Para a mulher que gosta de se cuidar

Ácidos para a beleza da sua pele!

Ácidos para a beleza da sua pele!

Você faz algum tratamento com ácidos? Sabe o efeito que eles causam em sua pele? Dependendo do princípio ativo e da concentração utilizada, os ácidos podem ajudar a rejuvenescer, eliminar manchas, clarear a pele e combater a produção excessiva de óleo.

A principal função dos ácidos é esfoliar a pele e descamar, como se fosse uma “troca de pele”. Assim, elimina as células mortas prevenindo a acne e combatendo as já existentes. Os ácidos atuam na derme estimulando a produção de fibras colágenas e elásticas, deixando uma textura mais firme, suavizando rugas superficiais e, em alguns casos, até eliminando manchas escuras da pele.

Ácidos para a beleza da sua pele!

Tipos de ácidos

  • Fítico: antioxidante e clareador, encontrado nas sementes das plantas e nos grãos de alguns cereais.
  • Bórico: tem função antisséptica e aparece nas formulações de loções tônicas e adstringentes.
  • Fenol: através de um peeling profundo, combate os sinais extremos de envelhecimento. É dolorido e para a sua aplicação é necessária anestesia local.
  • Hialurônico: está presente naturalmente em nosso organismo, enrijecendo e amaciando a pele. A partir dos 30 anos de idade, sua produção cai e a reposição se faz necessária através de cremes manipulados.
  • Málico: extraído da maçã, deixa a pele viçosa, clareia manchas e atenua rugas. É encontrado em cremes industrializados ou manipulados.
  • Mandélico: esfoliante e clareador ameniza poros abertos e pode ser utilizado em peelings ou cremes.
  • Resorcina: usado em cremes ou peelings, é indicado para tratamentos de acne.
  • Ácido Tricloroacético (ATA): Usado em peelings, retira a camada superficial da pele dando lugar a uma nova. Tem efeito agressivo, criando uma crosta que permanece por cerca de dez dias, para depois surgir uma nova, bastante vermelha e sensível. É preciso fugir do sol por três meses.
  • Azeláico: ácido responsável para clarear sardas e melasmas (manchas do sol).

Ácidos Mais Utilizados

Ácidos para a beleza da sua pele!

Ácido Retinóico

Derivado da vitamina A, é considerado o mais eficaz para combater o fotoenvelhecimento e a acne, conferindo maior firmeza e elasticidade à pele. Seu grande trunfo é tratamento da acne, do envelhecimento pela ação do sol e de estrias recentes. Utilizando antes dos peelings, afina e uniformiza a pele, facilitando a penetração da substância escolhida para o procedimento.

É recomendado em peelings no inverno ou em cremes de uso noturno. Inicialmente, deixa a pele descamada e vermelha e é necessário proteger-se contra o sol usando FPS acima de 15.

Ácido Ascórbico (Vitamina C)

Uma das substâncias preferidas dos dermatologistas é o Ácido Ascórbico, mais conhecido como Vitamina C. Esta substância possui um alto poder antioxidante, é capaz de melhorar a textura da pele e de turbinar a proteção do filtro solar. Basicamente, a vitamina C ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres, os vilões que oxidam as células, causando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a clarear a pele e estimula a produção de colágeno, o componente que dá firmeza à cútis.

Ácido Glicólico

É extraído da cana-de-açúcar e tem grande poder de rejuvenescimento, agindo como esfoliante químico. Pode ser usado no verão e aparece em cremes ou peelings. Além de seus poderes hidratantes, promove uma leve esfoliação da camada superficial da pele. Com isso, facilita sua própria penetração e a de outras substâncias. Também acelera a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme. Trata manchas e cicatrizes de acne, mas sua indicação principal é o foto-envelhecimento e hidratação do rosto e corpo.

Pode causar irritação em pessoas predispostas, alérgicas ou com pele sensível. O fato de não reagir com o sol não deve ser usado como pretexto para ir tomar sol. Pela sua ação esfoliante, a pele se torna mais sensível e fina, suscetível, portanto, a manchas e irritações. Antes de se expor ao sol, é preciso lavar o rosto, retirar completamente o ácido e passar um protetor solar acima de FPS15.

Ácido Kójico

O Ácido kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz.

A vantagem do ácido kójico é que ele não é fotossensível, ou seja, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol. Por isso pode ser usado inclusive durante o dia. Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antisséptico, impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele.

Ele também tem ação antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento da pele e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. A principal desvantagem é por ele ser menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.

Ácido Ferúlico

Ele é um potente antioxidante, pois fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres. Ele também age como substância estabilizadora e reparadora e ajuda a potencializar a proteção da pele em conjunto com o protetor solar. Previne o envelhecimento e o aparecimento de sinais precoces, melhora a firmeza da pele e a flacidez. Junto ao Ácido Ascórbico, ele pode ser usado no tratamento do envelhecimento da pele e contra as manchas.

Esta substância tem propriedades antioxidantes e clareadoras. Associada a outros antioxidantes, como as vitaminas C e E, auxilia na prevenção da vermelhidão, após a exposição ao sol, e previne o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce, ajudando a uniformizar o tom da pele. É utilizado nas fórmulas de cremes e géis.

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é uma substância natural do nosso organismo que fica localizado principalmente na matriz extracelular dérmica onde estão as fibras de colágeno e elastina. No entanto, com o envelhecimento, sua produção diminui, o que também faz a hidratação e a elasticidade da pele serem reduzidas. Por isso, a reposição dessa substância por meio do uso de dermocosméticos se torna necessária.

As moléculas de Ácido Hialurônico têm a propriedade de atrair água, por isso são capazes de atuar como lubrificante, hidratar a pele e melhorar sua textura e densidade. Aproximadamente 60% do Ácido Hialurônico presente em nosso corpo encontra-se na pele e ele age no preenchimento do espaço entre as inúmeras células, para manter a pele lisa e firme.

Ácido Salicílico

Pertence ao grupo dos beta-hidroxiácidos (BHAs). Possui propriedades esfoliantes e seborreguladoras, ajudando a diminuir o espessamento da pele. Evita a contaminação de bactérias e fungos possui ação anti-inflamatória; promove renovação celular, removendo as células mortas e o excesso de oleosidade. São muito usados para tratamentos contra a pele oleosa e acneica. Em peelings, pode ser usado sozinho ou combinado com outros produtos.

Cuidados com os Ácidos

Ácidos para a beleza da sua pele!

Como os ácidos deixam a pele mais fina, ela fica mais vulnerável à ação dos raios ultravioletas do sol. Portanto, quem está fazendo o tratamento com ácidos é sempre orientado a proteger a pele do sol constantemente, utilizando filtros solares com alto fator de proteção no seu dia a dia.

Quem não está disposto a evitar o sol (ficar na praia exposto ao sol forte, por exemplo), não deve fazer estes tratamentos. Querer tratar a pele sem abrir mão de se queimar ao sol é uma contradição, pois é a radiação solar a principal responsável pelo envelhecimento.

Se as exigências com a proteção solar forem respeitadas, os tratamentos com ácidos não levam ao envelhecimento, muito pelo contrário.

Meninas, se vocês sofrem com problemas de manchas na pele, protejam-se sempre! Usar protetor solar diariamente é fundamental!

É interessante também evitar produtos à base de soja que contenham fitoestrógenos — os hormônios podem agravar o problema.

Como existe uma grande variedade de agentes clareadores, é essencial consultar um médico dermatologista já que o tratamento é longo e difícil. É fundamental uma avaliação precisa da sua pele antes de aplicar qualquer produto.

395 comentários para “Ácidos para a beleza da sua pele!”

  1. Avatar de Suellen

    eu comecei fazer tratamento com ácidos há uma semana e estou tendo problemas com irritação na pele, estou até pensando em desistir. O componente é a hidroquinona, tenho várias manchinhas.

    1. Avatar de Susi

      Oi Suellen!
      Não desista… experimente usar dia sim dia não… e nos dias que não for usar o ácido use hidratante e lembre-se sempre de usa filtro solar.
      Beijos.

      1. Avatar de Simone

        Pessoal a dermatologista me passou creme manipulador q tem ácido glicêmico 10%
        Acido bisabolol 1% ácido kojico dipalmitado 3% aquaporine active 2% creme qdo 50gr mais queima o rosto qdo passo e no outro dia fica avermelhado e alguealguem sabe me fala se é normal isso no começo

  2. Avatar de Geisa

    oi meninas eu uso ácido glicólico e me dei muito bem, a minha pele está ótima, recomendo!
    adorei o post! bjo

  3. Avatar de Ludmila

    ei meninas, eu tb uso ácidos, mais precisamnete o retinóico e glicólico, notei que minha pele ficou mais fina, porém mais bonita, no começco descamou um pouco mas depois fica tranquilo, só uso protetor FPS30. beijos

  4. Avatar de Roselaine

    olá, adorei o artigo, nunca fiz tratamento com esses ácidos, justamente porque minha pele é muito sensível… mas gostaria muito, alguém sabe indicar algum tratamento que não agrida muito a pele?

    1. Avatar de Ellen

      Olá Rose!!

      Independente do que vc quer controlar, seja manchas, acne etc, pra vc que tem pele sensível, corra dos ácidos! Aliás eu não recomendo o uso de ácidos a ninguém pois é um sistema q agride pele. Que seja realizado somente em último caso.

      Eu sou consultora de beleza da linha norte-americana nº1 em cosméticos e cuidados com a pele, a Mary Kay. São produtos livres de óleo e fragrância que podem ser utilizados até mesmo por quem possui pele sensível como a sua. Se vc ainda não conhece, acesse http://www.marykay.com.br e lá vc pode procurar uma consultora que esteja mais pertinho de vc pra te apresentar os produtos 😉

      Bjks!!!

  5. Avatar de Léa

    oi Ce, eu nunca fiz tratamento com ácidos, não sabia que traz tantos benefícios assim para a pele, adorei saber mais sobre esses tratamentos… beijinho

  6. Avatar de Bya

    oie meninas tudo bem? olha eu fiz um tratamento de 3 meses com hidroquinona, no começo foi meio chatinho a pele ficou até feia, mas depois nossa deu para sentir mesmo a diferença, sempre usei protetor e fiz o tratamento corretamente, fiz um peeling suave também, hj minha pele está mais clara e mais lisinha, até as ruguinhas diminuiram…
    vale a pena!BJ

  7. Avatar de Kely

    oi! tenho 18 anos, posso fazer tratamentos com ácidos?

  8. Avatar de Larissa

    oi celisaa eu faço tratamento com ácidos: glicólico e Kojko, deu super certo, sempre tive muitas manchinhas do sol, e agora a pele está mais clara e iluminada… eu só não sei quanto tempo tem que fazer o tratamento, usei um creme manipulado que durou 4 meses, já notei que a pele melhorou, mas não sei se continuo ou não….

  9. Avatar de Carolina Archanjo

    alguém aí sabe se esses ácidos são apenas para o rosto ou eles podem ser usados em outras partes do corpo também?

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Carolina, são para o rosto mas eu também cheguei a perguntar para minha dermato se podia por exemplo, usar pra quem tem axila escura ou virilha.

      Ela disse que eu poderia usar uma qtde bem pequenininha, e em dias alternados. Mas perguntei só por curiosidade, graças a Deus não tenho axila escura.

      Acho que não deve usar sem consultar a dermato. Pode queimar a pele.
      Bjs,

  10. Avatar de Ariane Vitorino

    Estou fazendo o uso de ácidos. Minha pele mudou muito desde que comecei. Minha dermato, pra facilitar minha vida manipulou:
    Noite
    ácido (glicólico + kójico + skin whitenning complex) junto com o creme da noite. Então fica fácil, passo uma coisa só.

    Dia
    Meu filtro solar 50 toque seco junto com o creme do dia. Assim também passo uma coisa só. Dá também pra colocar cor de base junto. Já fiz isso também.

    A diferença da minha pele hoje, (faz uns 8 meses que uso diariamente) é muito notória.

    Não tive reação alérgica, só qdo passo o creme da noite, dá uma pinicadinha de 5 minutos e passa. Tranquilo.

    1. Avatar de Fergie

      oi ariane, seu filtro solar também é manipulado, se não for qual vc usa?
      Pedi um protetor manipulado FPS50 para minha dermatologista, mas ela disse que esses filtros manipulados nào resolvem e que o ideal é comprar pronto mesmo, mas eu nao tenho um bom que seja para pele oleosa….

      1. Avatar de Heloisa

        A escolha do filtro solar realmente é uma coisa muito séria. Já usei manipulados, mas depois que experimentei os industrializados nunca mais voltei a manipular. Afinal, não tem como comparar a eficácia de um produto La Roche, Ada Tina, Roc e outros com um manipulado, né. Temos que ficar atentas pq é a saúde de nossa pele que está em jogo.

      2. Avatar de Ariane Vitorino

        É manipulado e confio na minha dermato. Ela é muito moderna, está sempre em congressos e trazendo o que há de mais moderno. Tudo no consultório dela é atualizado.
        Moro em Brasília onde o sol é de arder o crânio e o FPS 50 tem funcionado sim pois meu rosto está clarinho. Sinal que estou protegida.
        Se quiser, me mande um e-mail que te passo os componentes pra vc pedir para sua dermato também.
        Segue: arianevitorino@gmail.com
        Bjs

    2. Avatar de Elen

      ARIANE

      essa formula sua manipulada quais sao as concentraçoes???

      1. Avatar de Ariane Vitorino

        Elen, me mande um e-mail que te passo direitinho.

        arianevitorino@gmail.com

        bjs

    3. Avatar de Elen

      ARIANE essa formula sua manipulada quais sao as concentraçoes???

    4. Avatar de Sandra

      Gostaria de saber a formula da Ariane Vitorino, realmente é muito boa, e dá muito menos trabalho do que passar vários acidos, muito obrigado, bjs

      1. Avatar de ♥bia♥

        Olá!
        Meus ácidos também são juntos rs, estou usando o retinóico concentração 0,025 + hidroquinona e misturado com outros que não lembro rs. O ácido tem que ficar guardado na geladeira! O ácido vem numa bisnaga com as misturas receitadas pelo dermatologista.
        É importante consultar um dermatologista p/ ele avaliar sua pele e indicar qual ácido vc deve usar. 😉
        Vc vai adorar os resultados! 😀
        Bjs

      2. Avatar de Ariane Vitorino

        Sandra, eu até te passo as fórmulas. Envie-me um e-mail para conversarmos melhor. Porém, o ácido retinóico pra mim já não dá certo, como disse a Bia que usa e gosta.
        Eu te passo mas acho que deve levar a minha fórmula e discutir com a dermato se pode usar a mesma.
        Só sei gente, que tive resultados significativos. Tirei foto do antes e depois, posso te mandar por e-mail para vcs verem

        Me manda um e-mail: arianevitorino@gmail.com

        1. Avatar de ♥bia♥

          ============================================================
          Oi Ariane :), tudo bem?

          Essa resenha da Celisa é maravilhosa pq estamos tirando muitas dúvidas e ajudando também. 😀
          O ácido retinóico p/ mim é MARAVILHOSO, mas meu dermato coloca mais alguns componentes que não estou lembrada rsrs. Minhas receitas ficam todas guardadas numa caixinha.
          Meu Dermato tbém é super atualizado é um excelente Profissional!
          É que cada pele reage de sua maneira om relação aos ácidos.
          O ácido que às vezes é bom para uma pessoa pode não ser bom p/ outra.
          Eu moro em Santa Catarina e aqui é muito frio no inverno rs.
          Eu vou no meu dermato a cada 3 meses, assim ele avalia minha pele e vai aumentando e/ou diminuindo a dosagem ou colocando outros componentes.
          Tem vários dermatologistas que são excelentes profissionais e tem alguns que não!
          Já consultei com um que nem sei como conseguiu se formar em médico!
          Mas esse que estou consultando é MARAVILHOSO, pois sempre avalia a pele e muda os ácidos.
          Acho isso muito importante! Pois não é apenas receitar um ácido e dar tchau p/ o paciente como aconteceu comigo com outro que consultei e sim fazer um acompanhamento, pois assim a pele ficará ótima!
          Tenha uma ótima tarde! Beijocas :*
          ============================================================

          1. Avatar de Ariane Vitorino

            É isso mesmo Bia, tem que ir sempre pra ir mudando conforme a necessidade da pele. Aqui é um calor que até perna trinca, de tão ressecada.

            É uma delícia qdo a gente encontra quem ama o que faz né!? Eu sou apaixonada pela minha dermato e confio nela, vc vê o prazer dela qdo vc está ficando bonita.

            Beijos,

  11. Avatar de Renata Santos

    Tava usando o retinóico mas minha pele ressecou pra caramba!!!!!!
    É normal?
    bjnhos p/ todas

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Pois é, estava falando isso. O retinóico pra mim não dá certo. Uso o glicólico e + umas misturas.
      Acho que deve rever a fórmula na dermato.

  12. Avatar de Josy

    Muito legal as informações a respeito dos diversos tipos de acne, assim teremos algumas informações sobre o tratamento que devemos procurar antes de entrar na sala do especialista. Vocês são muito úteis em nossas vidas. Obrigada super bjkas!

  13. Avatar de Valdinete Martins De Carvalho

    Boa tarde meninas!!!
    Eu estou fazendo um tratamento com ácidos.
    E estou tento um ótimo resultado. Pois tenho melasma e o médico me receitou uma fórmula apropriada para minha pele e minha mancha.
    Acho necessário e importante esse acompanhamento constante como dermatologista.
    Assim ele pode ver que tipo de ácido ou componente vc pode usar.
    Adorei esse artigo, foi muito esclarecedor.
    Abraços a todas!!!

  14. Avatar de Nádia A.a.stringhi

    Olá!
    Se possível informar a receita de algum acído para eu começar a passar no meu rosto.Obrigada

    1. Avatar de ♥bia♥

      Oi Nádia, tudo bem?
      Vc precisa consultar com um dermatologista antes, pq ele vai avaliar sua pele e vai receitar o ácido para vc mandar manipular.
      Sem receita as farmácias não fazem os ácidos.
      Não recomendo usar ácidos sem acompanhamento de um dermatologista!
      Bjs

  15. Avatar de Teresa Simon Encinez

    Faço tratamento com ácidos há 18 anos, comecei com om ácido retinóico,
    que uso durante o inverno, e no verão uso Adapaleno 3%, pois este não
    é fotossensível.
    Aparento 10 anos menos que minha idade cronológica.
    bjus

  16. Avatar de Claudia

    Gente, eu uso ácidos (de todos os tipos citados) já há quatro anos. Não é necessariamente um tratamento curto, mas para quem tem manchas, pele oleosa e acne, é um tratamento pra sempre. Eles são ótimos, mantém a pele brilhante e sem espinhas. Eu adoro. Mas, é claro, tem-se que se habituar ao filtro solar duas vezes ao dia, religiosamente.
    O dermato vai indicando os ácidos mais fortes (ou uma combinação) no início e depois adequando ao que tu precisa.
    O primeiro que usei foi o retin-a-micro, que é retinóico… mudou minha vida quanto às espinhas.
    Uso o protetor solar Minesol actif há 4 anos também e sempre que tento trocar me arrependo. Na minha opinião é ótimo, e olha que minha pele é a mais oleosa do mundo!!!
    Muito legal o posto! Parabéns!

  17. Avatar de Ana Paula

    Eu uso ácidos em baixas concentrações desde os 25 anos… sempre alternando com outros tipos de hidratantes, como os com vit. C e soja, por exemplo, e não tenho do que reclamar!!! Nunca fiz tratamento em clínicas ou usei ácido em concentrações maiores que as permitidas para uso comercial porque ainda não precisei, mas recomendo muito! Minha mãe fez com ácido retinóico e a pele dela melhorou muitooooooo. Só vendo mesmo para acreditar! Quando ela usa o ácido (q não é o ano todo), a pele dela fica toda descamando tadinha rsrsrs… mas, depois o resultado vale mto a pena: pele novinha em folha!!! Mto bom meninas!!!

    Beijinhos!

    1. Avatar de ♥bia♥

      Ana Paula \o/
      Oi lindona saudades!♥
      bj bj bj

      1. Avatar de Ana Paula

        Oi Bia!!!

        Saudade também!!! ♥♥♥♥♥♥

        Mto bom ver vc participando aqui!!! Realmente a resenha ficou maravilhosa, mto esclarecedora!!

        Beijão amigona!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥

  18. Avatar de Flavinha

    Oi meninas!

    Faço uso de ácido a seis meses, por causa de manchas e cicatrizes de espinhas, junto faço pelling uma vez por semana e claro que não deixo de usar protetor todos os dias. Realmente o resultado é notório… a pele fica fina, clara, sensível e bonita, porém eu não consegui ficar livre das espinhas. Não são muitas, mas elas estão sempre presente… Agora vou começar a usar o Roacutan pra ver se fico livre delas de vez… e com isso terei que parar o tratamento… Se não fossem as espinhas, estaria completamente satisfeita…

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Flavinha, não use roacutan não. Os efeitos depois de um tempo são terríveis. Tenho uma amiga que usou, melhorou. Mas passado uns 5 anos a pele dela tá pior que antes. Cheio de buracos, cicatrizes que nem peeling tira.
      Posso dar uma sugestão? Quando eu era adolescente tive muitas espinhas. Usei uma pomada chamada azelan, vc passa só em cima das espinhas. Foi o que resolveu pra mim, tinha tentado de tudo, essa foi a salvação. Essa pomada também é um ácido e portanto só deve ser aplicada em cima das espinhas com um contonete. Sempre à noite, e lavar bem o rosto pela manhã. Não pode sair no sol com a pomada, mas funciona muito e pelo menos vc não tem que tomar nada via oral.
      Bjs

  19. Avatar de Elen

    uau
    cada dia o blog esta melhor
    parabéns
    ahh…uso o acido kojico manipulado com vitamina c
    o q ja sofri com os acidos..mesmo assim nao fico sem….rs

  20. Avatar de ♥bia♥

    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥\o/ Celisaaaaa a resenha que pedi vc fez! Muito obrigada :D.♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    Eu uso ácidos sim, tudo acompanhado pelo dermatologista e protejo bem a pele com protetor solar.
    Uso o retinóico no inverno misturado com outras fórmulas e no verão uso o glicólico.
    O ácido eu mando manipular e visito meu dermatologista a cada três meses. Assim ele vai aumentando ou baixando a concentração.

    Meu ritual é lavar o rosto a noite com sabonete líquido da Effaclar da La Roche-Posay, eu passo o ácido glicólico antes de dormir. Pela manhã lavo o rosto novamente com o sabonete líquido, passo o Serum Derm AOX também da La Roche-Posay e em seguida passo meu protetor solar FPS 40 Anthélios AC Hélioblock Fluide Extreme da La Roche Posay, indicado para pele oleosa que é meu caso.rs
    Eu adoro esses ácidos, deixam pele macia, fininha, aliás renova a pele! Uma MARAVILHA :).
    Sabendo usar e seguindo todas as orientações do dermatolgista o resultado é uma pele linda com aspecto saudável!
    Celisa obrigada pela resenha dos ácidos ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ♥♥♥♥♥
    Bjs lindona!
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  21. Avatar de Danusa

    oi celisa, adorei seu post, eu não uso, mas queria usar, minha pele é bem parecida com a sua, branquinha e fininha, vc usa ácidos?

  22. Avatar de Verônica Santos

    Começo Semana Que Vem..
    Um Tratamento Com Peling Químico..
    Para Sumir Com as Manchas Que Fiquei
    Depois da Gravidez,Dizem Que Some 100%
    To Super Anciosa..

    BeijOooos

  23. Avatar de Tatiani

    Oi.. eu faço tratamento a um ano com hidroquinona e acido retinóico com acompanhamento de um mpedico maravilhoso… Meninas mudou a minha vida… toda acne que eu tinha saiu… as manchas estão desaparecendo… Parece uma mágica!
    É obvio que demora um pouquinho para obter o resultado, mas vale muito a pena persistir!!!

  24. Avatar de Verônica

    Olá.Uso ácido retinoico e hidroquinona há 6 meses e minha pele está maravilhosa.Recebo mtos elogios e estou amando.E n saio de casa sem filtro solar.Bjs.Felicidades

    1. Avatar de ♥bia♥

      Oi Verônica 🙂
      O bom são os elogios né 😀 rsrsrs pq realmente a pele muda, fica linda! Só usando para saber os benefícios que os ácidos fazem a pele.

      Beijocas :*

  25. Avatar de Rossana

    Muito interessante a matéria,
    faço uso da combinação de HIDROQUINONA e TRETINOÍNA (retinóico), pois tenho 32 anos e até então tinha uma pele de adolescente, bem cheia de acne. Depois de várias consultas com meu GO, me abri com ele e então comecei a usar também o anticoncepcional q a ESPIRONOLACTONA (os dois via oral), pois no meu caso, os de uso tópico somente não foram suficientes para resolver meu problema dermatológico.
    Agora, faço o uso religioso do filtro solar, escolhi o SPECTRABAN sem cor, é ÓTIMO!
    Se dediquem e terão uma pele de pêssego.

  26. Avatar de Heloisa

    Há anos uso ácidos no rosto. Comecei por causa das espinhas e hj uso por causa dos melasmas. Já tive reações alérgicas, inclusive uma dermatite perioral que me deu maior trabalho pra curar. E olha que só faço uso com prescrição médica! Imagina se usasse por conta própria…
    No momento estou usando Triluma pois, de uma hora pra outra, minha pele ficou sensível aos manipulados. Pra lavar o rosto uso Fresh Foaming Cleanser da Neutrogena (mandei uma resenha dele pra Celisa, espero que seja publicado, pois é ótimo pra peles sensibilizadas). O filtro solar 2 vezes ao dia é sagrado. Estou usando e adorando o Anthelios Fluide Extreme FPS 60 da La Roche. Às vezes, quando a pele tá muito seca, passo hidratante da Mary Kay (um que é gel) após o banho.
    Minha rotina é essa. Vale a pena , pq sem ela a pele fica um horror.
    Bjs!

  27. Avatar de Maria Dolores Donato Publio

    Sou nova por aqui,estou aprendendo muitos com essas garotas ,as experiencias são muito valiosissimas,é importante saber que deve ser avaliado por um dermatologista
    de sua preferencia…bjus minhas lindas

  28. Avatar de Ingrid

    Olá!
    Meu dermatologista mandou uma mistura de ac. glicólico + hidroquinona + alfa bisabolol + creme clean clean oil free qsp para passar a noite. Vcs sabem dessa “mistura”?
    E para o dia Melora C FPS 15 (creme espuma) e avobenzora+parsol+dióxido de titanico transparente+ loção hidratante ol free qpq. Da para confiar???

  29. Avatar de Rita De Cássia

    Olá Celisa,

    Eu adoro o site “Beleza e Saúde” e as resenhas são ótimas!
    Tenho melasma e estou fazendo tratamento com Vitacide Plus. No começo passava bastante e as minhas manchas começaram a ficar mais escuras, depois de ler algumas dicas aqui no site, estou usando umas 3 vezes por semana e está clareando bem e a minha pele está bem mais bonita.
    Lavo o rosto com Efflacar e adorei, a pele fica limpa, só que depois que lavo o rosto sinto a pele repuxar e também tem descamado bem, principalmente quando passo o protetor estou usando o Minesol Actf fator 60.
    A minha dermato indicou NeoVadiol – NUIT da Vichy, mas custa caro, R$ 148,00. Gostaria de saber se vc conhece um hidrante tão bom quanto este?
    Aguardo sua resposta e outras sugestões das meninas do site.

    Obrigada e um beijo
    Rita

    Muito Obrigada

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Rita, infelizmente até os meus manipulados e não manipulados tem essa faixa de preço. Porém, funcionam de verdade. E olha, se você dividir esse valor pelos meses que vai ter que usar, vai ver que não tem um gasto nem de 30,00 por mês.
      Eu ficava nessa de ser caro mas os produtos duram muito.
      Bjs

  30. Avatar de Heloá

    Adorei a resenha! Parabéns, Celisa!!!!

    Minha dúvida: dá para usar maquiagem fazendo tratamento com ácidos? claro que depois do protetor e tal…

    bjinhos!

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Claro que sim, inclusive uso um pó que também tem fps para reforçar, foi indicado também pela dermato. É da marca ADCOS, excelente, adorei. O da shiseido achei um pouco grosso, fica pesado na minha pele, mas tem cobertura boa. Este da ADCOS é mais fininho, fica muito natural e também cobre as manchinhas enquanto vc tá fazendo tratamento. Deixo na bolsa e reaplico durante o dia.
      Bjs

  31. Avatar de Sil

    Oi Celisa..
    vc saberia me recomendar um bom creme que contenha os principais ácidos?
    bjo

  32. Avatar de Bia

    Oi Heloá :).
    Pode usar maquiagem sim!
    Uso sombra, máscara para cílios, lápis, batom e uso blush tbem rsrs :D, depois do protetor solar é claro.
    Bem… Só não uso base. Mas tem protetores que tem base. Mas antes de usar consulte com seu dermatologista para indicar um para seu tipo de pele.
    Tudo que faço consulto com meu dermatologista, até pq faço tratamento com ácido e tenho que usar cosméticos apropriados para meu tipo de pele que é oleosa!
    Bjs.

  33. Avatar de Camila Miranda

    TENHO 17 ANOS E MINHA PELE É MUITO MARCADA PQ DAS ACNES.
    MEU DERMATOLOGISTA ME PASSOU UM TRATMENTO MAS QUE PARECE N ESTAR FUNCIONANDO, JA TEM UM BOM TEMPO QUE USO, MAS…
    COMECEI A USAR AQUELE CREME DA AVON PARA ACNE, E ELAS PARECEM QUE DIMINUIRAM MESMO. AGORA O QUE EU FAÇO COM AS MANCHINHAS????
    ALGUEM ME DA UMA AJUDA!?!
    PRETENDO PROCURAR O MEU DERMATOLOGISTA PARA VER SE ELE ME INDICA ALGUM ÁCIDO…
    E AS ESTRIAS, SERA QUE COM O ÁCIDO ELAS MELHORAM A APARENCIA??????
    ♥BJS♥

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Já tentou a pomada azelan? só pode colocar em cima da espinha pq é ácido também. aplica com o cotonete pra dormir. no dia seguinte tem que lavar bem o rosto pq não pode sair no sol, eu era um choquito na adolescencia. me salvou!!!

  34. Avatar de Neiva Marins

    Olá galerinha, eu também uso ácido glicolico e estou me dando muito bem, já uso á mais ou menos uns quatro mêses e esta deixando minha pele maravilhosa, uso a noite e pela manhã um creminho com protetor solar e malva tudo da tracta, vale a pena, beijos.

  35. Avatar de Eli

    Pode usar ácido agora que vai começar a primavera,e como o sol já esta quente tem algum problema!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. Avatar de Danny

    Oi meninas!

    Faço tratamento com ácido glicólico,hidroquinona ,alfa bisabolol. Tem que ter muita paciência porque o tratamento é prolongado e o resultado gradativo. Mas resolve o problema das manchas da pele.
    O maior incômodo para mim é que a pele fica descamando ( o que é normal) e as vezes me deixa constrangida.
    No mais para quem não tem pressa é perfeito!

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Querida, quanto a descamação peça à sua dermato para colocar hidratante no seu creme do dia.
      Daí a sua pele vai ficar super hidratada sem ficar oleosa, a minha dermato, ao mesmo tempo que ela coloca na fórmula o controle de oleosidade, ela coloca hidratante.
      A gente não pode confundir que pele oleosa também precisa de hidratação, só que com produtos próprios.

  37. Avatar de Natália - Sp

    Adorei a matéria !!!! Vocês estão de Parabpens, como sempre !!!! hehe

    Já usei Ácido, a minha pele ficou maravilhosa, faço uma vez por ano este tratamento !

    Bjos,,,,

  38. Avatar de Ariane Vitorino

    MENINAS, ESTOU ESCREVENDO EM CAIXA ALTA PRA CHAMAR A ATENÇÃO PARA ALGUNS DETALHES:
    O ACOMPANHAMENTO É MUITO IMPORTANTE PQ ACONTECE O SEGUINTE:
    A DERMATO MANIPULA A 1ª RECEITA ONDE VC ESTÁ COM O ROSTO DETONADO. INICIA EM NOITES ALTERNADAS, VAI ACOSTUMANDO A PELE E TAL.
    QUANDO ACABA O PRODUTO, NÃO VAI FAZER DE NOVO, TEM QUE VOLTAR NA DERMATO, ELA AVALIA A PELE, E VAI MUDANDO A FÓRMULA CONFORME A NECESSIDADE DA PELE. MUDA A FÓRMULA NÃO PQ NÃO DEU CERTO MAS PQ A PELE VAI PRECISANDO MENOS DE ALGUM COMPONTENTE E MAIS DE OUTRO.
    POR EXEMPLO, EU COMECEI CLAREANDO A PELE, AGORA FICARAM AS MANCHINHAS AMARRONZADAS, A FÓRMULA AGORA FOI MUDADA PARA COMEÇAR A TIRAR AS MANCHAS ENTENDEM?
    MINHA PELE JÁ ESTÁ COM MUITO VIÇO MAS A DERMATO AUMENTOU AINDA MAIS O PODER DE HIDRATAÇÃO, PARA NÃO FICAR AQUELAS PELINHAS QDO FAZEMOS A MAQUIAGEM.
    TUDO VAI MUDANDO. GERALMENTE A FÓRMULA DURA UNS 3 OU 4 MESES E DEPOIS VC TEM QUE RETORNAR.
    ACHAM POUCO? EU NÃO ACHO, ACABO INDO DE 3 A 4 VEZES NO ANO NA DERMATO, COM O MAIOR PRAZER.
    OUTRA COISA, É MINHA PELE OLEOSA, ENTÃO VC VAI FAZENDO O FPS PRA VER O QUE GOSTA MAIS, PRIMEIRO FIZ GEL CREME MATIFICANTE COM BASE JUNTO, ERA FPS 30.
    USAVA TAMBÉM (NO COMEÇO) UMA MÁSCARA DE ARGILA PRA CONTROLAR A OLEOSIDADE. AGORA JÁ ESTOU LIBERADA DISSO, ERA A ÚNICA COISA QUE ACHAVA CHATO FAZER. O RESTO É SUPER PRÁTICO.
    NA SEGUNDA FÓRMULA, FOI USADO COMO FPS BASE SILICONADA OIL FREE.
    NESTA ÚLTIMA CONSULTA, FIZ FPS 50 TOQUE SECO.
    ENTÃO É ASSIM MENINAS, VC VAI TROCANDO CONF A NECESSIDADE E CONF SUA PELE ACEITA MAIS.
    MAS PRA SER SINCERA, OS 3 TIPOS DE PROTETOR EU GOSTEI. TODOS SEGURARAM A OLEOSIDADE E VEJAM, O FPS PASSOU PARA 50, POIS AGORA TENHO A PELE MAIS FINA, MAIS CLARA E ETC.
    A QUESTÃO DO TEMPO NO TRATAMENTO, NÃO SE PREOCUPEM COM ISSO, A GENTE TEM QUE USAR MESMO O CREME DIURNO E NOTURNO PRA VIDA INTEIRA NÃO TEMOS?
    ENTÃO, PEÇA A DERMATO PRA COLOCAR OS ÁCIDOS JUNTOS PRA FICAR PRÁTICO. QUANDO A PELE FOR MELHORANDO VAI TIRANDO OS ACIDOS AOS POUCOS.
    BEIJOS À TODAS

  39. Avatar de Luiza Linhares

    oi meninas! ja fiz tratamento com hidroquinona e foi mt bom!
    Esse ano to tomando Roacutan, e só ano que vem pra usar ácido, mas nem sei qual minha dermatologista vai indicar
    Gente é mt bom!!! É só passar protetor todos os dias! A pele fica super bonita!No começo fica meio ruim, mas depois acostuma e melhora!

  40. Avatar de Miriam

    Olá!
    Estou grávida, posso usar o ácido glicólico no rosto para eliminar manchas?

  41. Avatar de Jéssica

    Olá
    Eu estou fazendo tratamento de envelhecimento da mary kay, e tenho 18 anos mas ja vou fazer 19, tem algum problema em questao a idade? eu tbm uso cremes secativos para acnes

    bjus

  42. Avatar de Juliana

    Olá meninas!

    Muito interessante a matéria sobre os ácidos, realmente se usados de maneira correta os resultados serão maravilhosos. Só acho importante lembrar, que o uso do filtro solar deve ser durante todo o tratamento, inclusive nos dias que estão chuvosos e que com certeza não sairemos de casa. Mesmo protegidas do sol, somos atingidas por uma série de radiações, como exemplo a tv da nossa casa, claro que em uma intensidade menor, porém com a pele em processo inflamatório qualquer pouca intensidade acaba sendo bastante prejudicial.

    Então meninas, vamos tomar os devidos cuidados para que nossas peles fiquem realmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S !!!!!! rs …

    Beijinhos!!!

    1. Avatar de ♥bia♥

      Oi Juliana 🙂

      Vc falou algo muito importante para quem faz uso de ácidos. Realmente o protetor solar tem que usar todos os dias! Sol, Chuva, Nublado, ambientes fechados com luz (como no meu local de trabalho), uso de computadores e TV também para proteger a pele das agressões!
      Eu faço tudo o que o meu dermato manda e não tenho o que reclamar!
      Beijocas lindona :*

  43. Avatar de Rita

    olaaaa….estou adorando ler as experiencias..os medos e as alegrias de uma pele linda! ESTOU COM UMA DUVIDA;
    comecei o tratamento com acidos a uma semana: Posso usar maquiagem ? de preferencia encima do protetor solar? pois como preciso lidar com publico esta visivilmente avermelhada e descamada rsrs só tenho essa duvida..um pozinho..uma base rsrs me responda ok? bjhius.

    1. Avatar de Ariane Vitorino

      Claro que sim!!!
      E vc tá certa. É em cima do protetor mesmo.
      Ou também pode misturar o protetor com base na mão, fazer uma misturinha sabe e passar. Fica mais prático e natural. Foi minha dermato que indicou.

      Beijos,

  44. Avatar de Bia

    Oi Rita! Tudo bem?
    No início é normal pele ficar assim, pois está entrando em processo de descamação p/ vir uma nova pele.
    Eu uso no rosto o Serum Derm Aox e depois o protetor solar ambos da La Roche e so uso um blush. Evite base liquida p/não irritar sua pele. Use um po compacto p disfarçar o “vermelho”, mas com o pó não vai esconder a descamação da pele.
    Eu no início não usava nem o blush, ia passando o protetor o meu é fluido e não deixa pele oleosa. Uso o anthélios – Fluide Extreme FPS 40 da La Roche – Posay. Mto bom. Bjs :*

  45. Avatar de Ana Maria

    Parabéns pelo post, está perfeito.Amei.
    Como isso nos ajuda…
    Eu não faço tratamento com ácidos, mas minha mãe faz e o resultado é maravilhoso, minha irmã já usou foi uma pomada vitacid e o resultado foi maravilhoso, irei usar em breve…Depois colocarei aqui como ficou o resultado.
    Bjs a todas…

  46. Avatar de Rita

    Posso secar o cabelo com secador normalmente usando ácidos?

    1. Avatar de ♥bia♥

      ===============================================================
      Oi Rita! 🙂
      Pode sercar sim eu uso secador e às vezes chapinha 😀 rsrsrs
      Bjs :*
      ===============================================================

      1. Avatar de ♥bia♥

        Ops: SECAR! kkkkkk 😀

  47. Avatar de Gaspinha

    Olá

    Já usei ácido retinóido anteriormente e não tive problemas.
    Mudei de médica e voltei a usá-lo em concentração menor, mas tem me causado desconforto.
    Mas,o que me causou estranheza foi justamente a indicação de minha médica de usaro Protetor Minesol Actif 30 com extrato de soja, que segundo ela, evitaria futuras manchas.
    Mas, agoar lendo o post vejo que é exatamenteo oposto! nào se deve usar produtos a base de soja durante o uso dos ácidos!!!
    Alguém pode me ajudar?

    Obrigada

    Bjks
    http://gaspinha.blogspot.com

  48. Avatar de Bia

    Oi Gaspinha tudo bem?
    Tbém uso ácido retinóico e não uso nenhum produto q contenha soja. Só não me pergunte pq rs. Meu dermatologista mandou lavar rosto pela manhã c/ sabonete liquido Effaclar, depois passar Serum Derm Aox e depois o protetor solar Anthelios AC FPS 40. Todos da La Roche-Posay. Mas assim como vc li a respeito da soja e eu tbém não sabia!
    bjs

  49. Avatar de Nanda

    Olá gurias,

    Há dois anos eu uso o Hidroquinona e a minha pele está ótima, eliminou manchas, acne e o excesso de oleosidade. Eu tb o recomendo!!!

    Bjim…

  50. Avatar de Nanda

    Olá gurias,

    Há dois anos eu uso o Hidroquinona e o ácido retinóico, e, a minha pele está ótima, eliminou manchas, acne e o excesso de oleosidade. Eu tb o recomendo!!!

    Bjim…

1 2 3 5

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva