Para a mulher que gosta de se cuidar

Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!

Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!

Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde.  Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir a formação de cálculo biliar. Um estudo realizado com roedores confirma que a combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol — e quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Para chegar à essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.

Publicidade

E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.

O alho e a Cebola contêm muitos Nutrientes

Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo.

Ajuda a Evitar o Câncer

O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça.

Combate Gripes e Resfriados

Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Controle da Diabetes

Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder Antioxidante

Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola.

Resumo dos Benefícios do Alho e Cebola

Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!
  • Ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas
  • Aumenta a longevidade
  • Reduz os riscos de infarto
  • Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
  • Reduz a glicose sanguínea
  • Reduz o colesterol LDL (ruim)
  • Aumenta o colesterol HDL (bom)
  • Combate bactérias e vírus
  • Previne a aterosclerose
  • Ajuda na prevenção do câncer
  • Melhora a qualidade de vida

Para que os benefícios sejam visíveis, o consumo de alho e cebola deve ser diário.

Alho

O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Para as pessoas soropositivas, que com frequência possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.

O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, principalmente contra a bactéria Hlicobacter pylori, que pode causar gastrite e úlceras. Além disso, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico.

Como Consumir o Alho

Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.

Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, vc pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!

Cebola

A cebola é antioxidante, antiinflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. "Afina" o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.

Como Consumir a Cebola

Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades — apenas deve-se tomar cuidado para não queimar, ou refogar demais.

Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assada no forno ou na churrasqueira, fica uma delícia. Como a cebola é rica em  enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

151 comentários para “Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!”

  1. Avatar de Edilson Gomes

    Pessoal depois de tudo batido no liquidificador tem que coar ou não, ou tem tem que mexer toda vez que for tomar?

  2. Avatar de Mario

    muito bom

  3. Avatar de Zuka

    🙂 sim eu fiz teste durante uma semana tomando sumo cebola alho
    Estou me sentindo muito bem obrigada
    Parabens

  4. Avatar de Maria Cecília Mariano

    Adoro alho e cebola como todos os dias !!!!

  5. Avatar de Paulinho Silva

    Pode colocar cerveja?

  6. Avatar de Aniceto

    Faço uma pasta cremosa de alho, cebola e mel para consumir diariamente!
    Bate-se no liquidificador – 5 cabeças de alho sem casca (preferencialmente roxo),
    – 3 cabeças grandes de cebola (preferencialmente roxa),
    – 800g de mel.
    Armazene em potes médios na geladeira.
    Deixe pelo menos 14 dias em descanso.
    Cada vez que abrir o pote para servir-se misture bem a pasta cremosa.
    Coma uma (colher de sobremesa rasa) dessa mistura durante uma das refeições do dia, junto com um copo de água.
    A mistura é recomendada principalmente para dissolver placas de gordura das artérias.
    Dentre outros benefícios, reduz significativamente o colesterol e triglicerídeos.
    Tem sabor muito forte, por isso deve ser consumido durante alguma refeição do dia.
    Efeito: FABULOSO!

    1. Avatar de Marisa Andrade

      Essa receita funciona para tirar dores do corpo? Eu assisti a um vídeo dizendo que é excelente….como estou em crise de fibromialgia, gostaria de experimentar.

  7. Avatar de Luiz Claudio Paulucci

    Eu inclui uma cebola pequena em meus sucos/ elês ficaram assim, cenoura, laranja uma cebola pequena,beterraba e Tomate,passo tudo na centrifuga e tomo em seguida.O resultado da influecia da cebola não é muito agradavel ,logo a ingerir, uma leve vontade de vomito,que passa rapido, mas no dia seguinte acordo com uma disposição descomunal e aquela sensação de energia fluindo por todo corpo,e os pulmoes respirando livre e Forte.. Não costumo ingerir o suco com cebola sempre,mas uma vez a cada 10 dias eu percebo um beneficio purificador e energizante.

  8. Avatar de Jarbas Pantoja

    Cebola e alho é poder, é saúde e vida longa, longe das farmacias..

  9. Avatar de Eurides Lemos Morais Da Cunha

    Uma dica e tanto!

    Sempre valorizei o alho e a cebola como temperos essenciais, agora então, não sairão mais do meu cardápio.

    Parabéns pelo conteúdo!

  10. Avatar de Ailton Rios Dos Santos

    Muito bom, todos os dias na minha refeição eu como uma cebola crua

    1. Avatar de Jose Domingos Dos Santos

      eu ja faso diferente eu comsumo uma cabeça de cebola no almoço e outra na janta e quando eu uso direto eu perco peso alimentando normal e quando eu paro bagunça tudo meu corpo comeso ingordar préssão descomtrola eu não largo mais desso dupla alho e cebola

    2. Avatar de Célio

      Gostaria de saber o seguinte:
      03 – cabeças de cebolas roxa.
      03 – cabeças de alho
      Junte tudo e coloca 02 litros de limão China pata no liquidificador.
      Depois toma uma xícara todo dia.
      Será mito ou verdade?
      Baixa o colesterol ruim ou não?

  11. Avatar de Roney

    Uma cabeça de cebola grande duas cabeças de alhos e dois limões,folhas de hortelã pimenta uma latinha de azeite,bater no liquidificador,vira uma pasta gostosa para colocar na comida no pão e etc,e criar o habito de banho frio,garanto uma coisa o resultado é;100%saúde,pode acreditar.

  12. Avatar de Raul

    Muito bom

  13. Avatar de Aurea De Fatima Holanda Da Cruz

    Bom dia !!!
    É sempre bom saber…
    Rumo à SAÚDE, em nome dos Médicos dos Médicos, JESUS-CRISTO.
    Amém.( Assim seja).
    Tim-tim!!! Saúde, paz, sabedoria, humildade, fé, coragem, constantes estudos, Luz e Amor…
    “Seja Feliz !!!”
    RADIANTE SÁBADO A TODOS OS AMIGOS !!!
    “A vida é BELA, ela é BELA, sim Senhor!”
    Um abraço de URSO!!! (vamos multiplicar esta maravilha?!…) Vamos sim.
    “Fazer o BEM, faz BEM !!!”
    Em, 05.11.2016

  14. Avatar de Joaldir Martins

    Apreciei o artigo sobre a dubla Alho e Cebola! vou fazer todos os dias

  15. Avatar de Fernando Valle

    O sumo da cebola tomando uma colher de sobremesa todo dia de manha e a noite ao deitar, e passar no coro cabeludo de manha esperar 40 minutos ,e fazer o mesmo procedimento ao deitar destroi o peroxido de hidrogenio e ativa a catalase ,a mesma decompões o peroxido de hidrogenio (agua oxigenada) que quando somos jovens temos em ambudância a catalase ,que descompões o ph ,agua oxigenada, e ao atingirmos uma certa idade a catalase diminui e ph,agua oxigenada,aumenta em nosso corpo,deixando nossos cabelo grisalhos ou branco,mas a ceboa ,o alho,o tomate tem essa propriedade em ambudância ,ainda mais quando misturado com mel ,apliquem esse remédio ,alem de acabar com doênças ,vai acabar com calvices e cabelos brancos…

  16. Avatar de José Ribamar (ktuna)

    Fiz um xarope de alho, cebola e mel, acrescentei um pouco de cravinho que ficou uma delícia
    * 800 grams de mel de abelha.
    * 4 cabeças de cebolas rocha.
    * 2 cabeças de alho.
    Todos batidos no liquidificador .

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva