Para a mulher que gosta de se cuidar

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Alguns alimentos têm o poder de afastar o mal-estar, espantar a tristeza e elevar o astral. Em um episódio depressivo, a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.

Publicidade

Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar e prazer, regulando nosso humor, libido, e também dando sensação de saciedade.

Vários nutrientes são necessários para que o cérebro produza neurotransmissores. Certos nutrientes, como ômega 3, zinco e ferro, por exemplo, exercem efeito benéfico sobre esses neurotransmissores cerebrais relacionadas ao humor.

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão. Entretanto, vale lembrar que depressão severa é uma doença séria, e isso não substitui nenhum tratamento de intervenção medicamentosa e terapia.

Alimentos que Proporcionam Bem-Estar

1. Chocolate/Cacau

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Além de ser fonte de triptofano (precursor da serotonina), o cacau concentra outras substâncias benéficas para o humor, como a estimulante teobromina, a feniletilamina e o magnésio, que ajudam a elevar o astral. Ele contém ainda compostos que minimizam a degradação da anandamida, uma substância que prolonga a sensação de bem-estar (saiba mais sobre este super-alimento). Recomendação: de 20g a 30g diárias de chocolate, com pelo menos 70% de cacau.

2. Chá Verde

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

O chá verde contém diversos antioxidantes, como polifenóis e catequinas, que ajudam a reduzir o estresse e diminuem os radicais livres no cérebro. Assim, protegem os neurônios e afastam riscos de inflamação. Apesar desses benefícios, não se deve abusar. Doses exageradas de chá verde podem favorecer irritabilidade e ansiedade (pela cafeína, uma substância estimulante). Recomendação: no máximo 3 xícaras (chá) por dia.

3. Folhas Verdes

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Estudos mostram o consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de depressão. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). Pessoas deprimidas podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando à diminuição do folato e desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores associados ao controle do humor. Entenda o poder das folhas verdes. Recomendação: 3 porções diárias.

4. Peixes

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Estas fontes de proteína (sardinha, atum e salmão) são ricas em triptofano. O triptofano aumenta a produção de serotonina, que é o principal responsável pelo estado de humor, capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono. Recomendação: 1 porção por dia.

5. Abacate

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

O abacate é rico em vitamina B3 (niacinamida), que tem ação específica sobre o sistema nervoso e colabora para a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro. Essa vitamina, em conjunto com o ácido fólico, atua nos neurotransmissores, facilitando a promoção de bem-estar. Seu consumo requer moderação por conta de seu alto teor calórico: uma pequena porção de 100g contém 160 calorias. Recomendação: 1/2 abacate, três vezes por semana.

6. Banana

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

A banana é excelente fonte de triptofano e carboidratos, que auxiliam a liberação de serotonina, melhorando o ânimo. A fruta é ainda repleta de vitamina B6, responsável por auxiliar no metabolismo de substâncias que regulam o humor. E contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade. Recomendação: 1 ao dia, de qualquer tipo (nanica, prata, maçã etc)

7. Ovo

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Como proteína, também apresenta triptofano. O ovo também é rico em vitaminas do complexo B (como tiamina e niacina), que ajudam a modular o humor, e acetilcolina, cuja carência pode favorecer quadros de apatia, tensão e problemas de memória. Além disso, o ovo contém hidratos de carbono que, segundo pesquisas, pode melhorar o ânimo em pessoas deprimidas e que sofram de apatia durante a TPM (saiba mais sobre esse super alimento!) Recomendação: até 5 ovos por semana, evitando os fritos.

8. Oleaginosas

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

As nozes, castanhas, macadâmias, amêndoas e avelãs além de serem fontes de triptofano, também possuem vitamina B1, que melhora a concentração. Também contêm bastante selênio (principalmente a castanha do Pará). A falta de selênio no organismo está associada a quadros de depressão, irritação e ansiedade. As nozes contêm inositol, fundamental para o correto funcionamento cerebral. Muito calóricas, devem entrar na dieta em quantias moderadas. Recomendação: 3 a 4 unidades por dia.

9. Leite e Derivados

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

São fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos, além de regularizar a pressão arterial. Recomendação: 1 a 2 porções diárias.

10. Carboidratos Complexos

10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)

Eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção da serotonina. Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, trigo, arroz, cereais, de preferência todos integrais. Recomendação: moderadamente ao longo do dia.

E não esqueça do seu intestino!

Chamado por alguns especialistas de “segundo cérebro”, o intestino também interfere no equilíbrio do sistema nervoso, pois nesse órgão também são produzidos neurotransmissores como a serotonina. Portanto, inclua na dieta alimentos ricos em fibras (como frutas e vegetais, e alimentos integrais), probióticos (alimentos enriquecidos com lactobacilos e bifidobactérias, como leite e iogurtes fermentados) e prebióticos (cebola, alho-poró, aspargos, chicória, alho, banana, tomate e fibras em geral), e beba bastante líquido por dia. Tudo isso ajuda no funcionamento harmonioso do intestino, que é fundamental para a absorção adequada dos nutrientes e promoção de bem-estar.

18 comentários para “10 Alimentos que Proporcionam Bem-Estar (e Ajudam na Depressão)”

  1. Avatar de Patrícia

    Será que os alimentos tem mesmo esse poder? Ultimamente ando muito depre, e o pior, sem motivos…

    1. Avatar de Hellen Thais - Presidente Prudente/sp

      Simmm… Estes alimentos tem sim o poder de cura ou, pelo menos, ajudar na melhora. Associados a uma medicacao especificas, eles podem ajudar e muito na recuperacao da depressao, alem de superelhorar o humor! Forca, Paty. Beijos!!!

  2. Avatar de Letícia

    gostei muito das dicas 😉

  3. Avatar de Neize

    😆

  4. Avatar de Denise

    Além dos alimentos, uma ótima dica para combater a depressão é a caminhada.

  5. Avatar de Hadria

    dicas maravilhosas para combater aquela depre……. 😆 😆 😆

  6. Avatar de Nane

    muito importante estas dicas… 😆

  7. Avatar de Cristina

    Adoreiii a matéria,nesses últimos dias estou com sérios problemas no meu intestino e realmente deve ser nosso “segundo cérebro”, pois tenho alguns sintomas bem ruins,mal estar, meu coração dispara…..nossa é horrível 🙁

  8. Avatar de Hellen Thais - Presidente Prudente/sp

    Dicas maravilhosas… Amei! Agora entendi para que serve a serotonina e pq os medicos receitam estes alimentos junto ao Sertralina, Fluoxetina ou Citalopram.

  9. Avatar de Vânia Luz

    Ótimas infoemações, amo alimentação sadavel e que seja o mais natural possivel.
    Gostaria de um post sobre o levedoi de cerveja, que é um suplimento alimentar maravilhoso…
    http://miscigenadamenteafro.blogspot.com.br/

  10. Avatar de Remy

    😛 excelente materia !

  11. Avatar de Gladson Silva

    ja conheço alguns desses sucos maravilhosos,e que quero provar esses outros sabores ainda mais sabendo que tao bom para saude vcs estao de parabens

  12. Avatar de Mary Kalid

    Já faço uso de alguns deles e tenho boa saúde, vou completar a lista.Obrigada pelas dicas.

  13. Avatar de Gerlania

    Muito boa essas dicas.

  14. Avatar de Lurdinha

    foi de grande ajuda, tomo citalopran e quero parar pois es´ta me dando uns brancos e dizem que é efeito colateral. Parei por uns dias e não aguento as dores no corpo e a irritação então, nem eu me aguento. obrigado pelas dicas 😆

  15. Avatar de Estela

    Amei a dica….

  16. Avatar de Cleo

    So materia boa,como me alertou sobre a boa alimentaçao

  17. Avatar de Thiago

    Gostei muinto agora eu controlo o umor da minha esposa

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva