentua as linhas, sabe? Enfim, o que você diz com o efeito ”corte”? E como posso usar o bepantol? Serve o baby, o derme? Pergunto isso pq tem pessoas que dizem que o bepantol mudou a fórmula do derme e não está tão eficiente como era antes. (Aff, né? rs) Valeu!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Ainda está assim?

      A pele esta descamando.. fica essa textura de pele velha, eu costumava esfoliar para ajudar a soltar essa pele, mas tem que ter cudiado com a sensibilidade. Hidratantes ou memso Bepantol podem ajudar a melhorar e prevenir esse ressecamento.. Bepantol eu gosto da versão líquida.

  26. Avatar de Ju

    Nando, qual a diferença do Adapaleno pro Vitanol A e VItacid?

    Beijos

    1. Avatar de Fernando Goober

      Adapaleno é de uma nova geração de retinóides.. ele é menos irritante e fotossensibilizante que a tretinoína, pode ser usado no verão. ´

      Vitanol A e Vitacid, assim como Retin A Micro são nomes comerciais de produtos com Tretinoína.

  27. Avatar de Claudio

    Uso ácido retinoico há 16 anos, associado a bons filtro solar e sabonete, ambos suaves e específicos para o rosto. Caso surja alguma espinha (raro), tenho meu antibiótico maravilhoso. Tudo prescrito por dermatologista clínico, cujos produtos são facilmente encontrados em farmácias, e a um preço bem razoável.

    Após todos esses anos, posso afirmar categoricamente: o menos é mais.

    Não é necessário tantos produtos para ter (e manter) uma pele linda, pelo contrário, associando-se simultaneamente muita coisa, o risco de irritações e oleosidade se agrava. Ademais, com uma rotina de apenas alguns minutos de cuidados, os efeitos na pele são maravilhosos.

  28. Avatar de Priscila

    oi eu estou usando tritinoin 0.05 % ele muito forte ? antes eu usei mais baixo o resultado foi muito bom, mas este eu nao sei se vai ser bom para minha pele. obrigado

  29. Avatar de Beatriz

    Oi Nando, tudo bem?

    Gostaria de tirar uma dúvida com você…minha dermatologista me prescreveu: Ácido retinóico 0,02% e ácido kojico 2% e gel creme.
    Comecei o tratamento há 4 dias e não fico com a pele avermelhada, nem descamando, nem ardendo, nadinha. Como não lembrei de perguntar a dermato sobre as possíveis reações, gostaria que você falasse sobre elas…

    Obrigada,
    Beatriz.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi,

      Depende muito da sua pele… eu por exemplo, só observo reações adversas apos duas semanas ou mais.. depende também do ingrediente.. hidroquinona na minha pele já irrirta fácil.. se você está conseguindo suportar bem a fórmula, não quer dizer que ela não está fazendo efeito.. além do mais você usou por poucos dias ainda..

      Possíveis reações: pinioação, ardor, descamação, vermelhidão.. mas vai depender da sensibilidade de cada pele..

  30. Avatar de Jane

    oi nando, vou deixa minha pergunta aqui pra vc. estou usando esa formula para minha pele, hidroquinona 4% mais tretinoina0,05% mais flucinolona acetonina0,01. sera que esa formula nao e fraca ? contem algum acido clicolico nela? eu to usando a uns 7 dias e nao vejo resultado, so uma escamaçao muito pequena em volta dos olhos, e parece que nao faz nada eses acidos, ese acido tira olheiras? e tira linha pequena de pe de galinha? cheia de duvida ne ? pois e kkkk e eu posso mistura esa formula com bepantol? pra fica mais forte? se puder tira minha duvida fico agradecida ta bjs.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Jane.. essa fórmula é clareadora…. seu dermato passou p isso, não??

