Você já ouviu falar em alimentos anti-inflamatórios? Esta é uma das grandes novidades no campo da Nutrologia, mas para que servem esses alimentos exatamente?
Os alimentos anti-inflamatórios, entre outras vantagens, facilitam a perda de peso, melhorando o funcionamento do intestino e de seu organismo em geral. Esses alimentos melhoram a saúde e o bem-estar. Na estética, um bom exemplo é no combate a celulite, que nada mais é do que uma inflamação.
Inflamação no Organismo
A inflamação ocorre quando nosso organismo sofre uma infecção, ataque externo ou lesão. Há, inclusive, casos de inflamação crônica, causada por doenças como artrite reumatoide e aterosclerose, por exemplo. Esse tipo de “inflamação invisível” é mais comum do que se pensa, e pode estar instalada, por exemplo, no intestino ou em outros órgãos.
Quando ocorre um processo inflamatório, o normal é que sejam prescritos remédios anti-inflamatórios. O problema é que alguns desses medicamentos têm efeitos colaterais, principalmente se for necessário utilizar a medicação por um longo período. Já com a ingestão de alimentos anti-inflamatórios isso não acontece, por se tratar de uma solução natural que o corpo “reconhece”. Por isso, seja em casos de inflamações já instaladas ou principalmente para prevenir, vale a pena investir na alimentação: fortalecer o organismo, criar uma fonte de defesa poderosa contra agressores e, consequentemente, aumentar a imunidade.
Outro fator importante com relação aos alimentos anti-inflamatórios é que eles podem potencializar a recuperação das fibras musculares e evitar lesões. Para quem pratica atividades físicas regularmente, especialmente musculação, adicionar esses alimentos à sua dieta diária só irá trazer benefícios para melhorar seu desempenho.
Alimentos Anti-Inflamatórios
Conheça alguns alimentos conhecidos pela função anti-inflamatória que exercem no organismo:
Orégano
Essa planta possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, as quais ajudam a prevenir e combater algumas doenças. O orégano é um anti-inflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no manjericão, no alecrim, na canela, e na pimenta preta. Esta substância também parece ter um efeito protetor contra a osteoporose, aterosclerose e outras doenças inflamatórias.
Própolis
A própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas. Ele é muito utilizado como anti-inflamatório e antisséptico principalmente no tratamento de feridas. O sucesso se deve ao seu alto poder antioxidante. Além de regular o sistema imune, tem efeito antimicrobiano. Os efeitos anti-inflamatórios mais potentes são encontrados na própolis verde e vermelha.
Brócolis
O brócolis é um alimento anti-inflamatório graças ao sulforafano. Essa substância ajuda o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos, assim como a aliviar a inflamação e estresse oxidativo. O brócolis também possui uma quantidade elevada de vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente.
Abacate
O abacate possui em sua composição o beta-sitosterol, uma substância com ação anti-inflamatória em nosso organismo. Os DFP e fitoesteróis no abacate fornece para nossos corpos com inúmeros benefícios anti-inflamatórias que ajudam a combater uma série de doenças. Além disso contribui também na diminuição de rugas precoces e também a celulite. O abacate é um legítimo super-alimento.
Alecrim
O alecrim vem sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o sistema imunológico e o circulatório. Ele é rico em antioxidantes, como o ácido rosmarínico e ácido caféico, que também têm uma ação anti-inflamatória bastante efetiva. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó ou em óleo. Na prática é muito utilizado para temperar alimentos e até em algumas bebidas e chás.
Repolho Roxo
Estão presentes no repolho quantidades significativas de glutamina e polifenóis, que contribuem para que o repolho seja um alimento com propriedades anti-inflamatórias. O repolho roxo, em especial, é rico em antocianinas, um potente agente anti-inflamatório.
Nozes
As nozes contêm os importantíssimos ácidos graxos ômega-3, além de fito nutrientes como os taninos, ácidos fenólicos, flavonoides e quinonas — todos considerados anti-inflamatórios. Consumir nozes está associado à redução da inflamação nos vasos sanguíneos, principalmente quando há situação de risco de doenças cardíacas. As nozes são realmente fantásticas para a saúde!
Gengibre
O gengibre contém compostos anti-inflamatórios potentes chamados gingerols que inibem a produção de óxido nítrico (formadores dos radicais livres no corpo). O gengibre também mostra-se benéfico em diversos outros aspectos, principalmente para o sistema imunológico.
Folhas verdes
Couve, rúcula, alface e espinafre são vegetais com folhas verdes que merecem entrar na dieta por conter alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação diminui. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico.
Cúrcuma (Açafrão da Terra)
A cúrcuma é um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Graças ao seu ingrediente ativo, a curcumina, esta raiz pode inibir a síntese e a atividade de importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória. Um estudo com pacientes com osteoartrite concluiu que com apenas 200mg de curcumina por dia, a dor intensa reduziu significativamente.
Probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas que que têm uma ação anti-inflamatória no intestino, melhorando a digestão e ajudando a eliminar as substâncias tóxicas do organismo.
Azeite de Oliva
O azeite de oliva é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui ácido alfa-linolênico (ALA), uma substância que ajuda no combate a inflamações. Uma dica: É importante não aquecer o azeite, pois altas temperaturas fazem com que ele perca suas propriedades nutricionais.
Chocolate Amargo ou Nibs de Cacau
Opte pelas marcas que contenham ao menos 70% de cacau na composição. É a opção mais saudável, por conter diversos nutrientes, como flavonoides, componentes que destroem os radicais livres e ajudam a reduzir inflamações crônicas.
Ômega 3
Qualquer alimento rico em ômega 3 deve ser incluído no cardápio com frequência, pois são anti-inflamatórios. Por isso, não se esqueça de consumir linhaça, castanha, nozes, e peixes (atum, sardinha e salmão). Se não for possível a ingestão desses alimentos, faça a suplementação de ômega 3.
Linhaça
O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3, às ligninas vegetais e aos fitosteróis e bioflavonoides. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas como: morango, amora e framboesa não são apenas saborosos. Por serem frutos com alto nível de antioxidantes, elas também possuem alto poder anti-inflamatório. E ainda são fontes de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados, e de antocianinas, poderosos agentes anti-inflamatórios.
Abóbora
Abóboras são ricas em carotenoides, substâncias altamente antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. O composto betacaroteno também bastante presente na abóbora é preventivo contra condições inflamatórias da pele e dos pulmões.
Semente de Gergelim
Sabe-se que o gergelim é uma das melhores fontes de cálcio que existe. Além disso, ele é também um ótimo anti-inflamatório. Contém antioxidantes, fito esteróis e ácidos graxos essências (ômega 3 e 6) que bloqueiam a produção do colesterol LDL (ruim) e aminoácidos que, conjuntamente, melhoram a inflamação no organismo.
Alho
O alho já é conhecido há muito tempo por seu poder em combater a inflamação e doenças. Ele funciona tão bem que a sua ação no organismo é comparável a medicamentos como o ibuprofeno, impedindo que as reações que levam a inflamação aconteçam no corpo.
Procure incluir esses alimentos em seu dia a dia. Sua saúde agradece!
Muito bom o artigo.
Gostei Da Matéria Sobre Probiotico e Anti-Inflamatório Parabens☺
Bom dia,
Não consigo falar com o embaixador, dá erro.
E ainda não consegui começar a dieta. 🙁 Estou também sem conseguir assistir as reuniões por causa do horário.
A maioria desses alimentos eu já incluo no meu dia a dia, adorei saber
Essa matéria veio enriquecer minha qualidade de vida.
Ótima matéria,informações como estas são megas importantes.
Muito interessante os artigos, ajudam pessoas a mudarem os hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida.
Adoro ler os artigo, aprendo muito para poder melhorar a minha qualidade de vida.
Adoro ler os artigos, aprendo muito para poder melhorar a minha qualidade de vida.
Tem muitos que já consumo, mas preciso acrescentar mais desses preciosos alimentos.
Ola,,,,é maravilhoso conhecermos os beneficios dos alimentos naturais assim podemos prevenir e ate evitar algumas doenças,,,,,minha mae usa molho de alho p cozinhar mas tdo dia toma uma colher de molho faz uns dez anos k ela nao fica gripada alias n minha casa usamos alho p cozinhar a maioria dos alimentos e recentemente passei a usar tabm o açafrao hummmm e fica mto bom,,,,parabens pelo artigo,,,? bjus.
maravilha!!! adoro esse tipo de artigo, esses alimentos, não pode nunca!!!.. faltar na minha alimentação! adorei a confirmação.
Amei ler este e os outros artigos de Beleza e Saúde!
Aplico-os no meu dia a dia.
Muito grata
Olá! Ótima matéria, porém como saber a quantidade diária ideal de cada alimento, para que o objetivo de ser ingerido como anti inflamatório seja alçancado? Consumir de forma aleatória acho muito vago.
olá Luciana! para cada alimento há uma recomendação diaria propia, porém, com excessão das oleaginosas, todos os demais alimentos você pode consumir sem muitas restrições, uma boa dica seria a de incoporar cada um desses em suas alimentações ao longo do dia, sempre fazendo um “rodizio´´. Espero ter ajudado
ola boa tarde otima materia 😆 😀
Excelente materia.
Muito enriquecedor p termos uma boa saúde, com hábitos saudável e de forma simples.
Eu meço 1,53 e o meu peso é 51kg. Faço academia e não quero perder e sim quero ganhar 5 kg de massa muscular sem tomar remédios e Sheik para inflação. Tem uma dieta boa para ganhar massa muscular sem engordar a barriga?
Boa noite, gostaria de saber qual a melhor
forma de consumo do gergelim. Posso cozinhar junto com o arroz? Agradeço a quem me responder.
😆
Gostei muito da matéria! Excelente informação
🙂 Muito boa a informação. Gostei muito!
Excelente! Aliás, o site é DEMAIS! Obrigada por cada conteúdo exibido.
Adorei a seleção de alimentos anti-inflamatórios para a nossa saúde. Eu adoro nozes, abacate e o delicioso azeite de oliva (para mim o português é um dos melhores). É pena o azeite ser tão caro
Uma vez encontrei uma promoção no Guanabara, comprei vários. Dá para ficar de olho se sai alguma coisa nesse site: https://ofertasnosupermercado.com/encarte-guanabara/
Espero que ajude o pessoal a melhor a sua alimentação como o post me ajudou!
Continuação de bom trabalho!
Matéria esclarecedora!
Parabéns!
Obrigada.
Excelentes informações, legal…