Para a mulher que gosta de se cuidar

Alergia a Esmaltes

Alergia a Esmaltes

O esmalte, além de deixar nossas unhas bonitas, auxilia no fortalecimento e protege de agressões diárias. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ele pode sim causar alergias. E hoje em dia, com tantas opções em cores e marcas, ter alergia a esmaltes é realmente lastimável!

Os principais causadores de reações alérgicas estão presentes na resina do esmalte, que têm como função dar a aderência e a durabilidade ao produto. Outro causador de reação alérgica é o tolueno (solvente da fórmula tradicional de esmaltes) e a mica (um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolado).

A alergia ao esmalte, embora não tenha cura, pode ser controlada usando esmaltes antialérgicos ou adesivos de unha, por exemplo.

Você tem alergia a esmaltes?

Os tipos de alergia variam de pessoa para pessoa. A mais comum é a chamada dermatite de contato: uma reação inflamatória na pele, que pode ocorrer nas cutículas e também nas pálpebras, pelo contato do esmalte com a pele fina e sensível dessas regiões.

Alergia a Esmaltes

Quais os sintomas?

Para identificar a alergia ao esmalte, é importante estar atento ao aparecimento de alguns sintomas como:

  • Unhas frágeis, que lascam e quebram facilmente;
  • Pele avermelhada com bolinhas ao redor das unhas, olhos, face ou pescoço.
  • Coceira e dor na pele dos dedos, olhos, face ou pescoço.
  • Bolhas de água nos dedos.
  • Pele seca e descamativa nos dedos, olhos, face ou pescoço.

Em caso de alergia ao esmalte, nem todos os sintomas precisam estar presentes. Por isso, caso verifique que as suas unhas estão fracas ou quebradiças sem razão aparente, ou caso sinta vermelhidão ou coceira na pele, deve-se consultar o dermatologista logo que possível.

Lembre-se, porém, que unhas fracas e quebradiças nem sempre são sinônimo de alergia ao esmalte, podendo estar associadas a outros fatores como uso constante de unhas de gel ou devido a doenças como anemia.

Alergia a Esmaltes

Tratamento para a Alergia

Uma vez que não existe cura para a alergia ao esmalte, havendo apenas a opção de usar remédios antialérgicos que diminuem os sintomas, existem algumas dicas e alternativas que podem ajudar a evitar a alergia como:

  • Trocar de marca de esmalte, pois a alergia pode ser a certos componentes de marcas específicas.
  • Usar removedor de esmalte hipoalergênico, nunca acetona, pois esta pode agravar a reações de alergia na pele, podendo mesmo ser irritante para a pele.
  • Utilizar esmaltes sem Tolueno ou Formaldeído, os principais químicos causadores da alergia ao esmalte;
  • Utilizar esmaltes hipoalergênicos ou antialérgicos, feitos sem substâncias que possam causar reações de alergia.
  • Usar adesivos para unha para decorar a unhas, ao invés de esmalte.

Medicação para Alergia a Esmaltes

O tratamento para alergia a esmalte de unha ou dermatite de contato é feito através de medicações para controlar as lesões, como em qualquer outra alergia.

Caso seja confirmada a alergia, o médico poderá então iniciar o tratamento com remédios antialérgicos (como Loratadina ou Allegra), ou com corticoides (como Betametasona), que servem para aliviar os sintomas da alergia. Estes remédios podem ser usados na forma oral em comprimidos, ou na forma de pomada para aplicar diretamente na pele.

Alergia a Esmaltes

Esmaltes Hipoalergênicos

A fórmula dos hipoalérgicos foi criteriosamente elaborada para garantir saúde, beleza e bem-estar ao público feminino. Essa linha de produtos se diferencia das demais porque apresenta uma menor quantidade de substâncias químicas, em especial o tolueno e o formaldeído, dois componentes que podem causar irritações e alergia. Os esmaltes hipoalergênicos possuem fórmula enriquecida com cálcio, durabilidade e secagem rápida.

Algumas sugestões de produtos que possuem a opção hipoalergênicos ou não causam alergia:

Algumas pessoas mais sensíveis podem apresentar reações alérgicas mesmo aos esmaltes hipoalergênicos, pois hipoalergênico não significa estar 100% dos alérgicos. A leitura atenta de rótulos dos esmaltes é sempre recomendada. É interessante ficar de olho na composição de bases e removedores de esmalte. Unhas acrílicas também podem provocar alergia.

302 comentários para “Alergia a Esmaltes”

  1. Avatar de Lucinéia

    olá, eu tenho alergia a esmaltes, principalmente da Risque.
    Descobri a 4 anos atrás, comecei usar esmaltes nas unhas seguidamente e comecei notar algo estranho. Minhas unhas ficavam ásperas e fracas, ficavam vermelhas tb… fiquei um bom tempo sem usar esmaltes e melhorou. Hj uso umas bases hipoalergenicas da colorama e a unha está saudável.

  2. Avatar de Rossane

    oiii, estava aguardando sobre esse assunto!!!

    Sempre usei esmaltes e nunca tive problemas, desenvolvi uma algergia a esses componentes do nada e de repente. Tem um ano que percebi a tal alergia, foi uma chatisse né, já que amo esmaltes.

    Comecei a usar esmaltes “importados” como mavala e artdeco. Esses esmaltes não causam alergias e pinto as unhas tranquilamente, mas tb gasto bem mais com isso, mas para tudo se dá um jeitinho.

  3. Avatar de Roberta Carvalho

    eu desde que me dou por gente, tenho alergia. Tb usava esses esmaltes caros, Mac, Mavala, Revlon… até que fui em um dermatologista e ela mandou manipular uma base hipoalergenica e foi muito boa. Então eu uso essa base e depois posso passar qualquer esmalte por cima. A minha dica é que procurem um médico.

    1. Avatar de Marta B. De Souza

      Olá, Roberta!
      Por gentileza, você poderia dizer qual a fórmula dessa base manipulada? Também desenvolvi alergia a esmaltes (ao componente acetato de butila)

      Obrigada!

  4. Avatar de Angela

    Adoreiiiiiiii a matéria!!!

  5. Avatar de Vanderléia Duque

    tenho muita coceira… na mão no pescoço… é terrível, nunca mais usei esmaltes, quando tenho uma festa uso unhas postiças… dizem que não tem cura é verdade?

    adorei o assunto abordado

    1. Avatar de Fernanda

      Oi, Vanderléia!
      A minha alergia nunca passou. Acho que não tem cura, só evitar os esmaltes normais mesmo! Tenta usar a marca Eclat! É do Alergoshop! Mas as citadas acima, já testei Revlon, Colorama, Risque e Impala hipoalergênicos, OPI! Nunca me deram alergia!
      Beijos!

  6. Avatar de Fernanda

    Olá!
    Eu tenho alergia há esmaltes há 11 anos! Descobri na adolescência!
    Era tão forte que as minhas unhas descolavam da pele, fazendo feridas embaixo da unha e as cutículas ficavam abertas e em feridas.
    Ao redor dos olhos, ficava com a pele inchada e vermelha, parecendo hematomas. Também ficava com alergias nas bochechas.
    Descobri indo a uma alergologista! Passei a usar esmaltes do Alergoshop, da marca Eclát. Depois fui para o Risqué e Impala hipoalergênicos, mas descobri que os da Colorama estavam adpatados para as alérgicas!
    Agora uso Colorama e Revlon, basicamente! Duram mais do que os hipoarlergênicos!

    Beijos!

    1. Avatar de Márcia Leme

      Oi, Fernanda,
      Que legal saber que os da Colorama são adaptados para nós…
      Você os acha melhores do que os da Eclát? Eu adoro esses da Eclát…

      bj

  7. Avatar de Márcia Leme

    Meninas,
    Eu descobri que tinha alergia há uns 10 anos. Foi terrível até que eu descobrisse, porque como a minha alergia só se manifestava nas pálpebras, eu fui cortando tudo o que passava no rosto, menos o esmalte (rsrs). Quando fui à dermato desconsolada dizendo que eu não estava usando mais nada no rosto (nem sabonete) ela olhou pras minhas unhas pintadas e matou a charada…
    Na época não existia essa variedade de hipoalergênicos que há hoje. Então eu só usava os da Revlon (caros pra caramba). Aí é um prejuízo, porque a gente compra pelo menos dois esmaltes claros e dois escuros, mais a base, mais o extrabrilho (haja investimento).
    E os nacionais, realmente, na época eram de dar tristeza (não tinham brilho nem durabilidade).
    Aí descobri, no Shopping Higienópolis (SP) a loja Alergoshop. Um paraíso para quem tem qualquer tipo de alergia. Eles vendem um esmalte (da marca Eclat) que é intermediário. Nem é tão caro (R$ 11,60) quando os importandos nem tão pouco durável quanto os nacionais. E até que tem uma variedade interessante de cores.
    Pra quem mora em outra cidade, segue o link com o site de vendas deles (eles inclusive vendem maquiagem hipoalergênica).
    Eu recomendo esses esmaltes. Ao longo desses 10 anos foram os que encontrei com a melhor relação custo-benefício.

    http://www.alergoshop.com.br/vs2/vitrine.asp?map_ukey=390341005547HD6VJ5

    Beijos

  8. Avatar de Joyce Marion Consalter Carcagni

    Descobri minha alergia aos 24 anos e convivo bem ela ficando longe dos esmaltes que possuem tolueno, a substância que meu organismo não tolera (descobri fazendo testes alérgicos depois de ficar parecendo uma monstrinha de inchada rsss).
    Como isto foi há um certo tempo atrás rsss, na época fui obrigada a ficar sem esmaltes ou comprando somente base devido ao alto custo e da dificuldade em encontrar aqui no Brasil esmaltes importados (os nacionais ainda não existiam…). Também havia um outro probleminha, geralmente estes esmaltes eram ralos não davam boa cobertura.
    Atualmente as indústrias têm aprimorado as fórmulas e o produto tem ótima cobertura além de cores variadas. Uso e aprovo as marcas Colorama e Revlon. Bjsss

  9. Avatar de Lídia

    Nossa q bacana! eu nao sabia que os da colorama sao hipoalergênicos. Eu não tenhu alergia, porem minhas unhas ficam mto fracas.
    Aproveitando as dicas de unha, poderiam colocar produtos e dicas para poder parar de roer, pois tenhu esse serio defeito.
    Obrigada!

  10. Avatar de Wendy

    Minha filha desenvolveu uma alergia a esmaltes que se desenvolvia através de manchas e grosseirões na pele do rosto, após algumas semanas em contato com uma dermatologista descobrimos que era devido ao esmalte. A única opção é utilizar esmaltes hipoalergênicos.

  11. Avatar de Virginia - Rj

    Olá!
    Meninas,
    Alergia a esmalte ninguém acredita, mas também tenho…rsrsrsr
    Fui a dermatologista, ela me receitou uma pomada chamada dexametaxona (baratinha), e hoje não fico mais vermelha.

    Bjs

  12. Avatar de Mariana

    Fiz um teste de contato um tempo atrás e constatou que tinha alergia.
    achei super estranho pois nunca tinha tido nenhum tipo de reação!
    continuo usando esmaltes normalmente.

    mas agora lendo o post percebi que tenho umas coceirinhas no rosto e pescoço meio sem motivo…
    talvez seja isso,

    vou procurar um médico pra ver uma base hipoaergênica!

    Obrigada!

  13. Avatar de Natália

    Olá, adorei a matéria!
    Meninas, também sou alérgica, tenho usado uma marca de esmalte antialérgico chamada “ARGENTO”, mas minhas unhas estão muitos fracas e descamando…. gostaria de saber se TODOS os esmaltes da “COLORAMA” são antialérgicos, ou tem uma linha específica pra nós….
    Obrigada!!!
    Beijossssss =)

    1. Avatar de Zhalla

      Natalia, quando for comprar basta olhar se tem escrito sem formadeildo e tolueno, pois são eles que causam a alergia…. todos os da colorama que olho são livres desses produtos.
      E sempre olho a formula das outras marcas, afinal a esperança é a ultima que morre neh??

      1. Avatar de Natália

        Muito obrigada pela dica Zhalla!!! beijosssssss

        1. Avatar de Natalia

          Oi Natália, eu descobri minha alergia a esmaltes há uns dois anos… é uma tristeza levando em consideração todas cores que temos hoje em dia…

          Sobre os esmaltes da colorama, semana passada fui na manicure levei minha base hipo da Risqué e passei um colorama por cima, que a manicure me garantiu que era hipoalergênico tb… quando cheguei em casa já estava com os olhos inchados e o rosto todo vermelho… Então por mais que a marca diga que não contenha formadeildo e tolueno tem que tomar um certo cuidado… Infelizmente só testando… e eu não sei o que influencia exatamente, mas tem épocas que parece que sou mais sensível as alergias do que outras e nem os esmaltes que não me dão alergia eu não posso usar!!

          chaaaato chato!rs

          bjos a todas

    2. Avatar de Fernanda

      Infelizmente,colocara não presta mais,vem aguado ou muito grosso,não fixa,e o pessoal diz que está normal!

    3. Avatar de Normelia

      Oi, Natália. Não são todos os esmaltes da Colorama que não contém formaldeído e tolueno. Apenas os naturais, os cremosos, os cintilantes, verniz e cor e nutri verniz. Não use os metálicos, Ùnica camada e bases. Visite o site da Colorama, eles dão todas as dicas e respondem também por e-mail.
      Agora, quem for alérgica a outras substâncias, como os produtos que dão a cor… aí só os esmaltes específicos.
      Espero ter ajudado.

  14. Avatar de Natália

    ooo

  15. Avatar de Vanessa

    O meu caso é engraçado, pois tenho alergia a maioria das marcas, fico com coceiras e inchaço ao redor dos olhos e no rosto. A única marca que me dou bem e não dá alergia é a coloroma, não sei porque talvez seja na composição desse esmalte.

    Beijoss

    1. Avatar de Zhalla

      Não é que seja engraçado, é que a colorama agora é hipoalerginica…. por isso não te da alergia…

  16. Avatar de Fabiane

    Gostei da matéria,super interessante.
    Bjos

  17. Avatar de Zhalla

    Olá, descobri que tinha alergia à esmaltes na adolescencia, sempre usava esmaltes, as vezes passava duas vezes na semana, quando de repente minhas palpebras e meus lábios começaram a ficar inchados e a coçar, procurei um médico e ele falou que era alergia, precisavamos descobrir de que, quando parei de usar esmalte passou os inchaços. Comecei então a usar esmaltes anti-arlegicos, porém moro no Acre e a variedade aqui é pouca. Nunca tive coragem de pagar os R$ 8,00 no esmalte da Impala, então descobri uma marca chamada Extase e tinha uma outra que minha mãe trazia quando viaja pra São Paulo, que custavam em média R$ 3,50. Sempre que eu ia a uma loja de cosmético perguntava se tinha esmalte anti-alergico, minha felicidade foi no dia em que descobri que os esmaltes da Colorama eram anti-alergicos!! \o/
    Contudo, sempre acho que esses esmaltes duram menos do que os outros… 🙁
    Mas melhor isso do que nada!!!!

  18. Avatar de Magda Quadros

    adorei a materia pois a minha filha ama muuuuuuuuuuuuuito esmaltes todos os dias ela tira uma cor e pinta com outra ate parece um ritual

  19. Avatar de Izabella

    Tenho 27 anos e descobri a alergia aos 14,pois na época fazia as unhas toda semana. Surgiram lesões nas pálpebras e ao redor da boca.Elas eram avermelhadas,coçavam muito e tinham aspecto ressecado. Resolvi procurar minha alergista(tenho vários tipos de alergia) e ao fazer o teste de contato deu alergia aos esmaltes. Na época(1998),não tinham muitas opções de esmaltes.Eram praticamente todos importados e me lembro ter comprado um que custava R$18,00…
    Eu não gosto dos hipoalergênicos da Impala e Risqué. Eles não duram tanto nas unhas. Desde que descobri que a Colorama mudou a formulação retirando o formaldeído e Tolueno,uso todas as semanas e não tive mais problema! Ah! O esmalte dura bem! Algumas pessoas mais sensíveis me disseram ter problemas com ele,mas eu ainda não tive.

  20. Avatar de Leylane

    É, eu tb sofro desse problema, e não sabia que existiam tantas pessoas assim com o mesmo problema!

    Ainda na adolescencia pintar minhas unhas era meu passatempo preferido então começou a aparecer uma mancha clara no meu rosto q só foi crescendo. Fui ao dermatologista e ele disse que era o esmalte, fiquei anos sem pintar as unhas (pq na época os hipoalergênicos eram muito caros), e depois q alguns anos voltei a usar…

    Hj eu sei q minha alergia só se manifesta quando uso esmaltes escuro ou cintilante, então renda, pétala branca… eu posso usar sem problemas. Ja usei o hipoalergênico da Risque e não gostei, a corbetura é muito frágil, saiu com um dia de uso. Então eu fico só nos clarinhos mesmo.

    Bj meninas.

    1. Avatar de Leylane

      E tenho alergia inclusive aos esmaltes escuros da colorama… Fazer o que né… Nunca terei um look completo de Mulher Fatal… rsrs.

  21. Avatar de Ollivia

    Eu descobri que tenho alergia a esmaltes há mais ou menos uns 5 ou 6 anos. Comecei a sentir muita coceira ao redor das unhas e os meus lábios ficavam muito inchados. Como a minha mãe também tem alergia a esmaltes, logo no início já descobri o que era. Então, comecei a usar esmaltes hipoalergênicos, mas como eles duram pouco e não têm muita variedade de cor, eu não fiquei muito satisfeita. Um tempo depois, descobri que todos os esmaltes da Colorama são hipoalergênicos, então voltei a usar Colorama. Agora, só a base que uso é hipoalergênica, e os esmaltes são todos da Colorama. Tenho uma coleção de mais de 50 cores e sempre compro opções novas quando posso. Não tenho mais do que reclamar quando o assunto é pintar as unhas! =D

  22. Avatar de Adrielle

    Eu tenho alergia somente aos esmaltes colorama. Não sei o porque disso, mas uso todas as outras marcas e não me causam nenhuma reação alergica, até mesmo as que tem tolueno e formaldeido. Porém, quando uso colorama, tenho as reações citadas nesse texto.

  23. Avatar de Tay

    graças a deus não tenho, porque sou apaixonada por esmalte, aliás segunda-feira comprei 10 vidrinhos!!

  24. Avatar de Rosy

    oi,eu tenho alergia a esmaltes nao posso usar os comuns,tinha os sintomas de coceira nas maos pescoço,e na palpebras ficavam inchada e descamava,descobri qd fui ao alergista,e fiz o teste alergico,agora so uso a base da impala…bjsssssssssss

  25. Avatar de Daniela

    Amei o tema abordado!!!
    Obrigada pelas dicas….!

  26. Avatar de Camila

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei !
    tenho alergia a esmalte e sofro mto com isso !
    porém aqui na minha cidade eu só acho colorama ..
    🙁

  27. Avatar de Flávia

    Olá Meninas…
    Graças a Deus, não sou alérgica! Mas, infelizmente minha mamãe é alérgica e descobriu isso a uns 5 anos atrás… Antes disso ela usava esmaltes normalmente e do nada, de repente ela começou com uma coceira nos dedos e abaixo dos olhos… as pálpebras inchavam… era horrível!!!
    Logo descobrimos que era alérgias aos esmaltes, então ela começou com os antialérgicos e pronto nunca mais teve nada…
    Eu esmaltólotra do jeito que sou pesquisei até… e descobri que a COLORAMA não tinham as temíveis substâncias alergênicas e logo avisei mamãe. Mas, acreditem!!!!!
    Deu alergia da mesma maneira!!!! Isso já aconteceu com alguém????

    Ótimo post…

    Bjs.

    1. Avatar de Fernanda

      HIPOALERGÊNICO,anti-alérgico é o medicamento pra cortar alergia!

  28. Avatar de Camilla

    Olá meninas,
    Faz tempo que venho acompanhando o site, mas nunca comentei.
    Sou alérgica a esmalte desde pequena e pra quem está em duvida se é isso mesmo que causa as irritações e inchaços eu sugiro passar uma camada de esmalte em algum lugar do corpo que você normalmente não passe a mão, tipo a parte de trás do braço ou as costas, aguarde 48 horas, se surgir vermelhidão ou coceira ao redor é mesmo por causa do esmalte. Como é dermatite de contato, se você tiver alergia e passar esmalte na unha vai ficar irritado onde quer que você encoste, como a mucosa dos olhos e boca é mais sensível é normalmente ali que ocorrem as irritações mais fortes.
    Eu sempre usei os hipoalergenicos, mas alé de n terem muitas cores eles n costumam durar muito. Confesso que n sabia sobre os esmaltes da Colorama, vou fazer o teste e ver no que dá.
    É isso, obrigada pelo ótimo site.
    Bjos

  29. Avatar de Rosângela

    Bom, eu sou a “Dermatite de contato em pessoa”, tenho alergia a esmalte, a metais (até

    o fecho do soutien), detergentes, sabão, etc,etc. Nesse exato momento estou sem poder

    pintar pq a região ao redor das unhas estão mto irritadas, vermelhas e inchadas. Coça

    e incomoda bastante. Já usei esmalte hipoalergênico mas achei q a durabilidade deixa

    mto a desejar. Cortei as unhas, pq ficar com elas grandes sem esmalte, ninguém merece.

    Sinto q em alguns períodos a coisa piora e então uso uma pomada passada pelo meu

    derma, Advantan creme, é para passar pelo menos duas vzs ao dia, mas nem sempre lembro de usar.

  30. Avatar de úrsula

    Legal! Fomos lembradas enfim… Eu descobri minha alergia faz quase um ano. Fiquei super chateada… Minhas cutículas ficavam inchadas e coçavam muito e meus olhos coçavam também. Hoje uso muito revlon, a durabilidade é menos pior. Já tentei Colorama, mas para mim não deu.

    Engraçado que na mesma época tive alergia a batom… Minha boca ficou super rachadinha e inchada. Perguntei para a dermatologista se podia ser alergia a esmalte e ela falou que é pouco comum. Resultado, parei praticamente de usar batom. Só da Clinique que eu uso agora, quando uso. Mas lendo o relato da Ollivia fiquei esperançosa… Vou arriscar usar um batonzinho diferente qualquer dia desses…

  31. Avatar de Mirlene

    gostei da materia muit interessant apesar de nao ter alergia

  32. Avatar de Ednalva

    Amei a matéria,realmente é horrivel os sintomas da alergia,olhos inchados e com escamas,como se estivesse bem resecado,labios formigando e queimando ao mesmo tempo,esses foram os meus sintomas.Ultimamente eu uso base(casco de cavalo maru)mas agora que a matéria falou que os esmaltes da colorama são hipoalergênicos assim que sair do trabalho vou as compras.um enorme beijo e muito obrigada,parabéns

  33. Avatar de Patrícia Pereira

    Eu tenho alergia há mais de 6 anos de passei 5 anos sem pintar minhas unhas. Até mesmo o Risqué Hipoalergênico me provocou reação.
    Ano passado comecei a pesquisar novamente o assunto e vi que os Colorama não provocam mais alergia. Usei e tive uma reação violentíssima.
    Li sobre os Speciallitá Free e usei. Foi ótimo, uma pena foi sua fabricação foi interrompida.
    Os importados também não provocam alergia, mas usei um LA Colors que me provocou uma reação moderada, mas que também me impede de usar.
    Então descobri os Ludurana. São perfeitos, ótimos mesmo. Durabilidade, cobertura, secagem, não deixa nada a desejar aos Colorama e Risqué normais.
    Tem também os Argento, Eclát (gosto muito, mas é difícil encontrar) e os Alergic Center, que descascam muito fácil.
    Portanto, eu diria para procurarem os Esmaltes Ludurana, especialmente os fabricados a partir de 2010 que não contem mais os componentes causadores de alergia.
    Algumas pessoas podem ter sucesso com os Colorama (o que não foi o meu caso). Tenham cautela.

    Espero ter ajudado

    Beijos

    1. Avatar de Biju

      Patrícia,

      eu compro o Eclat na Alergoshop, em SP: http://www.alergoshop.com.br/vs2/index.asp
      Verifique se fazem entrega onde você mora. A loja deles está no subsolo do Shopping Eldorado. Boa sorte !

  34. Avatar de Márciac

    Nossa não sabia que existia tanta gente alérgica a esmaltes.
    Graças a Deus tb não tenho até agora, espero que não tenho, mas valeu as dicas, ficarei alerta pq uso todos os tipos de esmaltes sem problemas.

    Bfs. meninas!

  35. Avatar de Neide Maria

    Nossa não sabia de alergia a esmalte.
    Interessante…ótima matéria!
    Beijos!

  36. Avatar de Meire

    Adorei a matéria, estou fazendo um curso de manicure/pedicure e achei super esclarecedora…irei imprimir e repassar as minhas colegas e principalmente à minha mamãe que é manicure e tem esmaltes de montão!!! E graças a Deus não tenho alergia!!
    bjos

  37. Avatar de Malvina Spinola

    Olá,
    Esse Site me ajuda muito. Em relação a esmaltes, cerca de 1ano e meio descobri através de teste que sou alérgica a Cloreto de Cobalto , estava tendo urticárias e além de vários produtos que fui proibida de usar todo esmalte que usava deformava na minha unha e quebrando todas. A alergista indicou o esmalte
    derma nail que deu muito certo, inclusive os escuros. O cloreto de cobalto é encontrado em esmaltes mas vc nunca vai conseguir encontrar esse nome escrito na fórmula.
    Obs: No meu caso posso usar os clarinhos de qualquer marca , os escuros é que me dão alergia, por isso é importante procurar uma alergista .

  38. Avatar de Ana Cláudia

    Olá meninas!

    Faz tempo que acompanho esse site mas nunca havia comentado.
    Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que tem a alergia ao esmalte…

    Infelizmente eu também tenho… sou a alergia em pessoa….rs

    Tenho a alergia a esmalte, aço inoxidável, perfume, tintura de cabelo, diversas outras químicas de cabelo.

    Descobri há 5 anos minha alergia ao esmalte. Meus olhos e minha boca ficavam inchados, meus dedos coçavam muitooooooo, ficavam vermelhos e chegavam a dar bolhinhas. Também evito ao máximo tirar a cutícula porque meus dedos incham.

    Já usei esmalte da impala, colorama, eclat, argento e todos me deram alergia…até base de unha me dá alergia. Só uso esmalte mesmo quando vou a algum evento (mas tenho que tomar um antialérgico e quando chego em casa tenho que tirar o esmalte o mais rápido possível). Minha dermato falou para eu tentar usar esmalte da clinique (ainda não fiz o teste) mas ainda assim pode ser que me dê alergia.

    É muito triste ter que conviver com isso… mas fazer o que… tenho que me adaptar porque até hoje não descobri uma cura pra isso.

    Adorei o post…

    Parabéns pelo site Celisa

    Beijos

  39. Avatar de Rosana

    Parabéns pela matéria!
    Conheço muitas mulheres que sofrem com essa restrição e pararam de pesquisar sobre o assunto com medo de terem alergia até aos esmaltes antialergicos…
    Estou enviando este artigo para elas para que tenha a oportunidade de expressar novamente sua feminilidade com belas unhas coloridas.
    Tchau!

  40. Avatar de ângela

    GRAÇAS À DEUS QUE NÃO. ALIÁS EU NEM SABIA QUE ESMALTE CAUSAVA ALERGIA.

  41. Avatar de Malu

    Nossa!!! pensei que era só eu…mas pelo que vejo tem um numero bem grande de
    alergicas…eu tambem nÃO POSSO USAR ESMALTES…comecei usar os hipoalergicos mas percebi que não devo usar por muitos dias e tenho que tirar logo as unhas começam a ficar fracas.. acho tão legal unhas feitas mas…. eu nem pensar…tenho tambem alergias a metal ate então só …..sempre que percebo que meus olhos começam a coçar e arder..logo depois estou parecendo uma monstrinh…as pomadas uso so para mordidas de inseto( BERLISOM) NÃO RESOLVE PARA ALERGIA D ESMALTES SO COM (Celestamine) este negocio de alergia e complicado a minha irmã tem alergia de amaciante de roupas outro dia quase teve um choque anafilatico complicado .
    beijos a todas e boa sorte a vc tambem NATALIA boa ersta sua ideia e bastante informativa legal !!!

  42. Avatar de ângela

    Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso.”
    Bom Domingo galera 🙂

  43. Avatar de ângela

    Estranho…Meus comentários não aparecem mais nos “Últimos Comentário”…
    Pq será?

    1. Avatar de ♥biazinha♥

      Oi Ângela miguxa :).
      Percebi que meus comentários tbém não aparecem mais nos “últimos comentários”. Pq será?
      Graças a Deus não tenho alergia. Não sabia que o esmalte poderia causar tudo isso p/ quem tem alergia a esmalte.
      Bem aproveito p/ agradecer a Celisa pela resenha e pelas dicas dos esmaltes.
      Vc como sempre nos ajuda com suas dicas. Parabéns lindona.
      Beijinhos.

  44. Avatar de Salete

    OI

    Mais uma que aprendo. Nunca tive alergia de esmalte.

    Vou prestar mais atenção na marca. Abraços

  45. Avatar de Léa Cristina

    MOCINHAS ALÉRGICAS, TAMBÉM FAÇO PARTE DESSE TIME, JÁ APRENDI A CONVIVER COM O INCÔMODO. MAS, SE NÃO ME ENGANO, NINGUÉM CITOU QUE A ACETONA É UM GRANDE VILÃO PARA AS ALÉRGICAS, ENTÃO, USEM UM REMOVEDOR DE ESMALTE DE PREFERÊNCIA QUE CONTENHA ÓLEO EM SUA FORMULAÇÃO. USO O REMOVEDOR INSTANTÂNEO DE ESMALTES ÓLEO DE ORQUÍDEA DA RISQUÉ. ELE É HIPOALERGÊNICO, NÃO CONTÉM ACETONA E AINDA POSSÚI O ÔMEGA 6 QUE PREVINE A FORMAÇÃO DE RADICAIS LIVRES.
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA AMENIZAR ESSE PROBLEMINHA CHATO QUE NÃO PEGA, NÃO CURA, NÃO MATA, MAS INCOMODA.
    ABRAÇOS LÉA CRISTINA.

  46. Avatar de Biju

    Olá meninas !
    Tive problemas horrorosos por causa de alergia à esmaltes. Consegui encontrar uma alergista ótima que tratou de mim com bastante cuidado, pois tenho uma série de outras alergias (inclusive alimentares).
    Eu vivia com as pálpebras descamando e com bastante ardor por causa do esmalte. Com o tratamento da alergista e o uso dos esmaltes Eclat da Alergoshop, Impala e Risqué hipoalergênicos, eu já não sofro mais.

    A única coisa que me deixa um pouco tristinha é que as cores deles não chegam a ser tão vibrantes/variadas como as que eu usava antigamente. Mas, pensando bem, antes ficar discretinha do que ter as unhas bonitas e o rosto todo deformado !!

  47. Avatar de Léa Cristina

    BOA TARDE PATRÍCIA, MUITO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO! TUDO DE BOM PARA VOCÊ. ABRAÇO LÉA CRISTINA.

  48. Avatar de Claudinha

    Olá gurias, ja li a matéria antes, mas pensei melhor e resolvi dividir as minhas angustias com vcs! Ja fui ao alergologista, na minha dermato (que inclusive deve estar louca cmg) e n tem milagre que resolva. Não tenho os sintomas de dermatite de contato, fiz todos os exames de sangue tbm e não deu nada, ja manipulei todos os cremes que a dermato poderia sujerir, bases esmaltes, e n adianta! E pinto a unha e quando seca o esmalte ele sai inteirinho! N preciso nem de acetona, eh como se eu tivesse arancando uma unha postiça mole, sei lá! n lavo loça com frequencia, n demoro em banho e n abuso muito de cremes para n deixaqr as unhas sempre muito umidas e n adianta, o esmalte continua a sair inteirinho!
    Alguem pelo amor de deus, em o mesmo problema? sabe o que fazer? Se souberem por favor dividam cmg!

  49. Avatar de Verônica Mendes

    Amei saber que os esmaltes Colorama não causam alergias, pois sempre que ia comprar esmaltes hipoalergênicos só encontrava cores básicas ou sem graça e agora tenho uma opção a mais de cores da moda. Minha alergia descamava até os olhos, parecia conjutivite com exceção que não remelava. Testei e aprovei!!!

  50. Avatar de Lucimar

    Nossa, fiquei super feliz com a matéria,tem 9 anos que descobri minha alergia a esmalte e desde então me sinto quase um ET,não se fala muito nisso.Quando tive fiquei com o pescoço totalmente empolado e as pálpebras dilatadas, foi horrível prq eu sequer tinha idéia do que poderia ser,tirei shampoo,perfumes,sabonetes,enfim quando cheguei ao esmalte já estava péssima.Eu não nasci com essa alergia ela se desenvolveu com o tempo,eu fazia as unhas metodicamente toda semana por cerca de 3 ou 4 anos,até que ela surgiu. E mesmo eu me tratando esses 9 anos não posso nem pensar em usar esmaltes normais só hipoalergênicos,o que é ruim prq são poucas as opções de cores,agora que começam a surgir novos casos e ao que vejo aumentou o número de pessoas alérgicas, então já se tem uma procura maior de esmaltes especiais e logo,novas cores.Parabéns pela matéria e olhem por nós alérgicas,também queremos variar cores!!!