      7 dias ainda é pouquissimo para ver resultados, quanto mais em termos de clareamento.. descamação e vermelhidão é comum. O bepantol só ajudaria a prevenir irritação e descamação, mas não “potencializa” nada ali.. e não se ilude, só porque em 7 dias não sentiu nada demais.. eu, por exemplo, começo a ter revertério apos 20 dias ou mais..rs

      É uma fórmula comum e mesmo você achando franca, é o padrão.. quando sua pele se acostumar e retornar no dermato, ele avaliará a sua pele e pode prescrever % maiores…

  31. Avatar de Cristiane Morais

    Nando,
    adorei seu site! ja usei hidroiquinona 4% e fazia seçoes de pelling com Melanesse com minha dermato. Tenho melasma e é uma droga. sempre voltam as manchas e nao podemos usar sempre a Hidroquinona.
    Estava lendo sobre o Vitanol A e achei que pode fazer efeito em mim.
    Poderia usar os dois em paralelo? pergunto pois minha dermato adora manipulados, mas viajo muito e os manipulados precisam ficar em geladira na sua maioria. discuto muito isso com ela. ela é muito resistente a produtos industrializados.
    Estou pesquisando para pedi-la para me receitar os dois. O que acha? minha pele tem melasma e manchas de sol e agora um pouco de espinhas ´por causa da oleosidade. gostei do efeito rejuvenescedor do Vitanol A.
    tambem adorei as dicas sobre o creme caseiro pepantol e vitamina A!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi,

      Ela é resistente aos industriais? Que estranho, pois são mais confiáveis para uso, principalmente fórmulas com ácidos e hidroquinona.. bom, há fórmulas que usam hidro+retinoico, como o Vitacid Plus. É até muito recomendado por dermatos.. o melhor seria fazer cilcos: por uns 3 meses vc usaria alguma formula combinando hidroquinona com outro produto; em outros meses, suaria só um ácido retinoico e outro clareador.

  32. Avatar de Fabiana

    Estou usando a formula recomendada pelo meu dermatologista. Ac kojico4%elastinol6%hidroquinona4%hidrocortizona,alistin,melawht. Essa formula e eficas? tenho manchas de gravides e por uso da pirula. posso usar o triderm tomando a pirula?Obrigada por me ajudar

  33. Avatar de Vilmara

    to usando acido e minha pele esta enrugando todo principalmente ao redor dos olhos ta horrivel,seca,paracendo cara de velha…..é normal isso????

  34. Avatar de Juliana

    Olá Nando, Bom dia.
    Adorei o site, parabéns…
    Eu tenho 21 anos e tenho muitas estrias(vermelhas), comecei a fazer um tratamento com laser 1340. O meu dermatologista disse que é recomendado a se fazer apenas de dois em dois meses, pois é muito forte. O que você me recomenda a usar nesse intervalo, entre um laser e outro. Vitanol?!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Juliana?
      O Beleza e saúde é da Celisa..:)

      Bom, para estrias eles indicam ácido retinoico msm (Vitanol, Vitacid…) e como vc faz laser, então é melhor ele avaliar tudo e repassar para você.. porque precisa de orientação e ser um conadjuvante no seu tratamento com laser, até mesmo porque é necessário descontinuar o tratamento algumas semanas antes da aplicação do laser.

  35. Avatar de Lores

    Bom dia Nando, Estou ficando c a virilha escura e axilia tb..

    oq devo fazer para clarear ?????????? e tenho estrias vermelhas na barriga, qual melhor acido pra passar??????

    Abs. e obrigado

    1. Avatar de Fernando Goober

      Para estrias seria indicado o ac. retinóico.. para axilas, depende muito da sensibilidade.. talvez uma fórmula com clareadores como arbutim, vitamina C, ácido dióico.. veja com o seu dermato uma opção. Aqui no Brasil acho que algumas farmácias de manipulação que tem linhas específicas, como Dermatus e Dermage, costumam ter pordutos assim para o corpo.. produtos asiáticos têm muitos clareadores para o corpo, no meu blog eu já falei de um e o Pedro tbm conhece.

  36. Avatar de Vanessa

    Nandooooooooooo me ajuda por favor!!!!!

    Passei suavicid nas manchas do meu rosto e estou no 4ª dia e está acontecendo tudo o que o pessoal falou que acontece normalmente… vermelhidão, descamação… o problema é que desses 4 dias, 2 deles passei a pomada nos cantos da boca porque tinha umas manchinhas de espinha ali e só depois li que ñ pode passar nos cantos da boca, E AGORA PERCEBO QUE FICOU BEM IRRITADO E CORTANDO OS CANTOS DA BOCA, já parei de colocar a pomada mas a irritação continua, não quero ficar com uma mancha ainda maior nos cantos da boca, o que devo fazer agora estou desesperada me ajuda!!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Vanessa, o que você pode fazer é aplicar em dias alternados ou 3 x na semana até sua pele ir se acostumando. Depois você pdoe suar todos os dias. A pele resseca mesmo, descama, algumas áreas, como os cantos do nariz até “rasga” e sangra.. acontencia isso comigo na fase de adaptação.Espere uns três dias para a pele melhorar e depois continue de forma como expliquei. Pode até aplicar uma leve camada de hidratante antes na pele para ajudar.

      Boa sorte.

  37. Avatar de Giselle

    Boa noite!
    eu tenho sardas e a médica me passou um creme de ac. retinoico 0.025%,alfa bisabolol 1% hidroquinona 4% e gel creme 30g para usar a noite,so que eu precisava usar um sabonete para tirar o creme de manhã,qual é o mais indicado?
    Comprei um adstringente herbário mas estou com medo da minha pele ficar sensível.

    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Adriana Prado

      Giselle!

      Mesmo que sua pele seja oleosa, sugiro que use o sabonete adstringente apenas na limpeza noturna. Pela manhã, pode usar um sabonete mais suave, até porque a pele já absorveu o ácido.

      Eu gosto de sabonete Neutrogena pra limpeza da manhã.

      Beijo

  38. Avatar de Sandra

    Qual o tempo maximo para o uso do acido retinoico…
    Bjsss

  39. Avatar de Patricia

    Olá! Passei ontem à noite um creme comedogênico, com Hidroquinona a 4% e Ác. Glicólico a 10%. Meu rosto ficou muuuuito vermelho, meio inchado e está quente até agora, quase 24h depois… O que faço?

    1. Avatar de Patricia

      Digo, não comedogênico.

  40. Avatar de Giselle

    Olá!
    Desde que eu comecei a usar o acido retinoico 0.025%,alfa bisabolol 1% hidroquinona 4% e gel creme 30g meu rosto começou a sair a pele como se tivesse descascando ,será que isso é normal no processo de clareamento das sardas?

  41. Avatar de Vanessa

    Parei de usar a suavicid, aquelas feridas sararam sozinhas… porém percebo que a mancha ficou mais escura do que antes, acho que queimei demais a pele… as vezes ela ainda descama… ela vai con tinuar descamando até clarear totalmente? as manchas é no queixo e no buço.

  42. Avatar de Karine Cerqueira

    Oie Minha mãe usa uns produtos de limpeza de pele para (rugas e firmeza ) mas quer usar acido retinoico 0,05% ela pode usar o acido usando esses ou tem contra indicação usar tudo junto…

    1. Avatar de Adriana Prado

      Karine!

      O ácido retinoico deve ser usado após devida limpeza mesmo. Por outro lado, inicialmente deve ser receitado por um dermato, que vai avaliar a necessidade e %. Ah… e sempre usar protetor solar.

      Beijo

  43. Avatar de Elaine

    Oláa!
    Estou muito preocupada, pois começei o tratamento com o ácido 0,05% (Vitacid) já faz um mês, no meu caso foi para acnes e manchas (hormonal), minha pele esta sensivel e descamando, porém está nascendo cada dia mais acnes incluvise em locais do meu rosto onde não tinha como na testa por exemplo … sabe me dizer porque??
    Só tenho consulta novamente daqui a uma semana!!!!
    HEEEEEEEEEEEEEEEEEEELP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 🙁

  44. Avatar de Daniela

    Oi Nando !!
    Estou fazendo o tratamento com o acido retinóico 0,025 e na fórmula contem hidroquinona 4 % e Alfa bisabolol, Eu já havia feito algum tempo atrás e retornei e tenho passado alguns dias , mas acho q exagerei e há 2 dias minha pele está muito vermelha e inchada e ardendo constantemente , o que posso passar para amenizar estes efeitos , parei um pouco de passar o acido e estou só com protetor solar.
    Estou preocupada parece que a pele está inflamada, o que posso passar e fazer para refresca-la…
    OBrigada

    1. Avatar de Nando Goober

      O fato de ter descontinuado já poderia melhorar a irritação, mas como vc disse que ainda está assim, melhor seria procurar um dermato para ele avaliar melhor a situação. Eu costumo aplicar algumas loções com agentes que “acalmam” a pele, como chá verde e nicotinamida.

  45. Avatar de Vanessa

    OI Nando.
    Obrigada por tirar nossas duvidas e trocar informações.
    Meu dermatologista receitou sabonete dermativin soft + acido retinoico 0,025, hidroquinona 4, dexametasona 1 + protetor solar Sun Max control oil 30 vol. Porque tenho muitas manchas e espinhas. e já tenho 32 anos.
    Eu queria fazer uso da vitamina C, mas não sei como usar, sei que ajuda nas manchas e que rejuvenesce. Talvez poderia utilizar vitamina c durante o dia e a noite o acido OU intercalar um dia o acido a noite e no outro dia vitamina c a noite. O que seria o mais adequado?
    Um produto ajuda o outro, ou pode atrapalhar?
    Você pode conhece alguma marca de vitamina C e/ou indicaria alguma?

    Valeu Nando!

    1. Avatar de Nando Goober

      Vitamina C é melhor recomendado durante o dia, pois há estudos mostrando que reduz os danos causados pelo sol, atuando tbm como um protetor solar biológico. E, à noite, mantenha o ácido. Eu faço dessa maneira.

      Eu uso as ampolas de vitamina C da Skinceuticals.

  46. Avatar de Jhonas

    Iae brow….tenho uma duvida tenho somente algumas manchas no rosto e vou usa hidroquinona manipulado devo usa no rosto todo sem precisa? Minha pele e branca

    1. Avatar de Nando Goober

      Melhor usar em toda face para um textura mais homogênea.

  47. Avatar de Camila

    Eu tou usando acido retinoico ha um mês , 0,02% e acido hilauronico 2 %
    eu ja posso aumentar pra 00,3 % e 3 % respectivamente??
    Espero respostaa!! Obrigadaa!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Espere terminar o frasco e, caso a sua pele não tenha ficado mt irritada, até pode. Mas você está fazendo acompanhamento com um dermato, pois ele que deve avaliar se pode ou não aumentar a %.

  48. Avatar de Jhonas

    Gente olha o hidroquinona E mais tolerado em peles mais claras tipo brancas pra quem tem manchas e espinhas eu recomendo o hidroquinona+tretinoina+flucionolona acetonida em qualqer farmacia os resultados são otimos garanto estou usando a 10 dias e meu rsto esta lisa e limpando mt rapido 🙂 pod usa + lembre E mais tolerado em peles mais brancas.

  49. Avatar de Alessandra

    Olá Preciso de uma ajuda….qual a melhor formulação para manchas de acne, estou com uma formula aqui, Hidroquinona 4%, tretinoina 0,05% e alfa bisabolol, será que dá certo, ou a hidroquinona, se não for legal, podem me dar uma sugestão…please

    1. Avatar de Nando Goober

      É uma combinação mt usada para vários tipos de manchas, mas o ideal e usar com acompanhamento de um dermato para avaliar e não usar por um longo período.

  50. Avatar de Alice

    Gostaria de saber se o ácido retinoico 0,025% e glicólico 8% em gel fecha os poros??? Obrigada.

    1. Avatar de Nando Goober

      fechar os poros n conheço nenhum ingrediente que faça isso, pode apenas melhorará-los.. o salicílico tem melhor ação dentro dos poros. O que se vê por aê são ingredientes que tem ação óptica de “minimizar” os poros, mas atua como um corretivo apenas.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva