Para a mulher que gosta de se cuidar

Tudo sobre a Acne!

Tudo sobre a Acne!

O que é acne?

A acne é uma doença crônica das glândulas sebáceas da pele, que conduz ao desenvolvimento dos comedões, também conhecidos como espinhas.

Publicidade

A forma mais comum de manifestação das espinhas é pela produção em excesso das glândulas sebáceas, ocasionada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona.

Durante a puberdade, os hormônios acionam as glândulas sebáceas para crescer e produzirem mais sebo (óleo). Esse excesso de óleo pode fazer com que os poros fiquem entupidos. Um tipo de bactéria chamada Propionibacterium acnes, que normalmente vive na pele, invade a obstrução dos poros e começa a crescer, criando inflamação e irritação. O resultado é um folículo inflamado, onde se desenvolve uma espinha.

Tudo sobre a Acne!

Causas da Acne

A acne pode aparecer por diferentes causas e em diferentes zonas do corpo. Esta condição de pele não provoca danos à saúde, mas pode afetar a autoestima, pois aparece como colisões cheias de pus sobre a pele e quando desaparecem, deixam cicatrizes bastante visíveis.

A acne ocorre quando os folículos pilossebáceos ficam obstruídos pelo excesso de sebo produzido e pela presença de células mortas da pele. Uma vez obstruídos, os folículos podem manter-se fechados, formando as espinhas, ou se abrirem, formando cravos com pontos pretos no centro. Os folículos inflamados tornam-se vermelhos e salientes, normalmente com pus (pontos brancos) no centro.

A acne juvenil é causada por desequilíbrio hormonal: na puberdade, a secreção sebácea, que depende da testosterona e dos estrógenos aumenta de forma importante e influencia o estado da pele.

A acne tem uma forte incidência hereditária. Por exemplo, se os pais tiveram acne, a criança terá 60% de probabilidade de também ter.

Outra causa é a bactéria Propionibacterium acnes ou do estresse, que também pode favorecer a acne, devido a um aumento da produção de sebo.

Usar maquiagem vencida, cremes muito oleosos e sabonetes que não são adequados para pele acneica podem irritar a pele e aumentar a produção de sebo, piorando o quadro de acne.

Como prevenir a acne?

Para prevenir o aparecimento da acne, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada.

A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.

Tudo sobre a Acne!

Cuidados com a Pele Acneica

  • Use sempre produtos específicos para pele acneica
  • Inclua alimentos anti-inflamatórios na dieta para reduzir a inflamação
  • Faça máscaras com argila verde toda semana
  • Use suplementos que ajudam a evitar a acne
  • Antes de dormir, sempre retire a maquiagem com demaquilante e sabonete
  • Lave os pinceis de maquiagem toda semana (caso use diariamente)
  • Evite espremer as espinhas, pois causa irritação podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes
  • Não toque a pele com as mãos sujas
  • Beba muita água; ela hidratará sua pele e eliminará as toxinas que poderão obstruir os poros
Tudo sobre a Acne!

Tratamentos para Acne

O tratamento visa diminuir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, acelerar a renovação das células, combater a infecção causada pelas bactérias e reduzir a inflamação. Sem sebo excessivo e células mortas, as bactérias não se instalam nos poros e eles podem respirar livremente. Alguns dos principais tratamentos disponíveis:

  • O dermatologista pode receitar cremes tópicos, géis, loções com vitamina A, ácidos, peróxido de benzoíla ou antibióticos para ajudar a desbloquear os poros e reduzir as bactérias. Esses produtos podem causar ressecamento, vermelhidão e descamação da pele.
  • A microdermoabrasão pode ser utilizada para eliminar as camadas superiores da pele, corrigir as irregularidades da superfície e contornos e gerar novas camadas de pele.
  • Os peelings químicos suaves, com ácido salicílico ou glicólico, ajudam a desbloquear poros, abrir os pontos negros e os pontos brancos e estimular o crescimento de nova pele.
  • As injeções de corticóides podem ser usadas para tratar os nódulos e também para que estas lesões sumam rapidamente.
  • As pílulas anticoncepcionais podem melhorar bastante a acne e podem ser usadas especificamente para o tratamento.
  • A isotretinoína (roacutan) é usada para casos severos ou resistentes de acne.
  • Também é possível tratar a acne mediante a terapia fotodinâmica. A luz de comprimento azul como encontradas nos LEDs também pode ser utilizada para o tratamento das lesões inflamatórias.

Tratamentos Cosméticos para Acne

Esses produtos são coadjuvantes no tratamento e podem ajudar a evitar que novas espinhas surjam. Atuam na prevenção. Eles ajudam a limpar a acne da pele e evitar que os poros sejam obstruídos. Alguns aceleram a cicatrização da acne e melhora o processo inflamatório. Alguns exemplos são: Differin gel, Vitanol A, Vitacid gel, Belmask da Bel Col, Fluido ultra secativo da Adcos e Clinagel.

Cosméticos para Pele Acneicas

Quem tem a pele acneica precisa prestar bem atenção no tipo de produto que vai usar. É importantíssimo sempre procurar maquiagem, protetor solar, hidratantes e loções que sejam adequadas para peles oleosas e com acne. Saiba mais em Dicas de produtos para pele oleosa e com acne.

Tudo sobre a Acne!

Tratamento Natural

Para quem já testou os tratamentos convencionais e não deu muito certo, é legal testar alguns tratamentos naturais.  Eles demoram mais para fazer efeito, fazem papel de coadjuvante no tratamento, mas podem sim funcionar muito bem.

Óleo Essencial Melaleuca (Tea Tree): O óleo essencial de melaleuca é um dos mais eficientes para combater a acne e controlar a oleosidade. É um antibiótico natural e anti-séptico. Basta pingar 2 gotas do óleo em um cotonete e passar diretamente na acne.

Máscara com Argila Verde: A argila verde  ajuda a combater a oleosidade, a acne, a diminuir edemas e a promover o equilíbrio mineral da pele. Prepare uma pasta misturando água e argila e passe na pele. Deixe agir 20 minutos e enxágue bem. Use 2 vezes por semana.

Óleo de Coco: O óleo de coco é muito eficaz no tratamento da acne. Ele é antimicrobiano e anti-inflamatório. Tem uma riqueza de efeitos positivos sobre os sintomas, gravidade e processo de cicatrização de acne. Tome uma colher de sopa de óleo de coco por dia e passe um pouquinho na pele depois do banho.

Óleo de Copaíba: O óleo de copaíba é usado como um antibiótico poderoso para tratar a inflamação da pele e como um agente anti-inflamatório tópico. Possui comprovadamente propriedades antioxidantes, anti-bacterianas e anti-fúngicas. Acrescente duas gotinhas do óleo essencial de copaíba na sua máscara de argila. Ou acrescente algumas gotinhas do óleo no seu creme hidratante específico para pele acneica.

Tônico de Vinagre de Maçã para Pele Acneica

Esse tônico é um ótimo preventivo para acne e melhora a oleosidade da pele.  Também ajuda a eliminar manchinhas.

Ingredientes

  • 100 ml de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico
  • 5 gotas de extrato de própolis
  • 12 gotas de óleo essencial de melaleuca

Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes e coloque em um vidro pequeno e limpo. É bom não ultrapassar 3 semanas usando o tônico. Você pode utilizar de 2 a 3 vezes ao dia. Procure usar com a pele limpa para o efeito ser mais benéfico.

Tudo sobre a Acne!

E a suplementação de vitaminas e minerais? Faz diferença?

Além de ter uma alimentação saudável, uma suplementação de algumas vitaminas e minerais podem ajudar muito. Os suplementos para acne ajudam a reduzir a inflamação, controlam a secreção das glândulas sebáceas, melhoram a cicatrização e regulam o equilíbrio hormonal. Os melhores para pele acneica são a vitamina A e o Zinco. Porém, o selênio, folato, a vitamina C e E também são bem eficientes. Saiba mais em suplementos para acne.

Manchas na Pele Causadas pela Acne

As cicatrizes da acne podem ser manchas de cor marrom escuro ou buracos na pele. As manchas de acne podem ser removidas com produtos cosméticos e remédios caseiros; os buracos, no entanto, são muito difíceis de remover.

As manchas das espinhas são causadas por uma inflamação chamada hipercromia pós-inflamatória que acaba sendo agravada pela manipulação das lesões, ou seja, quando a espinha é exprimida ou pela exposição solar. Para evitar que as manchas de espinhas apareçam é importante adotar alguns cuidados diários como, por exemplo, lavar o rosto diariamente com sabonetes neutros ou de enxofre que ajudam a limpar a pele e amenizar a oleosidade. Saiba mais em Tratamentos caseiros para manchas de Acne.

E você, como faz para tratar a acne?

10 comentários para “Tudo sobre a Acne!”

  1. Avatar de Gabriela Martins

    Maravilhoso esse texto, amei, sofro com acne desde a adolescencia, tem muitas dicas boas, vou experimentar.

  2. Avatar de Poliana

    Bem legal!

  3. Avatar de Ilane

    Adorei o texto. Uso o Gel de Própolis para pele oleosa. Compro no site da http://www.grannatural.com.br
    Esse gel me ajudou muito. Adoro

  4. Avatar de Nayara

    Tenho tido acne ultimamente, engraçado que não tive na adolescencia. Tenho usado o suplemento de zinco e vitamina A, uso argila verde também…amei o post

  5. Avatar de Barbara

    Tenho espinhas, são muito desagradáveis…achei excelentes essas dicas

  6. Avatar de Raquel Delis

    Adorei o texto Celisa, não tenho muito problema com acne, mas de vez enquando sempre aarece uma ou outra, amei esses tratamentos mais naturais

  7. Avatar de Sabrina

    Tenho problemas com cravos recorrentes, que voltam depois de limpeza de pele, isso me incomoda muito. Tento cuidar da pele, tirar maquiagem antes de dormir, usar produtos para pele oleosa, mas não consigo me livrar dos cravos.

  8. Avatar de Flavinha

    Ótimas dicas!

  9. Avatar de Fabrizia

    Amei!!! Vou experimentar as dicas!!!

  10. Avatar de Viviani Cecilia Silva Arantes Monteiro

    Muito bom o artigo vai me ajudar muito na minha monografia pois é sobre acne adoreiiii

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva