Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidado: Os 8 Alimentos mais Contaminados por Agrotóxicos!

Os 8 alimentos com mais agrotóxicos

Muito se houve falar que o agrotóxico é um veneno para nossa saúde, mas você sabe o que ele pode causar ao nosso organismo? Existem muitas dúvidas a respeito do que fazer para deixar de ingerir tanto veneno, e quais são os alimentos mais perigosos…

Publicidade

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

O que os agrotóxicos causam no organismo?

O consumo prolongado de alimentos contaminados por agrotóxicos (por pelo menos 20 anos), pode provocar doenças como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

Há evidências que resíduos de alguns agrotóxicos podem estar associados a alterações no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e até mesmo a alguns tipos câncer. Essas evidências vêm sendo confirmadas a cada ano e a cada novo estudo.

E quais são os alimentos campeões de agrotóxicos no Brasil?

A quantidade média de agrotóxicos nos alimentos varia de acordo com o estado. Esses dados são de 2010 e foram analisados 3.130 amostras de alimentos coletados no Brasil inteiro.

Segundo a ANVISA, os alimentos mais afetados com agrotóxico são:

Os 8 alimentos com mais agrotóxicos
  1. Pimentão
  2. Uva
  3. Pepino
  4. Morango
  5. Tomate
  6. Abacaxi
  7. Mamão
  8. Alface

O que fazer para amenizar o problema?

  • Grande parte dos resíduos de agrotóxicos são eliminados quando descascamos o alimento e/ou o cozinhamos. Assim, o maior cuidado deve ser com aqueles alimentos que consumimos crus e com casca.
    agrotóxicos
  • Deixar os alimentos de molho (por pelo menos 20 minutos) em uma solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro d’água) é eficaz para a reduçãode resíduos. Pode-se também optar pela água sanitária. Alimentos como cenoura, tomate, beterraba e frutas, podem ser lavados com esponja e sabão.
  • A principal garantia para o consumidor ainda é conhecer a origem de seus alimentos. Mas se isso não for possível, lave com água corrente as partes onde há pequenos buracos (é lá que se acumulam mais resíduos, poeira e sujeira), e retire as primeiras folhas da alface e do repolho.

Essas medidas não eliminam totalmente o agrotóxico. Se o pesticida foi usado logo no plantio, tende a ficar dentro dos frutos. Mas a lavagem ajuda a diminuir a quantidade presente.

Outra saída é comprar alimentos orgânicos. Se você não puder comprar tudo orgânico, tente priorizar e opte por orgânicos para os alimentos citados na lista acima, principalmente pimentão, pepino, morango e uva. Sei que o preço não anima, mas a médio e longo prazo você está cuidando melhor da sua saúde.

E você? Tem medo de agrotóxicos? Costuma consumir alimentos orgânicos?

74 comentários para “Cuidado: Os 8 Alimentos mais Contaminados por Agrotóxicos!”

  1. Avatar de Karina

    O preço dos orgânicos é mais barato que o preço do câncer.

    De qualquer forma, precisamos levar isso mais a sério e cobrar das autoridades esse envenenamento diário.

    Quem puder, plante em casa morangos, alface… Tenho no meu apto, em floreiras, algumas coisinhas.

    1. Avatar de Francisco José

      Segundo o Lair Ribeiro 5 ml de tintura de iodo a 2% em 1 litro de água por 1 hora. Quela os agrotóxicos (REMOVE OS AGROTÓXICOS), e os alimentos ficam como orgânicos, coloque todos os alimentos que vá consumir no dia, frutas. verduras, legumes. nesta solução e cubra com pano para proteger da luz se precisar de mais é só duplicar o iodo e a água.

  2. Avatar de Ana Lúcia Da Silva

    É um absurdo eu e meu marido todas as vezes que comemos saladas ficamos com a barriga muito ixada com acia de vômito e até Doris abdominais,é um absurdo cadê as autoridades competentes que não vê isso a população brasileira estamos pagando para morre intoxicados com alimentos que eram para ser saudáveis outra vez dei um suco de laranja a minha filha de 1 ano ela teve uma dor abdominal, levei ao médico e ele diagnósticou que a laranja estava com agrotóxicos isso é imoral, vejo tantos protesto para liberar drogras homossexualidade que esquecem de uma coisa mais importante de sua vida que é a saúde isso é um país hipócrita

  3. Avatar de Bete

    Eu tenho uma grande preoculpaçäo ja que faço consumo de varias frutas e verduras durante o dia. Pois gosto muito de frutas assim como das verduras . mas fico sempre mim perguntando o quanto desse veneno tou ingerindo ao dia.sem contar no suco integral de uva .que acredito eu que näo deve ser feito nenhum processo para amenizar esse veneno no momento da produçäo.

  4. Avatar de Otacília

    A maioria dos agrotóxicos podem ser retirados com uma solução de tintura de iodo 2%, 5ml para cada litro de água, deixa de molho 1 h, tampado no escuro, tira, enxague e pronto!

    1. Avatar de Moyses Galvão Veiga

      Não é possível “limpar” os resíduos de agrotóxicos, porque a maioria tem efeito sistêmico e fica DENTRO, na parte INTERNA dos alimentos. As medidas podem amenizar a quantidade de veneno, porém, apenas minimizam a carga química porque o principal efeito é eliminar bactérias e fungos.

  5. Avatar de Bradley Sron

    Ha insetivo fiscal pra usar agrotoxicos enquanto os alimentos organicos tem q pagar selinho de qualidade, o mesmo ocorre com o carro eletrico q paga mais imposto q o a combustao, o contrario ocorre no Japao.

  6. Avatar de Moyses Galvão Veiga

    “Grande parte dos resíduos de agrotóxicos são eliminados quando descascamos o alimento e/ou o cozinhamos” Há quem dera fosse grande parte mesmo…. Trabalho com agricultura no Brasil desde 1991, somos campeões mundiais no uso de agrotóxicos a 8 (oito) anos seguidos. Não é possível “limpar” os resíduos de agrotóxicos, porque a maioria tem efeito sistêmico e fica DENTRO, na parte INTERNA dos alimentos. As medidas podem amenizar a quantidade de veneno, porém, apenas minimizam a carga química porque o principal efeito é eliminar bactérias e fungos.
    Nem sempre as frutas ou legumes maiores e com cores mais vibrantes são os mais saudáveis. O uso de agrotóxicos, associados a adubos químicos, tende a aumentar e a dar aspecto saudável ao alimento. Uma das maiores especialistas no assunto do país, a médica e professora da Universidade Federal do Ceará, Raquel Rigotto, observa que o consumidor não deve se deixar levar pela aparência. “Costumo brincar que se tiver uma larva na goiaba, brigue por ela. Se o bichinho não morreu, é sinal de que pode ter sido usada uma quantidade menor de veneno”. Vale observar, no entanto, que nem sempre o bom aspecto do alimento está relacionado a uso indiscriminado de agrotóxico já que novas técnicas de cultivo também podem ter sido usadas. Só orgânicos certificados estão livres desses venenos…

  7. Avatar de Elielson Ferreira

    Sendo assim estamos alimentando tdsos dias um pouco do câncer que ingerimos diariamente…….

  8. Avatar de Elielson Ferreira

    Que absurdo, meu Deus estamos vivendo um momento crítico em relação a qualidade de vida……. 🙁 😮 🙁

  9. Avatar de Silena

    Na hora de irem ao carnaval e a parada gay para mostrarem o rabo o povo ta la unido.
    Mas se unir para exigir produtos saudaveis e limpos nao se mexem.

    Não só estamos comendo veneno como também o Brasil só esta atras dos EUA em produçao de alimentos geneticamente modificados. Outro país tambem infestado por cancer.

    Até o século 18 menos de 1% da populaçao tinha cancer. Com os anos só aumenta e agora uma explosao de casos de cancer.

    Isso, vao para o carnaval e as paradas gays. País de gente futil.

  10. Avatar de Jorge Sales

    O brasileiro está comendo veneno, sem ter a quem reclamar porque no Brasil quando morre um político ladrão nasce 2 políticos ladrões.

    1. Avatar de Francisco José

      VERDADE, NOSSO PAÍS É HOJE O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICOS DO MUNDO, E HÁ UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS A MUITO PROIBIDO EM OUTRO PAÍSES.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva