Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidado: Os 8 Alimentos mais Contaminados por Agrotóxicos!

Os 8 alimentos com mais agrotóxicos

Muito se houve falar que o agrotóxico é um veneno para nossa saúde, mas você sabe o que ele pode causar ao nosso organismo? Existem muitas dúvidas a respeito do que fazer para deixar de ingerir tanto veneno, e quais são os alimentos mais perigosos…

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

O que os agrotóxicos causam no organismo?

O consumo prolongado de alimentos contaminados por agrotóxicos (por pelo menos 20 anos), pode provocar doenças como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

Há evidências que resíduos de alguns agrotóxicos podem estar associados a alterações no sistema endócrino, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso e até mesmo a alguns tipos câncer. Essas evidências vêm sendo confirmadas a cada ano e a cada novo estudo.

E quais são os alimentos campeões de agrotóxicos no Brasil?

A quantidade média de agrotóxicos nos alimentos varia de acordo com o estado. Esses dados são de 2010 e foram analisados 3.130 amostras de alimentos coletados no Brasil inteiro.

Segundo a ANVISA, os alimentos mais afetados com agrotóxico são:

Os 8 alimentos com mais agrotóxicos
  1. Pimentão
  2. Uva
  3. Pepino
  4. Morango
  5. Tomate
  6. Abacaxi
  7. Mamão
  8. Alface

O que fazer para amenizar o problema?

  • Grande parte dos resíduos de agrotóxicos são eliminados quando descascamos o alimento e/ou o cozinhamos. Assim, o maior cuidado deve ser com aqueles alimentos que consumimos crus e com casca.
    agrotóxicos
  • Deixar os alimentos de molho (por pelo menos 20 minutos) em uma solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro d’água) é eficaz para a reduçãode resíduos. Pode-se também optar pela água sanitária. Alimentos como cenoura, tomate, beterraba e frutas, podem ser lavados com esponja e sabão.
  • A principal garantia para o consumidor ainda é conhecer a origem de seus alimentos. Mas se isso não for possível, lave com água corrente as partes onde há pequenos buracos (é lá que se acumulam mais resíduos, poeira e sujeira), e retire as primeiras folhas da alface e do repolho.

Essas medidas não eliminam totalmente o agrotóxico. Se o pesticida foi usado logo no plantio, tende a ficar dentro dos frutos. Mas a lavagem ajuda a diminuir a quantidade presente.

Outra saída é comprar alimentos orgânicos. Se você não puder comprar tudo orgânico, tente priorizar e opte por orgânicos para os alimentos citados na lista acima, principalmente pimentão, pepino, morango e uva. Sei que o preço não anima, mas a médio e longo prazo você está cuidando melhor da sua saúde.

E você? Tem medo de agrotóxicos? Costuma consumir alimentos orgânicos?

77 comentários para “Cuidado: Os 8 Alimentos mais Contaminados por Agrotóxicos!”

  1. Avatar de Samara

    Eu me preocupo com os agrotóxicos, sempre lavo muito bem e retiro as cascas e quando posso, compro organicos.
    Gostei do texto, pois não sabia das doenças

  2. Avatar de Larissa

    Adorei o artigo, vou tomar mais cuidado com os alimentos

  3. Avatar de Giovana

    Eu lavo tudinho inclusive tomate, cenoura com água sanitária e tb procuro descascar… ultimamente tenho optado pelos organicos quando encontro.

  4. Avatar de Karine

    Nossa jamais imaginei que o pimentao tivesse em 1 lugar, achava que era tomate e morango

  5. Avatar de Ester Rebello

    😀 vcs estão de parabéns amo todas as dicas,e faço tb tudo que é indicada obrigado amei ter conhecido vcs …………..

  6. Avatar de Iolanda

    Só tenho comprado alimentos organicos, não tenho coragem de consumir produtos com agrotóxicos

    1. Avatar de Geovana

      O problema é encontrar os produtos organicos

  7. Avatar de Rodrigo

    Excelente artigo, muita coisa eu não sabia, agora vou ficar mais atento…

  8. Avatar de Gabriela Castro

    Não sabia da dica do bicarbonato de sódio eu uso o vinagre para limpar o alface

    1. Avatar de Mikaele Rodrigues

      A alface, Couve Flor, Brocolis, aqui em casa quando não estamos com muita pressa costumamos deixa – los de molho na água com água sanitária e, as demais verduras lavamos apenas com água e sabão.

  9. Avatar de Janete Camargo

    Eu até gostria de consumir mais alimentos organicos, mas na minha cidade não tem…

  10. Avatar de Marta

    Só consumo organicos: tomate, alface, cenoura, rucula e couve

    excelente post, a dica do bicarbonato não conhecia, vou experimentar

  11. Avatar de Josenilda

    😀 Nossa, adorei as dicas de hoje. Antes eu tinha maior cuidado apenas com as folhas, mas agora todos esses estarão sob os meus cuidados. Parabéns!

  12. Avatar de Luciana

    Há alguns alimentos que eu só compro orgânico, apesar de serem mais caros, vale muito a pena, são eles:
    Frangos (Korin)
    Ovos (Korin)
    Açucar
    Mel (Korin)
    Verdura e legumes principalmente tomate

    Pra quem ainda não conhece os produtos da Korin tem este site q vale a pena ver
    http://www.korin.com.br
    O frango da Korin tbm tem nos mercados Pão de Açucar,Mambo,walmart..etc…
    Pra quem nunca comeu um frango orgânico ai vai a dica!!!!

    1. Avatar de Jéssica

      Nunca consegui encontrar carne de frango organico…

  13. Avatar de Cristina

    Amei o artigo, sempre quis saber mais sobre os agrotóxicos

  14. Avatar de Suzana

    Eu tenho muito medo desses agrotóxicos, um tio meu morreu por intoxicação po agrotóxicos, ele trabalhava diretamente com isso, é muito veneno nos nossos alimentos!!!!

  15. Avatar de Luciane

    tenho comprado alguns alimentos organicos… até arroz e farainha comprei organicos… no mercado tem poucas opções, mas sempre que dá eu compro

  16. Avatar de Jacqueline

    BOM,TENHO A SORTE DE MORAR NUMA ÁREA RURAL,E FRUTAS TIPO MAMÃO,TENHO EM CASA,MAS ALFACE, NÃO TEM,ENTÃO,TACO ÁGUA SANITÁRIA DE MOLHO,POR UNS MINUTOS

    1. Avatar de Geovana

      sorte sua mesmo, aqui onde moro não encontro nada organico, interior de goias

  17. Avatar de Roberta

    Justamente seu tio morreu pq havia uma maior exposição e contato com os agrotóxicos e não por consumir alimentos com agrotóxicos. Há contaminações por coliformes via alimentos orgânicos. Deve-se lavar bem os alimentos. Mas fiquem vcs sabendo que ha agrotóxicos sistêmicos que ficam no produto vegetal que nem água e sabão tira… não há estudos algum q comprove que, ao consumir alimentos morreram por consumir agrotóxicos, ha um grande estudo e estudiosos que estudam o uso e recomendações destes, se for estudar melhor vão ver que ao se expor a estes produtos ha um maior risco.. e que ha consumos exagerados de remédios e nada se fala a respeito.. ficam com esse sensacionalismo todo com agrotóxicos..

    1. Avatar de Telma

      Pois é, as pessoas achem que pelo fato dos alimentos serem organicos não precisa lavar… precisa sim.

    2. Avatar de Jéssica

      Eu acho que não tem nada de sensacionalismo, o post está alertando os consumidores que não sabe de tal informação, acho até que se fala pouquíssimo de agrotóxicos, deveria se falar muito mais para as pessoas ficarem atentas e saber o que estão comendo…

      O Brasil é o país com o maior uso desse veneno e ninguém faz nada…

    3. Avatar de Carla

      Não é sensacionalismo, é um alerta e se você ler com atenção o texto irá entender que a Celisa cita que é a longo prazo que as pessoas que consomem os alimentos com agrotóxicos ficaram doentes. Se você se expor a uma quantidade elevada de uma vez só a agrotóxicos é claro que é muito mais fácil e rápida a contaminação, mais esse é outro assunto.

      Obrigada.

  18. Avatar de Pamela

    Eu nem lavo tão bem assim, acho exagero deixar de molho, acho que não resolve nada

  19. Avatar de Cris

    gostei muito do assunto, eu coloco uma tanpinha de agua sanitaria em um litro de agua e depois lavo tudo bem direitinho!

  20. Avatar de Patrícia Da Matta

    Tudo hj em dia tem agrotóxico, então quer dizer que temos que comer tudo organico inclusive arroz e feijão?

  21. Avatar de Julia

    😎 amei as dicas sempre lavo tudo com água sanitária,vou experimenta o bicarbonato 🙂

  22. Avatar de Nanci Marque Querol

    SE ESTES E MAIS PRODUTOS CONTÉM AGROTÓXICOS, O PORQUE TEM EXPO-LOS A COMERCIALIZAÇÃO , PARA MATAR A HUMANIDADE E A CARNE ESTA CONTAMINADA COM TANTOS HORMONIOS PARA REPRODUÇÃO, PARA COMERCIALIZAÇÃO O QUE TEM ACARRETADO MUITO DANOS A SOCIEDADE , INCLUSIVE OA DOENÇA QUE ESTA MAIS MATANDO PESSOAS É O CANCER INTESTINO, POIS AGROTÓXICOS FICA DENTRO DO FRUTO DAS FRUTAS E LEGUMES O QUE ADIANTA SUPERFIALMENTE LIMPAR , SE ESTÃO COMENDO O PROPRIO AGROTOXICOS, IMPLICANDO ASSIM COM A MANUTENÇÃO DESENCADEADA DAS CELULAS , SURGINDO O CANCER ATÉ CARNE ENTÃO NÃO DEVEM COMER. NOSSO INTESTINO TEM 9MTS., PARA DISSOLVER A CARNE APÓS INGESTÃO, QUE A GORDURA FICA ACUMULADA NAS PAREDES E ATÉ DILUIR, JÁ COMEÇA A POTREFAR ELEVANDO ASSIM AO CANCER QUE É FATAL.
    TODOS OS PRODUTOS DEVERIAM SER RIGOROSAMENTE PASSADO INSPEÇÃO E REJEIÇÃO O QUE NÃO VEM OCORRENDO , PORTANTO HOJE OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS TODOS SÃO VENENOS EM CONSERVA E AJUDA E MUITO A EVOLUCION CANCER ATÉ O AÇUCAR REFINADO, AS CELULAS CANCERIGENAS ADORAM AÇÚCAR. PORTANTO, VEJAM USE MAIS OS PRODUTOS NATURAIS VEGANOS, FAÇAM HORTINHAS EM SUA CASA, PELO MENOS VC.SABE O QUE ESTA COMENDO.
    PARA VOSSA INFORMAÇÃO O EXAME QUE DIAGNOSTICA O CANCER (((PET-SCAN)))), É FEITO NA USP CONTENDO GLICOSE PARA DIGSNOTICAS NO ORGANISMO SE HA EVIDENCIA DE A CELULA CAPTAR A GLICOSE CASO POSITIVO, A PESSOA ESTARA COM CANCER, VCS.SABIAM TODAS ESSAS HISTORIAS?????????????? INGLATERRA 75% POPULAÇÃO OU MAIS HOJE SÓ UTILIZAM FONTES NATURAIS TUDO E CARNE NUNCA MAIS,
    ALÉM JUDIAR E TIRAR A VIDA DA CRIAÇÃO, TEMOS O RETORNO QUE É O CANCER . ELE É UM FUNGO E DESSE FUNGO GERA INFECÇÃO CAUSANDO A MORTE NOSSAS CELULAS E ENFRAQUECENDO A HUMUNIDADE CORPO.
    EXISTE UM MÉDICO ITALIANO DR.SOMONCINI, QUE CUIDA DO CANCER , ATRAVÉS INJETÁVEL BICARBONATO DE SÓDIO E NÃO A QUIMIOTERAPIA TRADICIONAL QUE ACABA MATANDO A PESSOA MAIS RAPIDO QUE A PROPRIA DOENÇA, MENTANDO SEUS ORGÃOS COMPROMETIDOS.
    ESTAMOS NUM MUNDO , ONDE O HOMEM ESTA SE DESTRUINDO A SI PROPRIO E SALVE-SE QUEM PUDER.
    DIGO ISSO, PORQUE CONHEÇO AS PLANTAS QUE DEUS COLOCOU NO MUNDO A FORA PARA QUE NÓS NOS ALIMENTASSE-MOS, TENHO ORA-PRO-NOBIS, QUE É A ROGAI POR NÓS PLANTO E COLHO DELA FERRO, FONTE DE REJUVENECIMENTO PARA AS CELULAS E A TAIOBA CAULE BRANCO, FOLHAS GRANDES, É UMA QUESTÃO DE O POVO SE INTERESSAR EM CONHECER O QUE TEM NA NATUREZA SEM OFENDER NOSSO ORGANISMO.
    ESSA A REALIDADE É O CONHECIMENTO . JÁ OUVIRAM SOBRE LEITE ALPISTE, POIS ALÉM SER PARECIDO COM LEITE SOJA, TIRA TODAS EPIDEMIAS , INFECÇÕES NOSSO ORGANISMO, FAZER EM CASA MESMO., CONHECEM O KEFIR 4.000 ANOS, TOTALMENTE NATURAL SE ALIMENTA DO LEITE ANIMAL E TOMAMOS O LEITE SEM LACTOSE O QUE NÃO É LEITE E SIM PURO PROBIOTICO 30 VEZES MAIS QUE OS YOGURTES ESTÃO TODOS CONTAMINADOS COM TANTAS QUIMICAS . ENTRE OUTROS…………….. TUDO ISSO E MAIS EU FUI ATRAS SÓ COMPRO REVISTAS QUE EM ALGUNS CASOS SÃO DE MATERIA VERDADEIRA E EXISTEM MUITOS MITOS E VERDADES. CHÁ DE IPÊ ROXO, ESTÃO CHEIOS DE ARVORES, A CASCA DELE TOMAR TODOS OS DIAS ATÉ 3 XICARAS NADA DE ALUMINIO É EXCELENTE PARA EVITAR CANCER, POIS EXISTE UMA ENZIMA QUE PROTEJE NOSSAS CELULAS E QUALQUER CHÁ , SÓ TEM VALIDADE POR 8HS. , ATÉ CAFÉ , APÓS 8HS.PERDE SUA CONCISTENCIA NATURAL.

    1. Avatar de Carla

      Olá Nanci, estava lendo seu post, vc conhece muitos produtos naturais… legal! Eu também fico revoltada com o que comemos, tudo gira em torno do comércio eles não querem nem saber o que estamos comendo, só pensam em vender, vender, lucro e lucro!!!
      Beijo.

    2. Avatar de Romero

      tudo demais é ruim, até esse negócio de vegano…

  23. Avatar de Renatinha

    Eu tb tenho medo dos venenos, lavo tudo muito bem lavado. excelente reportagem.

  24. Avatar de Letícia

    Gostei de saber mais sobre o assunto, já tinha ouvido falar, mas nada muito concreto.

  25. Avatar de Rosangela

    Já fazia o uso do bicarbonato, ele é bem eficiente para limpeza. Fiquei surpresa com o primeiro lugar..

  26. Avatar de Lisandra Kesso

    Bom saber desses cuidados… parabéns

  27. Avatar de Fátima

    Adorei o artigo, tenho comprado vários produtos organicos

  28. Avatar de Rose

    Obrigada por avisar, e falar sobre o bicarbonato de sódio pois; para higienizar eu usava vinagre, bom saber 😀

  29. Avatar de Celeste Cerqueira

    AGROTÓXICO
    Vale lembra que a maioria do consumo de alimentos tem agrotóxico, eu procuro evitar esses alimentos, mais por exemplo as flutas vermelhas como o morango que é bom para a saúde e combate ao cancer. Gostei muito de saber desses alimentos que tem agrotóxico.Tem que fazer uso moderado.

    Celeste okkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  30. Avatar de Jessica Fernanda

    Com certeza me preocupo, eu deixo de molho uns minutos na agua com duas gotinhas de agua sanitaria, e os demais lavo bem, com detergente e agua corrente.

    Xeroo

  31. Avatar de Nelly Fenton

    aqui na Nova Zelandia eles nao lavam as frutas e as verduras antes de comer. Eu acho um nojo. outro dia fui num churrasco na casa de uma amiga e a algace tava cheia de terra, eles comeram daquele jeito mesmo, eu nem cheguei perto. eles tem um problema serio com higiene aqui 🙁

  32. Avatar de Telma

    Gostei muito do artigo, muitas dicas que eu não sabia…

  33. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    🙂 realmente os alimentos organicos são mas saudavel, mas são muito caros,
    aves não é posivel compralo,poriso e melhor opinar pelo outros.

  34. Avatar de Rita

    Excelente post

  35. Avatar de Romilda

    Entao estou fazendo a coisa certa toda vez q vou lavar frutas e verduras uso esponja e sabao e dependendo de qual for eu ainda ponho de molho usando um pouco de hipoclorito

  36. Avatar de Jéssica

    Excelente post celisa, é muito bom se falar nesse assunto, a maioria das pessoas fecha os olhos para esse absurdo que ocorre no nosso país.

  37. Avatar de Cremilda

    Nossa!! sempre me peoculpei com os agrotoxicos, me supreendeu saber que o pimentão está em primeiro lugar da lista, pensava ser uvas e folhas como o alface

  38. Avatar de Cláudia

    Gostei muito desse post, parabéns!

  39. Avatar de Adriana Prado

    Eu tenho alguns cuidados, lavo bem e deixo de molho por alguns minutos. Aliás, uso muito bicarbonato e vinagre branco para higienizar os alimentos e a casa. Só preciso deixar um pouco mais de molho nesta solução.

    Beijo

  40. Avatar de Valéria Gomes

    Procuro consumir apenas alimentos organicos, mas as vezes naõ encontro para comprar, saúde em primeiro lugar

  41. Avatar de Milena

    Muito surpresa com esses 8 alimentos, achava que tomate e morando e alface eram os mais contamindados

  42. Avatar de Iderlene

    Adorei as dicas, como devemos higienizar melhor tudo que comemos cru.

  43. Avatar de Mari

    bom saber!!!!

  44. Avatar de Neide Maria

    Ótimo post..amei!Agradeço por todas estas dicas maravilhosas.
    Beijos…

  45. Avatar de Zuila Dantas

    SENSACIONAL MESMO, ADOREI. PARABÉNS!!!!!

  46. Avatar de Fran

    Ou melhor ainda: plante ! 😉

  47. Avatar de Laura

    😀 Ótimas dicas!

  48. Avatar de Norma

    Boa noite, gostaria de saber, onde encontro organicos, aqui em Campinas? obrigada.

  49. Avatar de Bruna

    adorei o post. interessante, bem explicado e facil de entender, não sabia de muitas coisas… vlw.. atenção redobrada agr.. (y)

  50. Avatar de Itanaí

    Quem prefere comprar produtos com agrotóxicos porquê é mais barato; não têm amor a própria vida!!!!!!os orgânicos são caros mas em compensação você estará preservando melhor a sua saúde! 😀

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva