Para a mulher que gosta de se cuidar

Alimentos Anti-Inflamatórios

Alimentos Anti-Inflamatórios

Você já ouviu falar em alimentos anti-inflamatórios? Esta é uma das grandes novidades no campo da Nutrologia, mas para que servem esses alimentos exatamente?

Os alimentos anti-inflamatórios, entre outras vantagens, facilitam a perda de peso, melhorando o funcionamento do intestino e de seu organismo em geral. Esses alimentos melhoram a saúde e o bem-estar. Na estética, um bom exemplo é no combate a celulite, que nada mais é do que uma inflamação.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Inflamação no Organismo

A inflamação ocorre quando nosso organismo sofre uma infecção, ataque externo ou lesão. Há, inclusive, casos de inflamação crônica, causada por doenças como artrite reumatoide e aterosclerose, por exemplo. Esse tipo de “inflamação invisível” é mais comum do que se pensa, e pode estar instalada, por exemplo, no intestino ou em outros órgãos.

Quando ocorre um processo inflamatório, o normal é que sejam prescritos remédios anti-inflamatórios. O problema é que alguns desses medicamentos têm efeitos colaterais, principalmente se for necessário utilizar a medicação por um longo período. Já com a ingestão de alimentos anti-inflamatórios isso não acontece, por se tratar de uma solução natural que o corpo “reconhece”. Por isso, seja em casos de inflamações já instaladas ou principalmente para prevenir, vale a pena investir na alimentação: fortalecer o organismo, criar uma fonte de defesa poderosa contra agressores e, consequentemente, aumentar a imunidade.

Outro fator importante com relação aos alimentos anti-inflamatórios é que eles podem potencializar a recuperação das fibras musculares e evitar lesões. Para quem pratica atividades físicas regularmente, especialmente musculação, adicionar esses alimentos à sua dieta diária só irá trazer benefícios para melhorar seu desempenho.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Conheça alguns alimentos conhecidos pela função anti-inflamatória que exercem no organismo:

Alimentos Anti-Inflamatórios

Orégano

Essa planta possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, as quais ajudam a prevenir e combater algumas doenças. O orégano é um anti-inflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no manjericão, no alecrim, na canela, e na pimenta preta. Esta substância também parece ter um efeito protetor contra a osteoporose, aterosclerose e outras doenças inflamatórias.

Própolis

A própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas. Ele é muito utilizado como anti-inflamatório e antisséptico principalmente no tratamento de feridas. O sucesso se deve ao seu alto poder antioxidante. Além de regular o sistema imune, tem efeito antimicrobiano. Os efeitos anti-inflamatórios mais potentes são encontrados na própolis verde e vermelha.

Brócolis

O brócolis é um alimento anti-inflamatório graças ao sulforafano. Essa substância ajuda o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos, assim como a aliviar a inflamação e estresse oxidativo. O brócolis também possui uma quantidade elevada de vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Abacate

O abacate possui em sua composição o beta-sitosterol, uma substância com ação anti-inflamatória em nosso organismo. Os DFP e fitoesteróis no abacate fornece para nossos corpos com inúmeros benefícios anti-inflamatórias que ajudam a combater uma série de doenças. Além disso contribui também na diminuição de rugas precoces e também a celulite. O abacate é um legítimo super-alimento.

Alecrim

O alecrim vem sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o sistema imunológico e o circulatório. Ele é rico em antioxidantes, como o ácido rosmarínico e ácido caféico, que também têm uma ação anti-inflamatória bastante efetiva. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó ou em óleo. Na prática é muito utilizado para temperar alimentos e até em algumas bebidas e chás.

Repolho Roxo

Estão presentes no repolho quantidades significativas de glutamina e polifenóis, que contribuem para que o repolho seja um alimento com propriedades anti-inflamatórias. O repolho roxo, em especial, é rico em antocianinas, um potente agente anti-inflamatório.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Nozes

As nozes contêm os importantíssimos ácidos graxos ômega-3, além de fito nutrientes como os taninos, ácidos fenólicos, flavonoides e quinonas — todos considerados anti-inflamatórios. Consumir nozes está associado à redução da inflamação nos vasos sanguíneos, principalmente quando há situação de risco de doenças cardíacas. As nozes são realmente fantásticas para a saúde!

Gengibre

O gengibre contém compostos anti-inflamatórios potentes chamados gingerols que inibem a produção de óxido nítrico (formadores dos radicais livres no corpo). O gengibre também mostra-se benéfico em diversos outros aspectos, principalmente para o sistema imunológico.

Folhas verdes

Couve, rúcula, alface e espinafre são vegetais com folhas verdes que merecem entrar na dieta por conter alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação diminui. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Cúrcuma (Açafrão da Terra)

A cúrcuma é um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Graças ao seu ingrediente ativo, a curcumina, esta raiz pode inibir a síntese e a atividade de importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória. Um estudo com pacientes com osteoartrite concluiu que com apenas 200mg de curcumina por dia, a dor intensa reduziu significativamente.

Probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que que têm uma ação anti-inflamatória no intestino, melhorando a digestão e ajudando a eliminar as substâncias tóxicas do organismo.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui ácido alfa-linolênico (ALA), uma substância que ajuda no combate a inflamações. Uma dica: É importante não aquecer o azeite, pois altas temperaturas fazem com que ele perca suas propriedades nutricionais.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Chocolate Amargo ou Nibs de Cacau

Opte pelas marcas que contenham ao menos 70% de cacau na composição. É a opção mais saudável, por conter diversos nutrientes, como flavonoides, componentes que destroem os radicais livres e ajudam a reduzir inflamações crônicas.

Ômega 3

Qualquer alimento rico em ômega 3 deve ser incluído no cardápio com frequência, pois são anti-inflamatórios. Por isso, não se esqueça de consumir linhaça, castanha, nozes, e peixes (atum, sardinha e salmão). Se não for possível a ingestão desses alimentos, faça a suplementação de ômega 3.

Linhaça

O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3, às ligninas vegetais e aos fitosteróis e bioflavonoides. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.

Alimentos Anti-Inflamatórios

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como: morango, amora e framboesa não são apenas saborosos. Por serem frutos com alto nível de antioxidantes, elas também possuem alto poder anti-inflamatório. E ainda são fontes de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados, e de antocianinas, poderosos agentes anti-inflamatórios.

Abóbora

Abóboras são ricas em carotenoides, substâncias altamente antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. O composto betacaroteno também bastante presente na abóbora é preventivo contra condições inflamatórias da pele e dos pulmões.

Semente de Gergelim

Sabe-se que o gergelim é uma das melhores fontes de cálcio que existe. Além disso, ele é também um ótimo anti-inflamatório. Contém antioxidantes, fito esteróis e ácidos graxos essências (ômega 3 e 6) que bloqueiam a produção do colesterol LDL (ruim) e aminoácidos que, conjuntamente, melhoram a inflamação no organismo.

Alho

O alho já é conhecido há muito tempo por seu poder em combater a inflamação e doenças. Ele funciona tão bem que a sua ação no organismo é comparável a medicamentos como o ibuprofeno, impedindo que as reações que levam a inflamação aconteçam no corpo.

Procure incluir esses alimentos em seu dia a dia. Sua saúde agradece!

26 comentários para “Alimentos Anti-Inflamatórios”

  1. Avatar de Marcos

    Muito bom o artigo.

    1. Avatar de Anônimo

      Gostei Da Matéria Sobre Probiotico e Anti-Inflamatório Parabens☺

  2. Avatar de Rosa

    Bom dia,

    Não consigo falar com o embaixador, dá erro.
    E ainda não consegui começar a dieta. 🙁 Estou também sem conseguir assistir as reuniões por causa do horário.

  3. Avatar de Glaucia Nogueira

    A maioria desses alimentos eu já incluo no meu dia a dia, adorei saber

  4. Avatar de Janete Favato

    Essa matéria veio enriquecer minha qualidade de vida.

    1. Avatar de Elisangela Maciel De Menezes

      Ótima matéria,informações como estas são megas importantes.

  5. Avatar de Carminéa

    Muito interessante os artigos, ajudam pessoas a mudarem os hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida.

  6. Avatar de Carminéa

    Adoro ler os artigo, aprendo muito para poder melhorar a minha qualidade de vida.

  7. Avatar de Carminéa

    Adoro ler os artigos, aprendo muito para poder melhorar a minha qualidade de vida.

  8. Avatar de Ana Maria Campos

    Tem muitos que já consumo, mas preciso acrescentar mais desses preciosos alimentos.

  9. Avatar de Janaina Ferreira

    Ola,,,,é maravilhoso conhecermos os beneficios dos alimentos naturais assim podemos prevenir e ate evitar algumas doenças,,,,,minha mae usa molho de alho p cozinhar mas tdo dia toma uma colher de molho faz uns dez anos k ela nao fica gripada alias n minha casa usamos alho p cozinhar a maioria dos alimentos e recentemente passei a usar tabm o açafrao hummmm e fica mto bom,,,,parabens pelo artigo,,,? bjus.

  10. Avatar de Shirlei Batelião Da Silva

    maravilha!!! adoro esse tipo de artigo, esses alimentos, não pode nunca!!!.. faltar na minha alimentação! adorei a confirmação.

  11. Avatar de Lucia

    Amei ler este e os outros artigos de Beleza e Saúde!
    Aplico-os no meu dia a dia.
    Muito grata

  12. Avatar de Luciana

    Olá! Ótima matéria, porém como saber a quantidade diária ideal de cada alimento, para que o objetivo de ser ingerido como anti inflamatório seja alçancado? Consumir de forma aleatória acho muito vago.

    1. Avatar de Daniel Silvério

      olá Luciana! para cada alimento há uma recomendação diaria propia, porém, com excessão das oleaginosas, todos os demais alimentos você pode consumir sem muitas restrições, uma boa dica seria a de incoporar cada um desses em suas alimentações ao longo do dia, sempre fazendo um “rodizio´´. Espero ter ajudado

  13. Avatar de Sandra

    ola boa tarde otima materia 😆 😀

  14. Avatar de Ana

    Excelente materia.
    Muito enriquecedor p termos uma boa saúde, com hábitos saudável e de forma simples.

  15. Avatar de Ivete

    Eu meço 1,53 e o meu peso é 51kg. Faço academia e não quero perder e sim quero ganhar 5 kg de massa muscular sem tomar remédios e Sheik para inflação. Tem uma dieta boa para ganhar massa muscular sem engordar a barriga?

  16. Avatar de Marlene

    Boa noite, gostaria de saber qual a melhor
    forma de consumo do gergelim. Posso cozinhar junto com o arroz? Agradeço a quem me responder.

  17. Avatar de Cláudia

    😆

    1. Avatar de Cláudia

      Gostei muito da matéria! Excelente informação

  18. Avatar de Cláudia

    🙂 Muito boa a informação. Gostei muito!

  19. Avatar de Marly Amador

    Adorei a matéria. Parabéns

  20. Avatar de Rosangela

    Excelente! Aliás, o site é DEMAIS! Obrigada por cada conteúdo exibido.

  21. Avatar de Joana

    Adorei a seleção de alimentos anti-inflamatórios para a nossa saúde. Eu adoro nozes, abacate e o delicioso azeite de oliva (para mim o português é um dos melhores). É pena o azeite ser tão caro
    Uma vez encontrei uma promoção no Guanabara, comprei vários. Dá para ficar de olho se sai alguma coisa nesse site: https://ofertasnosupermercado.com/encarte-guanabara/
    Espero que ajude o pessoal a melhor a sua alimentação como o post me ajudou!
    Continuação de bom trabalho!

  22. Avatar de Liana Costa

    Matéria esclarecedora!
    Parabéns!
    Obrigada.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva