Para a mulher que gosta de se cuidar

Você exagera no açúcar?

Você exagera no açúcar?

Pesquisas recentes alertam que dá para consumir o açúcar sem culpa: o segredo é não exagerar na quantidade.

O açúcar, principalmente o refinado, não tem muito valor nutricional. Quando é consumido com regularidade e em grande quantidade, gera uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer. Além do mais, pode viciar em função do aumento dos níveis de dopamina e serotonina — substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar.

Então, fique atenta ao excesso de açúcar que você consome e se já houver histórico de obesidade, hipertensão ou diabetes na família, converse com o médico sobre o assunto e peça algumas dicas para manter o controle do consumo.

Para reduzir o açúcar no dia-a-dia, a dica é ficar atento aos produtos industrializados. De nada adianta não adoçar o café e, por exemplo, exagerar nos biscoitos doces. Ou não comer uma sobremesa, mas tomar muito refrigerante. Outra sugestão é reeducar o paladar. O processo pode ser demorado, mas vale a pena experimentar sucos, chás e até bons cafés in natura.

Mas se você é daqueles que gosta de muito doce, o que realmente funciona é incluir fibras na alimentação. Dessa forma a liberação de glicose é mais lenta, o que poupa o organismo dos picos de insulina.

Substitua o açúcar refinado por outros tipos

Açúcar de Coco

O açúcar de coco apresenta um valor nutritivo muito mais elevado que qualquer outro açúcar ou adoçantes comercializado no momento, pois possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por não passar pelo processo industrial de refinamento (como é o caso do açúcar branco), as vitaminas e os minerais presentes em sua composição são mantidos. Contém também flavonoides e antioxidantes.

Além de ser uma delícia, o que torna o açúcar de coco realmente especial nutricionalmente é o seu baixo índice glicêmico – menor que o do mel, e muito menor que o do açúcar branco. Saiba tudo sobre o açúcar de coco.

Açúcar Mascavo

Você exagera no açúcar?

O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, em função da variedade e da estação do ano em que é a cana é colhida.

Podem ser observadas diferenças quanto às fontes de cálcio, magnésio, fósforo e potássio e vitaminas que são maiores no açúcar mascavo. Porém, isso não sugere que pessoas com diabetes tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado nessa opção são os valores de calorias e de gramas de carboidratos que vão interferir na glicemia.

As necessidades destes minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássiopodem ser supridas com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e de carboidratos. Para tanto, uma consulta com o profissional nutricionista seria relevante. Assim, é possível conhecer como seria uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada para o seu caso específico, em relação a fontes de energia, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para viver de forma saudável.

É importante observar que o açúcar mascavo adoça igualmente ao açúcar comum.

Açúcar Cristal

Você exagera no açúcar?

Na falta do açúcar mascavo, a segunda opção é o cristal. Açúcar com cristais grandes e transparentes, mais difícil de ser dissolvido. Passa apenas por leve refinamento, mantendo grande parte do valor nutricional. Por render mais e ser econômico, sempre aparece nas receitas de doces e bolos.

Açúcar Orgânico

É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado.

Açúcar Demerara

Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são morrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

Lembre-se: Alguns bombons para aliviar o estresse são muito bem-vindos. Eles ajudam na produção de substâncias prazerosas e fornecem energia ao corpo — mas não caia na tentação de comer a caixa inteira. 🙂

64 comentários para “Você exagera no açúcar?”

  1. Avatar de Andreia X

    Sou uma formiguinha, adoro açúcar, acho que como muito doce 🙂

    1. Avatar de Kika

      Meu sonho é zerar o açúcar e industrializados em geral, estou quase lá! Bora meninas comer frutinhas doce que já adoça a vida e nos deixa feliz também ^_^

  2. Avatar de Gabriela Castro

    Sou doida por chocolates, o problema é que não consigo comer um ou 2 bombons, como demais e depois me sinto mal…
    Muito bom o artigo

    1. Avatar de Ale

      chocolate eu tb não dou muita bola, mas sobremesa eu não resisto

  3. Avatar de Luiza

    Jesus! Açucar pode viciar??! então sou viciada! Não me controlo perto de um doce! rss

  4. Avatar de Renatinha

    Muito interessante o artigo!
    Eu amo açúcar, doces e afins, o pior é que minha glicose já um pouco alta…

  5. Avatar de Teresa Simon

    Prefiro o cristal e o mascavo, e consumo-os com moderação.

  6. Avatar de Helena

    Eu não gostava do açúcar mascavo, mas depois que o médico recomendou… passei a usar no café, em sucos e hj em dia nem noto diferença no gosto, vale a pena mudar, o açúcar mascavo é até considerado saudável….

  7. Avatar de Beatriz

    Em casa usamos o açúcar demerada, é ótimo, saudável e não muda o gosto dos sucos, cafés e chás…

  8. Avatar de Iolanda

    Excelente artigo! Eu já faço minhas substituições…
    Confesso que adoro bombons!

  9. Avatar de Fabiana Maquiato

    Respondendo a pergunta do post:
    Sim, exagero no açúcar 🙂

  10. Avatar de Mirian

    Cuidado pessoal! Açúcar é um veneno para a saúde. Devemios consumir o mínimo possível. Ele, além de outros males, envelhece a pele(ui, ui ,ui!!!) E quem de nós quer ficar velha antes do tempo?

  11. Avatar de Margareth

    Uso o Demerara Orgânico, muito bom. Não altera o sabor e é excelente.

  12. Avatar de Audrey

    Ótima matéria, Celisa! 🙂

    Eu adorava doces, comia feito louca! rsrs… mas depois de uns exames me assustei, pq meus níveis de glicose haviam subido horrores. Hj em dia tomo sucos e chás sem açúcar, aboli o café, não tomo refri e se quero comer um doce, como uma fruta que já tem açúcar o suficiente. Claro, de vez em quando tenho vontade de comer um docinho e como, sem culpa alguma. Mas não sou mais aquela formiga de antigamente. Minha saúde agradeceu esta mudança. Há 2 semanas fiz um check-up geral e está tudo certo! 🙂

    1. Avatar de Cerise

      Nossa Parabéns… eu tb como muito açucar, mas não fico sem meu sorvete 🙂

  13. Avatar de Lara

    Vontade de comer doces é triste, não consigo me controlar… alguém tem alguma dica?

  14. Avatar de Rodrigo

    Tinha saído uma pesquisa recente que o brasileiro é o povo que mais consome açúcar no mundo… mas pela enquete, parece que não é bem assim…

  15. Avatar de Silvia

    Gostei muito do poster, não sabia que o açucar cristal fosse uma melhor opção do que o refinado, na verdade eu tinha muito duvida quanto a diferença entre os dois.

    Eu gosto do açucar mascavo, ele tem um poder menor de adoçar, por isso rende menos, eu só não uso direto porque minha familia é grande e como ele é mais caro fica dificil comprar 12kg por mes.

    Por que será que o açucar mascavo é mais caro?
    Deveria ser mais barato já que não passa por processos indutriais como o refinado.

    1. Avatar de Marta

      O mascavo é mais caro por causa da demanda, pouca demanda produto mais caro, é por isso que os organicos tb são mais caros… pouca demanda

  16. Avatar de Marta

    Eu estou usando o demerara orgânico, estou adorando, é ótimo, experimentem…

  17. Avatar de érika

    Bom, eu sou adventista,e como todos sabem somos conhecidos por cuidar bem da nossa alimentação. Antes,eu caprichava nas doses de açúcar em sucos e chás,como também nos doces em geral. Agora procuro me alimentar da forma mais saudável possível,e nesse ano e meio que estou me reeducando,é notória a mudança na pele,no cabelo,no organismo, enfim. Vale a pena realmente mudar os hábitos e viver melhor. Vale ressaltar que não é fácil,mais é possível sim e muito prazeroso os resultados. Bjss…

  18. Avatar de Nathália

    ai ai ai devoro uma caixa de bombom na TPM, socorro!

  19. Avatar de Silvia

    Já ouvi falar que o consumo exagerado de açucar pode causar acne, por isso que tem aquele mito de que chocolate causa acne, na verdade acho que qualquer produto doce e gorduroso usado em excesso deve influenciar a pele.

  20. Avatar de Vanessa

    Meu consumo de açúcar é extremamente exagerado. Todos ficam horrorizados com a quantidade de açucar que coloco no café e no chá, mas não consigo controlar…

    1. Avatar de Larissa

      Vanessa vc usa o refinado? tente mudar para o mascavo ou o demerara, são mais saudáveis

    2. Avatar de Cora

      Tente fazer uma reeducação… ir diminuindo a quantidade de açúcar gradativamente… Com o tempo vc nem vai mais notar a diferença!!!!

  21. Avatar de Débora

    Meu problema é o vício, como doce todos os dias, mas em pequenas quantidades, não sei se isso afeta a minha saúde.

  22. Avatar de Larissa

    Estou usando o demerara organico, ou o cristal orgânico… é muito bom.

  23. Avatar de Biju

    Só adoço limonada e caipirinha de limão. De resto, nenhuma bebida para mim deve ser adoçada, nem café. Comecei o hábito com o chá e passei para as outras bebidas. Doces, eu me esforço para comer apenas 1 por dia, e não pode ser chocolate e deve ser consumido apenas durante o dia.

  24. Avatar de Vera

    Sim, exagero nos doces… sobremesa, chocolate, bolos…
    Gostei da sugestão do açúcar cristal, na verdade no café coloco pouco açúcar, não tomo normalmente refrigerante…

  25. Avatar de Daphne

    Meu consumo de açucar é até baixo…mas em compensação exagero nas massas…
    rsrsrs,mas é bom mesmo né,o jeito é se reeducar!! abraços queridas!!

  26. Avatar de Dalvaci Santos Nascimento

    detesto coisa muito adocicada prefiro as coisas que contem pouco açúcar,até meu chocolate tem que ser o 50% amargo

  27. Avatar de Márcia Lima

    Não gosto de doces como açúcar uma vez por dia.

  28. Avatar de Viviane

    só uso o açúcar comum e sou louca por doces sou muito doceira vou tentar diminuir a quantidade de açúcar que consumo dia-a-dia.

  29. Avatar de Roseny S Evangelista

    eu particularmente uso adocante,para chás, sucos ,cafe e outros alimentos,

  30. Avatar de Joana

    Oi meninas, que bacana esse debate. Hoje em como bem menos açucar, mas até uns meses atras consumia exageradamente.
    Mas doces e sobremesas, não fico sem 🙂

  31. Avatar de Maria Eunice

    Celisa, muito boas essas informações

  32. Avatar de Mila

    Eu consumo açucar mascavo, é muito melhor e mais saudável

  33. Avatar de Ale

    Açúcar puro nos cafés sucos eu quase não consumo, mas não fico sem uma sobremesa 🙂

  34. Avatar de Rô

    Parabéns pelo artigo, não sabia a diferença entre os açucares.

  35. Avatar de Patrícia

    Gente eu adoro doce…sou louca por chocolate e tenho um grande problema não consigo tomar café sem açúcar…

  36. Avatar de Hilta Garcia Remor

    Sou a favor da reeducação alimentar; gostava por demais de doces, chocolates e sorvetes.
    Hoje, com quase 80 anos, cuido bastante de minha saúde. Chocolate, só meio amargo,
    comendo um quadradinho pela manhã, em jejum, faz muito bem ao coração. Sorvetes,
    não coloco o pote em casa. Quando quero, compro 1 bola na casquinha. Enfim, reeduco-
    me. A gente se sente mais leve, até a pele melhora. Não dispenso um pão, pode ser
    integral com e 1 fatia de queijo prato. Como diariamente, frutas como: banana, laranja,
    mamão e abacaxi.

  37. Avatar de Roberta Paiva

    Oi meninas, sou fanática por doces… ai ai ai. Alguém tem uma dica para comer menos doces?

    1. Avatar de Luciane

      Inclua outros alimentos (fruta, sucos, até uma bolachinha) naquela hora da vontade do doce…

  38. Avatar de Lindamir

    Gostei muito do post. Valeu para eu mudar e comprar o mascavo ou cristal.

  39. Avatar de Péricles

    Hj eu consigo ter um consumo moderado. Aprendi usar açucar mascavo no café. Mas tinha um tempo que usava muito açucar e do refinado.

  40. Avatar de Cerise

    Eu não gosto das coisas muito doce, prefiro sem açucar, principalmente chá e suco. No café coloco um pouquinho, o meu veneno é o sorvete, esse eu exagero e no fundo tem um monte de açúcar.

  41. Avatar de Luciana

    Ha muitos anos eu só uso o Demerara organico,a troca vale a pena..

  42. Avatar de Adiane Teles

    Muito bom o post, preciso muito diminuir o consumo de doces.

  43. Avatar de Nana

    Também uso o demerara!

  44. Avatar de Luciane

    Oi meninas… eu tinha compulsão por doces, era todos os dias e não era só um pedacinho de chocolate… era metade de uma barra, de uma vez… estava até acima do peso… comecei a incluir outros alimentos naquele horário que eu comia doce e deu certo, hj eu nem tenho tanta vontade assim, como sempre mas pouquinho.

  45. Avatar de Elza Elisa

    Oi ! Celisa , adorei este assunto , pois como muito doce e recentemente descobri que meu colesterol esta alto acima de 200 .tenho que ficar de olho . Essa semana mudei o meu açúcar . não posso esquecer que tenho o lado genético . adorei muito essa sua matéria , parabéns ……..

    Um grande abraço.
    Elza Elisa

    1. Avatar de Lucia

      Mas colesterol não tem a ver com doces e sim com má alimentação e gorduras…

      1. Avatar de Vanessa Little

        O açúcar não, mas dependendo do doce pode contribuir, pois muitos contém gordura hidrogenada que é um perigo para o aumento de colesterol!

  46. Avatar de Rê

    Nossa que legal esse post, faz uma semana que reduzi o açúcar, adoro tudo bem doce, amoo demais, uma vez tirei o açúcar por um ano e sequei demais, tive que voltar a comer doces, pois já sou muito magra, mas agora como moderadamente, é claro fazendo sacrifício, pois amo muito. Bjos!

  47. Avatar de Lucia

    Gostei muito do artigo… tb estou usando o demerara organico

  48. Avatar de Shara Cariolano

    Só costumo consumir no café em mais nada,daí substituo pelas frutas,pois nelas contém muita água que hidrata e açúcar natural.Nem sinto falta!

  49. Avatar de Sandra Drumont

    eu uso açucar mascavo e o organico sao otimos.
    boa materia.

  50. Avatar de Vanessa Little

    Olá gente!!
    Estava viajando a trabalho totalmente ilhada do mundo, mas voltei!hauahuahau

    Então, faz uns 10 anos que não consumo nada de açúcar refinado. Lá em casa tem meio saquinho para as visitas, mas nada mais.

    Usava adoçante destes comuns (tipo zero Cal) mas sei que eles também ao prejudiciais. então a nutricionista me indicou os que utilizam sucralose, que é mais natural. ando sempre com pacotinhos na bolsa para não ser pega de surpresa!

    Além da sucralose adoro adoçar com mel e açúcar mascavo. Delícia! Mas não exagerem, pois engordam! Porém são muito mais saudáveis.

    A gente já consome açúcar mesmo sem querer, pois todos os alimentos industrializados que não são diets contém açúcar, então pra que aumentar ainda mais esta quantidade se não faz bem?

    Tenho sorte por não gostar tanto de doce, mas não dispenso um sorvetinho de yogurt… O importante é ter equilíbrio!!

    Beijão e saúde rpa todas nós!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva